Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Comprei uma placa usada , ciente disso porém estou achando estranho a coloração dela , parece amarelada , é normal ? Tem risco? 

Obs : não parece ferrugem não kkkkk

IMG_20200513_135248997.jpg

Postado

pode ser poeira, gordura ou só degradação de cor por exposição à luz.

para os dois primeiros um cotonete com alcool isopropilico nas letrinhas da placa vai lhe responder.

para o segundo não terá muito  o que fazer...

Postado

parece sujeira. se tem álcool isopropílico, joga na PCB e esfrega suavemente com uma escova de dente macia. sem brutalidades pra não acabar removendo um capacitor da placa kkkkkk

Postado

@Warley Vale É normal placas e componentes do PC terem degradação de suas cores originais com o tempo. Sujeiras diversas e outros fatores ambientais podem causar isso com o tempo como mencionado pelos colegas.

Não lave sua placa como indicado acima. Existem muitos procedimentos que são realizados por pessoas e nem por isso são seguros ou corretos. 

Postado

pra melhorar mesmo, teria que fazer um combo de álcool isoprop + detergente neutro, esfregar pela placa com escova macia e tirar tudo com água corrente. mas aí teria que ter uma estufa pra secar ela com segurança pra remover toda a umidade antes de ligar na máquina. qualquer resquício de água pode fazer algum componente entrar em curto e dar perda total em alguns casos mais extremos. ou seja, não faça isso. coloque na máquina e veja se ela liga normalmente, a estética não reflete o desempenho na maioria das vezes.

Postado
23 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Não lave sua placa como indicado acima. Existem muitos procedimentos que são realizados por pessoas e nem por isso são seguros ou corretos. 

O que a prática mostra é que lavar é seguro se a placa for seca rápido e completamente antes de ser ligada (estufa é o ideal, mas secador de cabelo também serve). Se enxaguar com água destilada no final, melhor ainda. Já vi pelo menos umas 4 ou 5 assistências técnicas recomendando, o mesmo pra placas-mãe. Se é "correto" eu não sei, mas fiz numa HD 5850 de 8 anos que tava morta (estado parecido com essa daí) e a bichinha reviveu mais quase 1 ano antes de morrer definitivamente.

Por exemplo, lavando placa de vídeo:

E placa-mãe:

Postado

o acúmulo de água em baixo de CIs BGA pode danificar o equipamento, e é um espaço difícil de limpar e com facilidade extrema para acumular sujeira caso seja molhado, então não recomendo quaisquer líquidos senão os que evaporam com facilidade (benzina ou álcool isopropílico) para a limpeza da placa.

• Curtir 1
Postado

@Shaman93 Veja, há muitos procedimentos que são feitos como "última alternativa" que são defendidos por um grande volume de pessoas (incluindo profissionais). No entanto, do ponto de vista técnico, não são justificáveis. O problema da água não é só o H2O, mas os sais minerais também que aceleram o processo de oxidação e podem causar curtos. Além disso, toda placa é feita de resina epoxi POROSA, o que pode causar absorção de líquido e posterior curto.

Entendo que algumas pessoas queiram fazer esse tipo de procedimento com componentes supostamente mortos para tentar ressuscitá-los. Entendo também que às vezes consigam, mas isso não quer dizer que é seguro, especialmente se realizado por uma pessoa jovem e inexperiente (no caso um membro de fórum que receba a indicação, por exemplo) sem gerar diversos riscos que não estão tão explícitos.

Não recomendo indicação desse tipo de procedimento e tantos outros, e defendo que nós que temos experiência em hardware devemos evitar indicá-los porque ao fazê-lo criamos riscos à outra pessoa que ela não conhece.

Enfim, desculpe discordar de você, mas não podia ligar menos para o que acontece com o componente de alguém que faz esse tipo de coisa por própria conta e risco, mas me preocupo com alguém que vem ao fórum sem qualquer experiência e estão prontas para confiar em nós.

adicionado 0 minutos depois

@Eder Neumann Kudos pelo adendo.

adicionado 8 minutos depois
23 minutos atrás, Shaman93 disse:

Se é "correto" eu não sei, mas fiz numa HD 5850 de 8 anos que tava morta (estado parecido com essa daí) e a bichinha reviveu mais quase 1 ano antes de morrer definitivamente.

