Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, estou com um problema que eu achava que era coisa da minha cabeça mas de uns tempos pra ca percebi que não era, nunca pesquisei sobre porque literlamente achei que era coisa da minha cabeça, eu jogo CSGO e jogo em 280 - 300 fps, vai parecer choro (aaah mas você já joga com 280 fps), mas o problema não é o fps, o problema é que quando eu jogo com som do game alto eu percebo nitidamente que das umas mini lagadas durante o "Spray" e quando eu jogo sem som, o jogo roda fluindo normalmente. Pesquisei sobre isso e vi que existe uma diferença entre placas de som onboard e as offboard (semelhante a placa de vídeo), porém eu não tenho experiencia ou estudo algum nesse assunto, alguem poderia me informar se isso realmente pode acontecer e se comprando uma placa onboard iria ajudar em alguma coisa? 

Segue minha config:

EVGA 450W 

RYZEN 5 2600

placa-mãe ASUS PRIME B450M GAMING (Placa onboard de som: Realtek® ALC887 com 8 canais - CODEC de alta definição) Acho que seria isso.

GTX 1060 3GB

SSD 256GB

HD 1TERA

Agradeceria a ajuda e caso esteja no topico errado me mover por favor, não utilizo muito o forum, obrigado.

Postado

Vou tentar te explicar literalmente como o som em jogos como CS:GO agem:

O CS tem um espaço em 3D, onde todos os personagens se movimentam em 3 dimensões, podendo mover a câmera em 360 graus. Então dentro de um mapa existem vários personagens andando e se movendo off-camera. Como CS é um jogo online cujo objetivo é multiplayer, o mapa todo é renderizado no seu PC e todos os movimentos de todos os players são calculados e colocados para seu PC calcular. Quando um tiro ou algum som é feito, a única coisa que o jogo faz é:

localizar de onde o som veio

Preparar o som vindo daquele lugar

Executar o som vindo daquele lugar

Como cada jogador tem seu próprio ouvido, cada um vai ouvir de uma direção diferente, mesmo sendo apenas uma linha de mesmo código. Ou seja, a quantidade de processamento que o jogo vai estar tirando do seu processador é quase nula. Desacredito que o problema que você tenha possa ser de placa de áudio também. Você não falou quanto de memória RAM você tem. Isso pode influenciar no impacto e funcionamento do jogo, mas também estaria impactando em outras coisas mais importantes do que o áudio.

Você testou ele em outros jogos? O problema persiste em jogos que não sejam o Counter Strike?

Obs: Para falar sobre como os jogos como CS funcionam, me baseei no funcionamento de receptores e geradores de áudio da Unity. A forma que a Source 2 usa deve ser similar em termos de processamento, mas o funcionamento pode variar. Foi só uma forma de dizer que o processamento que você gastaria pra tocar um áudio seria quase nulo em uma boa parte dos jogos.

• Curtir 1
  • Confuso 1
Postado

@Raphanb0 Atualize os drives da placa-mãe bem como a BIOS, provável que seja algum conflito ou versão do drive com mal funcionamento.

12 minutos atrás, Raphanb0 disse:

Pesquisei sobre isso e vi que existe uma diferença entre placas de som onboard e as offboard (semelhante a placa de vídeo), porém eu não tenho experiencia ou estudo algum nesse assunto, alguem poderia me informar se isso realmente pode acontecer e se comprando uma placa onboard iria ajudar em alguma coisa? 

Primeiro precisamos identificar onde está o problema pra depois tomar alguma medida pra evitar gasto desnecessário.
Faça os testes recomendados acima e poste os resultados para análise.

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@RaphiaelGamer Eu possuo 8gb de RAM (2x4), eu simplesmente não jogo outros jogos do estilo csgo kkk.
@NIGHT FALL Drivers atualizados, principalmente os da placa-mãe e som da Realtek, eu nunca atualizei a bios da placa-mãe, irei dar uma averiguada quando chegar em casa qual a versão atual e se tem alguma disponivel.

