Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arduino Arduino é TTL ou CMOS?


Posts recomendados

  • Membro VIP
12 horas atrás, Blumer Celta disse:

adepto de fazer alguns testes com a comunicação serial:

Se o produto final, destinar-se a puxar os dados pra dentro do PC, via comunicação serial.

E for algo que puxe pouca alimentação, haveria necessidade de fazer outra alimentação externa?

Pois acredito que o conector USB já daria conta de alimentar e ainda buscar

Sim amigo. A potência fornecida pelo usb é suficiente pra aplicações simples de coleta de dados...Claro deve-se conhecer totalmente as necessidades do projeto. Mas usb - e mais ainda a comunicação serial - são coisas do passado. Comece com testes simples com o mundo wireless. Pra pouca distância bluetooth, pra maiores, LoRa e afins...pro mundo todo? wifi...  Relativamente simples, até eu consegui conversar e piscar led com eles😁. Há vantagens óbvias ente elas destaco a solução definitiva da queima do seu note ou pc por conexões erradas, maus contatos e etc que te inquietam tanto no momento.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ATUALIZAR O FIRMWARE DO MICROCONTROLADOR DA USB DO ARDUINO UNO R3

 

Pesquisando sobre  a USB do Arduino UNO R3 descobri que o microcontrolador ATMEGA16U2MU pode ser atualizado via pinos ICSP.

As instruções para atualização podem ser retiradas dos LINKs abaixo:

 

ATMEGA16U2MU

 

image.png.c169550826e1b8876687928cac086a95.png

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ademilton ,

 

Olha, já faz bastante tempo que o Arduino Uno foi projetado, naquela época não existiam os CIs dedicados para a função conversor USB-SERIAL, saía mais barato usar um Atmega pequeno com programação para fazer esse trabalho de conversão.

Já que você notou o segundo conector de programação existente nessas placas, deve ter percebido que você pode reprogramar esse Atmega16 para fazer alguma função diferente, certo ?

Existiram alguns  projetos interessantes que faziam isso, mas nenhum melhor do que este aqui :

 

https://atmelcorporation.wordpress.com/2015/04/09/building-an-apple-ii-emulator-on-an-arduino-uno/

 

hardware.webp.51dd0f7f7ef7857e91a0570ea407ce04.webp

 

Um maluco usou esse Atmega16, com um resistor de 120 ohms, para gerar vídeo padrão VGA, e assim fez um emulador de APPLE ][ que rodava os programas em Basic do Apple !

 

A técnica de reprogramar está aqui :

 

https://atmelcorporation.wordpress.com/2014/12/01/using-the-power-of-two-mcus-on-an-arduino-board/

 

Como você deve notar, isso surgiu fazem 10 anos ........

 

Claro que hoje em dia existem placas semelhantes às da linha Arduino, porém com processadores muito mais poderosos tanto em hardware como em capacidade de memória e programa, e custam até menos do que ele, mas a quantidade de projetos existentes para a linha Arduino é  maior que a de todos os outros tipos juntos, sejam Pics, sejam STM, sejam ESPs,  com a vantagem de ter quase sempre o código aberto. Não existe nada melhor para aprendizado !

 

Agora, voltando ao seu projeto :

 

Se é apenas para leitura, lembre-se que esse 74S387 é um CI TTL que tem alto consumo de corrente, no mínimo 80 mA podendo atingir 130 mA. Se você está retirando essa alimentação do pino de +5V de saída existente no Arduino Uno, sugiro filtrar bem, use um capacitor de 47uf em paralelo com um cerâmico de 100nf , colocados quase colados no soquete do 74S387.

 

Quanto às entradas e saídas, ele pode ser ligado sim diretamente a um CD4040 , assim seu Arduino gera o reset e o clock para ir gerando o endereçamento, e você pode ler as 4 saídas de seu 74S387 diretamente nos pinos do Arduino.

 

Não conferi as ligações que vocês fizeram, mas peguei a ideia kkkkkkk

 

Faça o Reset do CD4040 e coloque os pinos G1 e G2 do 74S387 em nível baixo para habilitar as saídas. Aguarde uns 100 mseg.

 

Gere o clock pro CD4040, aguarde pelo menos uns 5 mseg, e leia as saídas do 74S387. Repita este passo até ler as 256 posições.

 

Esse projeto é bem simples, mas eu não sei programar nessas linguagens senão eu faria o programinha para vcs ok ?

