Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de fonte para Q6700 e GT 710: SS300TFX ou KCAS 400W?


Posts recomendados

Não sei se esse é o local correto mas foi o qual eu achei mais adequado.

Gostaria de saber qual é a fonte recomendada para a configuração abaixo:

  1. Placa-mãe: GA-965QM-DS2 (LGA 775)
  2. CPU: Core 2 Quad Q6700 (TDP 95W)
  3. GPU: Por ora não comprei, vou utilizar por alguns dias a GT 710 1GB (TDP 19W), mas provavelmente irá limitar a configuração então pretendo trocar. Ainda não sei qual vou escolher.
  4. Armazenamento: SSD 120GB + HD SATA 500GB 7.2K RPM
  5. Memória RAM: 5GB DDR2 (4,87 utilizáveis) pretendo colocar 8GB também.

 

É uma configuração bem humilde, pensei em 2 fontes:

  • SS-300TFX testada e aprovada pelo Clube do Hardware (veja) estou na dúvida pois quando eu trocar a GPU provavelmente essa fonte vai ficar no limite, e ela foi feita para gabinetes compactos, teria que fazer alguma gambiarra maluca pra colocar no gabinete (achei uma por $100).
  • KCAS 400W não consegui achar testes dela do TecLab nem nesse fórum.

Se nenhuma das duas acima prestar, me recomendem uma com orçamento de 200$.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apesar de muitos não confiar nessa KCAS 400W por não ter teste bom, ela esta sendo muito vendida, e o pessoal que conheço que comprou ela, não reclamam dela.
E pro seu setup, ela vai servir tranquilamente, por mais que tenha regulações abaixo da média, ela entrega a potencia que diz, 80% eficiência

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Viniicius. a qualidade da Seasonic não se compara a essa KCAS, apesar de ser uma fonte de apenas 300W e ter dimensões para outro tipo de padrão de gabinete. Só pra lembrar que a Seasonic é uma empresa japonesa que usa componentes de primeira linha em suas fontes, a qualidade é garantida.

 

EDIT: estou usando um modelo de 350W da Seasonic há uns 5 anos sem problemas, também comprei no Mercado Livre.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Viniicius. a qualidade da Seasonic não se compara a essa KCAS, apesar de ser uma fonte de apenas 300W e ter dimensões para outro tipo de padrão de gabinete. Só pra lembrar que a Seasonic é uma empresa japonesa que usa componentes de primeira linha em suas fontes, a qualidade é garantida.

Pesquisei bastante sobre ela em fóruns e não vi ninguém falar mal dela, apenas elogios.

Mas se tem outras dimensões como faço para colocar ela no meu gabinete? Deixo solta? kk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fontes de baixa qualidade comprometem a durabilidade do PC. Seu CPU é bem antigo, mas mesmo assim convém protegê-lo de anomalias elétricas, bem como sua futura nova GPU. Recomendo sempre as Corsair, por terem presença no mercado nacional e serem majoritariamente de boa qualidade. A CX450 é uma boa para quem não quer gastar muito, mas se puder investir melhor, a CX550 já é suficiente para qualquer upgrade futuro e dura muitos anos sem problemas. 

 

As que você postou: a Kcas 400w é de má qualidade, não filtra bem as linhas e a potência está no limite do que um PC atual consome. Não recomendo.

 

A SS-300TFX é seasonic, que é uma marca excelente, mas o form-factor dela não é adequado para PCs comuns (salvo engano). Não recomendo porque também tem potência baixa e não aguentaria uma GPU mais robusta. Além disso, apesar de ela ser seasonic, os PCs aqui de onde eu trabalho que tem elas instaladas costumam queimar impressoras ligadas a eles quando ocorre qualquer anomalia elétrica. Engraçado que é só acontece isso com os que tem esse modelo instalado.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Lázaro Lisboa disse:

Apesar de muitos não confiar nessa KCAS 400W por não ter teste bom, ela esta sendo muito vendida, e o pessoal que conheço que comprou ela, não reclamam dela.
E pro seu setup, ela vai servir tranquilamente, por mais que tenha regulações abaixo da média, ela entrega a potencia que diz, 80% eficiência

Estar sendo muito vendida não é sinônimo de qualidade ou durabilidade. Algumas pessoas terem ela funcionando perfeitamente menos ainda. Como técnico eu posso te assegurar que o mesmo ocorre com fontes M-tek e outras piores, mas depois de alguns anos os componentes começam a queimar. Memória, HD, placa de vídeo, queimarem em um PC ademais saudável, não é normal e só ocorre na minha experiência com fontes de má qualidade, salvo raríssimas exceções. O problema é que as pessoas não entendem que esses componentes levam uma década para apresentar falhas em situações normais, e não associam uma coisa a outra. Muitos pseudo-técnicos também não ajudam e substituem o componente queimado sem jamais questionar a razão da perda.

 

Em resumo, se quer poupar $$$, invista em fonte. Todos os PCs de clientes meus usam fontes de qualidade, e nunca tenho que trocar componentes dentro da vida útil deles. Geralmente eles trocam de computador depois de 8 anos sem nenhum queimar.

adicionado 1 minuto depois
4 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@Viniicius. achei que você já teria alguma ideia do que fazer, já que colocou ela como uma opção. A minha fonte é padrão ATX, encaixa perfeitamente em gabinetes comuns, mas não faço ideia de como adaptar esses outros modelos.

