Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Análise de possível PC Gamer para compra


Posts recomendados

Análise de possível PC Gamer para compra

 

Primeiramente, saudações a todos que vieram aqui para ajudar, analisar ou apenas ver o tópico, chamo-me Luiz Gustavo e gostaria de pedir ajuda a vocês na escolha de um PC Gamer que estou planejando comprar.

 

Informações Prévias:

 

  • Não planejo comprar peças a varejo e montar um PC próprio (adoraria fazer isso, mas não tenho experiência na área, os preços ficaram quase iguais e prefiro ter a garantia de alguma loja virtual em vista do montante de dinheiro que terei de gastar).
  • Busco um computador intermediário para os próximos anos que possa abarcar decentemente (não necessariamente no máximo) os jogos que já estão no mercado e os que ainda serão lançados. (Sou mais Indie Gamer, mas também gosto de alguns Triple-A's, grandes títulos e MMO's).
  • Viso, acima de tudo, custo-benefício, aceito de bom grado quaisquer conselhos e recomendações que vocês tenham a dar.
  • Desde já agradeço a colaboração.

 

Em relação ao computador:

 

Em vista de minhas necessidades e anseios e com base em minhas pesquisas, encontrei os seguintes modelos (perdoem-me a ignorância nas escolhas), para os quais solicito vossa análise:

 

  • Computador 1:

Nome: Super T-Commander Lvl-9.

Loja: TerabyteShop.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: GeForce RTX 2060 6GB.

Memória: DDR4 8GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 600W.

Preço Total (Com desconto do boleto): R$ 4.103,79

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11601/PC-Gamer-Super-T-Commander-LVL-09-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Nvidia-GeForce-Memoria

 

  • Computador 2:

Nome: COMPUTADOR PICHAU GAMER (Não acho que isso seja um nome, mas tudo bem).

Loja: Pichau Informática.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: GeForce RTX 2060 6GB.

Memória: DDR4 8GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 500W.

Preço Total (Com desconto do boleto): R$3.840,90

Link: https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-ryzen-5-3600-geforce-rtx-2060-6gb-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-gadit-x-rgb

 

  • Computador 3:

Nome: Super T-Commander Lvl-11.

Loja: TerabyteShop.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: Radeon NAVI RX 5700 XT 8GB.*

Memória: DDR4 8GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 600W.

Preço Total (Com desconto do boleto): R$ 4.643,19

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11629/PC-Gamer-Super-T-Commander-LVL-11-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Radeon-RX-Memoria

 

  • Computador 4:

Nome: COMPUTADOR PICHAU GAMER (Não acho que isso seja um nome, mas tudo bem).

Loja: Pichau Informática.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: Radeon NAVI RX 5700 XT 8GB.*

Memória: DDR4 8GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 600W.

Preço Total (Com desconto do boleto): R$4.541,79

Link: https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-ryzen-5-3600-radeon-rx-5700-xt-8gb-sapphire-pulse-8gb-ddr4-hd-1tb-600w-kazan

***Troquei a placa-mãe stock por uma Asus Prime B450M-Gaming/BR por recomendação de vocês.  

 

*Essa placa não possui saída DVI-D, mas possui saída HDMI, para a qual eu achei um adaptador DVI-D (macho) para HDMI (fêmea).

 

Questões Finais:

 

  • Já possuo um monitor LED grande em casa (o qual gosto muito), porém ele não possui HDMI nem DisplayPort, estou perdendo alguma coisa (Desconsiderando o canal de áudio, é claro) caso utilize um cabo DVI-D para conectá-lo à placa de vídeo ?
  • Consigo alterar as peças de maneira específica pela TerabyteShop e lá observei que existem alguns modelos variados para a RTX 2060 6 GB, a "montadora" (Zotac, Gigabyte, ASUS, entre outras) influencia no desempenho da placa ? Caso sim (e a diferença seja considerável), valeria mais apenas optar pela opção de escolha específica da TerabyteShop ?
  • Estou tentado a realizar a compra pela Pichau em vista do menor preço e da pouca diferença aparente (lembrem-se que sou leigo no assunto) entre os produtos oferecidos, nisso, gostaria de saber: perco muita coisa trocando a fonte de 600 Watts do PC da TerabyteShop pela de 500 Watts do PC da Pichau ?
  • Há algum problema de desempenho, gargalo, defasagem, ou qualquer coisa do tipo com os componentes indicados ?
  • Se vocês tivessem que escolher entre esses dois, com qual vocês ficariam ?
  • Recomendam-me algum outro computador de nível semelhante ?, considerando que não planejo gastar muito mais que 4.400 reais em uma máquia (Estou aberto a sugestões e adoraria outras indicações).

