Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• 2 semanas depois...
Postado

Se não é essas coisas básicas, você terá que ir medindo sinais nos 2 aparelhos. Pode ser uma coisa não enviando o sinal, pode ser outra não recebendo.
você tem multímetro e para começar a fazer os testes para ver até onde funciona e onde para de funcionar?

• Obrigado 1
Postado

Minha campainha sem fio pifou semana passada (sexta-feira).

Como o transmissor fica ao tempo, comecei com ele.

Observei as conexões da pilha, procurando por mal contato. 

Abri, o led acendia. Medi a tensão da pilha com o botão acionado (tx funcionando); ok.

Observei a placa procurando sujeira que pudessem alterar a resistência entre as trilhas. Nada parecia estranho.

Peguei a placa (sem a pilha) e com uma escova de dentes, água e sabão, esfreguei vigorosamente o lado das soldas, sem me preocupar com água nos componentes. 

Enxaguei muito bem, retirando toda a sujeira e o sabão usado.

Com uma toalha limpa, tirei o excesso de água e deixei secar. Acelerei a secagem com um secador de cabelos, SEM deixar a temperatura subir além do que meu dedo aguentava. 

Com a placa já bem seca, coloquei a pilha e acionei o transmissor.... Nada!!!

Peguei uma chave de fenda com a ponta de material duro, mas não metálico. Fiz com fibra de vidro e resina de poliéster.

Marquei a posição original da cabeça de parafuso da bobina. Comecei a aplicar pequenas rotações na bobina. Cada uma com um teste de transmissão. 

Logo logo o receptor atuava com o transmissor.

A nova posição do parafuso da bobina do transmissor é muito próxima da posição original.

Comecei a afastar cada vez mais o transmissor do receptor e ir testando o funcionamento, até que funcionou com uma muito boa distância, muito mais do que o necessário.

Recoloquei tudo nos seus devidos lugares e fim.

Já perdi a conta de quantas vezes procedi assim. Mais de 10 vezes, pois o transmissor fica ao tempo. Hoje o transmissor fica protegido da chuva com um plástico feito com garrafa PET. Envolve o transmissor, mas permitindo o acionamento do botão por baixo. Depois de uma chuva ocorria a condensação na parte superior interna do plástico. Então abri a parte superior do plástico e coloquei logo acima, mas permitindo a circulação do ar, um "telhadinho" do mesmo material. Na grande maioria das vezes consegui resolver. Em cerca de 11 anos acho que perdi apenas dois transmissores. Nessas duas vezes a placa do transmissor estava com quase todas as trilhas comprometidas com a oxidação. 

MOR_AL

• Curtir 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

@MOR, tenho minhas imaginações, mas qual seria a explicação da necessidade de recalibrar a bobina?

A primeira que me vem à mente: a oxidação altera toda a "malha" de resistências no dispositivo.

Postado
7 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

mas qual seria a explicação da necessidade de recalibrar a bobina?

A principal é que alguns componentes alteram características com o tempo. 

Se teve que mexer na bobina é porque tem algum capacitor alterado. 

• Obrigado 1
Postado

@alexandre.mbm

Na verdade só sobrou esta opção.

Esses transmissores costumam ter um oscilador contendo um ressonador cerâmico (SAW) na base do transistor, o que não dá muita margem a ajuste de frequência. Mas também tem um circuito ressonante LC no coletor. TALVEZ, apenas talvez, o circuito ressonante alterou um pouco a frequência, o suficiente para deixar de oscilar por falta de ganho na frequência do SAW.

Não tenho osciloscópio e nem equipamento para observar sinais acima de 100MHz, de modo que apenas estou supondo.

MOR_AL

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
30 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

a explicação da necessidade de recalibrar a bobina

É pra ressintonizar a freq do tx com o rx... o que me fez lembrar....

Tínhamos uma dessa...tv colorado rq

31274dc2c57275f66ca714020494fe93.jpg2 daqueles botões menores eram pra ajuste da freq horizontal e vertical. De freq nada estáveis, cada quedinha de luz tinha que ir 'correndo' pro botão pra tela parar de 'correr'. Tecnicamente falando, estávamos ajustando a freq de oscilação com a de sincronismo que vinha com o sinal. Ligeiramente diferente mas há uma conexão mínima com a sintonia que Moris fez.

• Membro VIP
Postado
11 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Disso eu sabia.

kibon pra você. No entanto nem todos têm ou terão tal sapiente privilégio. À estes quiçá podem ter sido dirigidas as palavras supramencionadas.  Ignorar é uma opção.

Mas a causa de descalibrar?

Exemplifiquei ao (meu tosco modo subliminar) o passado: queda gradual na tensão de alimentação é uma possibilidade. Não reli, não sei se mencionaram como probabilidade.

Mais uma tradicional e tosca conexão presente entre o passado e o futuro

E já ia esquecendo... de nada.

Respostas apareceram.

😑

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, .if disse:

E já ia esquecendo... de nada.

São várias as vezes que prefiro acionar o "obrigado" a acionar o "curtir". Infelizmente não dá pra usar os dois ao mesmo tempo.

Obrigado pela paciência.

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
47 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

acionar o "obrigado" a acionar o "curtir"

A ideia do programador do forum é válida sim claro. Mas k entre nós meio que robotiza e despersonaliza a conversa. Um "obrigado" desobrigado incrustado no post como fizeste agora me (me) parece mais próximo e caloroso. Opinião pessoal claro. Há quem até mendigue "curtidas" (curte aí vai kk).

Ah sim ... off topic... não progridamos!! 😁

Postado

Minha campainha apresentou problemas outra vez.

Ora funcionava, ora não.

Medi a bateria durante o pressionar do botão e estava ok. Mas o led não acendia. Foi a dica!!!!

Chave com defeito intermitente.

Essas chaves não duram muitos acionamentos. Observei isso em outros equipamentos onde a chave era muito solicitada.

Troquei a maledita e a campainha voltou a funcionar normalmente.

Causa para o @alexandre.mbm : Campainha com mal contato. 

MOR_AL

Postado

lembrei de uma situação que passei com uma campainha dessas, a caixa de correio era de aluminio, e na embalagem da campainha dizia para não colocar muito proximo de metais, usei duas chapas de acrilico 5mm coladas com dupla face atrás e resolveu.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!