Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

image.thumb.png.8f0128e8fab89dad74a873b9f3e5c19d.png

image.png.19cdd5b5870d3bc790b6a3ef0a217076.png

Esse aí é o orçamento do PC que eu estou para pegar. Gostaria de receber alguma recomendação, de algo que vcs deixariam de pegar aí dessa lista, ou então o que está faltando nela. Não planejo mexer com overclock a priori.

Obs: a fonte que ficou razurada ali na foto é uma cougar VTC 600.

Obs 2: Já tenho um HD de 7200RPM de 1TB aqui em casa, portanto não adicionei na lista.

Postado

@dyonatan_da_nova_geracao Tenta ir com o 5600X e uma fonte de qualidade melhor como a Super Flower Ladex II 650W.

E não precisa pegar memorias 3600mhz, a diferença delas para uma de 3200mhz é de quase 60 reais, e você pode fazer overclock nelas e ficar igual ou bem perto dos 3600mhz.

E as vezes seu processador nem liga com 3600mhz pois o silício dele possa ser ruim.

Postado
11 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@dyonatan_da_nova_geracao Tenta ir com o 5600X e uma fonte de qualidade melhor como a Super Flower Ladex II 650W.

E não precisa pegar memorias 3600mhz, a diferença delas para uma de 3200mhz é de quase 60 reais, e você pode fazer overclock nelas e ficar igual ou bem perto dos 3600mhz.

E as vezes seu processador nem liga com 3600mhz pois o silício dele possa ser ruim.

A memória de 3600 tá o mesmo preço da 3200, ta na promoção, a unica que tá mais barata é a 3000 que tá por 50 reais a menos. Será que compensa mais qual?

E a respeito do processador, pelo que eu pesquisei aqui o ganho de performance do 5600X em relação ao 3600XT é de somente cerca de 10%, enquanto o preço é 40% mais alto. será que mesmo assim compensa a troca?

Postado

@dyonatan_da_nova_geracao O 5600X é o melhor processador para jogos, melhor até que o 10900K as vezes, a diferença dele para o 3600XT é muito maior que 10%, 

6 minutos atrás, dyonatan_da_nova_geracao disse:

A memória de 3600 tá o mesmo preço da 3200, ta na promoção, a unica que tá mais barata é a 3000 que tá por 50 reais a menos. Será que compensa mais qual?

Achei umas 3200mhz por 280 reais, seria melhor que a de 3600mhz na minha opinião.

Postado

Realmente a unica coisa que chama atenção é a fonte de 600 , tente pular pra 700 ou 750 W , assim você tem potencia pra over futuro com segurança , Varios problemas que acontecem em um pc tem sua origem em uma fonte  trabalhando no limite . a fonte tem que ser sempre superdimencionada .

Postado

@Rogério Ottoni Qualidade não tem nada a ver com watts, 600W é mais que o suficiente, eu quiz dizer para pegar uma fonte mais segura e com 80+ superior.

3 minutos atrás, Rogério Ottoni disse:

a fonte tem que ser sempre superdimencionada .

Isso não é verdade, o ideal é a configuração ocupar pelo ao menos 60% da capacidade da fonte para ela ter o pico de eficiência .

Postado
4 horas atrás, dyonatan_da_nova_geracao disse:

image.thumb.png.8f0128e8fab89dad74a873b9f3e5c19d.png

image.png.19cdd5b5870d3bc790b6a3ef0a217076.png

Esse aí é o orçamento do PC que eu estou para pegar. Gostaria de receber alguma recomendação, de algo que vcs deixariam de pegar aí dessa lista, ou então o que está faltando nela. Não planejo mexer com overclock a priori.

Obs: a fonte que ficou razurada ali na foto é uma cougar VTC 600.

Obs 2: Já tenho um HD de 7200RPM de 1TB aqui em casa, portanto não adicionei na lista.

