Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá. Estou treinando em sucatas e apareceu dois resistores smd que, a princípio, pareciam fáceis de soldar: por o soprador, bocal pequeno, fluxo, mas.......nada aconteceu! Somente consegui retirar com o Ferro de Solda.Mas problema mesmo foi quando fui re-soldá-lo.Ele tinha 6 terminais, que exigiam solda semelhante aos C.I.Mas também não resolveu! O que fazer ? Estou mandando a foto.

Resistor Smd.jpg

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@O Pequeno Príncipe Tudo bem jovem?

Qual ponta de solda você está usando?

Eu particularmente prefiro utilizar a ponta do tipo "faca" para soldar esses componentes, basicamente utilizo a técnica do vídeo abaixo.

Ps. Mesmo com outra ponta, o segredo é uso do fluxo.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

o "soprador" (vou subentender que você esta falando de uma estação de retrabalho) você só vai usar para remover os componentes, lembrando que precisa pré-aquecer a placa para não causar danos às trilhas (o aquecimento pontual causará uma dilatação na região de forma também pontual), para soldar quando há terminais expostos o melhor é o ferro de solda mesmo (mais rápido e menos danoso)

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

De fato você deve trabalhar o calor em volta dele e não apenas nele. A ideia é fazer ele pensar que está dentro de um forno - temperaturas equalizadas no entorno. Pra remover, use uma pinça simultânea ao calor.

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

@O Pequeno Príncipe Basicamente todo componente SMD, você deve limpar os terminais da placa, retirar o máximo da solda "antiga"  e já deixá-los estanhados para recolocar o componente, se seu problema é que os terminais estão ficando todos soldados juntos é falta de fluxo ou a qualidade dele.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Para ressoldar eu limpo todos os pads que o CI usa, coloco estanho em somente 1 pad, soldo o terminal e alinho bem, e dai só estranhar o resto dos terminais. Ah, e o estranho de 0,5 mm é bem melhor quando começa a se chegar nesses tamanhos de componentes.

• Curtir 1
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!