 

Boa diversão !

 

Paulo

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, aphawk disse:

@Ademilton ,

 

Infelizmente não entendo nada dessa linguagem, só programo em Basic e Assembly .... C para mim é igual a Russo kkkkk

 

Paulo

Paulo você é Radioamador?

Eu sou o PU4ASL de Uberlândia-MG.

 

Depois dê uma passadinha no Clube do Hardware e veja as minhas artes com o INTRACO 7000 e o Telepatch 160/40, antes era um pano preto com estes rádios, agora tiramos o pano e abrimos geral para todo mundo, só não usa que não quer.

Todo este trabalho de usar o Arduino para copiar memórias PROM é para desenvolver maneiras fáceis de usar estes rádios mais antigos, eu minha filha o Mestre Andrei e o Wilson da Wiltec fizemos uma revolução nestes aparelhos.

É só digitar no google "Intraco 7000 ou Telepatch 160/40"

Espero que goste do que vai ver lá, acabamos com o MITO de que era mosca branca as informações destes rádios, virou código aberto agora.

 

Nesta batalha aprendi muito sobre a plataforma Arduino, em breve vou postar um gravador que estou montando que aceita qualquer ATMEGA do pequeno ao grande, está na bancada já.

Este Arduino que eu queimei a USB, vou usa-lo para gravar o Bootloader do ATMEGA8 da nova placa gravadora, usarei o conector ICSP do ATMEGA328 da placa do UNO R3 como gravadora, retiro o 328 espeto o Atmega8 ensiro o cabo do USBasp e pronto lá vai mais um bootloader pra dentro.

 

Ô bicho fuceiro é Radioamador........kkkkkk

 

73

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ademilton disse:

Paulo você é Radioamador?

Eu sou o PU4ASL de Uberlândia-MG.

 

Opa QSL meu amigo kkkkk sou o PY2APK, São Paulo.

Legal ver vcs conseguirem reaproveitar esses rádios mais antigos ! Parabéns pela iniciativa !

Posso dizer que eu me especializei nos Atmegas e também no hardware do Arduino Uno e Nano, uso ele em meus rotores de antenas e chaveador de antenas inteligente.

Eu projeto todo o hardware e software que uso, inclusive as PCBs.

Seguem fotos do que está na minha bancada agora , Controlador para duas torres e dois rotores com ate 9 antenas cada uma, do tipo Electril / Diex , e embaixo a placa do Chaveador de Antenas inteligente, também para 2 torres e 9 antenas cada uma :

WhatsAppImage2024-02-04at13_03_52.thumb.jpg.71e88a470961a2661429e9c62b51eba8.jpgWhatsAppImage2024-02-04at13_04_12.thumb.jpg.8f818d6dcc856bdeb08ae0420fd969c7.jpg

 

Uso os Arduinos Nano como hardware básico, e acrescento o que preciso em volta dele, cuidando de sempre fazer isolação ótica entre os meus hardwares a as portas USB, assim não tenho problemas de RF travando os computadores.

Já apanhei bastante também com USBASP, é por onde gravo meus programas em Basic e Assembly neles.

Tive de aprender o protocolo de comunicação usado pelos rotores Yaesu, para simular no meu projeto.

E também tive de aprender os protocolos de comunicação serial dos rádios Icom, Yaesu e Kenwood com os computadores, para decodificar as frequências e assim saber as bandas para escolher as antenas corretas.

Enfim, se precisar de alguma ajuda estou em QAP/QVR ok ?

Um abraço ao colega !

 

Paulo

  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 03/02/2024 às 02:56, .if disse:

Sim amigo. A potência fornecida pelo usb é suficiente pra aplicações simples de coleta de dados...Claro deve-se conhecer totalmente as necessidades do projeto. Mas usb - e mais ainda a comunicação serial - são coisas do passado. Comece com testes simples com o mundo wireless. Pra pouca distância bluetooth, pra maiores, LoRa e afins...pro mundo todo? wifi...  Relativamente simples, até eu consegui conversar e piscar led com eles😁. Há vantagens óbvias ente elas destaco a solução definitiva da queima do seu note ou pc por conexões erradas, maus contatos e etc que te inquietam tanto no momento.

Muito obrigado pelos ensinamentos. São de grande valia para mim.

Muito bom, daqui pra frente usarei mais o wireless.