Postado

@Raphanb0 Amigo, eu também tenho uma Asus Prime e nunca aconteceu isso comigo não.

Como o @NIGHT FALL falou, baixa os drivers e atualiza a bios se possivel.

Com um pc desse, estar tendo problema com um jogo leve como CS GO não é normal. Se após isso não resolver, eu chutaria problema de fabrica.

PORÉM pode ser o jogo também. Se der pra testar em outros jogos, daria pra ter certeza.

Postado
2 minutos atrás, Raphanb0 disse:

@lincolntrei Exatamente, o jogo roda liso liso, porém esse lag é literalmente nas trocas de tiro que ocorrem comigo kkkk, complicado mas vou ver esse negocio da bios.

Tenho problemas de audio também na minha placa, meu home possui entrada 5.1 canais que da um trabalho infernal pra configurar, funciona enquanto o pc está ligado, depois que reinicia uma ou duas caixinhas sempre param de funcionar e o som fica uma porcaria, depois de uns 2 ou 3 dias o som buga e não sai mais, tenho que desinstalar tudo e instalar de novo.
Achei que era só comigo, mas pelo visto projeto de audio dessa placa é uma porcaria mesmo.
Talvez possa ser conflito da versão do drive de audio com a versão do game, se não der certo atualização de BIOS, tente instalar uma versão mais antiga do drive.

• Curtir 1
Postado
26 minutos atrás, Raphanb0 disse:

@RaphiaelGamer Do jogo, no caso eu zero o volume do jogo e jogo sem ouvir nada do jogo, quando eu colocar uma musica no navegador se não me engano continua "sem lag", é literalmente o volume do jogo.

Ideal mesmo é você baixar um outro jogo pra testar. CS GO é um jogo com bugs peculiares.

• Curtir 1
Postado

@Raphanb0 Dependendo do modelo do seu dispositivo de áudio pode ter algum problema também. Teste outras caixas/fones. Fones que tem plugue de 4 contatos devem ser usados com adaptador por sinal (só para constar). Fones bluetooth podem ter problemas dependendo do dispositivo bluetooth instalado. O driver de áudio é importante, mas o de LAN e o do Chipset são tão importante quanto. Drivers do windows update são básicos e não permitem funções avançadas (quais são muito usadas em jogos) e drivers de programas de download automáticos geralmente causam mais conflitos do que os do windows. Baixe sempre do site do fabricante da placa-mãe.

O driver de áudio é a única exceção, pois mesmo com windows 10 atualizado ainda tem casos onde o driver Realtek R 2.82 apresenta conflito. Para solucionar isso use o R 2.81 disponível no link: https://www.techspot.com/drivers/driver/file/information/18084/

Se tiver qualquer programa rodando em segundo plano, tente fechar. Se estiver jogando por HDMI, observe se o cabo é de qualidade e se é da versão correta para sua placa de vídeo (o ideal é que seja a versão de cabo mais recente, inclusive). Mesmo vale para Display Port.

Fora tudo isso, tente desligar as opções de efeitos sonoros do windows (tem várias que são conflitantes).

A tela de efeitos sonoros é esta: 

image.png.3cc9fa6c5f862c64c4604bc1bf1bf88d.png

Marque a opção de desativar tudo. Desative também os efeitos de som espacial e restaure as configurações de qualidade na aba "avançado" para os padrões de fábrica.

Marque as duas opções sobre modo exclusivo na aba "avançado".

• Amei 1
Postado
9 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Fora tudo isso, tente desligar as opções de efeitos sonoros do windows (tem várias que são conflitantes).

A tela de efeitos sonoros é esta: 

image.png.3cc9fa6c5f862c64c4604bc1bf1bf88d.png

Marque a opção de desativar tudo. Desative também os efeitos de som espacial e restaure as configurações de qualidade na aba "avançado" para os padrões de fábrica.

Marque as duas opções sobre modo exclusivo na aba "avançado".

