Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Será que o mosfet aguenta a corrente?


Posts recomendados

Pessoal, estou pensando em eliminar o relé que geralmente uso no lugar marcado como Zatez", nesse esquema aqui:

 

zap-vyp.png

 

O mosfet que tenho usado é o IRFZ44N, e a carga, estourando, puxa 500mA. No datasheet desse mosfet (aqui) encontrei a informação "ID=49A" mas estou em dúvida. Será que a corrente máxima que esse mosfet admite entre source e dreno é mesmo de 49A?

 

Num outro ponto do datasheet está escrito "Vgs @ 10v (25ºC) são os tais 49A. Como a tensão que vai correr ali, se funcionar, será de 5v, esses 500mA não vão nem fazer cosquinha no mosfet que, por sua vez, não vai esquentar nada. Será que é isso mesmo?

 

E tem um segundo ponto: tô querendo tirar o relé e alimentar a carga através do mosfet por causa do espaço. Mas e se, no lugar desse "mosfetão" eu usar um pequeno BC558 ou um outro transistor que não conheço mas que suporte essa carga, reforço, de 500mA @ 5v? Alguém conhece um transistor que aguente isso e que não seja grande como o mosfet? Talvez até 2 transistores em série...

 

Que vocês acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pode ligar direto no mosfet, não vai queimar. 

53 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

Mas e se, no lugar desse "mosfetão" eu usar um pequeno BC558 ou um outro transistor que não conheço mas que suporte essa carga, reforço, de 500mA @ 5v?

Transistor bjt creio que não da certo. 

Suponho que o efeito flip flop se dá pela tensão mais alta que o Gate do mosfet precisa. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Está acontecendo o seguinte: no teste essa chave eletrônica funcionou bem sem relé, mas na prática está falhando, ora a chave desliga sozinha, ora o botão não comuta de desligado para ligado. No chute talvez seja porque há uma forte capacitância na entrada da carga, 1000uF. Mas me lembro também do @Renato.88 ter dito uma vez, num tópico que não tô conseguindo encontrar, que esse negócio de desligar a carga interrompendo o negativo era meio fajuto. Ou seja, acho que vou ter que voltar o relé como carga, e nesse caso o mosfet IRFZ44N simplesmente não cabe na caixinha.

 

Xeretando a sucata aqui encontrei 4 mosfets pequenos que acho que servem para acionar o relé (5v / 50mA): 2N7000 (tenho 1 só e é novo), 70T03H (4, tirados de uma placa-mãe de PC), 9916H (2, de placa-mãe também) e APM205 (2, placa-mãe). Aí fui atrás dos datasheets e, se entendi as siglas direito, encontrei o seguinte:

 

Máximo entre o dreno e o source (Vgs e Id)

2N7000 - 60v / 200mA

70T03H - 30v / 60A

9916H - 18v / 35A

APM205 - 20v / 5A

 

Para comutar (Vgs(th)), no gate o mosfet usa

2N7000 - mínimo 0,8v / máximo 3v

70T03H - mínimo 1v / máximo 3v

9916H - mínimo 0,5v / máximo 1v

APM205 - mínimo 0,6v / máximo 1,5v

 

Achando que a tensão máxima que esses mosfets aguentam no gate é muito pequena (a tensão que tô usando no circuito é de 5v), dei uma espiada no datasheet do IRFZ44N, que está funcionando bem faz tempo numa outra caixinha que fiz, inclusive alimentada com 12v e vi que para esse a tensão máxima no gate é de... 4v!

 

Estava com vontade de tentar com o 70T03H, que tenho 4 aqui, mas eles foram tirados de placas-mãe, ou seja, foram inundados de solda para sair (será que o calor não os destruíram?) e me lembro de que a @Isadora Ferraz disse que aquele teste de mosfet que tem aos montes na Internet - liga prá cá, desliga prá lá) é fajuto. Será que tem um jeito bacana de testar esses mosfets?

 

Outra dúvida é quanto a esse negócio de tensão máxima no gate. Como disse, só posso alimentar o circuito com 5v, não tenho menos. Já que o IRFZ44N diz que o máximo é 4v mas tá aguentando até 12v, será que posso desprezar esse máximo no 70T03H?

 

P.S.: Tô colando o datasheet do 70T03H e do IRFZ44N porque o fórum tem limite para uploads. Se você quiser envio os dos outros mosfets nos próximos posts.

 

P.S.2 - Por favor desculpe o textão.

70T03H_Silicon.pdf irfz44npbf.pdf

adicionado 32 minutos depois

Peço desculpas, não vi que tinha um tópico falando de teste de mosfet em andamento aqui:

Vou estudá-lo. Mas quanto a esses valores máximos de tensão no gate... será que alguém pode dar uma luz?