• Memória OLOy não recomendo, mas 3200 MHz são bons para Ryzen 5 3600. Memórias de 3600 valem a penas se estiverem com preço muito parecido, pois o ganho é pequeno a menos que você esteja usando uma CPU 5ª geração.
  • Boa escolha de MB, apesar de ter dela mais barata em outra loja.
  • A GPU poderia ser Gigabyte, MSI, Galax, Asus ou EVGA na minha opinião, priorizando Gigabyte com melhor solução de arrefecimento.
    Ainda sobre a GPU, a menos que vá jogar a 4K eu não compraria a 3070 hoje com o preço praticado. Compraria a 3060 que é um monstro de GPU e guardaria a diferença para a troca de GPU na próxima geração (que por sinal está sendo comentada como tendo o dobro do desempenho da atual). Sério, gastar muito em GPU não vale a pena a menos que você precise de 100% do desempenho dela hoje. Se não precisa, o valor economizado te compra uma GPU mais potente na próxima geração do que a mais potente que você poderia comprar hoje.
  • Fonte não precisa nem falar que estão mal dimensionada né? Tem que ser 80+ gold de no mínimo 650W para essa GPU que além de gastona é propensa a ter picos de consumo que derrubam fontes fracas. Comprar fonte fraca para uma GPU desse valor também é pedir para passar raiva. Nunca economize em fonte ou gabinete, pois isso diminui a vida útil de todo o resto.
  • Falando em gabinete, péssima opção que escolheu... Pegue o Matrex 55 Mesh antes que saia da promoção ou acabe. Aproveite e mude o modelo das ventoinhas também. Pelo menos 4 ventoinhas, preferencialmente 1 de 120 mm e as demais de 140 mm se quiser o menor volume de ruído possível com maior ventilação, marcas Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e/ou Scythe.
  • O SSD é bom, mas entre ele e qualquer outro NVMe você não verá nenhuma diferença de tempo de carregamento (entre SATA e NVMe a diferença já é quase imperceptível). Entenda que esses números bonitinhos nos SSDs são mais para impressionar, pois o efeito disso para carregamento de jogos e programas é ZERO. Para algumas atividades especiais, específicas e raras isso fará diferença, mas em vista do fator "custo Brasil" raramente compensam. Nos EUA onde 20 dólares são a diferença entre um dispositivo e outro com o dobro da velocidade isso faz mais sentido, pois mesmo que não haja diferença de desempenho efetivo, pelo menos a diferença de preço é pequena.

Mais uma coisa, achei todos os valores meio off. Qual loja orçou isso para você? Você olhou os preços dos componentes na kabum, terabyteshop e pichau? Sai mais barato, e geralmente melhor, se comprar todos os componentes separados e montar você mesmo ou procurar um profissional de confiança que o faça em sua cidade.

Leitura recomendada: 

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado
1 hora atrás, PlayerUzumaki disse:

@Rogério Ottoni Qualidade não tem nada a ver com watts, 600W é mais que o suficiente, eu quiz dizer para pegar uma fonte mais segura e com 80+ superior.

Isso não é verdade, o ideal é a configuração ocupar pelo ao menos 60% da capacidade da fonte para ela ter o pico de eficiência .

Isso é exatamente superdimensionar a fonte. E está totalmente correto.

Quanto à memórias e processador, gastar 5 mil numa placa de video exige que o processador acompanhe, o ideal é mesmo ir de 5600X pois ele também tem a nova tecnologia SAM de acesso direto à memória da placa de video. Essa função muito em breve a AMD vai liberar para funcionar com as RTX.

E memória, vai sem medo na 3600mhz. Os ryzen suportam  em OC essa velocidade e é muito simples de ajustar.

Postado

@sdriver

1 minuto atrás, sdriver disse:

Isso é exatamente superdimensionar a fonte. E está totalmente correto.

Superdimenssionar a fonte é pegar uma fonte de watts muito acima do que precisa Ex: o PC usa 250W e pega uma fonte de 650W.

O ideal é pegar um equilíbrio de qualidade e watts sem que fique de mais, a Super Flower que indiquei seria o ideal.

• Membro VIP
Postado
6 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

@sdriver

Superdimenssionar a fonte é pegar uma fonte de watts muito acima do que precisa Ex: o PC usa 250W e pega uma fonte de 650W.

O ideal é pegar um equilíbrio de qualidade e watts sem que fique de mais, a Super Flower que indiquei seria o ideal.

Amigo, você tem um conceito errado do termo. Superdimensionar é qualquer coisa que forneça mais do que precisa com folga. Não precisa ser o dobrou ou triplo.

De toda forma, estou apenas orientando sobre o termo, a sua recomendação de fonte está corretíssima pois como voce mesmo disse "60% da capacidade da fonte para ela ter o pico de eficiência."

Se deixar 40% da potencia de uma fonte sem uso não é superdimensionar, então acho que eu é que tenho uma noção errada da palavra =p.

