Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Tarde me chamo Lailton.... Tô querendo montar um Pc Gamer (Nunca Tive Um Pc na Vida) ( anão entendo Sobre peças e tudo mais) gostaria de montar um Pc De entrada que rode a Jogos Como (GTA V, E Outros Mais leves) que der pra fazer (Lives)... Por onde devo começar? E quais Peças devo Comprar? Alguém me ajudar por Favor 

Postado

vai de i5 9400f com rx 580 4gb ou 8gb e 8gb ou 16gb de ram ddr4, ssd de 128gb para rodar o windows de boa e hd 1tb para guardar os arquivos,e uma fonte de 600w, pesquise a placa-mãe pro i5 9400f porque não sei qual é e o gabinete não sei escolhe o gabinete que quiser mas que dê para encaixar as peças e tenha uma boa entrada de ar

• Moderador
Postado

@Iz Lailton Se quiser custo x benefício, vai de Ryzen 5 1600 AF.  O preço é mais atrativo do que o i5 9400f e as placas mães são baratas, as de entrada é claro.... como as A320, e algumas B350.    

Mas recomendo você não economizar na placa-mãe... Se possível, pegue uma Asrock B450 steel legend.

Placa de vídeo, pode ir de RX 580 8Gb e 16 Gb de memória ram.

• Curtir 1
Postado

@Iz Lailton

1. Quanto você pode gastar?
  2. Já tem monitor, mouse ou teclado?
  3. Você vai precisar dele já montado pela loja não é?
  4. Se vai fazer "lives", imagino que deva estar falando de streaming. Já tem microfone e câmera?

Fale o valor total que dispõe à vista e o total à prazo separadamente, pois alguns componentes custam bem mais baratos se comprados à prazo.

Para um PC dentro do que você deseja, sem contar mouse, teclado, monitor, microfone e câmera, você precisará gastar entre 2500 e 3000 reais. Se for comprar ele mais adiante no ano, melhor pesquisar perto da data em que irá comprar já que os preços e os componentes disponíveis mudam todos os dias.

Postado

@WOZ Dods Então Não tenho nada ainda... Quero casta no máximo uns 3Mil No Pc os Periféricos eu compro a partir

adicionado 0 minutos depois

@Ravel Igor Muito Obrigada Cara, Vou Já Dar uma pesquisada 😊

adicionado 1 minuto depois

@DiF Tem Alguma loja pra me recomenda irmão? Tô entrando nesse mundo agora😊

Postado

@Iz Lailton 3k no PC vai dar uma boa configuração. Se for à vista melhor ainda. Recomendo que comece a ler os tópicos dos colegas aqui do fórum para ir aprendendo sobre os componentes até o dia que estiver com a grana em mãos para comprar. Avaliar preços agora, se não for adquirir agora, não vai ajudar muito pelo que falei antes. Se for adquirir agora, então já dá para fazer os primeiros orçamentos e comparar as lojas. 

Ps.: você não respondeu todas as minhas perguntas. Poderia responder?

Postado

@WOZ Dods Mouser, teclado não Tenho

Monitor também não

Sim, se for possível um montado seria o ideal

Streaming sim, mais provavelmente não apenas umas edição simples como no Sony Vegas e Outros Aplicativo de edição

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

@Iz Lailton

2 horas atrás, Iz Lailton disse:

Tem Alguma loja pra me recomenda irmão?

Só posso recomendar as lojas que já usei.

Terabyte, Kabum, Pichau...   

Se for à vista, tem desconto no boleto. 

Experimenta o Full custom da terabyte.  Lá todas as peças são compatíveis e com lista para escolher. No fim, você recebe o pc montado.

Comprei o meu assim e não me arrependo, apesar de ter passado um pouquinho do meu orçamento que havia planejado.

• Curtir 1
Postado

Para 3k recomendo:

Ryzen 1600, se sobrar grana no final da montagem pode pegar um 2700X ou um 3600, se for o caso, mas o 1600 dá conta do recado por enquanto.

placa-mãe com chipset 350 no mínimo (a Gigabyte Ab350m Ds3h V2 costuma ter bom preço) ou B450 (a Gigabyte B450M DS3H tem o melhor custo/benefício hoje) seriam adequadas.