 

18 horas atrás, aphawk disse:

Se é apenas para leitura, lembre-se que esse 74S387 é um CI TTL que tem alto consumo de corrente, no mínimo 80 mA podendo atingir 130 mA. Se você está retirando essa alimentação do pino de +5V de saída existente no Arduino Uno, sugiro filtrar bem, use um capacitor de 47uf em paralelo com um cerâmico de 100nf , colocados quase colados no soquete do 74S387.

 

Quanto às entradas e saídas, ele pode ser ligado sim diretamente a um CD4040 , assim seu Arduino gera o reset e o clock para ir gerando o endereçamento, e você pode ler as 4 saídas de seu 74S387 diretamente nos pinos do Arduino.

Perfeito. No projeto em questão, então se passasse destes 130ma, precisariam implementar drivers com transistores, certo?

 

18 horas atrás, aphawk disse:

Faça o Reset do CD4040 e coloque os pinos G1 e G2 do 74S387 em nível baixo para habilitar as saídas. Aguarde uns 100 mseg.

 

Gere o clock pro CD4040, aguarde pelo menos uns 5 mseg, e leia as saídas do 74S387. Repita este passo até ler as 256 posições.

Perfeito,

Estes 100ms do início, tudo bem, pois seria somente no início, e para o RESET.

No caso dos 5ms eles estariam presentes em cada ciclo né?

Entendo que é um projeto único e que para 256 posições não faria diferença, pois de qualquer forma o processo seria concluído dentro de um tempo aceitável.

Mas, pergunto só de curioso mesmo, pois gosto de trabalhar com estes componentes que ainda lidam com as informaçòes em paralelo.

Seriam mesmo necessários 5ms em cada ciclo, ou é mais uma questão "deixar uma boa sobra"?

Ou seja, o tempo para os endereços estabilizarem é este mesmo?

Pois, de curioso dei uma olhada no datasheet e as grandezas de tempo da memória correm em "ns", e este

MS seria muito maior, pelo que entendi nas calculadoras online.

 

5 horas atrás, Ademilton disse:

virou código aberto agora.

Parabéns, isso vai manter estes aparelhos no mercado por mais tempo.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Muito obrigado pelos ensinamentos. São de grande valia para mim.

Muito bom, daqui pra frente usarei mais o wireless.

 

Perfeito. No projeto em questão, então se passasse destes 130ma, precisariam implementar drivers com transistores, certo?

 

Perfeito,

Estes 100ms do início, tudo bem, pois seria somente no início, e para o RESET.

No caso dos 5ms eles estariam presentes em cada ciclo né?

Entendo que é um projeto único e que para 256 posições não faria diferença, pois de qualquer forma o processo seria concluído dentro de um tempo aceitável.

Mas, pergunto só de curioso mesmo, pois gosto de trabalhar com estes componentes que ainda lidam com as informaçòes em paralelo.

Seriam mesmo necessários 5ms em cada ciclo, ou é mais uma questão "deixar uma boa sobra"?

Ou seja, o tempo para os endereços estabilizarem é este mesmo?

Pois, de curioso dei uma olhada no datasheet e as grandezas de tempo da memória correm em "ns", e este

MS seria muito maior, pelo que entendi nas calculadoras online.

 

Parabéns, isso vai manter estes aparelhos no mercado por mais tempo.

 

Pois é.....no meu forum dedicado ao INTRACO 7000, a ideia começou com um amigo o PY4MM (Dias)  me dando de presente o rádio e a fonte, mas como o rádio foi sucateado por um órgão público eu precisava mudar suas frequências, mas como fazer isto, o aparelho estava funcionando, mas com apenas 1 canal. Ai começou tudo e fui parar em uma enorme pesquisa que durou 12 meses. Hoje este rádio tem 256 canais, várias modificações eletrônicas e recursos comparados aos modernos do mercado. Não fiz sozinho....tive ajuda da minha filha, genro e vários amigos cada um participou com o que conseguia e entendia. Salvamos esta preciosidade da industria brasileira de ser esquecida e abandonada.

Você pode saber mais sobre o projeto procurando no CDH ou no Google, use as palavras (INTRACO 7000 e TELEPATCH 160/40).

Foi o que pude fazer para ajudar o nosso hobbie.

