Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual o melhor upgrade nesse orçamento?


Posts recomendados

Não sei se esse tópico seja o mais apropriado para um assunto tão diverso, mas vamos lá...

Meu computador atual é o seguinte:
Processador: Ryzen 5 2600 3.4Gz
Placa de vídeo: rx580
placa-mãe: A320M-K
Memória: 8gb (1x8gb) ddr4 3.000MHz
HD: 1Tb
Fonte: 500w

Então, atualmente estou vendendo as peças de dois computadores antigos meus, para conseguir algum dinheiro. Espero conseguir ao menos uns R$1300 com as vendas, a logo prazo.

Pretendo utilizar R$600,00 desse orçamento para comprar um monitor e, o restante, em upgrades no PC.


Estou em dúvida entre:
 

-Comprar mais um pente de 8gb de memória RAM. (1x8gb atualmente)

-Comprar um SSD de 480gb. (não tenho)

-Aumentar a capacidade do meu HD. (+1tb)


O que vocês indicam?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GuilhermeGB Riotoro Builder Edition 500w

adicionado 4 minutos depois

@Italo Natan , uso o PC maioritariamente para jogar. Gosto de ter os jogos que aprecio instalados, por isso um bom espaço no HD é necessário.

Ao mesmo tempo, a rapidez no Windows que o SSD proporciona também não é de se descartar.

Além disso, ocupar dois slot de memória RAM (2x8gb) dá um bom boost no processador, o que também é ótimo para a minha finalidade com o computador, que é jogar. 

 

Por isso vim aqui pedir opiniões, pois as três opções são boas para o que eu quero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@NathanMoreira SSD e memória vão te trazer ganhos de desempenho efetivos. O HD deve ser prioridade só se você gostar de acumular arquivos. Antigamente eu acumulava muito, mas depois que perdi um HD (10 anos de uso, pifou) cheio de porcarias, nunca mais acumulei. Tenho uns 3 TB de espaço vazio e mais vários HDs soltos no laboratório e não uso mais do que 400 GB (programas de manutenção e jogos). Não compro mais HDs para acumular.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acredito que um SSD seria a opção com maior impacto no PC, claro que RAM também vai ajudar em jogos mais pesados, mas o SSD vai fazer a utilização do sistema ficar bem mais fluida. Mas com R$600 você consegue pegar um bom SSD de 256GB e um pente de memória de 8GB:

 

SSD XPG 256GB: https://www.kabum.com.br/produto/100945/ssd-adata-xpg-gammix-s11-pro-256gb-m-2-nvme-leitura-3500mb-s-gravacao-1200mb-s-agammixs11p-256gt-c

Crucial 8GB DDR4 3000MHz: https://www.kabum.com.br/cgi-local/site/produtos/descricao_ofertas.cgi?codigo=101187

 

 

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Genérico man , o que desse mesmo. Por exemplo, aqueles jogos de história com loadings infinitos, eu pretendia colocá-los enquanto os jogo, para uma performance mais rápida e um desempenho mais eficiente. Quando parasse de jogar, o moveria para o HD.

Nessa finalidade, um SSD de 240gb não é suficiente para o windows + jogo.

 

@WOZ Dods , tem razão, também acho que seja burrada ficar acumulando muito espaço de HD. É que os jogos atuais ocupam tanto espaço que logo logo meus 1tb irão acabar só nisso. Por isso minha preocupação em aumentar. E antes que fale, ficar desinstalando jogo está fora de cogitação, por conta da minha preguiça haha

adicionado 0 minutos depois

@GuilhermeGB obrigado, irei dar uma olhada nos links!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

Eu parei de indicar NVMe... Todos os testes de inicialização de programas (incluindo jogos) e sistema tem acusado até 1 segundo de diferença. Por isso agora vou só de SATA até aparecer algum dispositivo que tem latência baixa o suficiente pela diferença de preço.

adicionado 3 minutos depois
31 minutos atrás, NathanMoreira disse:

tem razão, também acho que seja burrada ficar acumulando muito espaço de HD. É que os jogos atuais ocupam tanto espaço que logo logo meus 1tb irão acabar só nisso. Por isso minha preocupação em aumentar. E antes que fale, ficar desinstalando jogo está fora de cogitação, por conta da minha preguiça haha

Se você usa steam, desinstalar é só clicar com o botão direito e selecionar desinstalar. Não tem do que ter preguiça.