Pois é, eu falei ali em cima que o form factor é diferente. Esse modelo é para gabinete slim, e mesmo que seja adaptável eu não confiaria por ter experiências de primeira mão que me deixaram com desconfiança dessa fonte.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 horas atrás, WOZ Dods disse:

Fontes de baixa qualidade comprometem a durabilidade do PC. Seu CPU é bem antigo, mas mesmo assim convém protegê-lo de anomalias elétricas, bem como sua futura nova GPU. Recomendo sempre as Corsair, por terem presença no mercado nacional e serem majoritariamente de boa qualidade. A CX450 é uma boa para quem não quer gastar muito, mas se puder investir melhor, a CX550 já é suficiente para qualquer upgrade futuro e dura muitos anos sem problemas. 

 

As que você postou: a Kcas 400w é de má qualidade, não filtra bem as linhas e a potência está no limite do que um PC atual consome. Não recomendo.

 

A SS-300TFX é seasonic, que é uma marca excelente, mas o form-factor dela não é adequado para PCs comuns (salvo engano). Não recomendo porque também tem potência baixa e não aguentaria uma GPU mais robusta. Além disso, apesar de ela ser seasonic, os PCs aqui de onde eu trabalho que tem elas instaladas costumam queimar impressoras ligadas a eles quando ocorre qualquer anomalia elétrica. Engraçado que é só acontece isso com os que tem esse modelo instalado.

Eu sei que não se deve economizar em fontes, mas ao meu ver não fica tão coerente usar uma fonte de 300 ~ 350$ em configurações mais simples como a minha, só essa fonte (CX550) já custa metade do PC citado ou mais... mas te agradeço pela ajuda.

16 horas atrás, GuilhermeGB disse:

@Viniicius. achei que você já teria alguma ideia do que fazer, já que colocou ela como uma opção. A minha fonte é padrão ATX, encaixa perfeitamente em gabinetes comuns, mas não faço ideia de como adaptar esses outros modelos.

Creio que tenha algum adaptador para isso, mas pesquisei e não achei nada. Tem algum risco em deixar ela solta na parte debaixo do gabinete?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, Viniicius. disse:

Eu sei que não se deve economizar em fontes, mas ao meu ver não fica tão coerente usar uma fonte de 300 ~ 350$ em configurações mais simples como a minha, só essa fonte (CX550) já custa metade do PC citado ou mais... mas te agradeço pela ajuda.

 

Eu vejo a fonte como um investimento. Se você pretende usar esse mesmo PC por uns 8 anos sem trocá-lo e sem upgrade, aí concordo que uma CX 450 é mais que suficiente para você. Se pretende fazer upgrade em até 2 anos, ou trocar até 4, aí já considero que uma fonte mais robusta vale o investimento. Do ponto de vista de consumo a CX450 já seria suficiente para muita coisa, mas pessoalmente quando gasto dinheiro evito tomar decisões que me façam gastar novamente.

adicionado 1 minuto depois
18 minutos atrás, Viniicius. disse:

Creio que tenha algum adaptador para isso, mas pesquisei e não achei nada. Tem algum risco em deixar ela solta na parte debaixo do gabinete?

Tem porque toda vez que você for movê-lo terá de estabilizar a fonte. Fonte solta em gabinete sendo transportado é garantia de peças quebradas. Adaptador nunca vi nem ouvi falar. O form-factor é diretamente ligado ao tipo de gabinete, e no caso você precisaria de um gabinete slim para usá-la.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Ele deu o orçamento de 200 Reais, por mais que não aja fontes boas por esse preço, essa fonte da pro gasto sim, como eu disse, ela não tem uma boa oscilação e ruído, e regulação de tensão, mas pra essa config, ela segura.
Entendo o seu lado, como você é técnico, vai recomendar investir mais e pegar um equipamento melhor

Dei uma olhada nos preços, e tem umas fontes de acordo com seu orçamento e MUITO mais recomendadas: PCYes! Electro 400 V2 White, Corsair VS 400 e EVGA 430 White, da uma olhada ai

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for pra pegar uma fonte "ruim", eu vou de EVGA 400W, pelo menos ela entrega o que está na etiqueta e não mente para o consumidor sobre a qualidade. É uma fonte de 400W de baixo custo e pronto.

 

https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=59467

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Lázaro Lisboa É exatamente porque sou técnico que tento educar pessoas que não são. Quando falamos de fonte, investir mal é ter prejuízo depois na certa. Se ele concordar, fará o que indiquei, se não concordar, não fará. Simples assim. Meus argumentos não são para forçá-lo de forma alguma, mas para informá-lo para que ele tome uma decisão consciente das consequências.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
29 minutos atrás, Viniicius. disse:

@Lázaro Lisboa @GuilhermeGB @WOZ Dods Acabei optando por comprar uma CX550 mesmo para futuros upgrades, espero passar alguns anos com ela, valeu 👍

Se usá-la da forma correta durará anos.

agora, Viniicius. disse:

Ela não acompanha cabo de força, onde posso encontrar um? Ou tanto faz posso colocar o da fonte antiga?

Qualquer loja de informática tem isso aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!