Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tem diferença no áudio entre a ligação USB e a P2?


Posts recomendados

Beleza, pessoal?

Seguinte, adquiri um par de caixas da Edifier HECATE G2000.

https://www.lojaedifier.com.br/caixa-de-som-gamer-edifier-g2000-32w-rms-peak-power.html

 

Ela pode ser ligada via USB... Mas também por P2 direto na placa-mãe.

Por USB ele indica como se fosse um dispositivo externo, até instalou um driver, e o controle master do Windows não muda volume, tem que ser individualmente no mixer, pra cada aplicativo.

 

Tenho uma Aorus B450 Elite, o Codec de audio é o Realtek ALC 892.

 

Minha questão é: Tem diferença no áudio entre a ligação USB e a P2? Algum ganho? Nos games? Vale a pena usar esse codec da mobo?

 

A conexão USB é só para som mesmo, já que ela é alimentada com energia separadamente.

 

Se não tiver diferenças, eu não entendi muito bem o motivo de ter dois tipos de entradas para o som.

 

Valeu!

 

1622576336_Anotao2019-12-12100652.png.a5e68bb56c208b86a9cb425b24722363.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, não tem nenhuma informação. Aí fiquei mais perdido...

Fiquei na dúvida porque muita gente não gosta muito do ALC 892 ou fala mal de áudio onboard. Aí pelo menos conseguiria comparar pra saber qual escolher, mas não deu kkkkk

 

Agradecido, @Eder Neumann  . Vou usar o áudio da mobo por enquanto, vai que um dia descubro algo sobre o tal DAC deles... Mas fora isso a caixa é pequena mas faz um estrondo kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu uso um Philips FW46 ligado a saída on-board do meu pc, o aparelho de som é bem antigo e muito bem construído, caixas de madeira e tal... Minha MOBO é uma H110M com Relatek ALC887 (características globais similares ao seu) e tiro um som lindo dele, semana passada estava com uns amigos aqui em casa à jogar The Talos Principle (jogo com um som sensacional), coloquei o audio bem alto pois havia lido nas resenhas sobre o jogo que seria surpreendente. Nos arrepiava-mos cada vez que Elohim falava ou a musica ficava mais intensa eu tenho uma tara por som de qualidade...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí sim! Esse é o truque mesmo, tirar o máximo do que temos em mãos!

 

Única questão que notei agora foi que quando fica sem tocar algum som, assim que vem o som, ele atrasa um pouco pra reproduzir no speaker, a música toca mas o som começa, de fato, a ser reproduzido depois de quase 1s ... Achei estranho...

 

Obrigado, Eder!

Abraço e bom game aí!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/12/2019 às 09:29, MaxxJS disse:

ser reproduzido depois de quase 1s

isso pelo p2?

 

Verifique se há algum aprimoramento habilitado nas configurações, alguns aprimoramentos usam muito hardware e geram estes atrasos, tente desabilitar todos. Atualize os drivers da "placa" de audio também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo P2, pelo USB, com ou sem aprimoramento. Parece que nos momentos de silêncio elas entram num estado de dormir e quando precisa reproduzir algo gera um delay de 1s até começar a gerar som.

 

Já estou encaminhando um email à Edifier sobre isso... A caixa de som anterior, uma logitech bem simples, respondia imediatamente... Um pouco estranho ou fui presenteado com algo bugado kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

"talvez seja um sistema interno pra n ficar c aquele classico "bzzzzzzz" quando está ociosa..."

Pode ser isso, sim.

 

Não, não fica dessincronizado, não... Só demora pra começar a tocar mesmo, depois fica tudo certo. Mas num game de suspense por exemplo, num momento de silêncio total isso pode atrapalhar porque é o tempo de algo acontecer e você não ouvir no momento...

 

Mandei  um email para a Edifier para esclarecer a dúvida...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann

Recebi a seguinte resposta...

 

Boa tarde, Esse tempo de resposta quando a caixa entra em stand by e volta a ser utilizada é normal devido a transmissão ser totalmente digital.

 

Aproveitei o embalo e perguntei sobre as especificações do DAC da placa interna das caixas. Por enquanto não obtive resposta. Assim que tiver, posto aqui.

 

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

Tem diferença no áudio entre a ligação USB e a P2? Algum ganho? Nos games? Vale a pena usar esse codec da mobo?

 

@MaxxJS

 

Tem algumas diferenças sim no áudio de ligação USB e a ligação P2?

 

Em primeiro, como já explicado a você é o delay do USB que por precisar de uma conversão diferenciada de sinal demora mais um pouco. 

 

Citação

Algum ganho? Nos games?

 

Isso não é bem definido pelo game, mas sim pelo conjunto Caixas de Som / Placa de som de seu PC. Particularmente eu não gosto de áudios USBs, pois a suscetibilidade a falhas é maior do que na ligação P2 (já que no modo USB é necessário uma conversão de sinal, o que não ocorre no modo P2 - ANALÓGICO). Mas isso é de cada um... 