Postado

@sdriver

agora, sdriver disse:

Se deixar 40% da potencia de uma fonte sem uso não é superdimensionar

Isso seria superdimensionar, quer dizer que você comprou uma fonte exagerada para sua configuração, um exemplo é seu próprio PC da assinatura esta usando uma fonte de 750W em um sistema que mal usa 400W.

Postado

@dyonatan_da_nova_geracao Sinceramente, não vejo porque pegar Ryzen 3600 com esses preços. Isso que eu gosto da amd.

10400f - 1099,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13676/processador-intel-core-i5-10400f-290ghz-430ghz-turbo-10-geração-6-cores-12-threads-lga-1200-bx8070110400f

B460 - 699,90

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16517/placa-mãe-gigabyte-b460m-ds3h-chipset-b460-amd-am4-matx-ddr4-9mb46ms3h-00-10

metade do preço do que você paga pelo kit amd. Sendo que nesse kit Intel você ainda pega a 11 Geração pra upgrade futuro

3070 da inno3d não vale a pena com 3060ti da asus 1000 reais mais barato. Ambas são muito parecidas no desempenho pra pagar 33% a mais:

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16230/placa-de-video-asus-geforce-rtx-3060-ti-dual-oc-8gb-gddr6-256bit-dual-rtx3060ti-o8g

E pegue o gabinete e a fonte superflower que o woz dods recomendou.

também não curto memórias oloy. Não tem historico no mercado brasileiro. Apenas chinês. Opte por pentes 3200mhz da crucial. Tem melhor compatibilidade com AMD e pra Intel não sei se faz diferença, mas está mais barato...

https://www.terabyteshop.com.br/produto/16127/memoria-ddr4-crucial-ballistix-8gb-3200mhz-red-bl2k8g32c16u4r

• Curtir 1
Postado

@Brc

3 minutos atrás, Brc disse:

Sinceramente, não vejo porque pegar Ryzen 3600 com esses preços. Isso que eu gosto da amd.

10400f - 1099,00

https://www.terabyteshop.com.br/produto/13676/processador-intel-core-i5-10400f-290ghz-430ghz-turbo-10-geração-6-cores-12-threads-lga-1200-bx8070110400f

Só que por 200 a mais ele pega o 5600X que é o melhor processador para jogos no mercado atual.

Acho que vale mais a pena esse upgrade do que um downgrade, e pelo o jeito que a décima primeira geração ta sendo apresentada não acho que vai ser uma escolha válida.

Postado

Amigo, estou montando uma configuração parecida, vê se te ajuda.

Segue a minha pesquisa (considerando preço a vista):

Placa de vídeo Gainward RTX 3060 TI - R$3.710,00 Mercado Livre com emissão de NF e pode parcelar em 12x

Processador Ryzen 7 3700x - R$2.289,06 Pichau

placa-mãe Gigabyte B550M DS3H -R$ 862,49 Pichau

Memória Team Group T-Force Vulcan 16GB 3200MHz (duas unidades) - R$928,02 Pichau

Gabinete PICHAU EASY PE340 (não ligo muito pro gabinete, desde que seja bem refrigerado) - R$199,90 Pichau

Fonte Super Flower LEADEX III 650W, 80 Plus Gold - R$612,90 Terabyte

SSD PNY CS3030 500GB M.2, Leitura 3.500MB/s, Gravação 2.000MB/s - R$549,90 Kabum

Cooler FAN C3 Tech F7-100 BK Storm 12cm C3T (cinco unidades) - R$99,50 Kabum

Total: R$9.251,77

Acrescenta mais uns R$100,00 de variação de frete.

Inclusive, aceito comentários e sugestões sobre minha configuração. Assisti algumas análises e vi que o pouco desempenho a mais que a 3070 tem sobre a 3060 TI não justifica a diferença de preço.

Edit: Vou usar o computador para modelagem 3D e renderização, jogos só casualmente.

• Curtir 1
Postado

@JoMpAvip

1 minuto atrás, JoMpAvip disse:

Placa de vídeo Gainward RTX 3060 TI - R$3.710,00 Mercado Livre com emissão de NF e pode parcelar em 12x

Memória Team Group T-Force Vulcan 16GB (duas unidades) - R$928,02 Pichau

Gabinete PICHAU EASY PE340 (não ligo muito pro gabinete, desde que seja bem refrigerado) - R$199,90 Pichau

SSD PNY CS3030 500GB M.2, Leitura 3.500MB/s, Gravação 2.000MB/s - R$549,90 Kabum

Acrescenta mais uns R$100,00 de variação de frete.