Fonte Corsair CX 550 ou CX 550M. Se estiver sobrando dinheiro pode pegar uma XFX XTR2 com 550 w de potência e ser feliz para sempre também.

Memória de 16 GB (2x8 GBs), marcas G.skill, Geil, Corsair, Patriot, Crucial ou Adata/XPG.
Placa de vídeo RTX 2060, ou superior se couber no orçamento. Marcas boas são Gigabyte, MSI, Asus e, em último caso, Galax. Observe que este componente tem absoluta prioridade em sua lista. Afinal, o desempenho em jogos será determinado mais pela placa de vídeo do que qualquer outro componente, desde que você tenha o mínimo de memória RAM e um processador com o desempenho do Ryzen 5 1600, no mínimo.

Gabinete: qualquer um dos abaixo, mas acrescentando ventoinhas para um total de pelo menos três, se não vier com esse mínimo instalado (tem que ler a descrição de um a um):

Aerocool Aero 500G RGB BK

Aerocool Aero One Frost

Corsair Carbide Series SPEC-DELTA

Cougar MX330-G

Deepcool E-Shield

Deepcool Matrexx 55 Mesh

Thermaltake Comander C35 TG ARGB

Thermaltake Versa J24

SSD: se quiser e não for reduzir o orçamento da sua placa de vídeo nem do processador, pode ser as mesmas marcas de memórias, acrescentando Western Digital e Samsung.

HD: Toshiba ou Western Digital.

Temos muitos orçamentos de componentes para a montagem de um PC com esses pré-requisitos em nosso fórum. Muitos deles podem oferecer alguma perspectiva sobre sua montagem e, ocasionalmente, até te oferecer a montagem completa dentro do seu orçamento. Recomendo que entre no sub-fórum adequado e pesquise. Se estiver pronto para adquirir hoje, me fale e faço um orçamento bacana para ti.

No mais, comece logo a escolher os periféricos. Sem eles o PC simplesmente não serve para nada.

Postado

Eu particularmente recomendo você ter atenção especial a dois itens do computador, onde não dá para economizar e pagar o mais barato, que são a placa-mãe e a fonte de energia.

Uma má escolha de processador, memória, hd, placa de vídeo pode ser consertada com futuros upgrades, mas uma escolha infeliz de placa-mãe pode limitar bastante seus upgrades (e até fazer certos processadores trabalharem fritando, no caso de placas mãe com VRMs ruins e processadores com TDP altos), e uma escolha infeliz de fonte pode até queimar seu computador.

Os colegas acima já lhe indicaram um bom caminho a seguir, apenas estou dando meu pitaco.

Lógico que ninguém quer fazer uma má compra, mas no caso de ficar com o orçamento apertado, estes são dois itens onde não dá para fazer muito corte e pegar algo mais barato.

Postado
1 hora atrás, Marco Tada disse:

Uma má escolha de processador, memória, hd, placa de vídeo pode ser consertada com futuros upgrades, mas uma escolha infeliz de placa-mãe pode limitar bastante seus upgrades (e até fazer certos processadores trabalharem fritando, no caso de placas mãe com VRMs ruins e processadores com TDP altos), e uma escolha infeliz de fonte pode até queimar seu computador.

Concordo e discordo de você querido. A fonte é um componente primordial, sem dúvidas, e a qualidade dela sempre vai determinar a durabilidade de todos os demais componentes. Já a placa-mãe, é uma questão subjetiva. Comprar uma placa-mãe de qualidade é muito diferente de comprar uma placa-mãe cheia de adereços e enfeites que não vai acrescentar em nada na durabilidade do sistema. Hoje temos excelentes placas mãe que oferecem durabilidade incontestável, mas que muitas vezes são desprezadas pelo público sem qualquer fundamentação plausível. A maioria das pessoas que as defende levanta questões que são pertinentes apenas para o público entusiasta, que faz OC regularmente e que aprecia ter possibilidades mais amplas nesse sentido, mas essas mesmas pessoas que defendem esse tipo de expectativa não são tão dedicadas, tampouco interessadas em OC. Quem dirá o público comum que só quer montar o PC para jogar uns jogos e não quer aprender nada sobre OC ou sobre hardware de maneira geral?
Por esta razão sempre indico componentes que são confiáveis, duráveis e tem o melhor preço dentro dessa perspectiva. Afinal, quem não está nem aí para ficar fuçando em BIOS, e muitas vezes não entende uma única palavra do que está expresso dentro de uma configuração de BIOS, não terá nada a ganhar com uma placa-mãe que é voltada para OC.

