Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho um Notebook (Samsung Expert x50) com um processador Core i7 8550U com velocidade base 1.99 GHz. Ultimamente eu tenho tido alguns problemas de desempenho em jogos, então fui conferir e vi que a CPU está usando ~3.9 GHz (mesmo quando não há nada aberto, independentemente da % de uso), porém a temperatura (quando aumenta o uso) e a tensão também parecem estar altas (algo como 14V e 96ºC). Eu já tive esse problema antes e não sei o que fiz para resolver (ou se fiz algo pra resolver), mas os jogos rodavam normalmente com ~1.7GHz. Não tenho overclock ativado nem nada do tipo.

Não tenho certeza que é a frequência que tá causando isso, mas foi o que vi que está anormal. Alguém já passou por isso ou sabe o que devo fazer? Obrigado desde já 

Postado

Bom, não está no modo desempenho. Mas não acho que a queda de performance está relacionada somente a temperatura, porque o desempenho já caí antes de esquentar suficientemente

De qualquer forma vou dar mais uma olhada nas configurações de bateria, talvez encontre algo

Postado

Não tem nenhum processo que não seja necessário ou que esteja consumindo demais no gerenciador de tarefas.

Mais algumas informações que notei: quando eu mudo o modo de energia, a frequência diminui. no modo desempenho, mesmo sem uso a frequência fica nos 3,8Ghz. Mas assim que abro um jogo ou algo do tipo a frequência volta a ficar naquele nível e a temperatura sobe demais (mesmo estando só no menu do jogo). O cooler aparentemente tá funcionando normalmente e não é problema de superfície.

Estressando a CPU pelo CPU-Z, com uso 100%, a frequência ficou em 2,6GHz e não aqueceu demais.

Ao meu ver pode ser alguma configuração ou algum programa que tá tentando ''turbinar'' demais a CPU em momentos de demanda, mas tá dando o efeito oposto. Mas não consegui achar nada do tipo. 

Postado

Vá nas opções de energia do Windows, e configure na aba processador, o melhor modo para o seu processador funcionar. Veja também se a pasta térmica do mesmo não está ressecada. Boa Sorte.

Postado

Baixa o throttlestop e cria dois perfis, um com a opção disable turbo, pra você usar pra economizar bateria e etc, e outro perfil alto desempenho, sem a opção marcada.

Postado

Então, deixando no modo de energia equilibrado ajudou a segurar em 1,8GHz e pelo menos assim não sobe a temperatura. Mas não é bem uma solução, o modo desempenho ainda coloca a frequência no máximo sem motivo derrubando o FPS e o modo equilibrado também acaba limitando o processador, não faz sentido um modo desempenho q não tem bom desempenho hehe

De qualquer forma obrigado a quem ajudou, as dicas com certeza foram úteis 

Postado

Pode ser um caso de power throttling, sua cpu tenta ficar no máximo, porém por alguma limitação da marca(muito comum em dell, mas visto em outras marcas) o sistema de alimentação não consegue suprir.

Aconselho a baixar o throttlingstop, la ele avisa quando tem limit power

• Coordenador
Postado

Deixar o notebook no modo de desempenho máximo só vai deixar o processador no clock máximo, mais quente e a bateria consumir mais rápido. Além disso, essa temperatura aí está causando queda no clock, famoso thermal throttling, bastante comum em notebooks. Não vejo nada de anormal, comportamento comum em notebooks por aí. Deixe no modo equilibrado, seu processador vai usar o clock de acordo com a necessidade. Abraços.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!