 

Veja o danadinho ai:

image.png.70bf0e55aca2efc62edcea9a15e73233.png

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Projeto legal e minimalista do leitor de prom. Permita-me opinar que não há (ou não havia) necessidade do 4040 pois o mc possui número de pinos suficiente para end. e dado. Fica (ficaria) ainda mais minimalista e mais simples.

E se me permita, seu código pode ser ainda mais enxuto.

 

Qual a ideia de copiar a prom? Gravar outra? Não sendo do ramo, não percebo a função de tal prom no sistema do rádio... suponho serem dados importantes pro sistema.. óbvio. Se forem fixos, = ok. Mas digamos que você queira brincar e variar um pouco: ...com o arduino você pode até emular uma prom controlando seus dados pela serial  e etc ou seja seu rádio vai pensar que tem uma prom mutante 😁 mas vai funcionar do mesmo jeito. 🙂

 

Em tempo: há algumas décadas ganhei um ultramegasuper rádio px (ou similar) com defeito mas que funcionava. O defeito era que o display lcd pifou..não dava pra ver o canal e etc dele. Teorizei ler os sinais de controle com analisador lógico ou até mesmo osciloscópio, interpretar sua lógica maluca e 'fazer' com um outro display gráfico... Mas era muita flatulência pra pouco resultado final da digestão😁 ...ficou só na teoria mesmo... de boa intenção o inferno tá cheio 🤪

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Ademilton disse:

mas como o rádio foi sucateado por um órgão público eu precisava mudar suas frequências, mas como fazer isto, o aparelho estava funcionando, mas com apenas 1 canal.

Sim, já tinha olhado este tópico neste meio tempo. Mas, cada rádio deste tinha suas frequências fixas diferentes dependendo da instituição que usa? Posso imaginar que a polícia e aviação deve usar frequência privativa, mas os demais instituições será que também precisariam? Por exemplo se eu como cidadão comprasse um destes, precisaria registrar junto aos órgãos uma frequência específica? Desculpe a minha ignorância total no assunto Rádio amador.

 

1 hora atrás, .if disse:

Qual a ideia de copiar a prom? Gravar outra? Não sendo do ramo, não percebo a função de tal prom no sistema do rádio... suponho serem dados importantes pro sistema.. óbvio. Se forem fixos, = ok. Mas digamos que você queira brincar e variar um pouco: ...com o arduino você pode até emular uma prom controlando seus dados pela serial  e etc ou seja seu rádio vai pensar que tem uma prom mutante 😁 mas vai funcionar do mesmo jeito.

Talvez quisessem ler uma prom maior futuramente, sem acrescentar um dipswitch para bancos manuais?

No caso da prom mutante, já soube de caras que fizeram isso (no campo dos jogos), e no caso deles tiveram que ultrapassar a barreira da velocidade que os consoles esperavam os dados. Soube que o técnico resolveu isso usando um MC mais veloz, e até onde sei conseguiu em consoles mais antigos como o atari por exemplo. Mas creio que nestes rádios, dada a idade dos mesmos, devem se contentar com a velocidade fornecida pelo Arduino.

 

2 horas atrás, .if disse:

O defeito era que o display lcd pifou.

Lembro de já ter visto aparelhos assim usando proms para comandar exatamente displays. Soube que usa-se

circuitos dedicados para comandar estes displays (os de LED pelo menos), portanto só posso pensar que talvez seja para aparecer algum caractere específico, como letras por exemplo. Em um display que só mostraria números (com o ci específico).

 

2 horas atrás, .if disse:

Qual a ideia de copiar a prom? Gravar outra?

Pelo que vi lá no tópico dele, pretendem isso, recuperar o conteúdo da prom e passar para um componente mais moderno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Blumer Celta disse:

Perfeito. No projeto em questão, então se passasse destes 130ma, precisariam implementar drivers com transistores, certo?

 

Não precisa não. Do Arduino Uno original você podia puxar até mais de 500 mA. Já das cópias chinesas não recomendo puxar mais de 200 mA, e nem alimentar o Arduino com mais de 12V.

Dos Arduino Nano, mantenho também em 200 mA máximos.

Se precisar de mais corrente do que isso, use um regulador de tensão, por exemplo um LM340T-05 com um belo dissipador de calor, pode fornecer até 1 A .

 

4 horas atrás, Blumer Celta disse:

Estes 100ms do início, tudo bem, pois seria somente no início, e para o RESET.

