Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Oi, estou com um problema em um computador antigo, acredito que ele seja de 2009. Inicialmente ele apresentou tela azul, e ao reiniciar, não entrou mais no Windows. Coloquei um pendrive com Windows 10 e tentei realizar uma formatação, mas ela nunca finaliza, sempre congela em alguma etapa.

Depois em entrei com o Ubuntu, mas sem instalar, na versão de teste, e as vezes ele inicia, mas outras ele congela nessa etapa. Nas vezes que ele inicia, eu consigo utiliza-lo por um tempo, mas logo o sistema congela.

Eu resolvi fazer testes nas memórias. O PC tem duas memórias, uma tem 1GB e a outra tem 2GB. Resolvi retira-las, limpei com limpa contato, mas continuou com os mesmos problemas. Fiz testes com o Memtest86, e apresentou vários erros. Enfim, resolvi comprar um memória de 2GB, mas ao instalar a nova memória a situação piorou. Nenhuma instalação de sistema operacional inicia, nem o Ubuntu versão experimentação abri. Consegui abrir o Memtest86 e apresentou muito mais erros.

Agora minha dúvida é se o problema são as memórias, e eu tive um azar em ter comprado uma memória com defeito, ou se pode estar em outro componente. Esse tipo de problema pode estar associado ao HD?

Dados do PC:

Modelo: Compaq Presario PC SG3518BR

Processador: Intel Pentium Dual-Core E2200

HD: 250GB

Memória: DDR2 1 e 2 gigabytes

Postado
18 minutos atrás, Janine Nasto disse:

Fiz testes com o Memtest86, e apresentou vários erros

memoria defeituosa.. se comprou recentemente em loja, tem direito a troca..

18 minutos atrás, Janine Nasto disse:

Agora minha dúvida é se o problema são as memórias, e eu tive um azar em ter comprado uma memória com defeito,

sem sombra de duvidas, eu mesmo ja comprei memorias corsair q sairam novas da embalagem com defeitos.. troquei imediatamente.. 

• Curtir 1
Postado

@Janine Nasto Se testou no memtest86 e apresentou erro, você precisa fazer duas coisas para determinar se as memórias estão realmente com defeito: 

Se sua placa-mãe for mais velha (tiver algum temo de uso), limpe os slots com um pincel/escova e isopropanol. Deixe secar e insira uma única memória. Rode o memtest86.

Teste a outra memória sozinha também, em um slot que você tenha limpado. Provavelmente só uma delas vai apresentar erro, pois raramente ambas vem estragadas. Fotografe os erros para facilitar o acionamento da garantia e reserve a memória defeituosa. Acione a garantia da loja, exigindo troca imediata se tiver recebido o produto a menos de 7 dias.

adicionado 1 minuto depois

Ah, e teste a memória com erro em outro slot também. Pode ser falha de encaixe, e você precisa descartar isso para acionar a garantia.

Postado
Em 04/02/2020 às 14:52, WOZ Dods disse:

@Janine Nasto Se testou no memtest86 e apresentou erro, você precisa fazer duas coisas para determinar se as memórias estão realmente com defeito: 

Se sua placa-mãe for mais velha (tiver algum temo de uso), limpe os slots com um pincel/escova e isopropanol. Deixe secar e insira uma única memória. Rode o memtest86.

Teste a outra memória sozinha também, em um slot que você tenha limpado. Provavelmente só uma delas vai apresentar erro, pois raramente ambas vem estragadas. Fotografe os erros para facilitar o acionamento da garantia e reserve a memória defeituosa. Acione a garantia da loja, exigindo troca imediata se tiver recebido o produto a menos de 7 dias.

Ah, e teste a memória com erro em outro slot também. Pode ser falha de encaixe, e você precisa descartar isso para acionar a garantia.

Eu testei as memórias antigas separadamente, em slots diferentes, e as duas apresentaram erros. Já solicitei que a memória recentemente comprada fosse trocada. Comprei ela online, e estou esperando a troca. Os slots eu limpei com limpa contato, já não resolveria se o problema fosse limpeza?

adicionado 0 minutos depois
Em 04/02/2020 às 14:52, lauro.m.s1379 disse:

Reforçando... Sempre teste uma memória por vez.