 

Considerações Finais:

 

Perdoem-me caso o tópico pareça muito pedante (eu escrevo assim mesmo) e caso minhas escolhas estejam longe do ideal ou completamente sem-noção. Agradeço a colaboração e visita de todos. Favor, avisem-me caso não seja permitido colocar links de produtos nos tópicos.

Desde já agradeço, desejo a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano-Novo.

Cordialmente, Luiz Gustavo.

 

P.S: Adicionei duas novas Builds (Computador 3 e Computador 4) e gostaria que vocês as analisassem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Pra começar, qual é a resolução deste monitor aí? Pois o desempenho da placa de vídeo está intimamente ligado a resolução do monitor, quanto maior mais exigirá da placa.

No mais, totalizaria logo 16GB de RAM e um SSD. Fonte pode ser de 500W sem problemas, sendo de qualidade é o que importa.

Veja tmb qual o gabinete escolhido, para não ter dor de cabeça com superaquecimento depois, ou disposição dos hardwares internos.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Gustavo Previero Os dois estão indisponíveis, e o da Terabyte não específica a placa-mãe nem a memória RAM e o da Pichau diz que a placa-mãe é uma A320 e memória 2666MHz, o que isso significa, A320 é o chipset mais básico que tem para o Ryzen 5 3600, isso é ruim pois essa placa-mãe não tem dissipador no VRM assim também como os componentes que fazem parte do VRM são de baixa qualidade, isso acaba ocasionando variações nas tensões e instabilidades... pode causar a diminuição da vida útil do processador e até quedas de FPS em dias quentes. 

 Recomendo no mínimo uma AB350 ou uma B450, sobre a memória RAM, os Ryzens, principalmente de terceira geração, trabalham melhor com uma frequência entre 3000MHz a 3600MHz.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Gustavo Previero  todos os 2 estão esgotados, mas acredito que todos os 2 sejam placa-mãe a320(que na minha opinião é uma *****).

 

Placas-mãe A320 indicada para processadores até 4 núcleos o seu é 6.

Então pegue no mínimo uma B350 ou uma B450, VRMs delas são melhores para alimentar os 6 núcleos. Funciona a a320 num de 6 núcleos??? Sim. De boa? Não. Por quê? Nos dias quentes sem ar condicionado os VRMs vão esquentar demais pender corrente e com isso a frequência do processador vai cair. Por isso recomendo B350/B450 para cima.

 

Infelizmente o mais barato que achei foi esse e já está com uma placa-mãe certa, https://www.terabyteshop.com.br/produto/11602/PC-Gamer-Super-T-General-LVL-1-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Radeon-RX-Memoria

Acredito que valha a pena acrescentar mais 1 pente de memória, e garantia estendida. fora isso windows 10 pro FPP é bem mais barato no mercado livre comprando a box Windows 10 pro fpp, tem de ser o FPP, licença OEM não é transmitida entre máquinas diferentes.

 

adicionado 3 minutos depois

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1341535788-windows-10-professional-box-original-lacrado-_JM?quantity=1#position=18&type=item&tracking_id=b5cc5989-9873-4f53-b426-778d2330d4e9

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx A resolução desse monitor é de 1920X1080p.

Não planejava comprar mais RAM agora nem um SSD, talvez depois.

Obrigado pela resposta.

adicionado 2 minutos depois

@William_1223 Obrigado pela resposta, você me recomendaria alguma build em específico ?

adicionado 8 minutos depois

@Henrique PP Obrigado pelas recomendações, mas eu não entendo da família Radeon, em relação ao desempenho, o que seria mais próximo, nas placas de vídeo da AMD, da RTX 2060 6 GB ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

@Phoenyx A resolução desse monitor é de 1920X1080p.

Não planejava comprar mais RAM agora nem um SSD, talvez depois.

Obrigado pela resposta.

adicionado 2 minutos depois

@William_1223 Obrigado pela resposta, você me recomendaria alguma build em específico ?

adicionado 8 minutos depois

@Henrique PP Obrigado pelas recomendações, mas eu não entendo da família Radeon, em relação ao desempenho, o que seria mais próximo, nas placas de vídeo da AMD, da RTX 2060 6 GB ?