 

Citação

Vale a pena usar esse codec da mobo?

 

Se você não trabalha com captura de áudio, esse CODEC está bom para o uso sendo jogos, escutar músicas essas coisas...  A relação sinal/ruído dele atende as expectativas... 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dj Rayke "Em primeiro, como já explicado a você é o delay do USB que por precisar de uma conversão diferenciada de sinal demora mais um pouco. "

 

O fato é justamente esse. O atraso é do USB, que precisa de conversão, então por que no P2 atrasaria, já que foi convertido na placa de áudio da placa-mãe?

 

Mas enfim, já me acostumei com o atraso, tá tranquilo.

 

Só não obtive resposta da Edifier a respeito do DAC que teria dentro da própria caixa de som, quando usada a porta USB.

 

Se alguém tiver alguma informação, poste aqui

 

Abraço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Administrador
Citação

O fato é justamente esse. O atraso é do USB, que precisa de conversão, então por que no P2 atrasaria, já que foi convertido na placa de áudio da placa-mãe?

 

Isso depende de várias coisas, configuração do seu computador, configuração do seu sistema, aplicativos carregados na inicialização do sistema operacional, tudo isso influência... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

@Dj Rayke @Eder Neumann

No fim, acabei observando algo...

 

Simplesmente fiz a comparação mais óbvia que poderia fazer...

Pela conexão P2, da placa de áudio da mobo tenho taxas de amostragem como imagem 1.

 

Já pela conexão USB só tenho a opção de 16 Bits / 48000Hz, como na imagem 2.

Provavelmente deve ser as especificações do DAC... Que não tem no site, nem no manual, nem nada...

 

Dessa forma, acho que vale mais a pena a conexão P2 mesmo. Correto?

 

Como não parei pra observar isso antes? Não sei. Pra mim deveria estar no manual, mas fazer o que...

 

Imagem 1

549757817_Anotao2019-12-28122135.png.780e97b85f07d789a33b951cf1ed319d.png

 

Imagem 2

1039092335_Anotao2019-12-28122253.png.d42981fe7fdc49d8e9179d207473febe.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Solucionado o problema. @Eder Neumann

 

Estava com um email (daqueles textões) pronto para enviar de novo à Edifier, explicando mais minuciosamente o problema, da presença dessa espécie de Noise Gate na reprodução do som.

 

Eu, rato de internet, procurei mas dessa vez não nas gringa. Achei num fórum da Indonésia (escrita maluca que esse povo tem...) um usuário com o mesmíssimo problema que eu enfrentava (no caso dele, acabou por trocar por outro produto).

 

A SOLUÇÃO? Atualizar o Firmware. (Nem sabia que era possível...)

Nesse link tem as instruções e o arquivo.

https://drive.google.com/drive/folders/1C0y6oM5l7DC-Hid2WO9hBx0iJomqcCSp

 

Basicamente: remova os cabos AUX e USB da caixa.

1) Baixe o firmware.

2) Pegue um pendrive (verifica aí se não está formatado em partição GPT, tem que ser em MBR).

3) Jogue no diretório raiz do pendrive.

4) Coloque as caixas no modo Bluetooth (com a luz azul).

5) Espete o pendrive nela. Aguarde.

6) Ela vai apitar e desligar totalmente.

7) Assim que acontecer isso, remova o pendrive e ligue as caixas e plugue o cabo AUX ou USB.

 

Problema resolvido. Sem gate, sem atraso, sem nervoso. Só alegria agora nos game, nas music e nos movie!

 

Abraço!

 

Administrador, @Dj Rayke feche o tópico, por favor.

 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
12 horas atrás, daniel_lima disse:

@MaxxJS

Eu fiz questão de me cadastrar aqui para te agradecer. Eu estava há meses com este problema com meu Edifier G2000. Muito obrigado!

 

Que bacana que deu certo, Daniel!

Passei um nervoso danado por conta desse problema e nem mesmo a assistência técnica soube resolver e falava que "é assim mesmo, é característica do produto", sendo que nem as caixas de 25 reais do camelô mais furreca fazem isso.

 

Sou um consumidor meio chato, e ainda mais quando vindo de uma caixa que custa mais de 300 reais.

A única coisa que ainda noto que existe é, quando usando o USB: uma notificação ou som repentino do windows o som meio que dá uma "desafinada" no começo, como se tivesse alterando a frequência; mas como eu uso pelo canal AUX isso não ocorre.

 

E quando usando pelo USB mesmo com o PC desligado totalmente, inclusive na fonte e na tomada, meu mousepad que tem led continua ligado e quem faz isso é o cabo usb que vem da caixa, porque quando tiro ele, o mousepad desliga. Ele meio que energiza as portas USB do PC, já que a caixa é alimentada de forma independente. Mas como uso pelo AUX, isso não acontece também.

 

Fora isso, excelente caixa, curto demais!

 

Bom som aí! Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!