Parafraseando você, para mim dois componentes são vitais: Fonte e gabinete. Um gabinete mal escolhido, de má qualidade, vai condenar um computador a fritar. Nenhum componente hoje é feito para ter melhor performance ou durabilidade dentro de um ambiente quente, ou mal arrefecido. Todos os componentes de informática sempre vão se beneficiar de um arrefecimento de qualidade, tanto no quesito desempenho quanto em durabilidade. 

Qualquer pessoa que tem experiência no ramo vai primar por esses dois componentes sobre todos os demais, pois todos os demais são justamente dependentes desses dois, sem exceção.

Postado

Sim, eu não disse placa-mãe cheia de adereços, e sim de qualidade. Já vi alguns testes de placas mãe de entrada com processadores topo de linha que não saíram tão bem em testes de stress - se bem que eu acho que quem vai gastar com processador top não vai usar na pior placa-mãe que consegue bootar esse processador, imagino eu. Bom, na geração atual eu não vi ainda placas mãe que não consigam bootar nenhum processador (com exceção de algumas placas mãe de primeira geração que a AMD estava cortando o suporte via upgrade de BIOS, e que os fabricantes é que tinham que adaptar as bios mais recentes para as placas mãe antigas). Mas nas gerações passadas era comum placas mãe não suportarem certos processadores por causa da potência (caso de alguns  FX, por exemplo, cujo soquete era compatível, mas algumas placa-mãe não suportavam a potência necessária). E também já vi muita gente querendo montar um computador que roda os jogos de hoje, mas chega depois de um ano começam a vir jogos que já não rodam tão bem e já vão procurar uma receita para fazer um OC e não ter que trocar o setup atual, então uma placa-mãe de qualidade já vai garantir tanto em caso de OC como em caso de upgrade. Eu particularmente não sou fã de OC, prefiro fazer upgrade quando o que preciso rodar não está legal.

Gabinete também é muito importante, mas numa eventual péssima escolha (e hoje em dia é fácil com relação a gabinete, pois tem muito fabricante renomado priorizando aparência e luzes do que uma boa refrigeração, por exemplo), em uma situação de desespero dá para abrir a tampa lateral do gabinete e jogar um ventilador em cima até comprar um gabinete melhor, como eu já vi pessoas fazendo. Vai ficar exposto a um monte de sujeira e sujeito a impactos inesperados? Sim, vai.

• Curtir 1
Postado
10 horas atrás, Marco Tada disse:

Gabinete também é muito importante, mas numa eventual péssima escolha (e hoje em dia é fácil com relação a gabinete, pois tem muito fabricante renomado priorizando aparência e luzes do que uma boa refrigeração, por exemplo), em uma situação de desespero dá para abrir a tampa lateral do gabinete e jogar um ventilador em cima até comprar um gabinete melhor, como eu já vi pessoas fazendo. Vai ficar exposto a um monte de sujeira e sujeito a impactos inesperados? Sim, vai.

Esse é justamente o ponto que tento evitar que as pessoas cheguem. Realmente os gabinetes horríveis que são vendidos como "gamer" hoje em dia muitas vezes sufocam tudo que está dentro dele, e só são vendidos ainda por causa de tanta desinformação. Sobre rodar com o tampo aberto, isso é um quebra-galho, e se puder ser evitado eu sempre vou recomendar outras soluções. Semana passada (ou na anterior) tivemos um membro do fórum que esbarrou na placa-mãe com o PC ligado porque estava usando ele com o tampo aberto. Perdeu a placa-mãe inteira, sabe-se lá o que mais. 