 

RX 5700 possui desempenho de RTX 2060 SUPER / RTX 2070
RX 5700 XT possui desempenho de RTX 2070 SUPER
 

Fonte iria de corsair CX 550 ou CX 650 por causa da garantia de 5 anos

B450 com dissipador + 4 slots de memória no RYZEN 5 3600

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

@Phoenyx @William_1223 @Henrique PP @brender Obrigado a todos. Adicionei duas novas Builds seguindo recomendações de vocês, se não for incômodo, vocês poderiam olhá-las também ?

 

É melhor postar essas build's no novo post, no primeiro post fica muito confuso o que foi adicionando ou removido

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender @Phoenyx Ok, obrigado.

adicionado 0 minutos depois

@Phoenyx Vou aderir ao seu conselho.

 

adicionado 27 minutos depois

Peguei algumas Builds novas:

 

Computador A:**

Nome: Super T-Commander Lvl-10.

Loja: TerabyteShop.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: Radeon NAVI RX 5700 8GB.*

Memória: DDR4 16GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 600W.

Preço Total (Com desconto do boleto): Em torno de R$ 4.322,76**

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11628/PC-Gamer-Super-T-Commander-LVL--10-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Radeon-RX-Memoria

**Como o produto está fora de estoque, não consigo modificar os pentes de RAM nem a placa-mãe para calcular o preço final, mas, observando os preços desses componentes no site, cheguei a um preço final provável.

 

Computador B:***

Nome: COMPUTADOR PICHAU GAMER (Não acho que isso seja um nome, mas tudo bem).

Loja: Pichau Informática.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: Radeon NAVI RX 5700 8GB.*

Memória: DDR4 16GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 500W.

Preço Total (Com desconto do boleto): R$4.532,48

Link: https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-ryzen-5-3600-radeon-rx-5700-8gb-sapphire-pulse-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-gadit-x

***Alterei a placa por recomendação de vocês, adicionei mais um pente de 8 GB de memória RAM, totalizando 16 GB, e adicionei 3 Fans frontais para o gabinete (que vinha sem nenhum).

 

Me digam o que vocês acham, por favor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

@brender @Phoenyx Ok, obrigado.

adicionado 0 minutos depois

@Phoenyx Vou aderir ao seu conselho.

 

adicionado 27 minutos depois

Peguei algumas Builds novas:

 

Computador A:**

Nome: Super T-Commander Lvl-10.

Loja: TerabyteShop.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: Radeon NAVI RX 5700 8GB.*

Memória: DDR4 16GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 600W.

Preço Total (Com desconto do boleto): Em torno de R$ 4.322,76**

Link: https://www.terabyteshop.com.br/produto/11628/PC-Gamer-Super-T-Commander-LVL--10-AMD-Ryzen-5-Placa-de-Video-Radeon-RX-Memoria

**Como o produto está fora de estoque, não consigo modificar os pentes de RAM nem a placa-mãe para calcular o preço final, mas, observando os preços desses componentes no site, cheguei a um preço final provável.

 

Computador B:***

Nome: COMPUTADOR PICHAU GAMER (Não acho que isso seja um nome, mas tudo bem).

Loja: Pichau Informática.

Processador: AMD Ryzen 5 3600.

Placa de Vídeo: Radeon NAVI RX 5700 8GB.*

Memória: DDR4 16GB.

Armazenamento: HD 1TB.

Fonte: 500W.

Preço Total (Com desconto do boleto): R$4.532,48

Link: https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-ryzen-5-3600-radeon-rx-5700-8gb-sapphire-pulse-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-gadit-x

***Alterei a placa por recomendação de vocês, adicionei mais um pente de 8 GB de memória RAM, totalizando 16 GB, e adicionei 3 Fans frontais para o gabinete (que vinha sem nenhum).

 

Me digam o que vocês acham, por favor.

 

adicionado 1 minuto depois

@Phoenyx @William_1223 @Henrique PP @brender Gente ? Cadê vocês ?

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Luiz Gustavo Previero  Então nesse que indico fica assim

https://www.pichau.com.br/computadores/pichau-gamer/computador-pichau-gamer-ryzen-5-3600-radeon-rx-5700-8gb-sapphire-pulse-8gb-ddr4-hd-1tb-500w-gadit-x

 

placa-mãe

AsRock A320M-HD

Asus Prime A320M-K + R$45,00

Asus Prime B450M-Gaming/BR + R$155,00  Pega essa.