No caso dos 5ms eles estariam presentes em cada ciclo né?

Entendo que é um projeto único e que para 256 posições não faria diferença, pois de qualquer forma o processo seria concluído dentro de um tempo aceitável.

Mas, pergunto só de curioso mesmo, pois gosto de trabalhar com estes componentes que ainda lidam com as informaçòes em paralelo.

Seriam mesmo necessários 5ms em cada ciclo, ou é mais uma questão "deixar uma boa sobra"?

Ou seja, o tempo para os endereços estabilizarem é este mesmo?

Pois, de curioso dei uma olhada no datasheet e as grandezas de tempo da memória correm em "ns", e este

MS seria muito maior, pelo que entendi nas calculadoras online.

 

A informação que tem no datasheet são os tempos mínimos necessários.

Mas lembre-se : você não está usando só CIs TTL, e sim Cmos ligados ao seu TTL !

Como as impedâncias são diferentes, e as capacidades de corrente também, e sua montagem é do tipo amadora, para que você precisa de velocidade alta ?

Com os tempos que passei, há tempo de sobra para todos os sinais ficarem estáveis, evitando qualquer erro.

Sim, os 5 mSeg se repetem em cada leitura efetuada dos dados da posição de memória.

Toda essa temporização é apenas para ter uma boa sobra, poderia diminuir bastante, mas seguro morreu de velho....

O processo todo de leitura duraria menos do que 1,5 segundos com os tempos que passei.... nada que atrapalhe.

 

 

 

19 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Mas creio que nestes rádios, dada a idade dos mesmos, devem se contentar com a velocidade fornecida pelo Arduino.

 

Uau, quanto desprezo pelo Arduino kkkkkkkk ! Até parece que 20 MHz de clock é lento ..... um Apple ][ rodava a 1 MHz, um TRS-80 a 2 MHz, um Sinclair ( ou TK-82C ou TK85 ) rodava a 4 MHz ......

 

Na verdade essa PROM trabalha em velocidades bem mais baixas nesses rádios, ela é usada apenas quando se muda o canal, para obter a frequência de operação que está codificada.

 

E voltando ao Arduino, até hoje não precisei passar de 16 MHz de velocidade em nenhum projeto meu .... quando a temporização ficou crítica, o velho Assembly sempre resolveu.....  Se eu precisar fazer algo com Wireless, uso um ESP8266 como acessório de rádio kkkkkkk !

 

Já falei algumas vezes aqui no CDH : para quem conhece o hardware interno de um microcontrolador ATMEGA, quase nada é impossível ! Claro que se você não domina, tem de usar bibliotecas prontas e ficar na mão de outros programadores e ver o tamanho de seu programa crescer mais que fermento... 

 

Paulo

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

57 minutos atrás, aphawk disse:

Uau, quanto desprezo pelo Arduino kkkkkkkk

Boas informações, muito obrigado.

Não tenho mais contato com aquele pessoal, mas lembro que pretendiam usar o arduino como uma eprom FAKE, queriam colocar o código dentro e fazer o videogame rodas com o jogo vindo de dentro do arduino em vez de vis da eprom.

 

Mas nem sei que nível de conhecimento eles tinham, provavelmente (assim como eu), não dominavam o asm.

 

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
14 horas atrás, aphawk disse:

Do Arduino Uno original você podia puxar até mais de 500 mA. Já das cópias chinesas não recomendo puxar mais de 200 mA,

corrente total ou a um só pino? Se for a total, melhor corrigir pois tem neguinho que pode confiar cegamente em você e nem lê o d.s. 😁. Se for a de um só pino, um mc original de 64 pinos suportaria... 32A entrando no vcc 🤪

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, .if disse:

corrente total ou a um só pino? Se for a total, melhor corrigir pois tem neguinho que pode confiar cegamente em você e nem lê o d.s. 😁. Se for a de um só pino, um mc original de 64 pinos suportaria... 32A entrando no vcc 🤪

 

Não estou falando do Microcontrolador, e sim do pino de saída de +5V que vem do regulador interno da plaquinha do Arduino, que ė quem está alimentando os CIs externos, inclusive a Prom ....

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

17 horas atrás, aphawk disse:

pino de saída de +5V que vem do regulador interno da plaquinha do Arduino, que ė quem está alimentando os CIs externos,

Agora sim. De fato eu (eu) recomendo sequer usar tal vcc arduíno pra coisa externa pra algo ligeiramente mais sério do que piscar leds . . 😁.. p.ex. quando se tem leitura analógica...

