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Um resistor diminui a tensão ou apenas a corrente?


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Só pra tirar uma dúvida. Um resistor diminui a tensão e a corrente ou apenas a corrente? Se por exemplo eu ligar um circuito com uma fonte de 12 volts, um resistor de 10k e motor dc. Esse motor receberia 12 volts porém com corrente reduzida ou receberia uma tensão diferente com uma corrente X?

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A tensão será reduzida e a corrente dependo do uso não fará muita diferença já que o circuito todo é quem "puxa" a corrente necessária, se não for um caso de precisar demais.

Porque quer colocar um resistor antes de onde quer ligar?

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1 hora atrás, André jacó fisgado disse:

Um resistor diminui a tensão e a corrente ou apenas a corrente?

Diminui a corrente. 

 

1 hora atrás, André jacó fisgado disse:

Esse motor receberia 12 volts porém com corrente reduzida ou receberia uma tensão diferente com uma corrente X?

Receberia uma tensão e corrente diferentes. 

 

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3 horas atrás, CarlosRJ1965 disse:

tensão será reduzida e a corrente dependo do uso não fará muita diferença

A resistência diminue a corrente a tensão é a mesma, reveja o estudo de associação de resistores. 

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7 horas atrás, André jacó fisgado disse:

Um resistor diminui a tensão e a corrente ou apenas a corrente?

 

7 horas atrás, André jacó fisgado disse:

Se por exemplo eu ligar um circuito com uma fonte de 12 volts, um resistor de 10k e motor dc.

Depende do tipo de associação, se for em serie diminui tanto a corrente quanto a tensão, pois parte da tensão da fonte (12V) fica no resistor (queda de tensão).

agora se for em paralelo tanto a corrente quanto a tensão permanece a mesma no motor (12V). Só vai gastar mais energia da fonte....

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  • Membro VIP
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Um determinado motor DC 12V de exemplo é uma "resistência" de 200 Ω. Para além disso, há as questões de indução, e de variação (aceleração, desaceleração e "pesos" no motor em funcionamento). Vamos abstrai-las.

 

Entre o resistor de 10 KΩ e o motor (200 Ω) — os quais estão "associados em série" — você terá a saída de um divisor de tensão. Se tudo fosse constante, e já sabemos que não é, a tensão teórica naquele "ponto de aferição" seria de ~235,3mV.

 

(o motor provavelmente não está rodando aí, está? mas não sabemos os ohms dele)

 

Tudo o que você tem de fazer para entender o porquê é estudar a famosa e básica Lei de Ohm com as fórmulas de associação série/paralelo.

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