Fiz os testes com as memórias separadamente, e as duas apresentaram erros.

adicionado 2 minutos depois
Em 04/02/2020 às 14:16, rodrigo.dcvieira disse:

memoria defeituosa.. se comprou recentemente em loja, tem direito a troca..

sem sombra de duvidas, eu mesmo ja comprei memorias corsair q sairam novas da embalagem com defeitos.. troquei imediatamente.. 

Eu pedi a troca, mas como comprei online, vai levar um tempo.

Postado
46 minutos atrás, Janine Nasto disse:

Os slots eu limpei com limpa contato, já não resolveria se o problema fosse limpeza?

Limpa contato eu evito usar em computadores, pois ele tem componentes que podem danificar/dissolver o epoxi que compõe as placas de circuito. Sempre prefira isopropanol. Agora que já fez, está feito. Para todos os efeitos limpa tão bem quanto.

47 minutos atrás, Janine Nasto disse:

Fiz os testes com as memórias separadamente, e as duas apresentaram erros.

As duas terem apresentado erro é meio que suspeito. Já testou alguma delas em outro computador?

• Curtir 1
Postado
52 minutos atrás, Janine Nasto disse:

Eu pedi a troca, mas como comprei online, vai levar um tempo.

pois é, mas pelo menos tem como trocar

memoria com defeito é lixo, tem nem pra onde.. o memtest é bom porque já mostra de cara e você nao perde tempo tentando advinhar o que é

boa sorte ai na troca e que venham memorias boas.. mas sempre passe o memtest, mesmo com as novas q estão pra chegar e assim ter 100% de certeza q estão boas

54 minutos atrás, Janine Nasto disse:

Eu testei as memórias antigas separadamente, em slots diferentes, e as duas apresentaram erros. Já solicitei que a memória recentemente comprada fosse trocada. Comprei ela online, e estou esperando a troca. Os slots eu limpei com limpa contato, já não resolveria se o problema fosse limpeza?

nao tem essa de limpeza ou sujeira.. o erro quando aparece pelo memtest é de hardware, problemas nas memorias.. nao tem o que ficar filosofando a respeito.. é trocar por outras

Postado
46 minutos atrás, rodrigo.dcvieira disse:

nao tem essa de limpeza ou sujeira.. o erro quando aparece pelo memtest é de hardware, problemas nas memorias.. nao tem o que ficar filosofando a respeito.. é trocar por outras

Nem sempre. Memórias mal conectadas podem incidir em erro no memtest86 e já vi isso acontecer muitas vezes tanto por sujeira, quanto por mal contato, quanto por falha nas soldas do slot. Por isso recomendei que teste as mesmas memórias em outro PC.

Postado
47 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Nem sempre. Memórias mal conectadas podem incidir em erro no memtest86 e já vi isso acontecer muitas vezes tanto por sujeira, quanto por mal contato, quanto por falha nas soldas do slot. Por isso recomendei que teste as mesmas memórias em outro PC.

ja comigo sempre aconteceu o oposto.. pois das 3 vezes q tive problemas com memorias defeituosas eu estava montando um pc do zero, todos os componentes novos tirados da caixa incluindo as memorias, ou seja, a teoria da sujeira e mal contato jamais se aplicariam no caso. e uma memoria mal encaixada no maximo deixaria o pc sem iniciar, nao iniciando e acusando erros onde nao existem

fora que outro detalhe importante q denunciam memorias ruins e que o memtest entra apenas para confirmar o diagnostico é o comportamento instavel sem motivo aparente do windows ou qualquer outro sistema operacional e os programas e era o que estava acontecendo de acordo com o relato inicial..

memtest entrou so pra realmente tirar a duvida

• Curtir 1
Postado

@rodrigo.dcvieira Já reparei PCs que não iniciavam por causa de memória aos montes, mas também já trabalhei em PCs que travavam após alguns minutos, que começavam a carregar o sistema e davam fatal error, já vi casos onde tudo funcionava normalmente até que se abria um programa específico, já tive casos que funcionavam dia sim dia não e muitos outros. Uma cliente minha que quis economizar muito na hora de montar o PC e acabou pegando uma MB Biostar, por exemplo, sempre tem problemas no slot. As soldas parecem perfeitamente normal, nenhum pino danificado ou torto, já limpei várias vezes. Ainda sim o PC do nada para de ligar, aí tenho que ir lá só para remover e reinserir a memória daquele slot sacana. 

