Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde, eu gostaria de saber Como o computador consegue ter acesso a localização se ele não tem GPS? Me veio essa dúvida na cabeça.. Realmente não consigo explicar isso.

Valeu!

• Curtir 2
Postado

@Gabriel Torres Certo, Gabriel, mas isso me leva a próxima pergunta : como o IP determina a localização? Para min parece só um número que identifica a máquina... O celular possui a tecnologia geográfica, alguns tem bússola e etc, Mas e o PC?

• Curtir 2
Postado

@vap25     ainda não fiz esse curso de arquitetura de redes do Gabriel Torres , não , mas creio que seja pelo roteador , pois a prestadora tem o endereço físico fornecido pelo usuário e a partir daí faz a ligação de um com  o outro , e sendo assim o roteador estará na proximidades desse pc seu .

• Curtir 2
  • Administrador
Postado

@vap25 @devair1010 Isto é explicado em detalhes em meus cursos, mas a explicação simples é a seguinte. Através de um banco de dados chamado GeoIP você tem a correspondência de um bloco de endereços IP e a localização física. Isto é possível porque blocos de endereços IP são entregues às operadoras de acesso à Internet, e estas operadoras subdividem estes blocos de acordo com a região, estado, cidade, bairro etc. Este banco de dados é dinâmico por que de tempos em tempos as operadoras podem reconfigurar o local físico para onde vai entregar seus blocos, mas a mecânica é esta.

Então apesar de o endereço IP em si não carregar a informação de localização física, você pode consultar o banco de dados GeoIP para ver qual região aquela operadora está entregando o bloco ao qual aquele endereço IP faz parte.

• Curtir 4
  • Obrigado 2
Postado

@Gabriel Torres Entendi! Então o IP só é capaz de rastrear a região, no máximo o bairro, mas não a casa em especifico, confere?

Já ouvi dizer que entrar na Deep Web é proibido e que rastreariam o meu local, teria consequências judiciais, além de poder ser raqueado e etc, estava assustado.

Mas agora sim, Gabriel, obrigado pela explicação!

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 03/10/2020 às 14:26, Gabriel Torres disse:

@vap25 @devair1010 Isto é explicado em detalhes em meus cursos, mas a explicação simples é a seguinte. Através de um banco de dados chamado GeoIP você tem a correspondência de um bloco de endereços IP e a localização física. Isto é possível porque blocos de endereços IP são entregues às operadoras de acesso à Internet, e estas operadoras subdividem estes blocos de acordo com a região, estado, cidade, bairro etc. Este banco de dados é dinâmico por que de tempos em tempos as operadoras podem reconfigurar o local físico para onde vai entregar seus blocos, mas a mecânica é esta.

Então apesar de o endereço IP em si não carregar a informação de localização física, você pode consultar o banco de dados GeoIP para ver qual região aquela operadora está entregando o bloco ao qual aquele endereço IP faz parte.

@Gabriel Torres  Certo, percebi que quando a localização está desativada, o Windows 10 informa uma localização completamente nada a ver com a minha, mas quando está ativada, no site da uber ele define o meu endereço exato, com rua e número. Já que o IP determina apenas a região/bairro, como meu computador consegue fazer isso?

• Curtir 2
  • Administrador
Postado
Em 11/10/2020 às 00:25, vap25 disse:

Já que o IP determina apenas a região/bairro

Na verdade, apenas uma correção técnica, a operadora de internet sabe exatamente qual cliente foi atribuido qual endereço IP. Esta informação, contudo, é privada. Só para você entender que tecnicamente falando, cada endereço IP público pode ser sim usado para identificar a localização exata do computador da pessoa. Agências policiais podem, por exemplo, pedir a um juiz expedir um mandado pedindo para a operadora revelar os dados de um usuário (como o endereço físico completo) que estava usando um determinado endereço IP em determinado dia e hora. Não tem a ver com a sua pergunta, mas achei importante corrigir a sua afirmação que destaquei acima.

Abraços.

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • 1 ano depois...
Postado
Em 12/10/2020 às 20:46, Gabriel Torres disse:

Na verdade, apenas uma correção técnica, a operadora de internet sabe exatamente qual cliente foi atribuido qual endereço IP. Esta informação, contudo, é privada. Só para você entender que tecnicamente falando, cada endereço IP público pode ser sim usado para identificar a localização exata do computador da pessoa. Agências policiais podem, por exemplo, pedir a um juiz expedir um mandado pedindo para a operadora revelar os dados de um usuário (como o endereço físico completo) que estava usando um determinado endereço IP em determinado dia e hora. Não tem a ver com a sua pergunta, mas achei importante corrigir a sua afirmação que destaquei acima.

Abraços.

Não concordo muito com isso. Primeiro porque qualquer site como https://www.maxmind.com/en/geoip-demo ou  https://meuip.rio.br/pt/localizar-ip/  quando pegam o seu IP, no máximo conseguem mostrar com boa precisão a sua cidade, mas quando a precisão vai para o nível de bairro e rua, é horrível para não dizer péssima.
Se você pegar um computador que tenha ethernet e wifi e desabilitar apenas a placa de wifi, os aplicativos de mapa não dão precisão alguma, pelo menos isso aconteceu aqui comigo no teste comigo. Agora quando eu ligo a placa de wireless, a precisão fica espantosa! Que o provedor possa ter a nossa localização pelo nosso cadastro e horário que fizemos logon, ok, mas essas informações que eu saiba não são compartilhadas nem conosco que usa aquele IP naquele momento, outra coisa que derruba essa hipótese é o seguinte: se você pegar uma antena potente de wifi e compartilhar sua internet que está na rua X, quando joãozinho se conectar a sua wifi a 500M de distância, nos programas de computador dele, não irá mostrar a rua X onde está cadastrada a sua moradia atrelada ao seu IP que a operadora sabe mas sim a rua de joãozinho onde ele recebe o IP, independentemente de onde venha a internet, mostrando que o segredo é o Wi-Fi, não somente o provedor.

Tem um lugar que corrobora a minha ideia que isso seja pelo Wi-Fi:
https://qastack.com.br/superuser/727732/how-does-wifi-determine-a-devices-location-duplicate

• Curtir 1
Postado
Em 03/10/2020 às 14:01, vap25 disse:

@Gabriel Torres Certo, Gabriel, mas isso me leva a próxima pergunta : como o IP determina a localização? Para min parece só um número que identifica a máquina... O celular possui a tecnologia geográfica, alguns tem bússola e etc, Mas e o PC?

O celular não tem mais isso de GPS faz tempo, tudo via internet atualmente, testa desativar WiFi e Dados móveis e abre o google maps pra ver se ele te dá a localização precisa, já tentei várias vezes na estrada e nunca consigo, atualmente é tudo via internet.

• Curtir 1
Postado

Olá amigos,

Todo e qualquer provedor de internet que tenha ASN (autonomous system number) tem que realizar boas práticas de configurações e uma delas é preencher em algumas bases de GEOIP o cadastro referente ao ASN e prefixo, a base de dados mais utilizada é a maxmind, onde diversos sistemas utilizam a mesma para localizar a origem do IP. A mesma não dá precisão em que bairro ou rua está, porém, da a precisão de cidade e país onde diversos sites necessitam para mostrar seus conteúdos (ex; youtube, alguns videos só reproduz na europa...) Caso o provedor não tenha realizado o cadastro corretamente do GEOIP, os serviços irão apresentar erros de geolocalização e o serviço não vai funcionar.

att;

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...