Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Não é regra, mas na maioria das vezes os resistores azuis são de precisão, com tolerância de 1% ou menos. Deve ficar atento nas descrições ou na quantidade de faixas, pois resistores de precisão tem 5 ou 6 faixas. 

Esses marrons costumam ser de potência, geralmente de 1W pra cima, mas com o mesmo tamanho do resistor comum de 1/4W.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado

... portanto sim, pode misturá-los. Pelo menos neste momento ...

8 horas atrás, Pedroga disse:

meio verde nesse meio da eletrônica.

Quando mais maduro, hás de perceber que um de 1% pode ser colocado tranquilamente num lugar de 5%. O contrário, nem sempre.

Mas quando amadurecer ainda mais e perto do apodrecimento, vai descobrir que isso na maioria das vezes foi besteira principalmente pra projetos domésticos. Deixar um projeto parado por falta de R1% e ter o de 5% foi a literal maior perda de tempo de sua vida 🤪

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Haha 1
  • Membro VIP
Postado

resistor-azul-ou-marrom.jpg.12ff84e45d29a1196e928393d2606f83.jpg

Vemos que o azul (acima) tem cinco faixas e o marrom tem apenas quatro.

No site você consegue ampliação de boa qualidade. Vê que as imagens mostram duas saladas de resistores, uma azul e outra marrom. Os códigos nas faixas são todos diferentes.

Quando o anúncio informa errado...

O pior é que em algumas "oportunidades" o vendedor pode alegar que "as imagens são meramente ilustrativas".

E o curioso, no caso apresentado: o azul está mais barato!

Porém...

10 horas atrás, Renato.88 disse:

Não é regra, mas na maioria das vezes...

Exato.

Acabei de achar um exemplo no Baú da Eletrônica. Lá eles tem o 470K 5% de 1W e de 2W. Ambos são azuis.

Que eu saiba, a potência dos resistores está "padronizada" no tamanho.

Quanto às faixas:

3 faixas › 20%

4 faixas ou 5 faixas ou 6 faixas › 10% 5% 2% 1% 0.5% 0.25% 0.1% 0.05%

Os resistores de 6 faixas tem um tal de ppm/K.

• Obrigado 1
  • Amei 1
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Que eu saiba, a potência dos resistores está "padronizada" no tamanho.

Não está devido ao tipo de material usado. 

Esses resistores de cor marrom, que parece o material cerâmico dos capacitores são de filme metálico e suportam maior potência do que aqueles comuns de carbono pintados de bege. 

É comum encontrar os dois com o mesmo tamanho. 

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Os resistores de 6 faixas tem um tal de ppm/K.

Existem os de 5 faixas que não são de precisão e também tem essa última faixa indicando o coeficiente de temperatura. São fáceis de identificar, pois tem tolerância de 5%. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Amei 1
  • Membro VIP
Postado
6 horas atrás, alexandre.mbm disse:

potência dos resistores está "padronizada" no tamanho

Me fez lembrar que certa feita pasmei com certa evolução: um resistor que se dizia (e era mesmo) de 0.5W travestido e meio rosado num corpitcho de 1/8W.😁

Detalhe semi-curioso é acho que não fabricam mais resistor de 1/4W na antiga 'fórma' ou 'fôrma' que flutua aqui na minha vaga lembrança da pré época pós transistor

Algo como...

resistor_1_4w_5_1k2r_2717_1_202012041141 era mas bem acabado

• Obrigado 1
  • Amei 1
  • Haha 1
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Me fez lembrar que certa feita pasmei com certa evolução: um resistor que se dizia (e era mesmo) de 0.5W travestido e meio rosado num corpitcho de 1/8W.😁

Até hoje não sei de quantos W são aqueles resistores pequenos do tamanho de um diodo 1N4148. Tenho muitos deles retirados de aparelhos antigos, muitos são importados e fabricados nos anos 80/90.

6 horas atrás, .if disse:

Detalhe semi-curioso é acho que não fabricam mais resistor de 1/4W na antiga 'fórma' ou 'fôrma' que flutua aqui na minha vaga lembrança da pré época pós transistor

Tenho muitos resistores dessa época também, alguns de tamanhos bem maiores. 

Peguei um grande de 100k, é de carbono mas tem o tamanho de um resistor de fio de 5W e liguei em série com um led numa tensão de 270V substituindo uma lâmpada neon. Esquenta tanto que achei que ia queimar, mas tá funcionando há uns 2 anos. 

• Membro VIP
Postado
6 horas atrás, Renato.88 disse:

quantos W são aqueles resistores pequenos do tamanho de um diodo 1N4148

Cá o catalogamos internamente como 1/3W

6 horas atrás, Renato.88 disse:

em série com um led numa tensão de 270V substituindo uma lâmpada neon. Esquenta tanto

Num projeto, é exatamente assim que o vi ligado: numa rede 220Vac + led. O resistor é 'moderno' portanto menor e de fato morna bem. O detalhe é que não achei que o resistor ia queimar por aquecimento mas sim o led ia queimar por alta tensão reversa. Me surpreendeu que não.

Postado
41 minutos atrás, .if disse:

Cá o catalogamos internamente como 1/3W

Suspeitei desde o princípio! 

Já usei-os em vários projetos que fiz e nunca os vi esquentar, se bem que não abuso. 

43 minutos atrás, .if disse:

numa rede 220Vac + led. O resistor é 'moderno' portanto menor e de fato morna bem. O detalhe é que não achei que o resistor ia queimar por aquecimento mas sim o led ia queimar por alta tensão reversa. Me surpreendeu que não.

No meu caso é dc mesmo, então não tem esse problema. 

Mas já queimei uns leds xing ling daqueles de árvore de Natal, coloquei no lugar de uma lâmpada de 6V no dial de um rádio antigo, não durou nada. 

• Curtir 1
Postado
Em 28/12/2020 às 07:46, .if disse:

... portanto sim, pode misturá-los. Pelo menos neste momento ...

Quando mais maduro, hás de perceber que um de 1% pode ser colocado tranquilamente num lugar de 5%. O contrário, nem sempre.

Mas quando amadurecer ainda mais e perto do apodrecimento, vai descobrir que isso na maioria das vezes foi besteira principalmente pra projetos domésticos. Deixar um projeto parado por falta de R1% e ter o de 5% foi a literal maior perda de tempo de sua vida 🤪

Pelo que entendo o 1%, 5%, 10% é tolerância de fabricação: então se o sistema pedir 1%, na falta dele, pegue uns 10 ou mais 5% e meça cada um no multímetro e ache um 1%

• Curtir 3
Postado
8 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Pelo que entendo o 1%, 5%, 10% é tolerância de fabricação: então se o sistema pedir 1%, na falta dele, pegue uns 10 ou mais 5% e meça cada um no multímetro e ache um 1%

Uso essa mesma técnica em resistores, diodos, e ultimamente em reguladores de tensão para fontes simétricas .....  cansei de pegar reguladores 7812 e 7912 que deveriam dar +-12V , e fornecem 11,5 e -12,4 ... desequilibra a saida dos amplificadores de fone de ouvido e para resolver tive de colocar um eletrolitico na saida .... agora casando eles ANTES, consigo evitar esse capacitor ....

Paulo 

• Curtir 4
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Como distinguir os materiais

Site do fabricante... se não tiver como, só mesmo com calos e algum tempo de convívio com a coisa. Dica superficial: o tipo carbono tem pintura entre fosco e brilhante. O tipo filme metálico entre brilhante e fosco... insights necessários 😁

• Haha 2
  • Confuso 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!