Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso ligar minha fonte sem estabilizador?


Ir à solução Resolvido por rodrigo.dcvieira,

Posts recomendados

Minha fonte ATX, quando a uso com estabilizador faz um barulhinho mesmo com o interruptor dela desligado. Com estabilizador ela funciona normalmente, porém, quero testar ela direto na tomada, pois estou tendo alguns problemas com o estabilizador (desculpem por usar tanto essa palavra).

 Nunca usei a fonte direto na tomada, tenho ela a muitos anos. É uma fonte genérica mas não tem a chavinha seletora de tensão (é automática).

  Quando conecto ela direto na tomada o barulho que antes fazia com o estabilizador some, porém a carcaça dela da um pequeno choque quando toco, mesmo com o interruptor desligado

 Não tive coragem de ligar o interruptor dela quando está ligada direto na tomada, tenho medo de danificar.

 Agora vem as perguntas, esse choque que ela da significa algum defeito? Eu posso ligar normalmente sem me preocupar?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
6 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

Agora vem as perguntas, esse choque que ela da significa algum defeito?

 

choque em gabinete é nada menos que falta de aterramento.. se fizer, some isso

 

6 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

Eu posso ligar normalmente sem me preocupar?

 

estabilizadores sao itens em desuso há decadas.. mesmo sendo fonte generica, se ela nao tem chavinha de selecionar a tensão e faz isso de forma automatica, nao vejo porque usar estabilizadores

 

e se for comprar uma fonte nova com pfc ativo, ai é que deve ficar longe de estabilizadores mesmo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

51 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

Minha fonte ATX, quando a uso com estabilizador faz um barulhinho mesmo com o interruptor dela desligado. Com estabilizador ela funciona normalmente, porém, quero testar ela direto na tomada, pois estou tendo alguns problemas com o estabilizador (desculpem por usar tanto essa palavra).

 Nunca usei a fonte direto na tomada, tenho ela a muitos anos. É uma fonte genérica mas não tem a chavinha seletora de tensão (é automática).

  Quando conecto ela direto na tomada o barulho que antes fazia com o estabilizador some, porém a carcaça dela da um pequeno choque quando toco, mesmo com o interruptor desligado

 Não tive coragem de ligar o interruptor dela quando está ligada direto na tomada, tenho medo de danificar.

 Agora vem as perguntas, esse choque que ela da significa algum defeito? Eu posso ligar normalmente sem me preocupar?

 

 

é exatamente como o colega acima @GabrielLV  Disse de maneira categórica. Não só pode como DEVE aposentar estabilizador.

 

Compra um filtro de linha Iclamper qualquer que é barato e já vai ser muito melhor. ✌️

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rodrigo.dcvieira tenho medo de pico d energia

adicionado 7 minutos depois

E quanto ao choque, se eu não fizer aterramento, isso poderá danificar futuramente a fonte ou o resto do pc? Se eu fizer aterramento isso prolongará a vida útil do meu computador? Ou so vai parar de dar choque mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

tenho medo de pico d energia

Estabilizador aumenta mais ainda os picos de energia... Deixa o seu PC longe desse treco! A

13 minutos atrás, André jacó fisgado disse:

Se eu fizer aterramento isso prolongará a vida útil do meu computador? Ou so vai parar de dar choque mesmo?

Vai ajudar nas duas coisas. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
6 horas atrás, André jacó fisgado disse:

E quanto ao choque, se eu não fizer aterramento, isso poderá danificar futuramente a fonte ou o resto do pc? Se eu fizer aterramento isso prolongará a vida útil do meu computador? Ou so vai parar de dar choque mesmo?

A tensão aí é 127V ou 220V? Se for 127V, dê uma olhada na polarização, que deve estar invertida:

 

Tomadas 3.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, André jacó fisgado disse:

@rodrigo.dcvieira tenho medo de pico d energia

 

O pico de energia irá afetar seu computador com ou sem estabilizador. Porém, o estabilizador irá fazer o favor de aumentar a "potência" do pico.

