Ir ao conteúdo

Fonte Chaveada (colmeia) com tensão irregular

Ir à solução Resolvido por Jhon Wick,

Posts recomendados

Postado

Bom dia amigos do Clube! sou novo aqui, e queria compartilhar uma duvida com vcs, e se puderem me ajudar, fico grato,
comecei a fazer um projeto de fita led ws2812b. e nela usa-se Fonte 5 Volts DC / 10 Amperes, Chaveada e Estabilizada para cada 5 metros de led. porém os vendedores pedem que usem uma de 20A caso eu use o branco em toda a extensão da fita, pois consome mais. como aqui em casa precisei de 6 fitas, eu pensei comigo em comprar 2 Fonte 5 Volts DC / 60 Amperes, assim ia usar 1 fontes para cada 3 fitas. pois bem, ai começa o problema, liguei elas em paralelo pra distribuir a energia de 1 fonte pra 3 fitas, quando verifico a tensão do fio durante sua extremidade, com a fita desligada, marca direitinho os 5 volts, porém quando ligo a controladora e a fita acende, a tensão cai pra 4volts onde pluga os fios na fita, que é no seu inicio e no seu fim, e no meio dela cai pra 3volts, com isso meu brilho diminui, e fico com medo de perder a fita, sem falar que o branco que era pra ser igual, fica amarelado em algumas partes, estou usando o fio de cobre de 0,75mm. e a fonte esta sendo alimentada com 110v. liguei em serie, e piora a situação, no inicio fica 3,5/4v e no final 2v, onde o branco já não chega, ficando vermelho. minha pergunta é? tem alguma coisa que posso fazer pra tensão nao cair quando a fita estiver ligada?
desde já obrigado!

• Curtir 1
Postado

as fontes parecem estar sobrecarregadas neste seu sistema, ou a fiação...

você está usando 0,75mm para conduzir  20A está aí seu problema, o fio pode estar agindo como resistor e "comendo" parte da tensão que deveria chegar nas fitas, da mesma forma limitando a corrente que deveria percorrer até elas...

para esta corrente no mínimo um 2,5mm² para trechos curtos e bem ventilados, senão use 4mm² para ter maior segurança.

• Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

Sua fita é bem gulosa hein...

1 hora atrás, Jhon Wick disse:

onde pluga os fios na fita, que é no seu inicio e no seu fim

Isso meio que é sinistro. Não era pra ser de um lado só?

E não ligue em cascata = o fim de uma alimentando a próxima. Derive as ligações de 1 par de pontos só.

Postado

@.if

2 horas atrás, .if disse:

E não ligue em cascata = o fim de uma alimentando a próxima. Derive as ligações de 1 par de pontos só.

Impossível fazer isso. Se colocar a alimentação apenas em uma ponta da fita, se colocar todos os leds em branco, a partir da metade da fita (2,5m) começa a amarelar (experiência própria).

Eu coloquei 2 fitas e meia no quarto da minha filha e precisei de uma fonte de 40A, levando os 5V para o início e em cada emenda para ficar todas as cores iguais.

Creio que o grande problema do amigo é a colocação em paralelo de duas fontes.

Depois que adquiri o material, vi que existe essa fita para 12V.

Apesar de mais cara, vale a pena na questão alimentação. 

• Obrigado 1
Postado
4 horas atrás, .if disse:

Sua fita é bem gulosa hein...

Isso meio que é sinistro. Não era pra ser de um lado só?

Entendi errado, ou você disse para ligar em paralelo? Mas aí não dividiria a tensão em cada fita?

Postado
12 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Entendi errado, ou você disse para ligar em paralelo? Mas aí não dividiria a tensão em cada fita?

Isso aí, é pra ligar em paralelo mesmo. 

Vai 5V pra cada fita. 

Postado

@Eder Neumann mesmo sendo uma tensão de 5? 2,5mm não seria grossa? Ouvi dizer quanto menor a tensão, menor o fio?

@.if pois é mano, quando alento de uma lado da fita, ela fica bem iluminada, porém do outro lado ela fica amarelada.