@WOZ Dods Rapaz, até eu vou tentar essa estratégia porque já cogitei até comprar uma placa de audio offboad pra resolver o meu problema.. Ninguém merece ter som 5.1 e ser obrigado a usar 2.1 por causa desse maldito drive.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL O ícone Realtek aparece na sua barra de ferramentas? Se não aparecer e não tiver ele no painel de controle, desinstale e instale o R 2.81. Apesar de que se você estiver usando pelo HDMI da GPU, talvez quem esteja gerenciando isso seja o áudio da GPU e não da MB.

Postado
35 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL O ícone Realtek aparece na sua barra de ferramentas? Se não aparecer e não tiver ele no painel de controle, desinstale e instale o R 2.81. Apesar de que se você estiver usando pelo HDMI da GPU, talvez quem esteja gerenciando isso seja o áudio da GPU e não da MB.

Na barra de tarefas não, mas aparece no painel de controle. É por la que configurei o audio em 5.1 canais que para de funcionar do nada.
Não uso HDMI, uso os cabos P2 comum do subwoofer pra conecta-lo as saídas de audio da placa-mãe.

Mas vou fazer o teste instalando essa versão 2.81, não custa nada, o máximo que vai acontecer e não funcionar e eu ter que continuar usando 2.1.

• Curtir 1
Postado

@NIGHT FALL Exatamente o que eu ia sugerir. Já tive um problema similar onde o dispositivo de áudio padrão era alterado, espontaneamente pelo windows, para o cabo HDMI. O ícone não aparecer na barra de tarefas é sintoma de que o serviço não está rodando em segundo plano, e isso faz perder configurações da realtek em ciclo de inicialização. Um paliativo é colocar a máquina em standby, mas não é solução. Levei meses no começo da era do W10 para entender isso, mas mesmo assim tive que esperar atualizações do driver de vídeo também para corrigir completamente. Enfim, Windows 10 hoje é bom, mas só para quem tem essas "manhas", porque para os outros geralmente é uma novela atrás da outra.

Postado

@NIGHT FALL Irei ver todas essas coisas, obrigado, eu utilizo um headset, cabo HDMI da GPU para o monitor, porém antes era outro monitor 60hz normal e um DVI, mas tinha o mesmo problema. Vou dar desinstalada nesses drivers porque eu instalei todos pelo Drive Gamer Booster, irei reinstalar pelo site do fabricante da placa-mãe a maioria das coisas. Obrigado, logo mais retorno com resultados.

Postado

@WOZ Dods

Se você quer seu PC estável e durável certifique-se de que:

Você baixou MANUALMENTE todos os drivers da MB e GPU nos sites das fabricantes. Driver nativo do windows é lixo.

Hehe, pior que eu nunca fiz isso, sempre no famoso Driver Booster ou Slim Drivers.

Meu amigo, muito obrigado e logo mais eu mando uns retornos.

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@NIGHT FALL Exatamente o que eu ia sugerir. Já tive um problema similar onde o dispositivo de áudio padrão era alterado, espontaneamente pelo windows, para o cabo HDMI. O ícone não aparecer na barra de tarefas é sintoma de que o serviço não está rodando em segundo plano, e isso faz perder configurações da realtek em ciclo de inicialização. Um paliativo é colocar a máquina em standby, mas não é solução. Levei meses no começo da era do W10 para entender isso, mas mesmo assim tive que esperar atualizações do driver de vídeo também para corrigir completamente. Enfim, Windows 10 hoje é bom, mas só para quem tem essas "manhas", porque para os outros geralmente é uma novela atrás da outra.

Rapaz vou fazer isso hoje mesmo. O mais estranho é que ela não desconfigura, ao entrar nas do Realtek todas as configurações setadas permanecem, mas algumas caixinhas param de funcionar, mas só de ter uma nova possibilidade já está ótimo.
Muito obrigado pelas dicas.

Perdão @Raphanb0 pelo assunto paralelo.

Abraço.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!