Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um PC antigo com 2GB RAM, HDD de 80GB e estou com dúvida se instalo windows 8.1, 10 ou continuo com o 7 para rodar jogos tipo, FNaF, GTA San Andreas e talvez até um Fortnite mas não sei qual sistema instalar para ter mais desempenho

Postado

@angameRD atualmente para games o w10 é mais negócio, porém como seu computador tem pouca memória e se não tiver placa de vídeo vai ser complicado jogar até emulador de PSP. 

Qual o modelo da placa-mãe? Qual o modelo da fonte? Qual o modelo do gabinete? 

Acredito que vá ter que comprar um computador novo para poder jogar.

Postado

Pelo Amor de Deus fica no Windows 7 tinha um note parecido e me arrependi de dar upgrade nele para windows 10 travava não abria nem o Google Chrome e tempo jogado fora instalar o windows 10 e Alías o GTA San Andreas Da Muito conflitos com o Windows 10 Fica apresentando problemas Toda Hora

• Curtir 1
Postado

@angameRD Cara pelas especificações do seu PC, eu ficaria com o windows 7.

O windows 10 consome 2GB de RAM só por estar ligado hehe...

Também não esperaria rodar Fortnite aí, considerando que o mínimo pra rodar Fortnite é 4GB RAM e o recomendado é 8GB...

Agora GTA San Andreas com certeza roda, jogo muito leve

adicionado 1 minuto depois

@Maycon wendel Os seus problemas com o GTA San Andreas não deveriam existir, roda numa boa no Windows 10...

Postado

windows 8.1single language, instalei em um notebook com 2gb de ram ficou melhor que o sete.

Postado

Eu recomendo o windows 7, eu já passei por essa situação e eu te recomendo isso até você tiver condições de comprar um pc novo. o Windows 8.1 é pior que o 10 e o 10 tmb não é uma opção boa para o seu pc

• Moderador
Postado

@angameRD E demais colegas. Não recomendo usar o windows 7 mais.  O suporte dele já foi encerrado pela Microsoft, portanto, ele não é mais seguro. Está suscetível a falhas e problemas.

Foi-se o tempo que ele era bom. HJ em dia, se não puder usar o windows 10,  vá de windows 8.1 que pelo menos tem suporte e atualizações.

4 horas atrás, angameRD disse:

Tenho um PC antigo com 2GB RAM, HDD de 80GB

Não falou sobre o resto das configurações.. se tem placa de video ou não.. qual o processador e etc.. De qualquer forma. 2Gb é extremamente pouco, nenhum sistema rodará bem só com isso. Atualmente, pelo  menos 8Gb é o recomendado.

4 horas atrás, Maycon wendel disse:

Alías o GTA San Andreas Da Muito conflitos com o Windows 10 Fica apresentando problemas Toda Hora

Só se for com o seu pc. Eu uso o windows 10, e jogo perfeitamente na versão steam. Até mods de melhorias gráficas eu uso no San andreas.

• Curtir 1
Postado

@DiF Cara eu entendo que recomendar windows 7 hoje em dia é difícil, ainda mais porque o suporte dele acabou e ele é vulnerável, mas levando em conta a RAM do@angameRD , é difícil recomendar outro sistema, ainda mais se ele quer jogar...

Talvez usando um bom antivírus de maneira temporária (até um upgrade), não seja uma cilada total...

@angameRD Qual é o seu processador? O setup ficou meio "vago".

(testes com os Windows fizeram uma "escala" dos Windows que mais consomem RAM, eis o resultado:

1. Windows 8

2. Windows 7

3. Windows 8.1

4. Windows 10

*Windows XP e Vista não incluídos nos testes)

Pelo teste, recomendaria colocar o windows 8, mas já aviso antecipadamente, você colocando o Windows 7, o Windows 8, 8.1 ou Windows 10, nenhum deles vai ter um desempenho bom, então não pense em jogar nada nele...

Está aberto a colocar Linux?

Espero ter ajudado

Postado
7 horas atrás, DiF disse:

@angameRD E demais colegas. Não recomendo usar o windows 7 mais.  O suporte dele já foi encerrado pela Microsoft, portanto, ele não é mais seguro. Está suscetível a falhas e problemas.

Foi-se o tempo que ele era bom. HJ em dia, se não puder usar o windows 10,  vá de windows 8.1 que pelo menos tem suporte e atualizações.

Não falou sobre o resto das configurações.. se tem placa de video ou não.. qual o processador e etc.. De qualquer forma. 2Gb é extremamente pouco, nenhum sistema rodará bem só com isso. Atualmente, pelo  menos 8Gb é o recomendado.