Enfim, me lembro de muitas vezes que recebi falso positivo no memtest86 quando na verdade o slot estava com mal contato, quando a memória estava suja e quando a placa-mãe era a verdadeira culpada. Por isso saliento a necessidade de confirmar o diagnóstico.

• 4 semanas depois...
Postado

Oi, Boa Tarde.

Faz tempo que não atualizo o post, pois estava esperando a memória ser trocada. Levou 21 dias para a troca ocorrer, pois os Correios não entregavam de jeito nenhum (Haja paciência).

Enfim, a memória nova chegou e ela também não está funcionando 😒. Acho que comprei gato por lebre.

Coloquei a memória no PC e tendei abrir a instalação do Windows 10. Mas apareceu o seguinte erro:

IMG_20200304_120344.thumb.jpg.3152529cb5d557c06fb52b54b87ed36a.jpg

Abri a instalação do Windows 10 no notebook, para ver se o problema fosse o programa de instalação, e ele funcionou perfeitamente bem.

Depois inseri um pendrive com o Hiren's BootCD 15.2 e fiz um teste na memória com o MemTest86, esse foi o resultado depois de 4 minutos do programa rodando:

IMG_20200304_121538.thumb.jpg.8e0d838ed063f149952e6a64bccd5a0c.jpg

O teste não dura muito tempo, pois a tela congela.

Vou deixar no final do post prints do CPU-Z do computador, e duas fotos da memória que eu comprei.

Provavelmente o problema seja a qualidade da memória nova, certo? Pior é que eu não tenho um outro computador para fazer testes.

Enfim, vou entrar em contato com a loja e pedir devolução do meu dinheiro. Se é que tenho esse direito. Acho que vou ter que procurar o PROCON.

IMG_20200304_121907.thumb.jpg.cef8ba9dbc093f8a4618d1304c4f1081.jpgIMG_20200304_121916.thumb.jpg.25b1e3af43e1c4194dc920709c39e845.jpgIMG_20200304_121931.thumb.jpg.55ff8e3fab3a9ec79d20120a841bccad.jpgIMG_20200304_121942.thumb.jpg.051d5541be1638f1672588ad3a6c1556.jpgIMG_20200304_122011.jpg.d9ad7ddd2ca62fe4fe17daecdcc2a83f.jpgIMG_20200304_122033.thumb.jpg.e7f9b8b4b6976ea118eff10fe87da436.jpg

IMG_20200304_144726.thumb.jpg.0cb502166db92abbd25f6afeed7cdac5.jpg

IMG_20200304_144743.thumb.jpg.9be01375c57bc2847b3da4abf9e22b34.jpg

Postado

Isso está parecendo mais defeito na placa-mãe (ou processador) do que na memória, pois se você fez testes com dois módulos separados, fez a troca da memória, e depois de tudo isso ainda está dando erro de memória, pode ser algum problema fora da memória. Acho que esse processador não tinha controladora de memória no processador, então provavelmente é a placa-mãe. Teste essas memórias em outra máquina, se puder.

Postado

Na linha g31/g41 a controladora ainda é na placa-mãe, caso fosse na controladora (chipset) acredito que não daria nem para usar o pc ou daria esse problema só depois de um tempo de uso. Mas pode acontecer, o ideal é testar em outra maquina como dito acima.

Postado
12 horas atrás, Marco Tada disse:

defeito na placa-mãe (ou processador) do que na memória

Se for o caso, teria algum outro teste que poderia ser feito na máquina para ver se o problema é na placa-mãe ou no processador?

Postado
15 horas atrás, lauro.m.s1379 disse:

Na linha g31/g41 a controladora ainda é na placa-mãe, caso fosse na controladora (chipset) acredito que não daria nem para usar o pc ou daria esse problema só depois de um tempo de uso. Mas pode acontecer, o ideal é testar em outra maquina como dito acima.

Mas o autor do post disse justamente isso, ele não está conseguindo ligar o computador sem dar problemas. 

@Janine Nasto Para descartar problemas com a placa-mãe ou processador você necessitaria de ter outra placa-mãe e outro processador. A não ser que tenha alguma assistência técnica boa para levar o computador e eles fazerem um diagnóstico.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!