Te falo numa boa, pegar o hábito de desinstalar o que você não joga há mais de 2 meses é muito bom. Fora que se deixar jogos estacionados permanentemente dentro de seu SSD, isso vai diminuir a vida útil dele. Todo SSD rotaciona as células de armazenamento na hora que as escreve para não as desgastar desigualmente, e quando uma falha ele move para outra. Deixar arquivos parados vai limitar quais células podem ser rotacionadas, consequentemente desgastando as livres primeiro até falharem. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods sim, realmente a diferença é pequena, no entanto indiquei esse pelo espaço (é só encaixar o local apropriado na placa-mãe) e também porque ele diz ser apropriado para profissionais de edição de vídeo, portanto suponho que tenha uma vida útil maior que os modelos mais em conta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

@WOZ Dods sim, realmente a diferença é pequena, no entanto indiquei esse pelo espaço (é só encaixar o local apropriado na placa-mãe) e também porque ele diz ser apropriado para profissionais de edição de vídeo, portanto suponho que tenha uma vida útil maior que os modelos mais em conta.

Vida útil, só se o tipo de célula de armazenamento for diferente. TLC nand é tudo igual, e geralmente fabricado no mesmo lugar. M.2 NVMe ou SATA vão ser a mesma coisa para instalação. A questão que eu levantei foi da diferença de preço, que é bem mais alto no caso dos NVMe (aqui no Brasil, porque lá fora já estão com preços bem parecidos).

Em questão de modelos, eu me preocupo com marca. Cada marca tem seu padrão de qualidade, e tem algumas que são mais consistentes que outras. XPG mesmo é bem consistente, assim como são Corsair, Samsung, Crucial, Patriot, Geil, G.Skill, Western Digital e Adata. Pouco duráveis são os genéricos e semi-genéricos, como Kingston, Lexar, Teamgroup, e uma infinidade de outros. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods bom saber. Não tenho um conhecimento bom com relação a SSDs, já tentei pesquisar o que faz um SSD ser melhor que o outro em relação a vida útil, pois todos que vejo tem praticamente os mesmos tipos de células, e acreditava que existia um certo tipo de tecnologia melhor nessa questão, mas pelo que vejo está mais relacionada com a qualidade dos componentes utilizados na construção.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, GuilhermeGB disse:

bom saber. Não tenho um conhecimento bom com relação a SSDs, já tentei pesquisar o que faz um SSD ser melhor que o outro em relação a vida útil, pois todos que vejo tem praticamente os mesmos tipos de células, e acreditava que existia um certo tipo de tecnologia melhor nessa questão, mas pelo que vejo está mais relacionada com a qualidade dos componentes utilizados na construção.

Com certeza. Por isso que vemos uns componentes de marcas xing ling que são duráveis de vez em quando. A controladora vai ser importante também no desempenho e durabilidade, mas esse componente também é meio que padronizado para todas as marcas hoje, havendo pouca variação a cada geração.

Se você pesquisar por SSD lifespan, ou SSD endurance você vai encontrar muitas matérias interessantes. A que me fez enxergar melhor isso foi similar a estas 

https://www.infowester.com/slc-mlc-tlc-qlc.php

https://www.rs-online.com/designspark/everything-you-need-to-know-about-nand-flash

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, NathanMoreira disse:

-Comprar mais um pente de 8gb de memória RAM. (1x8gb atualmente)

-Comprar um SSD de 480gb. (não tenho)

-Aumentar a capacidade do meu HD. (+1tb)

 

Também acho que é por aí, começando pelo SSD e, no caso do HD, só se precisar mesmo...

 

Sei que você ainda não está com o dinheiro agora, mas hoje seria mais ou menos isso:

 

Memória Crucial Ballistix Sport LT 8 GB 3000 MHz - R$ 190

SSD Risemode 480 GB Sata III - R$ 240

HD Seagate Barracuda 2 TB - R$ 270

 

R$ 700 e fretes certinho, aí caberia um monitor desses de 75 Hz pra você usar com o freesync:

 

Monitor para PC Full HD LG LED IPS 23,8” - 24MK430HN/AB.AWZ - R$ 540

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!