Existem muitas formas de se limpar e de reparar componentes. Nunca tive de fazer isso e trabalho com manutenção diariamente há décadas. Sério, isso não é correto e sua GPU ter morrido 1 ano depois é só mais uma razão para não confiar nesse tipo de procedimento. Processos de oxidação podem levar meses para causarem danos perceptivos, pois a corrosão ocorre lentamente a menos que haja curto com a placa alimentada. 

• Curtir 3
Postado

Na verdade lavar com água e detergente neutro é somente em ultimo caso, tem que ver também onde a pessoa que era dona da placa morava, aqui por exemplo se eu não tiver cuidado a maresia come tudo.

Postado
29 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@Shaman93 Veja, há muitos procedimentos que são feitos como "última alternativa" que são defendidos por um grande volume de pessoas (incluindo profissionais). No entanto, do ponto de vista técnico, não são justificáveis. O problema da água não é só o H2O, mas os sais minerais também que aceleram o processo de oxidação e podem causar curtos. Além disso, toda placa é feita de resina epoxi POROSA, o que pode causar absorção de líquido e posterior curto.

Entendo que algumas pessoas queiram fazer esse tipo de procedimento com componentes supostamente mortos para tentar ressuscitá-los. Entendo também que às vezes consigam, mas isso não quer dizer que é seguro, especialmente se realizado por uma pessoa jovem e inexperiente (no caso um membro de fórum que receba a indicação, por exemplo) sem gerar diversos riscos que não estão tão explícitos.

Não recomendo indicação desse tipo de procedimento e tantos outros, e defendo que nós que temos experiência em hardware devemos evitar indicá-los porque ao fazê-lo criamos riscos à outra pessoa que ela não conhece.

Enfim, desculpe discordar de você, mas não podia ligar menos para o que acontece com o componente de alguém que faz esse tipo de coisa por própria conta e risco, mas me preocupo com alguém que vem ao fórum sem qualquer experiência e estão prontas para confiar em nós.

adicionado 0 minutos depois

@Eder Neumann Kudos pelo adendo.

Não precisa se desculpar, entendo a discordância e concordo em partes, mas tenho alguns contrapontos. A própria sujeira é higroscópica, o que faz com que a simples presença dela também acelere a oxidação. A água da maioria das torneiras tem condutividade elétrica da ordem de 100~500 μS/cm, uma água com 1000 já é considerada muito dura e até lavar roupa com ela vai ser desafio, sabão e detergente não fazem espuma direito. Água do mar tem condutividade lá pelos 50.000+ μS/cm, por exemplo. Em suma, o deposito mineral que vai se formar após a secagem da água é tão infinitesimal, mesmo considerando uma água dura, que acho muito difícil acontecer qualquer tipo de curto (em todo caso, tem a recomendação de enxaguar na deionizada/destilada, mais pra descargo de consciência que qualquer coisa, se for ver os vídeos das assistências a maioria nem faz). A 750Ti é de quando, 2014, 15? Na minha opinião, as chances são de que a camada atual de gordura+poeira contenha mais eletrólitos e represente maior risco de oxidação que o resíduo que ficaria de uma lavagem. Com essa cara parece que a placa era usada perto de uma cozinha ou algo do tipo, parece ter uma camada considerável de gordura (se for o caso mesmo, também deve ter pego bastante umidade ao longo dos anos) por toda ela que com o isopropílico é complicado de tirar. Limpa contato pode ser que ajude, mas eu tenho a impressão que as vezes ele mais empurra a sujeira pras reentrâncias dos CIs do que realmente remove ela.