 

Estabilizador é mania brasileira, só no Brasil essa tranqueira é vendida, e o brasileiro também não ajuda muito, pois todo o aparelho ele liga diretamente na tomada sem nenhum problema, mas o computador ele teima em achar que precisa de estabilizador se não "vai queimar", quando na verdade o estabilizador está é acelerando o processo de desgaste das peças.

 

Veja os vídeos que mandei no outro post e entenda mais sobre esse assunto. Estabilizadores são uma praga que não devem ser utilizados EM NENHUMA ocasião, pois eles não oferecem proteção contra nada, muito pelo contrário: eles são geradores de problemas.

 

Lembre-se: Todos os aparelhos oferecem proteção contra determinadas interferências na rede elétrica (a prova disso é que muito provavelmente você usa sua televisão, geladeira, micro-ondas e etc. diretamente na tomada, e nunca que um pico de energia fez eles queimarem com 1 dia de uso, não é verdade?), e com os computadores não é diferente. Por mais genérica que uma fonte seja, ainda assim ela deve ser usada sem estabilizador.

 

https://www.youtube.com/watch?v=SfTchGJZBTI

https://www.youtube.com/watch?v=hTNvxc17psw

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@KairanD Aqui é 220 volts, a tomada só tem 2 buracos, porém eu uso um adaptador que aqui é chamado de "T" e então ligo ele na tomada e ligo a fonte nele

adicionado 5 minutos depois

Pra aterrar eu só preciso ligar a carcaça da minha fonte no chão né? Tenho 17 anos e acho q n posso chamar um eletricista pra fzr aterramento aqui :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, André jacó fisgado disse:

@rodrigo.dcvieira tenho medo de pico d energia

adicionado 7 minutos depois

E quanto ao choque, se eu não fizer aterramento, isso poderá danificar futuramente a fonte ou o resto do pc? Se eu fizer aterramento isso prolongará a vida útil do meu computador? Ou so vai parar de dar choque mesmo?

Aterramento não é algo fácil de se fazer, ainda mais dependendo do tipo de instalação elétrica da sua residência. NO Brasil só uma parcela muito pequena das casas tem isso. Como eu já falei acima. Joga esse estabilizador no Lixo e compra um desses que tu já fica tranquilo: ✌️😉

 

51C9M7zl-5L._AC_SX466_.thumb.jpg.1b5ccbcec6bf6d4be0f1cfb755e24c67.jpg

 

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

 

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@André jacó fisgado O indicado é chamar um eletricista e pedir que ele faça um aterramento.

 

Assim já solicita que troque a tomada para o padrão novo, que já deve ser trocado também, adaptadores nem se quer é recomendado.

 

O filtro de linha que o amigo @Eduardo Yagami é uma ótima opção, em uma promoção recente da Pichau o mesmo saiu por 40 reais apenas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo Yagami 

37 minutos atrás, Eduardo Yagami disse:

Aterramento não é algo fácil de se fazer, ainda mais dependendo do tipo de instalação elétrica da sua residência. NO Brasil só uma parcela muito pequena das casas tem isso. Como eu já falei acima. Joga esse estabilizador no Lixo e compra um desses que tu já fica tranquilo: ✌️😉

 

51C9M7zl-5L._AC_SX466_.thumb.jpg.1b5ccbcec6bf6d4be0f1cfb755e24c67.jpg

 

https://www.lojaclamper.com.br/dps-iclamper-energia-5/p

 

 

 

Eu tenho 2 negocio parecidos com isso 

https://ibb.co/HhTXcJk

https://ibb.co/0rpHJy5

Isso é filtro de linha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2020 às 17:42, André jacó fisgado disse:

@Eduardo Yagami 

Eu tenho 2 negocio parecidos com isso 

https://ibb.co/HhTXcJk

https://ibb.co/0rpHJy5

Isso é filtro de linha?

Tem cara de ser, mas é 100% de certeza que não chega perto desse que te indiquei, são no máximo uma régua com fusível. Dessas que qq loja de ferragem vende.

 

Um filtro de linha de verdade tem vários outros compenentes pra proteção.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!