Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tô com essa fonte de monitor e realizei teste com multímetro nesses dois diodos que estão na foto. Quando estão soldados na placa o multímetro acusa que está passando nós dois sentidos. Quando dessoldo da placa e testo no multímetro só passa em um sentido. Será que tem algum defeito na placa que faz isso ?

IMG_20201222_090945471.jpg

Postado

tens que ver o que mais há ligado junto à eles, eles pode estar em anti-paralelo e por isso apresentam tensão reversa também...

para fins de operacionalidade considere apenas o teste fora da placa

• Curtir 2
Postado

@sdriver sim estão estufados. vou troca-los em breve. estou estudando outros componentes

@Eder Neumann me tire outra duvida. esses dois diodos estão ligados diretamente na saida nesse transformador ai que gera uma tensão de 12 e 5 volts. Com o multimetro nao consigo medir a tensão ( escala de corrente continua) na saida desse transformador, so consigo medir a tensão apos passar por esses diodos. porque?

• Membro VIP
Postado
8 minutos atrás, edicastro disse:

Com o multimetro nao consigo medir a tensão (escala de corrente continua) na saida desse transformador, so consigo medir a tensão apos passar por esses diodos. porque?

Saída de transformador é AC.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

São apenas dois terminais? O que lhe faz concluir a respeito deles? Para ter duas tensões de saída você deveria ter dois enrolamentos, três terminais.

Você mede um em relação ao outro. Se são mesmo apenas dois terminais (de saída), você terá uma tensão só.

22 minutos atrás, edicastro disse:

gera uma tensão de 12 e 5 volts.

Quem disse?

Mostre-nos os terminais no verso da placa. Aliás, a foto geral das trilhas não é dispensável...

Postado

@alexandre.mbm

Na verdade tem 5 terminais. Mas testando com multímetro estão todos em curto. Nao sei porque. Olhando na foto a saída é esses terminais EL17 e EL18. Os outros 3 estão entre estes dois. Observe que os diodos estão ligado diretamente nestes dois terminar. Eu disse que o trafo gera as tensões de 12 e 5v porque consegui medir na saída desses dois diodos e detectei essas tensões 

11 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

São apenas dois terminais? O que lhe faz concluir a respeito deles? Para ter duas tensões de saída você deveria ter dois enrolamentos, três terminais.

Você mede um em relação ao outro. Se são mesmo apenas dois terminais (de saída), você terá uma tensão só.

Quem disse?

Mostre-nos os terminais no verso da placa. Aliás, a foto geral das trilhas não é dispensável...

IMG_20201223_094737644.jpg

Postado
1 minuto atrás, edicastro disse:

Mas testando com multímetro estão todos em curto

se você bipar ele dará uma determinada resistência (bem baixa pelas tensões esperadas), mas não estão necessariamente em curto ,só estão interligados através dos enrolamentos.

Postado

@alexandre.mbm encontrei esse service manual mas nao tem esse trafo no manual https://www.electronica-pt.com/esquema/monitores/lg-esquemas-monitores/lg-w1953t-chassis-lm91a-14480/

1 minuto atrás, edicastro disse:

@alexandre.mbm

Na verdade tem 5 terminais. Mas testando com multímetro estão todos em curto. Nao sei porque. Olhando na foto a saída é esses terminais EL17 e EL18. Os outros 3 estão entre estes dois. Observe que os diodos estão ligado diretamente nestes dois terminar. Eu disse que o trafo gera as tensões de 12 e 5v porque consegui medir na saída desses dois diodos e detectei essas tensões 

IMG_20201223_094737644.jpg

@Eder Neumann realmente

@Eder Neumann onde eu ligo a ponteira preta pra medir a tensão desse trafo?

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

O comportamento de resistência descrito por @Eder Neumann deve existir apenas num mesmo enrolamento. Não deve existir curto entre tudo.

Exemplo:

novo-09.jpg.e0858fd460b0a67076198adc5bd02874.jpg

Note que este exemplo não quer lhe dizer que a entrada tenha de ser de enrolamento único. Os quatro terminais poderiam ser entrada...

Você também pode ter algo assim, com Center Tap:

images.png.68d57d4fe755c19ca1eecde4eee4c0d5.png

Eu considero isto como apenas dois enrolamentos, um de entrada e outro de saída. Posso estar errado; mas aqui realmente representa-se um curto entre três de cinco terminais.

Postado
6 horas atrás, edicastro disse:

sim estão estufados. vou troca-los em breve.

Então troca logo porque se estiverem ruins o monitor não liga de jeito nenhum. 

onde ligo a ponteira do negativo para testar AC nesse trafo?

No negativo da fonte, marcado no soquete como GND. Geralmente na ponta da placa tem o local pra prender o parafuso, ali também tem essa trilha. 

Seu multímetro não vai medir AC ali corretamente, é alta frequencia e os multímetros são calibrados em 60Hz. 

Mas testando com multímetro estão todos em curto. Nao sei porque

É assim mesmo, os fios são grossos e são poucas voltas. 

O enrolamento de 5V deve ter aproximadamente 1 metro de fio enrolado ali, nunca que vai marcar um valor expressivo no multímetro. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!