Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu queria postar isso faz tempo mas vou acabando esquecendo e hoje surgiu a oportunidade, esse texto abaixo, como ele é digitado, seria um teclado específico ou uma linguagem específica ou os dois já que os teclados convencionais não tem esses caracteres?

Obs: Normalmente eles surgem quando não temos o programa correspondente para abri-lo.

?
   ftypjp2     jp2    -jp2h   ihdr  å      ö    colr        jp2cÿOÿQ /        ö  å              ö  å         ÿR      ÿ\ #"wvêvêv?o o nâgLgLgdPPPEWÒWÒWaÿd Kakadu-v7.9.1ÿd \ Kdu-Layer-Info: log_2{Delta-D(squared-error)/Delta-L(bytes)}, L(bytes)
 -24.8,  3.2e+05
ÿ? 
   Ù? ÿ?ïë??ÿ/t?éÞþ?? \?à\? H9ØØ"?Sf3Êh?ßþ?ô\=?A?RU?ÆB]
?,çz??ïbxRÐÞ?ó?8?D\Q?%oò/E?µ?êå>??î<5þ???I]Á3ê2ÄÅ)??')ªà0µÀûÌÃ+Í? 
??J??e!
Î'??uuçæ?ç??Z?ÓîÀ RS>?????ù?e?t?2?Øóe4?4D$?Ó èäa?À"6x?éú?mÏ>ÅQx5ùÿ???
?FÀ?v/N8CCD?S??+õõ?mæÝ?[??óf>Ý?ë@JþÊÄæbÝõY?qyÿd?%ßç?ì?ðÒÈ?$-?,??çêµéÄË1???    ç ?g?(ëÐ?}Ö|cQE:w?jv?Áu]mæë~?b3?ÑÄÅ??#wË??ZÖUq,??pp?ª?b?ÄX?$?Æc?!?2?îû='Óh?v5Ìö?|h<Õ~w ôc?Êò2gsÎq@o*54g…

• Coordenador
Postado

Use o atalho Tecla Windows + ponto (.) e vai abrir uma janela com vários caracteres:

1.jpg

Alguns símbolos fazem parte de idiomas estrangeiros, normalmente nórdicos, então os teclados de lá já possuem layout com esses caracteres. 

• Curtir 1
Postado

este texto é como o leitor de texto interpreta os dados nos formato em que eles se encontram, a forma que cada linguagem ou programa compila os dados é diferente e por isso não é enxergada como texto

• Curtir 1
Postado

@mick 07 O windows tem  "trocentos atalhos" esse ai nem sabia que existia, mas como usar esses caracteres do mesmo modo que os emojis?

adicionado 1 minuto depois

@Eder Neumann Ainda não é o que quero saber, e sim como eu digitaria isso ai em cima apenas com o windows "normal" e o teclado em PT, provavelmente não seria inserindo um a um com esse atalho ai postado pelo Mick ou seria???

Postado
37 minutos atrás, misterjohn disse:

Ainda não é o que quero saber, e sim como eu digitaria isso ai em cima apenas com o windows "normal" e o teclado em PT, provavelmente não seria inserindo um a um com esse atalho ai postado pelo Mick ou seria???

qual seria a sua necessidade de escrever desta forma?

existe alguns atalhos, mas em teclados padrões não terá teclas pra isso...

https://www.dicasdosergio.com.br/2013/11/atalhos-teclado-para-simbolos/

• Curtir 1
Postado

Existem vários sites que transformam qualquer as letras de qualquer coisa escrita nesses símbolos, é só pesquisar no Google por "letras para símbolos", "gerador de letras", ou qualquer frase parecida. Exemplo: ĆŁỮβ€ ĐØ ĦΔŘĐŴΔŘ€.

Esses sites são velhos já, quem acessava a Internet em 2009, vai lembrar que o pessoal costumava usar essas letras nas frases do status do MSN. Para fazer o exemplo acima, usei esse site: https://www.pontodefusao.com/letras/

Se você quiser apertar a letra A do teclado e sair um ᗩ, eu lembro que tem como alterar qual tecla corresponde a cada caractere pelo regedit, mas vai ser bem trabalhoso configurar. Fora que você terá que ficar importando e exportando a chave toda vez que você quiser ligar e desligar a escrita assim, geralmente o pessoal usa esses sites mesmo.