Só se for com o seu pc. Eu uso o windows 10, e jogo perfeitamente na versão steam. Até mods de melhorias gráficas eu uso no San andreas.

O meu o da Rockstar Games Launcher paguei 20 conto E da erro sim tenho que usar anti crash

Postado
25 minutos atrás, Maycon wendel disse:

O meu o da Rockstar Games Launcher paguei 20 conto E da erro sim tenho que usar anti crash

Não deveria... o GTA San Andreas roda perfeitamente com o Windows 10, se não até melhor! Verifica isso amigo!

adicionado 2 minutos depois

Tenho pela Rockstar Games Launcher e pela Steam, ambos rodam excelente no meu w10.

Postado
5 horas atrás, Theodoro19 disse:

Não deveria... o GTA San Andreas roda perfeitamente com o Windows 10, se não até melhor! Verifica isso amigo!

adicionado 2 minutos depois

Tenho pela Rockstar Games Launcher e pela Steam, ambos rodam excelente no meu w10.

Tá bom Não precisam me atacar e nem encher minha caixa de emails tá ok se o de vocês fucionam bom pra vocês.

uma pessoa disse que no dela funciona não precisam vir 1M de Pessoas me marcar e falar que o dela funciona normal

• Coordenador
Postado
19 horas atrás, Theodoro19 disse:

O windows 10 consome 2GB de RAM só por estar ligado hehe...

10 horas atrás, Theodoro19 disse:

(testes com os Windows fizeram uma "escala" dos Windows que mais consomem RAM, eis o resultado:

1. Windows 8

2. Windows 7

3. Windows 8.1

4. Windows 10

*Windows XP e Vista não incluídos nos testes)

Pelo teste, recomendaria colocar o windows 8, mas já aviso antecipadamente, você colocando o Windows 7, o Windows 8, 8.1 ou Windows 10, nenhum deles vai ter um desempenho bom, então não pense em jogar nada nele...

Está aberto a colocar Linux?

Não, o Windows 10 não consome 2GB de memória ram só por estar ligado... Da mesma forma que ele não consome 1GB, ou 3GB... Ele pode usar ou não. Não se pode dizer que ele consome qualquer quantidade de memória fixa, porque isso é completamente variável e depende da quantidade de memória ram disponível e até mesmo da forma que o usuário utiliza o computador.

O Windows 10 joga algumas coisas na memória como cache. Por isso esse comportamento: se há mais memória sobrando, ele vai aproveitar para tentar acelerar ao máximo a experiência do usuário. É um sistema de preload. Se o usuário abrir muita coisa e começar a precisar da memória, ele libera o espaço. E, por sinal, o Windows 10 faz esse gerenciamento muito bem (é bem melhor que as versões anteriores nesse quesito).

O consumo depende de diversos fatores, sendo os principais:

1. Se o sistema é x86 (32 bits) ou x64 (64 bits). Sistemas x64 têm consumo de memória ram mais alto porque precisam carregar não apenas as suas próprias bibliotecas, mas também as bibliotecas x86;
  2. Quanta memória ram está instalada: com 4GB, o Windows 10 irá carregar determinada quantidade de recursos próprios e preload de programas ao iniciar. Se tiver mais memória, irá carregar mais (até certo limite);
  3. Quais programas estão instalados e com que frequência o usuário os utiliza ao ligar o computador: o Windows 10 utiliza algoritmos de inteligência artificial para saber quais aplicativos deve priorizar em preload.

No meu tablet, com processador Atom Z3775 e 2GB de memória ram, o Windows 10 x86 utiliza cerca de 1.1GB ao iniciar (e, por sinal, funciona extremamente bem para uso básico). Em tablets com 1GB de memória ram, o mesmo Windows 10 x86 utiliza em torno de 700MB a 800MB (conforme relatos de usuários aqui do Fórum).

Quando eu usava Windows 10 x64 no meu notebook, com processador Core i7 3537U e 8GB de memória ram, o Windows 10 x64 utilizava aproximadamente 2.2GB ao iniciar. Quando eu usava Windows 10 x64 no meu desktop, com processador Core i5 4670K e 16GB de memória ram, o Windows 10 utilizava cerca de 2.8GB de memória ram ao iniciar.

É importante ressaltar também que o fato de um sistema usar mais memória ram não significa, necessariamente, que ele será mais lento que outro que usa menos ao iniciar. Pode, inclusive, ser muito bem o contrário. É necessário analisar caso a caso e com muito cuidado, fazendo testes práticos.

