Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posso usar esse circuito como filtro de linha?


Moika4

Posts recomendados

@Phenom_X4 Achei o datasheet A tensão desse varistor vária de 504v a 616v,  o max. Clamping Voltage é 910v com uma corrente de 50A e ele tem uma capacitancia de 340p. Datasheet: datasheet.es/PDF/767137/MYN15-561K-pdf.html

 

Queria saber se com essas específicaçoes ele me garante proteção necessária.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Centelhadores à gás são muito usados em telefonia. Como mencionado pelo @Thiago Miotto , se for de ar condicionado, pode ser da 1a geração de splits com inversor de frequência. Nas primeiras máquinas, eram peças mais robustas e bem elaboradas, pois foi o início de uma transformação no mercado de climatização. Usei uns componentes com a função de partida em sistemas de câmara fria de grande porte, onde haviam condensadores menores com partida eletrônica. Tem a mesma característica dessa placa, com a diferença que havia relés para aplicar a carga. 

Fiquei curioso com a finalidade ou função do fio vermelho. Pelo que entendi, fase e neutro é o marrom e azul. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Moika4 disse:

varistor do neutro em série com o centelhador de gás até o terra

Confesso que é uma conexão atípica e alheia aos meus insights técnicos superficiais. O máximo que vislumbro é uma proteção adicional estilo mini pararraio. Mas pra ela operar o pico da descarga elétrica deve ser bem alto (e rápido): a soma das tensões de ambos

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Moika4 disse:

Achei o datasheet A tensão desse varistor vária de 504v a 616v,  o max. Clamping Voltage é 910v com uma corrente de 50A e ele tem uma capacitancia de 340p. Datasheet:

 

1 hora atrás, if. disse:

varistor do neutro em série com o centelhador de gás até o terra

 

Esse protetor parece que ia em alguma coisa que trabalhava em tensão bem mais alta do que a disponível numa tomada comum. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renato.88 Acredito que é só o varistor porque  o capacitor de saída é de 280v.

@Mega Blaster também não sei a do fio vermelho, tem um terminal do lado para conectar alguma coisa, mas não interfere no circuito porque não tá ligado a nada. 

Vou montar uma caixinha para incrementar no filtro de linha que tenho aqui. Alguém tem alguma dica de melhoria que posso fazer no circuito ou tá bom assim?

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
8 horas atrás, Moika4 disse:

Essa é a referência do varistor, não tem muita coisa sobre ele na net. Será que ele é adequado para uso doméstico?

É um varistor de 350Vac, é sim, muitas vezes colocam a tensão muito acima para surtos de tensão mesmo.

Quase todos os varistores de qualquer fabricante tem um padrão de nomenclatura, onde os primeiros digitos são o diâmetro e os 3 ultimos são um codigo que olhando em um datasheet da maioria das fabricantes de varistores você tem o valor da tensão. Como exemplo coloquei o datasheet da bourns

https://www.bourns.com/docs/Product-Datasheets/MOV14D.pdf

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Achei o datasheet A tensão desse varistor vária de 504v a 616v,  o max. Clamping Voltage é 910v com uma corrente de 50A

Se você olhar o datasheet que foi citado antes e olhar com qualquer outro você vai notar q os valores das tensões são praticamente os mesmo. E você precisa considerar o valor em rms que está no datasheet e não o valor DC (já que estamos colocando o varistor na corrente alternada).

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Moika4 disse:

@K.e.V. T.a.G valeu, não notei isso. Vou trocar o varistor por de 230v e vou colocar mais um da fase pro terra.

Pode colocar um varistor de 275v (final 431), pois pelo menos aqui onde eu moro em SC as vezes a rede alta oscilando entre 215v ~ 230v (e no meu caso um varistor estão perto assim seria ruim).

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Moika4 disse:

Tô montando aqui o filtro de linha e me surgido uma dúvida, o interruptor coloco antes do circuito ou depois? Acho que antes pois assim o circuito não fica ligado direto na rede. Mas quero ver se tem algum outro ponto a ser considerado.

No início, mas alguns casos o pessoal coloca fusíveis e alguns componentes antes.
Olha aquele link que postei no inicio deste tópico com filtros de linha desmontados e se baseia em algum que o Faller tenha elogiado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membro VIP

@Phenom_X4

Em 15/10/2020 às 12:03, Phenom_X4 disse:

pra saber isso só olhando o datasheet.. MYN15-561K, espero que alguem mais entendido te responda..

Esse varistor é recomendado para até 350 VAC. Melhor seria trocá-lo para um de 270 a 300 VAC. O de códig0 431K, por exemplo..

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!