Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fan stop no processador, por que não?


Posts recomendados

Tenho percebido que com o passar dos anos a função "fan stop" se tornou onipresente nas placas de vídeo modernas, a partir da percepção que não vale desgastar os fans e jogar poeira na placa quando ela está abaixo de uma certa temperatura.

A minha questão é por que isso ainda não se tornou prática também para os processadores? Se a dissipação passiva é suficiente pra dar conta do resfriamento, pelo menos enquanto o processador está em idle, pra que manter a ventoinha rodando?

Feita a pergunta, vou contar o meu causo. Tenho o CPU cooler Lucifer K2 com 2 fans em sistema push-pull. Estava ajustando as curvas de ativação dos fans do gabinete e resolvi dar uma brincada com a CPU também. Desde antes já tinha percebido que, no modo PWM, mesmo que eu colocasse 0% os fans ficavam numa rotação mínima de 600 e poucos RPM. Aí resolvi trocar o controle de PWM pra DC. Surpresa, não só agora eles conseguem rodar em velocidades abaixo de 600 RPM (500, 400, até uns 300 e pouco e depois pára), como também posso botar 0 V e deixar eles parados. Como o K2 é gigante e no próprio marketing eles alegam que seria supostamente capaz de dissipar 130 W, mesmo sem fans, num gabinete bem ventilado, resolvi testar e coloquei 0 V até 55 graus. Resultado, mesmo numa temperatura ambiente de 30+ graus o pc nunca atinge 55 em idle e fica mais silencioso. Não é que os fans a 600 RPM sejam barulhentos, mas contribuem com o ruido de fundo junto com os demais. Mesmo jogando é difícil passar dos 55 e, quando passa, os fans entram em ação por alguns segundos e já desligam. To vendo que no inverno vão ficar desligados 90%+ do tempo e vou poder dar uma relaxada pelo menos na limpeza do bloco dissipador.
image.png.94a63ec3903a7afe77c6e3734182d63c.png
 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já vi casos de computadores caseiros fan-less. Usavam dissipadores do tipo torre sem ventoinhas, e segurava um computador mesmo com carga total, com os clocks em stock.

Mas não sei como fazer para com um fan instalado em PWM ele zerar. Em DC como você disse dá para fazer isso. No meu  cooler o fan da CPU fica em torno de 300 a 400 com pouca carga, e a velocidade máxima acho que é em torno de 800.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

opa, traquilo Shaman93, me pego nesse Post por que a tendencia é tudo ter Fan Stop

 

antes de falar do assunto do post fan stop no processador quero falar de fan stop na fonte que parece até bizarro, mas comprei uma fonte Corsair CX750F que tem fan stop, os fans só ligam quando passa de 40 graus, e tem até RGB nos fans, muito top

 

tenho tambem uma RTX 3060 Gigabyte 3 fan com Fan Stop, nesse momento está a 36 graus com os fans desligados, temperatura ambiente 22 graus

 

mas a questão do fan stop no processador é o seguinte, a pergunta principal é, quanto custa o Air Cooler e quando custa o processador, geralmente o Air Cooler vai custar 10% do valor do processador ou seja, se é pra degradar alguma peça que seja o air cooler sempre com fan acima dos 600 RPM do que o processador acima dos 50-55 graus sem ajuda do fan não concorda ? hoje eu uso um CPU Cooler Gamdias Boreas M1-610 RGB (120mm) que mantem meu i5 12400 a 40 graus com os fans a 1200 RPM, isso pra mim é o cenário ideal e não me sentiria confortavel com o air cooler parado e o processador acima dos 50-55 graus o tempo todo

 

só uma observação, a nomenclatura Fan Stop é da Gigabyte, outras empresas tem seus próprios nomes, a MSI chama de Zero Frozr e entre outros nomes que não conheço

 

pra quem gosta de Fan Stop as únicas Fontes que conheço que tem Fan Stop é a Corsair CX650F e Corsair CX750F, também é a primeira fonte RGB da Corsair, a Corsair CX550F é da mesma linha mas não possui Fan Stop, possui somente RGB

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!