Postado

A corrente é inversamente proporcional a tensão. Logo, quanto menor a tensão maior será a corrente, o que faz ser necessário fios mais grossos. 

• Membro VIP
Postado
Em 14/01/2021 às 15:15, Eder Neumann disse:

você está usando 0,75mm² para conduzir 20A está aí seu problema

@Eder Neumann está parametrizando pela escala métrica. Eu comecei a falar de AWG. Para facilitar, passarei a usar a escala métrica também. Você encontra tabelas de equivalência entre a escala métrica e o AWG, se quiser.

Pois bem. Segundo as tabelas, um condutor de cobre com 0,75 mm² se secção transversal é indicado para conduzir uma corrente máxima de apenas até 9A.

para esta corrente no mínimo um 2,5mm² para trechos curtos e bem ventilados

Um condutor de cobre com 2,5 mm² de secção transversal suporta até 21A.

senão use 4mm² para ter maior segurança

Até 28APois não é uma simples de três.

Postado

@Eder Neumann na verdade a fonte é de 5v 60a. Ontem reparei que ela chega 5v em toda extremidade da fita, quando está com pouco leds ligados, e quando tem todos ligados ela vai caindo a corrente, e nos pontos onde fica amarelado chega a 3v até em lugares chegando a 2,8v. Lembrando que agora só tem 10 metros de led ligado. E o amarelado fica na segunda fita

Screenshot_2021-01-14-12-22-27-396_com.whatsapp.jpg

@alexandre.mbm caramba maninho, então me lasquei, pois a fonte é de 60A. Por isso os led não estão sendo bem alimentados, chega os 5v, mais a medida que demanda mais amperes o fio não manda, fazendo com que a tensão cai e a corrente seja mantida no limite que o fio aguenta.

@Ricardo S Ferreira o fio que usou foi o de 2,5mm ou outro?

• Membro VIP
Postado

@Jhon Wick , é preciso vermos como você está fazendo suas medições; colocando as pontas de prova de onde até onde. Pois a fita é uma união (soma) de "pedaços consumidores".

Mesmo detalhe (de malha) importa para você ficar ou não tranquilo com pedaços de condutor para alimentarem pedaços (de fita) "consumidores".

• Membro VIP
Postado

Tensão baixa e alta corrente me parece dar medo de se fundir tudo

Não faça se não se sentir a vontade mas 1 ideia muito lôca: ligar 3x em série numa fonte 12v... 4V pra cada mas se funcionar, s.f. Pra esta façanha dar certo, todas tem que ter a mesma capacidade e claro fonte 12v com capacidade de corrente de 1 fita só.

• Membro VIP
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Leia-se: potência.

Termos leigos para pessoas idem..😁.. Além do + não há indicação direta de potência fornecida na fonte e sim corrente e pouca gente 'normal' sabe que potência é corrente vezes tensão. 'Capacidade' é um caminho do meio.

...e Xandão @alexandre.mbm ... xato...😑

😁

• Solução
Postado

@alexandre.mbm @alexandre.mbm @alexandre.mbm obrigado pessoal, tinha razão, não devia usar fio fino. E sim mais grosso e em ligação paralelo. Usei 2,5 para 5 e 10 metros, e 4mm para a fita que está a 15mt da fonte, e graças a Deus o branco prevaleceu, 5v perto da fonte e 4v a 15mt da fonte. Mais ainda sim ótimo resultado.

4 minutos atrás, Jhon Wick disse:

@alexandre.mbm @alexandre.mbm @.if @Ricardo S Ferreira @Mega Blaster @alexandre.mbm obrigado pessoal, tinha razão, não devia usar fio fino. E sim mais grosso e em ligação paralelo. Usei 2,5 para 5 e 10 metros, e 4mm para a fita que está a 15mt da fonte, e graças a Deus o branco prevaleceu, 5v perto da fonte e 4v a 15mt da fonte. Mais ainda sim ótimo resultado.

• Curtir 3

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!