Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Phenom_X4 Achei o datasheet A tensão desse varistor vária de 504v a 616v,  o max. Clamping Voltage é 910v com uma corrente de 50A e ele tem uma capacitancia de 340p. Datasheet: datasheet.es/PDF/767137/MYN15-561K-pdf.html

Queria saber se com essas específicaçoes ele me garante proteção necessária.

• Obrigado 1
Postado

Centelhadores à gás são muito usados em telefonia. Como mencionado pelo @Thiago Miotto , se for de ar condicionado, pode ser da 1a geração de splits com inversor de frequência. Nas primeiras máquinas, eram peças mais robustas e bem elaboradas, pois foi o início de uma transformação no mercado de climatização. Usei uns componentes com a função de partida em sistemas de câmara fria de grande porte, onde haviam condensadores menores com partida eletrônica. Tem a mesma característica dessa placa, com a diferença que havia relés para aplicar a carga. 

Fiquei curioso com a finalidade ou função do fio vermelho. Pelo que entendi, fase e neutro é o marrom e azul. 

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, Moika4 disse:

varistor do neutro em série com o centelhador de gás até o terra

Confesso que é uma conexão atípica e alheia aos meus insights técnicos superficiais. O máximo que vislumbro é uma proteção adicional estilo mini pararraio. Mas pra ela operar o pico da descarga elétrica deve ser bem alto (e rápido): a soma das tensões de ambos

• Amei 1
Postado
2 horas atrás, Moika4 disse:

Achei o datasheet A tensão desse varistor vária de 504v a 616v,  o max. Clamping Voltage é 910v com uma corrente de 50A e ele tem uma capacitancia de 340p. Datasheet:

1 hora atrás, if. disse:

varistor do neutro em série com o centelhador de gás até o terra

Esse protetor parece que ia em alguma coisa que trabalhava em tensão bem mais alta do que a disponível numa tomada comum. 

• Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Acredito que é só o varistor porque  o capacitor de saída é de 280v.

@Mega Blaster também não sei a do fio vermelho, tem um terminal do lado para conectar alguma coisa, mas não interfere no circuito porque não tá ligado a nada. 

Vou montar uma caixinha para incrementar no filtro de linha que tenho aqui. Alguém tem alguma dica de melhoria que posso fazer no circuito ou tá bom assim?

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Moika4 disse:

Essa é a referência do varistor, não tem muita coisa sobre ele na net. Será que ele é adequado para uso doméstico?

É um varistor de 350Vac, é sim, muitas vezes colocam a tensão muito acima para surtos de tensão mesmo.

Quase todos os varistores de qualquer fabricante tem um padrão de nomenclatura, onde os primeiros digitos são o diâmetro e os 3 ultimos são um codigo que olhando em um datasheet da maioria das fabricantes de varistores você tem o valor da tensão. Como exemplo coloquei o datasheet da bourns

https://www.bourns.com/docs/Product-Datasheets/MOV14D.pdf

5 horas atrás, Renato.88 disse:

Achei o datasheet A tensão desse varistor vária de 504v a 616v,  o max. Clamping Voltage é 910v com uma corrente de 50A

Se você olhar o datasheet que foi citado antes e olhar com qualquer outro você vai notar q os valores das tensões são praticamente os mesmo. E você precisa considerar o valor em rms que está no datasheet e não o valor DC (já que estamos colocando o varistor na corrente alternada).

• Curtir 3
Postado

Interessante a evolução deste tópico. Gostaria muito do parecer do Mestre @faller. Um acréscimo valioso ao seu projeto.

• Membro VIP
Postado
1 hora atrás, Moika4 disse:

@K.e.V. T.a.G valeu, não notei isso. Vou trocar o varistor por de 230v e vou colocar mais um da fase pro terra.

Pode colocar um varistor de 275v (final 431), pois pelo menos aqui onde eu moro em SC as vezes a rede alta oscilando entre 215v ~ 230v (e no meu caso um varistor estão perto assim seria ruim).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Achei esse vídeo do Eletrlab sobre capacitores de supressão muito bom, ele também fala sobre esse circuito no vídeo. 

20201020_160002.thumb.jpg.cf2caa30fad3721b9624daa24be97808.jpg20201020_160015.thumb.jpg.87a3c4a0a0ff83a640d32ba472f0d646.jpgcortei parte do circuito que tava sobrando para caber na caixa de luz e vou colocar em baixo do meu filtro de linha barato.

• Curtir 3
Postado

Tô montando aqui o filtro de linha e me surgido uma dúvida, o interruptor coloco antes do circuito ou depois? Acho que antes pois assim o circuito não fica ligado direto na rede. Mas quero ver se tem algum outro ponto a ser considerado.

Postado
1 hora atrás, Moika4 disse:

Tô montando aqui o filtro de linha e me surgido uma dúvida, o interruptor coloco antes do circuito ou depois? Acho que antes pois assim o circuito não fica ligado direto na rede. Mas quero ver se tem algum outro ponto a ser considerado.

No início, mas alguns casos o pessoal coloca fusíveis e alguns componentes antes.
Olha aquele link que postei no inicio deste tópico com filtros de linha desmontados e se baseia em algum que o Faller tenha elogiado

• 2 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado

@Phenom_X4

Em 15/10/2020 às 12:03, Phenom_X4 disse:

pra saber isso só olhando o datasheet.. MYN15-561K, espero que alguem mais entendido te responda..

Esse varistor é recomendado para até 350 VAC. Melhor seria trocá-lo para um de 270 a 300 VAC. O de códig0 431K, por exemplo..

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado

Filtro de linha montado! Obrigado a todos que me ajudaram nesse projeto,  Tinha montado a alguns dia mas só acabei mostrando agora. Não modifique o circuito ainda pois não tive tempo de sair para comprar os componentes, mas é completamente usável. valeu.

20201102_181602.jpg

20201027_131419.jpg

20201102_181613.jpg

20201027_131441.jpg

20201027_131429.jpg

• Curtir 2

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!