Além de tudo isso eu devo me corrigir no que falei antes, pois fui insensato. A placa-mãe é sim vital na montagem, antes mesmo do gabinete, pois realmente a compatibilidade e estabilidade do sistema dependem muito da qualidade da placa-mãe. Eu lembro bem da plataforma AM3+ onde tínhamos que consultar cada placa-mãe ao montar para saber se suportava o TDP da CPU desejada. Ainda sim eu evito a todo custo indicar MBs que vendem mais a aparência do que a qualidade, especialmente quando o orçamento é limitado (como no caso deste tópico). Se o orçamento não tem limites e a pessoa quer ter uma placa-mãe cheia de recursos (mesmo que nunca vá usar 10% deles), apoio, mas sempre saliento que cada real gasto em uma MB que tem recursos adicionais desnecessários poderia ser melhor empregado em outros componentes, ou até mesmo sendo guardado para futuros upgrades incrementais. 

Quando vejo pessoas aqui se queixando de suas máquinas defeituosas e vejo na lista de peças que sacrificou o gabinete e a fonte para adquirir uma MB top, mas após algum tempo sofreu com superaquecimento ou perda de componentes pela fonte de má qualidade, sempre fico chateado com o quão fácil teria sido evitar esse tipo de situação.

Postado

montei meu pc no ali express.

ryzen 7 1700 paguei 500 reais (usado)

rx570 4gb 330 reais (usado)

8 gb memoria ddr4 2666 130 reais (novo)

placa-mãe b450M pro-vdh max 450 reais (novo)

ssd m2 128gb 80 reais (novo)

cooler 3 fans Kllisre 90 reais(novo)

se você não tiver pressa, vale a pena e muito.

uma configuração dessa aqui no Brasil passa os 2500 fácil

veja essa possibilidade, talvez seja mais vantajoso.

a e não paguei taxa em nada, pois o valor é todos abaixo de 100 dolar, menos o processador que foi na sorte...

Postado
5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Quando vejo pessoas aqui se queixando de suas máquinas defeituosas e vejo na lista de peças que sacrificou o gabinete e a fonte para adquirir uma MB top, mas após algum tempo sofreu com superaquecimento ou perda de componentes pela fonte de má qualidade, sempre fico chateado com o quão fácil teria sido evitar esse tipo de situação.

Pois é, o que eu mais vejo é o pessoal ir cotando preço de tudo menos a fonte, ninguém lembra que precisa de fonte de alimentação para a máquina funcionar. Aí pega a mais baratinha, ou pega a fonte velhinha da máquina antiga. O conselho que eu dou é faça um esforço e gaste até um pouco a mais do seu orçamento para comprar uma boa fonte, e um bom gabinete, pois essas peças vão durar vários anos, você vai trocar de máquina umas duas a três vezes e não vai precisar de comprar uma fonte e gabinetes novos - no fim, esse gasto extra com fonte e gabinete vai ficar diluído por pelo menos umas duas ou três montagens diferentes. Tive gabinete que ficou comigo por uns 10 anos, só troquei porque o gabinete era pesado (Cooler Master Wavemaster - todo em alumínio), e a fonte era instalada na parte superior. Minhas fontes sempre duraram por toda a vida da máquina, as únicas trocas de fonte por necessidade que fiz foi quando mudei do Athlon XP para Athlon 64, minha mobo antiga era ATX 20 pinos, a nova era 24 pinos, e acho que depois tive que trocar quando peguei minha primeira placa-mãe com o pino de 12V do processador. As trocas seguintes de fonte sempre foram compras de oportunidade, onde peguei alguma promoção onde eu tinha chance de ter uma fonte melhor que anterior - até chegar na atual 850W, que sobra e muito para o meu setup, mas a vantagem é que com o modo Eco ativado, a ventoinha dela nem gira, preservando partes mecânicas da fonte, e esta fonte vai durar até os próximos upgrades, pois dificilmente vou montar alguma máquina que chegue perto de 70% dessa potência nos próximos anos.

• Curtir 1
Postado
Em 06/02/2020 às 15:46, DiF disse:

@Iz Lailton Se quiser custo x benefício, vai de Ryzen 5 1600 AF.  O preço é mais atrativo do que o i5 9400f e as placas mães são baratas, as de entrada é claro.... como as A320, e algumas B350.    

Mas recomendo você não economizar na placa-mãe... Se possível, pegue uma Asrock B450 steel legend.

