Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
12 minutos atrás, Eder Neumann disse:

PORT do que?

adicionado 0 minutos depois

eu faria uma interface com um transistor para garantir.

PORT a,b,c etc.

Segundo informação a corrente de consumo do rele é de 15 a 20ma e segundo o datasheet do 18F25XX,a corrente máxima de saida/entrada de cada pino IO é de 25ma.

Postado
11 minutos atrás, vtrx disse:

PORT a,b,c etc.

🙄

11 minutos atrás, vtrx disse:

e segundo o datasheet do 18F25XX

aaaaaaaaaaaaahhhh port do mc, agora entendi.

por garantia meça a resistência da bobina e calcule qual será a corrente, pois esta pode variar de lote para lote.

ainda assim eu faria uma interface à relé. exemplo de um projeto pessoal

image.png.61c8c45b2203fd752db632ceaa6dee69.png

a linha no emissor é o gnd e a linha no topo é o vcc

• Curtir 2
Postado
17 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

Cá do meu lado acabo de medir um que deu 68 ohms na bobina. Por gentileza não faça esta "economia 🐷 ". Vá de @Eder Neumann

voce cada vez mais hilário depois que colocou mascara no avatar...

• Haha 1
Postado

Eu não ligo relé direto no ci nem mesmo no 555 (que eu já testei e funcionou). 

Transistor de uso geral e resistor, geralmente eu uso 4,7k em 5V são muito baratos. 

• Curtir 1
Postado

@vtrx ,

Só para lembrar que existe uma outra limitação no datasheet : a corrente total que passa por todos os pinos.... a soma de todas as correntes nos I/O´s mais a corrente de consumo própria do mc não deve ultrapassar o limite que tá em algum lugar do datasheet ...

Embora voce possa "puxar" tranquilamente 20mA de um pino de I/O e a tensão dele deve se manter no mínimo em 4,5 Volts e claro também pode colocar o diodo de proteção em paralelo com o relé..... eu nunca vi algo comercial acionar diretamente dessa maneira, todos usam um transistor para isso.

Eu também sempre usei um transistor para acinar relés, por precaução.... eu seguiria o mesmo caminho kkkk !

Paulo

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
59 minutos atrás, aphawk disse:

... eu nunca vi algo comercial acionar diretamente dessa maneira,

lol,pega leve...

Ah,esqueci,é preciso colocar um resistor no coletor do BC548 ou pode fazer igual ao esquema apresentado por Eder Neumann?

• Haha 1
Postado
7 minutos atrás, vtrx disse:

Ah,esqueci,é preciso colocar um resistor no coletor do BC548 ou pode fazer igual ao esquema apresentado por Eder Neumann?

como a bobina vai estar limitando a corrente do circuito não há necessidade.

a bobina será o próprio "resistor".

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

... e tem + pra continuar a te massacrar 😁... a tensão a+ que a bobina gera vai querer "subir pra perna acima" do ci em direção ao vcc. Ao passar por dentro, o resultado pode ser imprevisível.

Ah sim... se insistir no acionamento direto, eu deixo você colocar um relé de estado sólido que a grosso modo é um moc anabolizado

me fez lembrar... certa feita acionei um relé direto pela porta serial. Liguei tudo que nela é saída em paralelo e controlei os bits dos registradores no boland c, delphi e vb. Época win98 & xp. A ideia era fazer tocar uma campainha escolar nos horários certos... me fez lembrar vagamente que já postei isso...

Postado
3 horas atrás, vtrx disse:

Se for emissor comum precisa de resistor. No caso está é a configuração apresentada no esquema acima. 

Porém, se for seguidor de emissor aí não precisa de resistor. Só que dessa forma é ruim, pois existe queda de tensão na carga. 

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!