A memória está lá para ser usada...

• Curtir 2
Postado

@KairanD Oi, obrigado por me corrigir.

Acho que o "problema" é só comigo então, no meu PC com 12GB de RAM, sem nada iniciando junto ao sistema (segundo o gerenciador de tarefas), o sistema consome ao inicializar 5.5GB de RAM. No meu notebook de 4GB de RAM, se ligo usando o Windows 10 ele consome cerca de 3GB, e quando inicio com o Ubuntu ele consome meros 800mb(Todos sistemas 64 bits).

Porém será assunto para outro tópico, para não desviar tópicos. Obrigado mesmo assim!

Postado

Linux poderia ser uma opção mas tenho medo da pouca compatibilidade dele por ser um sistema menos usado para games.

O meu processador é um Intel Pentium 4 3.0GHZ x64. Site da intel para mais informações 

https://ark.intel.com/content/www/br/pt/ark/products/27465/intel-pentium-4-processor-531-supporting-ht-technology-1m-cache-3-00-ghz-800-mhz-fsb.html.

A propósito o windows 10 32 bits roda a 1gb ram

Postado

@angameRD Na Steam dá pra ver os sistemas suportados. Basta achar a distro linux que escolher lá.

Problemas de compatibilidade não creio que vá achar, porém realmente menos jogos são feitos pra linux. Verifique se os jogos que gosta estão disponíveis lá.

Realmente o processador não ajuda, deixará a desejar em qualquer sistema devido à sua idade e baixa velocidade...

• Coordenador
Postado
17 horas atrás, Theodoro19 disse:

Acho que o "problema" é só comigo então, no meu PC com 12GB de RAM, sem nada iniciando junto ao sistema (segundo o gerenciador de tarefas), o sistema consome ao inicializar 5.5GB de RAM. No meu notebook de 4GB de RAM, se ligo usando o Windows 10 ele consome cerca de 3GB, e quando inicio com o Ubuntu ele consome meros 800mb(por isso gosto de Linux).

Como mencionei anteriormente, o consumo de memória do Windows 10 ao iniciar varia muito, mas os valores que você citou estão realmente muito acima da média que observo ou que é divulgada por outros usuários. Talvez o @mick 07 saiba mais a respeito.

Sobre o Ubuntu, é o único sistema que estou usando no meu desktop e no meu notebook (e no tablet brevemente também será, mas a UEFI de 32 bits dele é uma dor de cabeça que ainda preciso resolver, já que o Ubuntu tem instaladores compatíveis somente com UEFI de 64 bits). O consumo de memória com o Ubuntu 20.04 LTS também varia muito. No meu desktop, ele consome 1.4GB, em média, ao iniciar. Eu deixo o preload instalado e, considerando o cache de programas (que ele mostra separado), costuma passar de 3GB.

Como mencionei anteriormente, usar menos memória ram não quer dizer, necessariamente, que um sistema será mais rápido que outro. Eu vejo diversos usuários de Linux comentando isso como uma grande vantagem, o que não necessariamente é verdade (pode ser ou não). Com o preload, o Ubuntu consumiu mais, e o desempenho também melhorou... Se eu preciso da memória, ele libera, assim como o Windows 10 faz.

3 horas atrás, angameRD disse:

Linux poderia ser uma opção mas tenho medo da pouca compatibilidade dele por ser um sistema menos usado para games.

7 minutos atrás, Theodoro19 disse:

Na Steam dá pra ver os sistemas suportados. Basta achar a distro linux que escolher lá.

Problemas de compatibilidade não creio que vá achar, porém realmente menos jogos são feitos pra linux. Verifique se os jogos que gosta estão disponíveis lá.

Lembrando que precisa ativar o Proton (configurações --> Steam Play) para rodar jogos de Windows facilmente no Linux. Para verificar se o jogo roda ou não, basta olhar no ProtonDB: https://www.protondb.com/

Quase toda a minha biblioteca de jogos de Windows no Steam roda no Ubuntu com experiência bem semelhante à nativa. Ainda bem que agora não dependemos tanto da boa vontade dos desenvolvedores em fazer ports para Linux. Jogos nativos são bem poucos considerando todo o universo de jogos para Windows.