Por fim, não é um procedimento completamente isento de risco, trivial ou que deva ser feito de qualquer jeito. Acho que pro caso de placas muito antigas e sujas compensa. O maior risco é sobrar umidade na placa, o que se contorna com algumas horas de secador de cabelo. De fato o dono do equipamento é quem assume toda a responsabilidade pelo que faz, seja lavar a placa, seja manter ela engordurada.

Agora eu penso que minha HD 5850 ainda poderia estar viva se eu tivesse decidido lavar ela uns anos antes de pifar, em vez de só depois. Ou até que ela poderia ter estragado mais cedo se tivesse sido lavada, vai saber 🤷‍♂️

• Curtir 1
Postado

@DaveLopez Já lavei com isopropanol, que por sinal foi minha visão de "último caso". Isopropanol é seguro para circuitos, mas sair banhando com ele não sei se é seguro e só faço em último caso. Com o custo de 1 litro de isopropanol (da última vez que comprei por aqui foi menos de 20 reais o litro, que dura uma eternidade por sinal), borrifar até escorrer toda sujeira não parece tão terrível. 

adicionado 6 minutos depois

@Shaman93 Entendo seu ponto, mas não é o que vemos na realidade. Toda placa-mãe tem uma camada de verniz que evita que as trilhas sejam afetadas diretamente por agentes externos. Ainda sim, líquido e sais minerais acumulados podem causar curtos entre trilhas muito próximas e a consequência disso é o derretimento/ruptura de tais trilhas. Placas de circuito em condições de uso normal (se umidade excessiva, por exemplo) podem durar por muitos anos funcionando normalmente. 

Enfim, prefiro pecar pelo excesso de cuidado aplicando os conhecimentos que adquiri através de canais confiáveis e respaldados.

Quando vou descrever esse tipo de procedimento controverso, geralmente faço um breve disclaimer para a pessoa compreender que se ela quiser fazer pode ter resultados negativos e a responsabilidade por isso é apenas dela.

Postado
35 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@DaveLopez Já lavei com isopropanol, que por sinal foi minha visão de "último caso". Isopropanol é seguro para circuitos, mas sair banhando com ele não sei se é seguro e só faço em último caso. Com o custo de 1 litro de isopropanol (da última vez que comprei por aqui foi menos de 20 reais o litro, que dura uma eternidade por sinal), borrifar até escorrer toda sujeira não parece tão terrível. 

adicionado 6 minutos depois

@Shaman93 Entendo seu ponto, mas não é o que vemos na realidade. Toda placa-mãe tem uma camada de verniz que evita que as trilhas sejam afetadas diretamente por agentes externos. Ainda sim, líquido e sais minerais acumulados podem causar curtos entre trilhas muito próximas e a consequência disso é o derretimento/ruptura de tais trilhas. Placas de circuito em condições de uso normal (se umidade excessiva, por exemplo) podem durar por muitos anos funcionando normalmente. 

Enfim, prefiro pecar pelo excesso de cuidado aplicando os conhecimentos que adquiri através de canais confiáveis e respaldados.

Quando vou descrever esse tipo de procedimento controverso, geralmente faço um breve disclaimer para a pessoa compreender que se ela quiser fazer pode ter resultados negativos e a responsabilidade por isso é apenas dela.

Mais uma curiosidade rápida , se eu tentar ligar um setup TD fechando em uns 240w em uma fonte genérica e ela não aguentar ela só fica reiniciando o boot ou ela realmente queima a placa de vídeo? porque muitas vezes hardware envolve "misticismo" e talvez nem sempre q a fonte não aguente ela queima a gpu

Postado

@Warley Vale Na verdade não existe regra para isso. Tem fontes no mercado que são tão ruins que quando queimam levam componentes importantes junto. Daí a insistência da comunidade em que todos adquiram fontes de qualidade. Mesmo que não queimem, as fontes de má qualidade constantemente reduzem a vida útil de todos os componentes que são conectados a elas.

adicionado 7 minutos depois

Esqueci de mencionar: Fontes genéricas costumam queimar quando sobrecarregadas, pois não tem proteções para evitar que isso aconteça.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!