Placa de vídeo, pode ir de RX 580 8Gb e 16 Gb de memória ram.

esse Ryzen 5 1600af não empurra a força da placa de video por isso o i5 9400f é mais atrativo que esse ryzen antigo, esse i5 ele é atual mais forte e é só 200 reais a mais, então o i5 9400f é melhor custo x beneficio

• Moderador
Postado
2 horas atrás, Ravel Igor disse:

ryzen antigo

Oi?  Que mundo você vive?  O Ryzen 5 1600 AF é lançamento, e sim é bem mais atrativo do que o i5 9400f.  

O Ryzen 5 1600 AF, nada mais é do que um Ryzen 5 2600 com clock um pouco mais baixo e bem mais barato.

i5 9400f - R$ 800 reais,  ryzen 5 1600 AF - 500 e poucos reais...  no custo x benefício, não tem motivos para não pegar o R5 1600 AF.

O cara quer fazer lives,  o Ryzen vai proporcionar melhor desempenho em multithread, quando usar discord, programas de gravar ou fazer stream ao mesmo tempo..

O i5 9400f só seria bom se fosse exclusivamente para jogar, sem fazer live, nem gravar...  somente jogar..

• Curtir 2
Postado
1 hora atrás, DiF disse:

Oi?  Que mundo você vive?  O Ryzen 5 1600 AF é lançamento, e sim é bem mais atrativo do que o i5 9400f.  

O Ryzen 5 1600 AF, nada mais é do que um Ryzen 5 2600 com clock um pouco mais baixo e bem mais barato.

i5 9400f - R$ 800 reais,  ryzen 5 1600 AF - 500 e poucos reais...  no custo x benefício, não tem motivos para não pegar o R5 1600 AF.

O cara quer fazer lives,  o Ryzen vai proporcionar melhor desempenho em multithread, quando usar discord, programas de gravar ou fazer stream ao mesmo tempo..

O i5 9400f só seria bom se fosse exclusivamente para jogar, sem fazer live, nem gravar...  somente jogar..

putz é mesmo não me toquei que tem af depois do numero foi engano meu, bem mas o i5 9400f empurra a placa de video bacana já o ryzen 5 1600af  tem perda de 13fps na teoria mas que pode ser 30fps na pratica, mas se for fazer lives a amd é bem melhor nos processadors assista a esse video e vai ver como é a comparação entre eles, as vezes o ryzen 5 1600af ganha do i5 9400f

• Curtir 1
Postado

@Paulo Fernando Patrialli você é de que parte do Brasil? Já ouvi falar que dependendo de onde você mora, a chance de ser taxado é maior ou menor.

Em 07/02/2020 às 10:09, Paulo Fernando Patrialli disse:

montei meu pc no ali express.

ryzen 7 1700 paguei 500 reais (usado)

rx570 4gb 330 reais (usado)

8 gb memoria ddr4 2666 130 reais (novo)

placa-mãe b450M pro-vdh max 450 reais (novo)

ssd m2 128gb 80 reais (novo)

cooler 3 fans Kllisre 90 reais(novo)

se você não tiver pressa, vale a pena e muito.

uma configuração dessa aqui no Brasil passa os 2500 fácil

veja essa possibilidade, talvez seja mais vantajoso.

a e não paguei taxa em nada, pois o valor é todos abaixo de 100 dolar, menos o processador que foi na sorte...

Mais alguém já teve boas experiências comprando pelo Ali Express?

Realmente não rola taxação?

Tava vendo VÁRIAS notícias de pessoas que tiveram produtos taxados mesmo inferiores a 100 dólares (Why? Because FY, thats why!).

O pessoal do fórum recomenda AliExpress?

Postado

Em teoria qualquer compra pode ser taxada, não existe limite mínimo. O problema é que a receita federal não tem pessoal suficiente para fiscalizar cada pacote que chega. Teve uma época que o governo quis pressionar essas importações pelo correio, e forçaram a barra para que a receita fiscalizasse tudo. O resultado foi que começou a ficar tão cheio de mercadorias para serem fiscalizadas que tiveram que abrir as porteiras. 

Das minhas compras a última que tive que pagar impostos foi uma via EMS - este tipo de remessa não vai para Curitiba, vai para outro centro de triagem, e a fiscalização é mais rigorosa. Já comprei um roteador dos EUA que veio direto para a porta de casa, com invoice de mais de 100 dólares declarados, sem ter que pagar nada, isso há mais de 10 anos. 

