Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SSD 1TB: m2 ou sata? Qual marca? O que priorizar?


Gamerulez

Posts recomendados

Galera, entendo 0 de SSD.
Não sei se devo priorizar ser nvme ou sata, se importa ou não ser 500 mb/s de gravação/leitura ou 2000, qual marca.
https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=100020
Até então esse parece ser com com maior custo-benefício. Mas não sei nem que critérios utilizar para comprar, só sei se quer um SSD de 1TB decente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

SSD m.2 é 10x mais rápido que Sata. Atualmente eu estou confiando mais nas marcas da china. Esse aí tá bem caro mano... tá doido kkk deixa eu achar aqui pra você

adicionado 1 minuto depois

 Essa marca aqui é boa https://pt.aliexpress.com/item/4000295959010.html 1tb custa 448,34

adicionado 6 minutos depois

 aqui tu consegue ver a diferença de um sata para um m.2. Esse wd green vende no Brasil e na china tmb. mas eu considero o Spec lá melhor. Tem comparativo deles no youtube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Gamerulez disse:

Alias eu quis dizer nvme ou sata, errei.
Comprar na aliexpress de marca chinesa tá valendo a pena? Confiável?
E eu queria entender como eu avalio essa questão da velocidade, o que é suficiente, porque tem de 500 e tem de 2000.

Eu entendi o que você quis dizer hahaha. Vale cara, principalmente SSDs. 0 risco de ser taxado. Pesquisa no youtube o modelo do sdd que você curtiu e veja os resultados. Olha esse vídeo que te mandei que tu vai entender um pouco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Gamerulez

Nvme primeiro você precisa ver se sua placa-mãe suporta, e se caso sim, em comparativo com o SSD, é mais rápido, porém dependendo de sua aplicação, pegar um SSD SATA 3 talvez seja mais vantajoso pelo preço ser um pouco menor no geral.

Quanto a marcas, se possível pegue aquelas que ofereçam um bom tempo de garantia. Nesta questão, eu pensaria mais em avaliar os modelos em si para ver qual deles sai melhor. No próprio site do CdH existe alguns artigos de testes, então não custa nada dar uma analisada.

Exemplo de artigo:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Gamerulez disse:

Então a diferença entre esses modelos de 500 reais da kingston e sandisk e os modelos nvme com velocidade chegando a 2000 faz diferença?

cara, tu viu o vídeo que mandei? os nvme é muitooooooo mais rápido. Tira da tua cabeça que ssd sata é bom, já foi, não é mais. Veja se sua placa-mãe suporta o m.2 e seja feliz.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O nvme que cria a possibilidade de sair dos 500mb/s pra 2000mb/s? Eu só queria que alguém me confirmasse que para uso comum essa diferença na leitura/gravação é relevante. Nenhum de vocês me confirmou isso.
Se é, o preço mais baixo que achei no Brasil foi esse da ADATA, pela Kabuum, e pelo aliexpress acho complicado pra mim.
632 por um ssd 1tb nvme 2000/1500 é muito caro ainda? A marca adata é confiável? Esse modelo já cumpre com a função? Ou precisaria buscar um da kingston de 2200/200 que tá custando 100 reais a mais na Kabuum?
 

Citação

Faz sim. O troço está ligado diretamente no barramento PCIe, usando um protocolo desenvolvido especificamente para isso, com paralelismo absurdo. SATA está ficando obsoleta.

Obrigado!
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Gamerulez Nem sempre largura de banda quer dizer tudo, na maioria das aplicações mal existe diferença entre um SSD Sata e NVME apesar da enorme diferença de velocidade. Eu costumo recomendar a compra de SSD Sata pois é mais em conta e permite que você pegue um SSD de maior capacidade.

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O caminho de dados num dispositivo NVMe é muito menor, com menor latência e paralelismo incrivelmente maior. Excelente artigo, um pouco antigo mas que mostra em detalhes a incrível diferença entre as arquiteturas dos dois tipos de dispositivos:

 

https://www.architecting.it/blog/performance-analysis-sas-sata-nvme/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!