• Curtir 2
Postado

Mas tem aquilo qeu se costuma chamar de linguagem de computador, por exemplo se eu pegar um arquivo qualquer e tentar abrir com um programa que não é o adequado, aparece milhares desse tipo de caracter, dai você instala o programa correspondente o arquivo fica legível, seja audio, video, imagem, qualquer coisa e não é apenas uma "diversão".

Postado
7 horas atrás, Eder Neumann disse:

qual seria a sua necessidade de escrever desta forma?

existe alguns atalhos, mas em teclados padrões não terá teclas pra isso...

https://www.dicasdosergio.com.br/2013/11/atalhos-teclado-para-simbolos/

Eu não tenho necessidade alguma, é apenas curiosidade que tenho há muito tempo, ocorria antigamente com mais frequência quando a gente clicava em um arquivo sem ter o programa correspondente, ai instalava o programa o arquivo era aberto, ai aquilo aguçava minha curiosidade, sempre pensava comigo: como esse monte de "hieróglifos"  se transformava em algo bonito, visual e com entendimento, imaginava que era digamos a linguagem do programa ou o modo construtivo dele, e olhava para o teclado e não via esses caracteres, então pensei que deveria haver um para quem cria programas, no caso desse que postei, é um arquivo com extensão .JP2 que ao usar com o programa correspondente deve se transformar em um arquivo legível e visualmente normal e não um monte de caracteres sem sentido.

Você nunca passou por isso de tentar abrir um arquivo e da de cara com um bloco de texto cheio de "hieróglifos" ?

Postado

Creio que sim, são arquivos diversos que por não ter o programa correspondente, alguns abrem o arquivo de texto com esses caracteres outros simplesmente não abrem, mas é basicamente isso.

Postado

@misterjohn
Quando se tenta abrir um arquivo num programa que não é específico dele, não específico para aquele formato em que ele foi gerado/convertido aparecem estes códigos porque é feita uma conversão aleatória, não específica... e o código gerado/convertido equivale a um caractere qualquer correspondente na tabela ASCII.
Por isto um arquivo de texto com a letra "A" gravado no Microsoft Word, por exemplo, ao ser aberto em outro editor de texto não compatível aquele formato Word, pode retornar o caractere "Æ", por exemplo.
Na tabela ASCII a letra "A" corresponde ao número 65 em decimal, a letra "B" ao número 66 e assim por diante...
Digamos hipoteticamente, apenas para fim de compreensão, que a letra "A" (65) no Word seja codificada com uma chave (um deslocamento) de 81, assim sendo, no arquivo de texto gerado irá constar 146 (65 + 81) no conteúdo.
Quando um programa qualquer, que não trabalhe com aquele formato do Word, aquela criptografia, tenta abrir este arquivo... ele vai ler o número 146 e imprimir na tela o caractere correspondente na tabela ASCII a este número decimal: "Æ" (146).
E se este segundo programa também trabalhar com um formato específico, uma chave específica dele, o que é provável, este número lido (146), vai gerar na tela um outro caractere aleatório qualquer da tabela ASCII, correspondente ao número obtido.
Obviamente que a coisa não é tão simples assim, os programas trabalham com logaritmos complexos, peculiares na conversão e geração de seus arquivos. Fiz apenas uma ilustração.

https://web.fe.up.pt/~ee96100/projecto/Tabela ascii.htm

Postado
10 horas atrás, misterjohn disse:

Você nunca passou por isso de tentar abrir um arquivo e da de cara com um bloco de texto cheio de "hieróglifos" ?

passei, justamente por isso minha primeira resposta no tópico foi uma explicação sobre a compilação e "linguagem de maquina" 🙃

Postado

@misterjohn  Para facilitar a explicação, vou utilizar como exemplo um arquivo .exe.