Vai muito da sorte. Somente um detalhe sobre compras no Aliexpress, tem vendedor que declara valores bem abaixo do real, e em caso de fiscalização, acaba sobrando para quem comprou pagar impostos e multa por mentir na declaração de valores.

Já fiz umas 100 compras no Aliexpress, não lembro de ter pagado imposto pelo Aliexpress em específico - a compra que paguei imposto foi umas baterias de aeromodelo que fiz pela Hobby King, loja de fora do Aliexpress. 

• Obrigado 1
Postado

@Marco Tada obrigado pela dica.

Nunca usei ali express. Falaram tb pra escolher lojas idôneas (como vou saber o que é idôneo ou não nesse site?).

Enfim. Quando chegar a hora da compra, vejo o que faço.

Em relação a tempo de espera, dá quanto tempo mais ou menos?

Postado

Depende muito. Tem vendedor que demora muito para postar a mercadoria, e tem vendedor que depois de uns dois ou três dias já posta. Depois que a mercadoria foi postada, pode demorar uma ou duas semanas para chegar no Brasil. E chegando no Brasil, mais uma semana para liberarem e encaminharem para sua casa. Veja bem, isso é uma perspectiva bem otimista, já tive compras que em 15 dias chegaram em casa, mas já tive compras que demorou mais de dois meses e tive que pedir reembolso. E em caso de demora, sempre vai rolar uma tentativa de extender o prazo de entrega para ver se a mercadoria foi realmente extraviada. Minha última compra não sucedida eu tive que esperar dois meses discutindo com o vendedor pois o endereço que ele colocou estava errado, e pelo site do correios do Brasil dizia que a mercadoria tinha sido devolvida para o remetente, mas no site de rastreamento deles estava com o status de esperando liberação da alfândega. Abri disputa com o Aliexpress e me reembolsaram na hora. Mas veja bem, eu tenho um histórico de umas 100 compras lá, não sei se eles reembolsariam tão rápido quando a pessoa tem poucas compras na plataforma.

Eu particularmente compraria peças no Aliexpress somente se tivesse como testar na hora de receber, pois comprar um PC pouco a pouco e só poder testar tudo quando chegar a última peça e for montar tudo é complicado.

Postado
Em 06/02/2020 às 15:10, Iz Lailton disse:

Boa Tarde me chamo Lailton.... Tô querendo montar um Pc Gamer (Nunca Tive Um Pc na Vida) ( anão entendo Sobre peças e tudo mais) gostaria de montar um Pc De entrada que rode a Jogos Como (GTA V, E Outros Mais leves) que der pra fazer (Lives)... Por onde devo começar? E quais Peças devo Comprar? Alguém me ajudar por Favor 

i5 não aguenta fazer livestream, trava tudo

RYZEN 5 2600 vs i5 em streaming, assista o vídeo

Para stream tem que ser RYZEN 5

E outra, a décima geração não será compatível com os atuais socket da INTEL

Na plataforma AMD você tem possibilidade de fazer upgrade para o RYZEN 5 3600 ou RYZEN 4600

Em 06/02/2020 às 16:19, Iz Lailton disse:

@WOZ Dods Então Não tenho nada ainda... Quero casta no máximo uns 3Mil No Pc os Periféricos eu compro a partir

Todas as peças podem ser compradas nas lojas kabum, terabyte, pichau e dentre outras lojas, se não estiver disponível podem ser substituídas por peças similares.

Verifique os preços na kabum, pichau, terabyte e outros sites para saber onde fica mais barato.

16GB de 2666 mhz ou 300 mhz - 2x8gb

Gabinete Aero cool 500 ou Wheel Jack

Fonte Corsair CX 550 ou CX 650

Talvez uma B450 melhor

Em 01/02/2020 às 18:35, Openkore disse:

Setup R$2500,00

A configuração mudou em dois pontos para a configuração de R$1750.

1. Saiu o Ryzen de terceira geração e com gráficos integrados e entrou o Ryzen de primeira geração que é "quase" um Ryzen 5 2600.
  2. Entrou a placa de vídeo da AMD RX 580 de 8gb

Abaixo um gameplay com setup parecido.

Em construção

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...