Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Eu estava lendo uma revista de eletrônica e vi que se tem ondas curtas que podem ser refletidas na ionosfera 1388619556_ionosferaondascurtas.png.3e3bb220cdcff24c22983fc9b04bea46.png

Então seria possível uma emissora no Japão transmitir este sinal e ser recepcionado no Brasil? Se sim como eu faço para ouvir esta emissora?

ionosfera.png.62cd704c87c1838d4a9e8739d35e409f.png

Postado
agora, Michel da Silva Galvão disse:

Mas eu queria saber se tem algum aparelho de eletrônica pronto ou a fazer, e não online.

tem sim 

Radio LeLong -LE 604

Postado

É, somente é possível ouvir com um rádio de ondas curtas. 

Hoje em dia pelo menos aqui no Brasil quase não são fabricados ou vendidos. 

Em cidades do interior ainda é comum as pessoas terem esses aparelhos. 

Recentemente meu pai comprou um moto-rádio bem antigo, dos anos 70. 

Conseguirmos ouvir uma rádio chilena por ele. 

Porém hoje ainda existe outro problema que é a quantidade absurda de aparelhos que envolvam RF, aí acabam causando interferências e dificultando a recepção dessas rádios mais distantes. 

• Curtir 1
Postado

com o PX (11 metros) de vez em quando da pra ouvir uns norte americano brincando naqueles frankstein mexido pra aumentar a potencia de trnasmissão.

Já ouvi argentinos também estando na região de blumenau - SC... fim de tarde/inicio da noite é um bom horário pra pegar os cara de longe falando.

tem operador de radio amador que opera nestas faixas também com transmissores de alta potencia mas n sei se pode.

Postado

Procure quem trabalha com equipamentos antigos. 

Este rapaz dono do canal do youtube abaixo, trabalha com vários rádios antigos que tem estas faixas de ondas curtas:

https://www.youtube.com/channel/UCc9fXGiRAXLqSy1RQbC-fUQ/videos 

Daí só entrar em contato e comprar um que tenha as faixas que você quer.

Tem rádio que tem até 9 faixas.

As faixas de ondas curtas podem exigir uma antena alongada em forma de varal de roupa. 

adicionado 0 minutos depois

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

Me lembro que sim ouvia rádio de onda curta de vários países só não sabia qual. Talvez um era japonês. Se você tem familiaridade com o idioma, vá procurando. Vá lá fora - no seu quintal ou na janela do apartamento - improvise uma antena do @albert_emule , conecte na do seu rádio e procure em todas as faixas oc do seu rádio...

Uma boa terapia pra este momento tenebroso... Já to dando palestra pro espelho...🤪

• Haha 4
Postado

Essa é uma prática chamada "Radio Escuta" ou simplesmente DX. Eu tinha um Philips Transglobe de 9 faixas e ouvia muitas radios que nem entendia os idiomas. Havia algumas radios que em certos horários transmitiam em espanhol daí dava pra entender e até saber de onde eram...

Hoje em dia pra se conseguir alguma coisa so mesmo nas madrugadas com um bom receptor... ainda uso o radio que foi do meu avô, valvulado que eu mesmo restaurei...

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...