O que acontece é os arquivos não são compostos simplesmente apenas por strings (cadeias de caracteres, vulgo textos), por mais que você até possa localizar parte do texto que compõe a interface do programa, um arquivo pode ser composto por um conjunto de instruções de memória. Esses bytes que compõem o arquivo estão organizados de acordo com estrutura Win32 PE (Portable Executable), que como você deve ter imaginado pelo nome, é um padrão criado pela Microsoft de como os arquivo executáveis precisam ser construidos e devem funcionar. A função deles não é ser um texto, mas sim instruir o sistema de como o arquivo precisará ser interpretado pelo Kernel do sistema.

O problema é que os editores de textos não sabem disso, e possuem um funcionamento muito simples: Simplesmente converter todo o corpo do arquivo para caracteres ASCII, que a grosso modo, é o formato responsável por representar os caracteres do jeito que conhecemos, onde cada caractere é representado por um código. Quando ele abre o arquivo, ele simplesmente pega os bytes que compõe o arquivo e substitui pelo ASCII correspondente, gerando então essa cadeia de caracteres bizarros e complemente sem sentido.

Espero que a minha explicação não tenha ficado confusa, e que eu tenha te ajudado de alguma forma...

• Curtir 2
Postado

Bem como você falou o windows tenta abrir com o bloco de textos e como não é, no seu caso é um arquivo .exe então vou lhe perguntar para tentar entender tudo, em suma esse monte de caracteres não existe assim como o bloco de texto mostra então fica a pergunta final: como é feito um arquivo .exe?

Postado

@misterjohn  Eles existem sim, e você pode vê-los usando um editor hexadecimal. O que eu disse é que eles não exercem papel de texto, por mais que de qualquer forma possam ser lidos, eles são instruções do que o programa tem que fazer:

Capturar.PNG.edc5bcb57a9a6e4c3962669ec89421f3.PNG

Esse é o HxD Editor, um dos editores mais populares, e repare que eu simplesmente abri ele com ele mesmo. Esses números que você está vendo, são exatamente os bytes que compõem todo o programa, e são eles que acabam sendo interpretados errados pelo editor de texto. Todo editor hexadecimal possui uma opção para converter o conteúdo hex para uma cadeia de caracteres da minha preferência, e adivinha o que acontece quando eu converto para ASCII?

Repare que logo no começo, temos o cabeçalho do executável instruindo que não é uma aplicação DOS e que não roda em modo texto, mas sim é uma aplicação Portable Executable Win32 (observe o PE escrito no meio da seleção). Vemos também uma string "This program must be run under Win32", essa aparece normalmente ao invés dos caracteres estranhos, a razão para isso acontecer é exatamente a que eu disse: Um editor de texto simplesmente converte o conteúdo para ASCII, como de fato existe um texto nessa parte, ele é exibido normalmente. Também podemos ver o início da Resource Section, marcada por um "rsrc", é nessa parte onde ficam as imagens, sons e demais recursos que compõem o programa. Lembra que eu disse que possui instruções do que o sistema tem que fazer? É nessa parte que o ícone do executável se encontra, e é nela que o Windows vai buscar qual o ícone, as proporções dele (16x16, 32x32, 64x64) e por aí vai...

Resumindo o textão acima, eles existem sim e podem ser lidos perfeitamente em um editor hex, mas eles são instruções e não um texto. Afinal, um texto cheio de números não seria muito útil a menos que você estivesse buscando inspirações para jogar na Mega-Sena 🤣

Você pode entender tudo que tem dentro de um .exe no site abaixo:

https://www.hardware.com.br/tutoriais/executavel-win32/

• Obrigado 1
Postado

@Lucas3301 Não que eu vá fazer isso a essa altura do campeonato, mas para chegar a esse nível de entendimento o cara tem que estudar o que? Aprender tudo isso sozinho deve ser para poucos, imagino, mesmo em escola também deve ser para  poucos, principalmente essa geração que ai está e a que passou, já que não aprederam nem o beaba...como se diz na gíria, matemática então  nem pensar, e isso com todas materias, não sabem falar o português e escrever minimamente, então dever ser um mercado muito diputado para quem precisa e irá pagar, para quem detém o conhecimento deve ser fácil....

Postado

@misterjohn A área de estudo é Ciência da Computação, e o que você mais precisa além de uma vaga em um curso ou faculdade, é a vontade de aprender e o gosto pela área, foi tendo esses dois que eu consegui aprender "sozinho".

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!