Em 10/05/2020 às 22:43, angameRD disse:

Tenho um PC antigo com 2GB RAM, HDD de 80GB e estou com dúvida se instalo windows 8.1, 10 ou continuo com o 7 para rodar jogos tipo, FNaF, GTA San Andreas e talvez até um Fortnite mas não sei qual sistema instalar para ter mais desempenho

Conforme o ProtonDB (considerando que você tem as versões Steam), todas as edições do FNaF parecem rodar normalmente (o primeiro pode precisar de configurações adicionais). GTA San Andreas também roda normalmente.

Fortnite é da Epic e não roda por conta do anti-cheat. No mais, caso seus jogos não sejam as versões Steam, você pode instalá-los pelo Lutris (assim como pode instalar a Epic Store, a Origin, a uPlay, a GOG Galaxy e outras lojas por lá também, bem como emuladores de consoles).

Você poderia testar com um Mint Xfce ou Lubuntu aí. Mas acho que nada vai realmente ajudar a ter uma melhor experiência, ainda mais sem placa de vídeo dedicada.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, KairanD disse:

Lembrando que precisa ativar o Proton (configurações --> Steam Play) para rodar jogos de Windows facilmente no Linux. Para verificar se o jogo roda ou não, basta olhar no ProtonDB: https://www.protondb.com/

Lembro de uma época, há cerca de 3 anos, quando utilizava o Wine no Linux. Apesar de bem inferior ao Windows, hey você estava usando executáveis do Windows no Ubuntu sem problemas de dll nem nada!

Abre (por experiência) GTA San Andreas, GTA IV, The Witcher 1, apps em geral como VirtualDJ e pacote Office. Curtia muito, apenas era uma experiência bem mais lenta que o comum...

@KairanD Isso ainda é adequado para se recomendar?

• Coordenador
Postado
1 minuto atrás, Theodoro19 disse:

Isso ainda é adequado para se recomendar?

Até o começo de 2018, eu diria que o GNU/Linux era quase impossível de recomendar para jogos, justamente porque uma parcela muito pequena dos jogos é lançada para Linux e porque configurar o Wine/DXVK para jogos de Windows não é algo amigável para a maioria das pessoas. Era algo que eu, pessoalmente, não recomendaria.

Depois do Proton, tudo mudou. É totalmente viável para jogos agora, mesmo para usuários sem muito conhecimento e tempo. Há perda de desempenho em muitos jogos. Em muitos outros, o desempenho é idêntico ao Windows. Em alguns, há até mesmo ganho.

Eu aqui estou jogando via Proton no Steam e literalmente só preciso clicar no jogo e abrir, como no Windows. Tem vezes que até esqueço que estou no Ubuntu. Contudo, meu computador tem desempenho sobrando para "bancar" eventuais perdas de FPS na maioria dos jogos. Para computadores mais simples, é mais complicado... Teria que testar mesmo.

Enfim, eu diria que o Linux definitivamente não será solução para o caso do @angameRD... Pode melhorar a situação, mas pode piorar também. O computador é realmente muito limitado e trocar o sistema não vai mudar o cenário...

• Coordenador
Postado
20 horas atrás, Theodoro19 disse:

Acho que o "problema" é só comigo então, no meu PC com 12GB de RAM, sem nada iniciando junto ao sistema (segundo o gerenciador de tarefas), o sistema consome ao inicializar 5.5GB de RAM. No meu notebook de 4GB de RAM, se ligo usando o Windows 10 ele consome cerca de 3GB, e quando inicio com o Ubuntu ele consome meros 800mb(Todos sistemas 64 bits).

De fato o problema é aí. Aqui tenho 16 GB de RAM, o notebook inicia com uns 3 programas e o consumo não chega a 3 GB. Tenho outro com 4 GB de RAM e o consumo fica em 1,5 GB. De toda forma, se precisar de ajuda, recomendo abrir um tópico. Abraços. 

Postado

Que tal debian com KDE? Pois se eu quiser colocar mais do que 2GB ram terei que trocar a placa-mãe e não tenho muito dinheiro para isso! Por essa causa terei que escolher o melhor sistema.

Aliás o wine é difícil de configurar para games, ele é otimizado para outras tarefas

Postado

@angameRD Eu diria para testar o Ubuntu, gosto muito dele e ele é conhecido por ser "o linux mais simples". Acho que vai funcionar bem no seu computador.

2 minutos atrás, angameRD disse:

Aliás o wine é difícil de configurar para games, ele é otimizado para outras tarefas

Eu lembro hehe, fiquei um bom tempo na tentativa e erro... Mas no fim funcionou.

adicionado 0 minutos depois

Debian nunca usei, então não sou autoridade para falar sobre ele. Mas eu iria no Ubuntu primeiro.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...