 

'brigadão!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 você está confundindo os dados to datasheet. O IRFZ44N tem uma tensão de acionamento (para o MOSFET começar a conduzir) que pode variar de 2 V a 4 V, mas a tensão máxima que pode ser aplicada no gate é de 20 V (para source aterrado). O IRFZ44N, assim como a maioria dos MOSFET, só entra em saturação a partir de 10 V no gate, ou seja, só vai conduzir os 49 A se tiver com 10 V ou mais e se a temperatura estiver baixa o suficiente (25ºC), se a temperatura aumentar, a corrente máxima diminui (no datasheet tem um gráfico). Aplicando apenas a tensão mínima, o MOSFET vai conduzir uma corrente muito pequena (geralmente abaixo de 1 mA). Se você aplicar 12 V aí não vai ter problema nenhum pra conduzir 500 mA.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado, @GuilhermeGB. Ainda não testei o 70T03H para ver se eu não o torrei quando dessoldei. Mas pelo que você diz, mesmo com o datasheet dizendo que o máximo é 3v, não faz mal aplicar 5v no gate. Se um deles estiver funcionando (tenho 4 assim, tirados de MBs), vai ele mesmo, que cabe bem.

 

Mais uma dúvida, se não for incômodo: esse mosfet estava com sua parte de trás (que é o gate) soldada na MB, creio que para dissipar o calor. Mas na PCB em que ele vai agora, a traseira ou fica sem contato com nada ou em contato com o fenolite. O gate pensei em tirar do cotoco do chip, soldando ali um rabicho qualquer, uma sobra de fio de resistor, para levar para a parte de baixo, cobreada.

 

Mas nesse circuito aí a corrente máxima vai ser de uns 50mA, do relé. Se precisar posso soldar um tequinho de lata nessa parte de trás ou com essa tensão / corrente ou ele não vai esquentar? Ou posso deixá-lo simplesmente sem contato nenhum, só com o ar mesmo?

 

Olha ele aqui:

 

 

70T03H-70T03GH-TO-252.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rmlazzari58 não tenho muito conhecimento em eletrônica, estou começando a ver algumas coisas agora também. Mas creio que a parte de trás do mosfet esteja ligada diretamente com o dreno, não o gate (acho que você confundiu os nomes), que é onde esquenta mais com valores altos de corrente, e portanto vai em contato com o dissipador. Nesse tipo de placa parece que é a parte de trás que é usada para conduzir a corrente, o pino do meio não é soldado (pelo menos na imagem abaixo). Mas usar a parte de trás ou o pino do meio deve funcionar da mesma forma. Você só precisa tomar cuidado pra não encostar a parte de traz do encapsulamento com alguma outra parte do circuito e gerar algum curto circuito. Com alguns mA o mosfet não vai nem aquecer, e até um pedacinho da perna de um resistor soldado no pino do meio já conduziria a corrente sem problemas.

 

1024px-Cisco_EPC3212_-_Advanced_Power_El

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

e me lembro de que a @Isadora Ferraz disse que aquele teste de mosfet que tem aos montes na Internet - liga prá cá, desliga prá lá) é fajuto

Não lembro e também pode ter sido sua interpretação. Mas isso não é muito importante.

 

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

a corrente máxima vai ser de uns 50mA, do relé.

Nem sei se entendi...Vai acionar o relé com mosfet?

 

Enfim, as info do amigo @GuilhermeGB estão corretas

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Nem sei se entendi...Vai acionar o relé com mosfet?

Bem... o negativo que aciona o relé naõ passa pelo mosfet? Digo, naquele circuito lá, no primeiro post...

 

1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Não lembro e também pode ter sido sua interpretação. Mas isso não é muito importante.

Tem razão, sábia Isadora. Eu é que entendi errado que aquele teste era fajuto. Acabei de encontrar o post e o que você disse foi que aquele efeito (do mosfet guardar a última posição, conduzindo ou fechado), não era prá ser usado na prática, servia só para teste, mesmo:

 

16 minutos atrás, Renato.88 disse:

@rmlazzari58 vá de 2N7000, esse serve pra acionar o relé. 

 

Pronto, fechou! Ainda mais porque esse 2N7000, além de ser do tamanho de um BCzinho, é fácil de encontrar no comércio, se precisar ser substituído. Já esses outros, extirpados de placas-mãe, se queimar, adeus... Então se nesse caso o 2N7000 serve no lugar do IRFZ44N, beleza!

 

E mais um obrigadão, Xará! :)

 

adicionado 1 minuto depois
2 horas atrás, GuilhermeGB disse:

Mas creio que a parte de trás do mosfet esteja ligada diretamente com o dreno, não o gate (acho que você confundiu os nomes)

Exato, Guilherme. Grato pela correção!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só para deixar registrado: diferente de todos os outros mosfets aqui mencionados (talvez de todos os outros no mundo) no 2N7000 o source e o dreno ficam nas pontas, quem fica no meio é o gate.🤨

 

Olha lá...

 

(Ainda assim, @Renato.88, já acertei e está funcionando bem. 'brigado de novo. 😀 )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!