Indo numa auto-contramão, agora há pouco usei o 3v arduino de um raspberry pra alimentar um display gráfico e deu muito certo... na bancada. Pra uso real se você medir a corrente máxima dos periféricos e não deixar passar de uma fração do que o d.s. do seu arduino recomenda eu permito que você use a fonte dele, ok? 😜

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, .if disse:

sequer usar tal vcc arduíno

Muito interessante. (percebi que estes reguladores dos arduinos esquentam bastante, vi relatos de quem queimou)

Para uma aplicação final, acredito que:

Usaria-se um regulador mais parrudo, que suportaria o "Mc arduinus", e os demais componentes.

 

Mas em fase de projeto? como seria feito este "casamento" de fontes distintas?

Peguemos o projeto da PROM citado recentemente aqui:

O modulo Arduíno, seria alimentado por sua fonte/USB, e os demais chips (digamos que tivesse mais a ponto do regulador do arduino não suportar), seriam ligados por uma fonte externa de 5V/1A.?

Os GNDs das fontes eu poderia juntar?

E os VCCs como seria feito?

Por exemplo, se eu alimento a PROM com os 5V de da fonte externa, teria chance desta "alimentação separada", sair pelos pinos de dados da PROM, e retornar para o Arduino, queimando-o?

 

Ou, em fase de projeto, eu já não poderia sequer cogitar isso, e deveria desde o início alimentar tudo com a fonte mais parruda (inviabilizando o uso de um módulo pronto de Arduino)?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Blumer Celta ,

 

Nunca use o Arduino alimentado pela porta USB para alimentar alguma coisa externa !  As portas USB não são fontes de 5V kkkkkkk   elas podem fornecer sem problemas uns 200 mA, mas mais que isso é querer correr riscos.

 

A maneira correta é usar uma fonte de 9V, e alimentar o arduino direto dela. O consumo do Arduino é baixo.

Ao mesmo tempo colocar um regulador de 5V na saída dessa fonte de 9V, e com os 5V dele alimentar os circuitos externos.

 

Paulo

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, aphawk disse:

Nunca use o Arduino alimentado pela porta USB para alimentar alguma coisa externa !  As portas USB não são fontes de 5V kkkkkkk   elas podem fornecer sem problemas uns 200 mA, mas mais que isso é querer correr riscos.

 

A maneira correta é usar uma fonte de 9V, e alimentar o arduino direto dela. O consumo do Arduino é baixo.

Ao mesmo tempo colocar um regulador de 5V na saída dessa fonte de 9V, e com os 5V dele alimentar os circuitos externos.

 

Paulo

Valeu, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Em 04/02/2024 às 18:40, .if disse:

Projeto legal e minimalista do leitor de prom. Permita-me opinar que não há (ou não havia) necessidade do 4040 pois o mc possui número de pinos suficiente para end. e dado. Fica (ficaria) ainda mais minimalista e mais simples.

Perfeito, O objetivo inicial era colocar um modulo de cartões SD e outros periféricos.

Aliás o objetivo original era um breve teste mesmo.

O principal era o módulo SD, pois o editor hexadecimal que eu tinha (arcaico e em modo texto) não permitia muita coisa, portanto pensei em como seriam retirados os dados da interface do Arduino para que fossem aproveitados.

Recentemente troquei de editor hexadecimal e este novo permite muito mais coisa, inclusive copiar os dados da interface do Arduíno e colar nele.

Possuo outros projetos mais robustos sem o uso de CIs externos (com Arduino Mega).

 

Em 04/02/2024 às 18:40, .if disse:

E se me permita, seu código pode ser ainda mais enxuto.

Perfeitamente. Estou ficando velho e preguiçoso. Hoje em dia infelizmente não tenho otimizado muito os códigos.

Principalmente para este volume de dados. Em geral vou fazendo gambiarras (e bota gambiarra nisso kkkk), e quando está funcionando deixo assim.

Ainda sobre estar ficando velho:

Tem muitas coisa que deixo de propósito (pra não me perder mesmo)

Por exemplo: Em vez de:

IF variável então.

faço:

IF variavel = true então.

Sei que é desnecessário, mas me ajuda a não me perder na lógica.