Isso é uma boa opção se ele quer usar o PC para trabalho, mas se for usar para jogos seria melhor trocar o 3700X por um 5600X já que o ganho de desempenho é bem alto pelo o mesmo preço.

• Curtir 1
Postado

@PlayerUzumaki corrigindo, os preços do colega são no cartão. O 10400f custa 1200 e o 5600x 2700. 800 mais caro. Não tem sentido pegar o 5600x ou 3600xt, 3600x ou 3600 em termos de custo benefício. Se tiver sobrando dinheiro, daí sim pegaria o 5600x. 

Postado
1 hora atrás, JoMpAvip disse:

Memória Team Group T-Force Vulcan 16GB 3200MHz (duas unidades) - R$928,02 Pichau

Ligue para gabinete. O gabinete não é refrigerado, mas sim ventilado, e o que você escolheu não é nem um nem outro. Tampro frontal tem que ser em mesh. Não economize 150 reais no gabinete e faça seus componentes assarem lá dentro para depois vir aqui no fórum reclamar que está desligando ou perdendo desempenho (ou porque algo queimou) por superaquecimento. Se vai gastar 9k+ em um PC, pelo menos invista o máximo que puder na durabilidade dele. Fonte e gabinete são os itens que determinam a durabilidade. 

Outra observação, compre ventoinha de 19 reais da deepcool na kabum e estará mais bem servido do que essas chinesas de terceira linha que a C3Tech vende. 

Por fim, não sou fan da Team Group, mas ela tem conquistado espaço no mercado internacional bem rápido. Apenas certifique-se de que eles tem RMA no mercado nacional antes de optar pela marca. A 3200 MHz tem modelos de marcas melhores por esse preço, convém observar.

O restante da config está muito boa, apesar de eu ainda achar o 5600X mais lucro.

• Curtir 1
Postado
33 minutos atrás, WOZ Dods disse:

Ligue para gabinete. O gabinete não é refrigerado, mas sim ventilado, e o que você escolheu não é nem um nem outro. Tampro frontal tem que ser em mesh. Não economize 150 reais no gabinete e faça seus componentes assarem lá dentro para depois vir aqui no fórum reclamar que está desligando ou perdendo desempenho (ou porque algo queimou) por superaquecimento. Se vai gastar 9k+ em um PC, pelo menos invista o máximo que puder na durabilidade dele. Fonte e gabinete são os itens que determinam a durabilidade. 

Outra observação, compre ventoinha de 19 reais da deepcool na kabum e estará mais bem servido do que essas chinesas de terceira linha que a C3Tech vende. 

Por fim, não sou fan da Team Group, mas ela tem conquistado espaço no mercado internacional bem rápido. Apenas certifique-se de que eles tem RMA no mercado nacional antes de optar pela marca. A 3200 MHz tem modelos de marcas melhores por esse preço, convém observar.

O restante da config está muito boa, apesar de eu ainda achar o 5600X mais lucro.

Obrigado pelas dicas, amigo.

Sobre as memórias, você indica alguma em epecífico?

Sobre o gabinete, vou procurar um melhor então. Indica algum? Quando disse que não ligava, era referente à beleza e luzes RGB.

Sobre os coolers, me baseei pelos 43,2 CFM que prometem entregar, mas vou olhar os DeepCool.

Sobre o processador, eu usarei muito em rendezirações, e nos benchmarks que olhei no youtube e nos programas que uso o 3700X é bem superior por ter 8 núcleos e 16 threads.