 

Memória

Team Group T-Force Vulcan 16GB (2x8) 2666MHz DDR4 + R$230,00  Pega essa

 

Fonte

Corsair VS650 80Plus White 650W, CP-9020172 + R$80,00  Opcional

 

SSD

Opcional também.

 

Resto também é opcional você escolhe.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

Muito obrigado a todos, vou esperar a TerabyteShop repor o estoque do outro PC para fazer um comparativo final e decidir qual pegar. Por fim, gostaria de saber: apesar desses pequenos problemas e deficiências, são boas escolhas ?

 

Melhor você ir na parte do monte seu próprio computador e escolher as peças

 

É mais lucro pra você

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender Por coincidência o modelo da TerabyteShop voltou em estoque hoje. Calculei a diferença de preços entre a máquina montada e só as peças pelo "Monte seu PC" e ela foi de apenas R$4,17. (Detalhe, meu modelo customizado foi o que ficou 4 reais mais caro que o da loja).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

@brender Por coincidência o modelo da TerabyteShop voltou em estoque hoje. Calculei a diferença de preços entre a máquina montada e só as peças pelo "Monte seu PC" e ela foi de apenas R$4,17. (Detalhe, meu modelo customizado foi o que ficou 4 reais mais caro que o da loja).

 

Fonte pegaria CX 550 ou CX 650 por causa da garantia de 5 anos


Só compraria placa de vídeo das marcas GALAX, MSI, GIGABYTE e ASUS por causa da garantia de 3 anos no Brasil
GALAX você precisa se cadastrar no site da fabricante para ter a garantia de 3 anos

 

B450 pegaria com dissipador e 4 slots de memória

 

Gabinete aero cool 500 ou gabinete wheel jack

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx @brender @Henrique PP Povo, gostaria de saber uma última coisa: Vale a pena trocar a B450 inicial do PC (+R$30,00) que eu escolhi pela melhor B450 que eles oferecem (+R$150,00) ? Considerando que ela aparenta ser a única disponível com o dissipador de calor que vocês me recomendaram e levando em conta os fatos de que estou no limite do meu orçamento, não planejo fazer overclock em nada, apenas usar as peças standard do PC, não possuo ar-condicionado, minha cidade é um inferno na terra (Araraquara-SP) e que o gabinete que estou pegando possui 3 fans de 120mm.

 

Agradeço desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Luiz Gustavo Previero Se não vai fazer overclock e 2 slots de RAM são suficientes a você até uma A320 serviria. Leve em conta tmb o codec de audio da placa se isto for importante a você. Quanto mais simples a placa pior a qualidade do audio no sentido audiofilo da coisa. Se tu usas caixinhas de som baratinhas, fones de entrada, tanto faz.

 

Quanto ao gabinete, depende do modelo. Se ele tiver boa refrigeração frontal, sem vidro espremendo os fans, ok.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

@Phoenyx @brender @Henrique PP Povo, gostaria de saber uma última coisa: Vale a pena trocar a B450 inicial do PC (+R$60,00) que eu escolhi pela melhor B450 que eles oferecem (+R$150,00) ? Considerando que ela aparenta ser a única disponível com o dissipador de calor que vocês me recomendaram e levando em conta os fatos de que estou no limite do meu orçamento, não planejo fazer overclock em nada, apenas usar as peças standard do PC, não possuo ar-condicionado, minha cidade é um inferno na terra (Araraquara-SP) e que o gabinete que estou pegando possui 3 fans de 120mm.

 

Agradeço desde já.

 

Qual é a inicial e qual é essa por 150 reais ?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@brender A inicial é uma placa-mãe Colorful Battle-AX B450M-HD V14 AMD AM4 mATX DDR4, já a de 150 reais é uma placa-mãe Gigabyte B450M Gaming, AMD AM4.

Qualquer coisa, olhe no site, o computador voltou em estoque, da para analisar a personalização de componentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, Luiz Gustavo Previero disse:

@brender A inicial é uma placa-mãe Colorful Battle-AX B450M-HD V14 AMD AM4 mATX DDR4, já a de 150 reais é uma placa-mãe Gigabyte B450M Gaming, AMD AM4.

Qualquer coisa, olhe no site, o computador voltou em estoque, da para analisar a personalização de componentes.

 

Ai fica a sua escolha

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...