Assim como as variáveis que não precisam ser inicializadas, já tive tantos problemas com lixo de memória com os diversos compiladores que testei,

Que hoje em dia (mesmo onde não tem necessidade), inicio elas do mesmo jeito.

Este código publicado também já estava obsoleto na época já existia um novo (maior ainda kkkk).

 

Em 04/02/2024 às 18:40, .if disse:

Qual a ideia de copiar a prom? Gravar outra? Não sendo do ramo, não percebo a função de tal prom no sistema do rádio... suponho serem dados importantes pro sistema..

Elas tem mais de uma função, por exemplo:

Lidar com a parte dos canais,

Controlar os displays (mais sobre isso adiante)

etc.

No caso, estão sendo feitas modificações nos arquivos dos canais e adicionando novos (em componentes um pouco mais novos).

Para o caso onde são usados para displays, pode copiar na integra mesmo para substituir uma PROM queimada mesmo, ou (como fiz, transformar duas PROMs de 4bits em uma de 8bits) para gerenciar os displays.

 

Em 03/02/2024 às 22:35, aphawk disse:

Faça o Reset do CD4040 e coloque os pinos G1 e G2 do 74S387 em nível baixo para habilitar as saídas. Aguarde uns 100 mseg.

 

Gere o clock pro CD4040, aguarde pelo menos uns 5 mseg, e leia as saídas do 74S387. Repita este passo até ler as 256 posições.

Perfeito. Se não me engano no lugar destes 5mseg o código estava como 10mseg. O tempo do RESET não lembro.

 

Em 01/02/2024 às 09:40, aphawk disse:

Recomendo que usem um isolador USB deste tipo aqui :

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4407001698-modulo-isolador-usb-adum3160-usb-a-voltage-isolator-mod-_JM#position=28&search_layout=stack&type=item&tracking_id=d27ae928-5b4e-44ad-a69d-a4274ddea1f2

 

Comprei 5 desses no Aliexpress por menos de 40 reais cada um no ano passado. Funcionam muito bem e vai isolar completamente a parte USB-SERIAL.

Perfeito, estará no meu próximo carrinho de compras.

 

Em 02/02/2024 às 11:43, aphawk disse:

Caramba faz tempo que não via um Uno usando um ATMEGA16U2 como conversor serial .... esse aí é velho kkkkk

Também tenho um destes

 

 

Muito obrigado aos mais experientes pelos ensinamentos.

Como resultado final de meus experimentos (não me segue não que estou perdido kkkkk)

Acabei de postar isso no tópico do telepatch, mas como o assunto foi mostrado aqui também, segue o resultado dos meus experimentos com as PROMs.

Lá tem mais informações.

*Antes de mais nada, cabe salientar que os testes que fiz foram em rádios de sucata. E também não sou engenheiro, muito menos formado em eletrônica. Os materiais que apresento são somente com fins didáticos.

*O hardware montado sobre o Arduino NÃO está de acordo com o que os engenheiros ensinam.

PODE PREJUDICAR SEU PC E SEU ARDUINO. Somente utilize se você não tem problemas com a provável queima dos mesmos.

Segue o vídeo:

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia pessoal

O Andrei conseguiu mesmo ler o conteúdo das proms (DM74S387N e SN82S126N) ambas usadas no Intraco 7000 e Telepatch 160/40.

Este recurso, me permitiu salvar os códigos gravados na PROM para posteriormente transferí-los para uma Eprom 27C64, 256 ou 512 ou ainda para uma E2Prom 28C64, 256 ou 512.

Aos radioamadores que mexem com repetidoras é ainda melhor porque as vezes recebem um equipamento desconhecido que o proprietário quer retornar a frequência anterior e não se consegue saber o conteúdo da PROM instalada.....este recurso barato e simples, resolve o impasse além de permitir um backup.

Aproveitando o momento dos testes junto com o Andrei, montei o circuito em placa universal o que me permite agora usá-lo a qualquer momento, mas já estou projetando uma nova placa, assim que estiver pronta, disponibilizo o Gerber para todos.

Coitado do Andrei, estou enxendo as paciências dele, mas é por uma boa causa, estes rádios deixaram de ficar no anonimato e no pano preto....virou código aberto.

73 moçada.

1706569756491932687329155409031.thumb.jpg.0a9ac485361d08d0d6a8b9ff564969f5.jpg

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!