Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltimetro Digital Oscilando Leitura


Posts recomendados

Bom dia, pessoal.

Seguinte tenho um voltímetro em uma fonte regulável onde na saída dela consigo através de um multimetro verificar que toda faixa de tensão aparece normal no display do multimetro, mas no display do voltímetro da fonte ele perdeu a referencia de tensão na entrada, ele não lê mais a tensão da saída e essa tensão esta chegando na entrada do circuito, o display ficando mostrando números variados.

Abaixo segue um exemplo de montagem que eu peguei do datasheet do componente principal. Troquei esse componente principal por outro funcionando perfeitamente e continuou na mesma.

Alguém pode me ajudar. image.thumb.png.4c00cccc8a84c1ead699dec8779e7286.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Veja se esses valores estão corretos...

Com a ponteira negativa no pino 21:

Pino 1 = 5V

Pino 26 = - 5V

 

Com a Ponteira negativa no pino 30:

Pino 36 = 100mV

 

Verificar as soldas de R3, C4, C1, C2, C3 e R2. 

 

Se tiver um frequencímetro, veja se no pino 38 com relação ao pino 21 tem uma frequência entre 30 e 50 khz. 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Veja se esses valores estão corretos...

Com a ponteira negativa no pino 21:

Pino 1 = 5V

Pino 26 = - 5V

 

Com a Ponteira negativa no pino 30:

Pino 36 = 100mV

 

Verificar as soldas de R3, C4, C1, C2, C3 e R2. 

 

Se tiver um frequencímetro, veja se no pino 38 com relação ao pino 21 tem uma frequência entre 30 e 50 khz. 

 

Olá, Pino 1= 4,10V

Pino 26= -4,72

Pino 30 com 36= -0,780V oscilando

pino 38 com relação ao 21= 41,90Khz

Antes com a fonte ajustada para 8V o voltimetro oscilava entre 8 e 10V, abri refiz as soldas, agora marca mais de 20V oscilando com a fonte regulada no 0V, coloco a fonte na posição que for mas no voltimetro não altera, fica oscilando uma tensão qualquer.

Vou verificar de novo as soldas.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

26 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Pino 30 com 36= -0,780V oscilando

Acho que aí está o problema. 

Essa é a tensão de referência. 

Veja se tem a mesma tensão entre os pinos 35 e 36. No caso o 35 é o negativo. 

 

Assim como no esquema deve ter um potenciômetro ou resistores nesses pinos, verifique eles. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

21 horas atrás, Renato.88 disse:

Acho que aí está o problema. 

Essa é a tensão de referência. 

Veja se tem a mesma tensão entre os pinos 35 e 36. No caso o 35 é o negativo. 

 

Assim como no esquema deve ter um potenciômetro ou resistores nesses pinos, verifique eles. 

Bom dia, refiz as soldas, achei um trimmer em curto, voltou a funcionar mostrando a tensão da saída da fonte, mas eu ainda tenho uma variação de 0,3V no display.

A tensão entre os pinos 30 e 36 abaixou um pouco para 0,650V, a tensão entre os pinos 35 e 36 é de 0,110V.

Para tirar essa variação agora, preciso acertar a referência?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Trocou o trimmer ou só tirou? Variação é provocada também por instabilidade na alimentação, falta de filtro na entrada, na referência, a própria V de entrada variando e etc. Avalie/troque/acrescente capacitores de 0.1 a 10uF nos pontos estratégicos... (não descrevo diretamente quais são)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Trocou o trimmer ou só tirou? Variação é provocada também por instabilidade na alimentação, falta de filtro na entrada, na referência, a própria V de entrada variando e etc. Avalie/troque/acrescente capacitores de 0.1 a 10uF nos pontos estratégicos... (não descrevo diretamente quais são)

Olá, troquei mas não era o mesmo modelo, o original era retangular multi voltas de 1KΩ, o substituto é um trimpot também de 1KΩ, medindo a tensão na saída da fonte e entrada do circuito com multímetro a tensão regulada não varia nenhum mV.

Você não descreve os pontos porque não viu o circuito?

11 minutos atrás, Renato.88 disse:

Ajuste para 0,100V.

Ajuste realizado através do trimpot, mas ainda sim a tensão fica variando no display. Como não é o mesmo circuito do datasheet vai ser difícil vocês acertarem na mosca valores de tensão no circuito, por exemplo a tensão entre 30 e 36 isso porque os pinos 30, 32 e 35 não estão interligados como no datasheet, tem 5 resistores de precisão no circuito da placa. Capacitores de poliester com tensão de 250V pode ser substituído por 100V? Por que capacitores com tão alta tensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Marcelotronic disse:

Capacitores de poliester com tensão de 250V pode ser substituído por 100V?

Pode. 

 

32 minutos atrás, Marcelotronic disse:

por exemplo a tensão entre 30 e 36

Esse valor não importa. 

Eu só mencionei antes porque pensei que os terminais 30 e 35 estavam interligados. 

O que importa é o valor dos 100mV mesmo. 

 

Isso de variar vem lá naqueles componentes dos pinos 27, 28 e 29.

 Veja também se está variando na entrada, veja quanto tem nos pinos 30 e 31.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!