• Curtir 1
Postado
53 minutos atrás, JoMpAvip disse:
  1. Sobre as memórias, você indica alguma em epecífico?
  2. Sobre o gabinete, vou procurar um melhor então. Indica algum? Quando disse que não ligava, era referente à beleza e luzes RGB.
  3. Sobre os coolers, me baseei pelos 43,2 CFM que prometem entregar, mas vou olhar os DeepCool.
  4. Sobre o processador, eu usarei muito em rendezirações, e nos benchmarks que olhei no youtube e nos programas que uso o 3700X é bem superior por ter 8 núcleos e 16 threads.
  1. Para o 3700X pode ser 3200 MHz, qualquer uma das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG (o link é um filtro da kabum).
  2. Compre o Matrexx 55 Mesh o mais rápido que puder. Gabinete com esse nível de qualidade a menos de 500 reais acaba rápido. O meu é só um pouco mais robusto e custa mais de 1000 reais.
  3. Se valor não for problema vá na terabyte e procure pelos Scythe. São impressionantes em todos os aspectos. Se quer economizar vá do Deepcool de 20 reais. No final a diferença entre os dois será pequena. Pessoalmente eu pagaria pelo Scythe se o orçamento permitisse. Veja as especificações depois. 
    Só agora vi que na Kabum tem Scythe de 140 mm por ótimos preços. Veja aí: https://www.kabum.com.br/hardware/coolers/fan?pagina=1&ordem=3&limite=30&prime=false&marcas=["2490"]&tipo_produto=[]&filtro=[]
    Em contrapartida, os da Terabyte estão um pouco mais caros: https://www.terabyteshop.com.br/refrigeracao/cooler-p-gabinete
  4. Núcleos e threads não são os únicos fatores a serem levados em consideração para o desempenho de uma CPU. No caso do After Effects, por exemplo, o 5600X é muito superior a quase tudo que existe na terceira geração. Veja os benchmarks da própria produtora do software:

pic_disp.php?id=64886&width=800

https://www.pugetsystems.com/labs/articles/Adobe-After-Effects-AMD-Ryzen-5000-Series-CPU-Performance-1959/

• Curtir 1
Postado
5 horas atrás, PlayerUzumaki disse:

Qualidade tem tudo a ver com potencia , a medida que você sobe a potencia em uma linha de 12 , 5 ou 3.3 volts , tem que se usar uma quantidade enorme de corrente , fluxo de eletrons  e ai num tem jeito  tem que ser qualidade em cima de qualidade nos componentes internos .

Com relação a superdimencionar , é porque geralmente quem monta um pc novo e futuramente quer um up , querem mais ram, mais armazenamento , mas cpu ou mais gpu , nunca pensam em fonte , por isso a ideia é ja comprar uma com muita sobra pra no futuro não ter travamentos e falhas e ficar enrolado achando que é outras coisas sem perceber que a economia da fonte la atrás apareceu depois quando ela abriu o bico .

• Curtir 1
Postado

@Rogério Ottoni

1 minuto atrás, Rogério Ottoni disse:

Qualidade tem tudo a ver com potencia

E você diz o que para as fonte de 1500W vendidas na wish por 100 conto ?

1 minuto atrás, Rogério Ottoni disse:

Com relação a superdimencionar , é porque geralmente quem monta um pc novo e futuramente quer um up , querem mais ram, mais armazenamento , mas cpu ou mais gpu , nunca pensam em fonte , por isso a ideia é ja comprar uma com muita sobra pra no futuro não ter travamentos e falhas e ficar enrolado achando que é outras coisas sem perceber que a economia da fonte la atrás apareceu depois quando ela abriu o bico .

650W hoje aguenta tudo que um consumidor almeja e a tendência do hardware é usar cada a vez menos energia com o passar do tempo.

Sim teve algumas exceções como as RTX 3000 as RX 6000 e os novos intel core mas a tendência é você sempre precisar de menos fonte potente com o passar dos anos.

É só olhar o quanto uma GTX 580 usava e comparar com a GTX 1080 usa por exemplo.

• Curtir 1
Postado

Pessoal, vendo esse post, fiquei na dúvida entre uma 3070 e uma 3060ti.

Realmente desempenho parecido, na terabyte a diferença entre elas é de R$800. A princípio irei jogar em 1080p

Postado
7 minutos atrás, PlayerUzumaki disse:

650W hoje aguenta tudo que um consumidor almeja e a tendência do hardware é usar cada a vez menos energia com o passar do tempo.

Sim teve algumas exceções como as RTX 3000 as RX 6000 e os novos intel core mas a tendência é você sempre precisar de menos fonte potente com o passar dos anos.

É só olhar o quanto uma GTX 580 usava e comparar com a GTX 1080 usa por exemplo.

Eu falava exatamente isso até o terceiro trimestre desse ano. Hoje indico fontes mais potentes que o necessário, pois tanto a Nvidia quanto a AMD apelaram quanto ao consumo na geração atual. Você viu 3080 e 3090 derrubando fonte de 1000+ W 80+ platinum? Eu vi, e estou de cara até agora.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!