Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Equivalente da polia na elétrica/eletrônica


Posts recomendados

Olá, estou elaborando uma tabela comparativa de componentes em uma determinada área e citando seu equivalente em outra área, por exemplo: Transformador na eletrônica equivale a um redutor na mecânica, daí meu professor pediu pra ver se consigo encontrar o equivalente da de uma polia/roldana na elétrica ou eletrônica mas estou com dificuldade de encontrar algo assim e pra dificultar este tipo de material comparando componentes é bem difícil de encontrar na internet

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As polias ou roldanas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto isso pode ser igualado á um transistor se não me engano. Mais para ter certeza veja como funciona o comparador e o dispositivo eletrônico no qual deseja comparar, se o mesmo possui as mesmas definições são equivalentes.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

38 minutos atrás, Vitor_TEC disse:

As polias ou roldanas servem para mudar a direção e o sentido da força com que puxamos um objeto isso pode ser igualado á um transistor se não me engano.

Bem por aí... 

De forma que um jogo de polias tem sempre um lado fixo, para aliviar a força. Um lado para a carga e outro lado para comando m

É o mesmo que acontece num transistor, onde dos seus três terminais temos sempre um preso a alimentação. 

Os outros dois fica um para comando e outro para carga. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na realidade polias e roldanas servem para transferir força e energia cinética onde você diminui a força para tracionar um peso. Quanto mais polias ou roldanas no conjunto, menos força é necessário para mover o mesmo peso.

 

https://arquivos.cruzeirodosulvirtual.com.br/materiais/disc_2011/2sem_2011/dinsisvibracoes/un_VI/mat_complementar.pdf

https://www.todamateria.com.br/polias/#:~:text=Polias ou roldanas são dispositivos,objetos com um grande peso.&text=As polias podem ser móveis,quando não possuem este movimento.

 

Para eu, faz mais sentido um transformador que altera a tensão.

  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a Isadora.

Polia/Roldana não consome energia. Está mais para transformador.

4 horas atrás, Diego Marçal disse:

Transformador na eletrônica equivale a um redutor na mecânica,

Defina redutor. Redutor não é um fator físico. Não é força, peso, massa, inércia, temperatura , etc.

1 - Se velocidade; então é freio, ou equivalente a resistor.

2 - Transformador não somente "reduz" (a tensão), como mantém (a tensão) ou aumenta (a tensão). Porém a potência ou a energia permanecem constante.

MOR_AL

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu compartilho da ideia que o redutor (conversor de velocidade) se assemelha ao transformador pois, em sistemas ideais, a potencia de entrada é a mesma da saída com alterações nas características (força e velocidade contra tensão e corrente)

 

no caso da polia é importante entender em que sentido ela é observada, ela só gera vantagem mecânica (como o @Mega Blaster disse) quando é usado sistema de polias móveis, quando a polia é fixa ela só muda o sentido da coisa sem gerar vantagem alguma. Perguntem ao instrutor de NR-35 (trabalho em altura) e ele lhe confirmará a informação.

 

penso que a ideia do transistor é uma boa aplicação da polia, pois atende além da inversão do sentido do sinal (de + pra -) ao usar como porta NOT, também atende ao sistema de polias móveis quando em características de amplificação de sinal (mas este ainda fica um pouco controverso devido a necessidade de um segundo input no sistema)..

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eder Neumann , mesmo fixa e invertendo o lado, a função permanece, no caso sem alterar a força para tração. No caso do transistor, a analogia fica somente com essa mudança de direção sem alterar a força nem o torque. Permaneço nessa convicção por causa da analogia da tensão/corrente com força e torque. Acho que faz mais sentido.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!