Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu vi dois vídeos aqui do grande Gabriel Torres sobre não usar "estabilizadores" nos aparelhos eletrônicos, eu compreendi e concordo com a explicação dele. 

Mas, sempre tem um mas, um técnico de tevê insiste que eu devo colocar um estabilizador na teve e no aparelho conversor da tv. Disse que preciso usar na geladeira e também na máquina de lavar. 

Ele fala com tanta certeza que eu fiquei com medo de perder algum equipamento meu...

Eu não acho que o aquecimento no aparelho conversor seja devido a oscilações na rede, já que a fonte tem na saida 12v...

Alguém pode me ajudar?!

Obrigado

Postado
4 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Eu vi dois vídeos aqui do grande Gabriel Torres sobre não usar "estabilizadores" nos aparelhos eletrônicos, eu compreendi e concordo com a explicação dele. 

Mas, sempre tem um mas, um técnico de tevê insiste que eu devo colocar um estabilizador na teve e no aparelho conversor da tv. Disse que preciso usar na geladeira e também na máquina de lavar. 

Ele fala com tanta certeza que eu fiquei com medo de perder algum equipamento meu...

Eu não acho que o aquecimento no aparelho conversor seja devido a oscilações na rede, já que a fonte tem na saida 12v...

Alguém pode me ajudar?!

Obrigado

Não deve-se usar estabilizadores ,se quer evitar que algum componente queime , compre um bom filtro de linha , estabilizador não. 

agora, Gustavo Muccelin Moreira disse:

Não deve-se usar estabilizadores ,se quer evitar que algum componente queime , compre um bom filtro de linha , estabilizador não. 

Só do cara falar "usar na máquina de lavar e na geladeira" é uma piada absurda pra mim 

Postado
7 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Alguém pode me ajudar?!

Obrigado

Não, estabilizador Mata qualquer eletrodoméstico, isso ae é uma verdadeira praga, não serve pra nada a não ser te dar prejuízo. 

• Curtir 2
Postado

@Gustavo Muccelin Moreira Então... eu lei sobre eletrônica, mesmo sendo leigo, faz anos... e achei mega estranho.... ele disse que em todos os manuais de equipamentos está escrito que deve ser usado estabilizador... nunca li isso em nenhum manual, e eu leio manuais...rs vou até reler o da teve

1 minuto atrás, Sandro3636 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira Então... eu lei sobre eletrônica, mesmo sendo leigo, faz anos... e achei mega estranho.... ele disse que em todos os manuais de equipamentos está escrito que deve ser usado estabilizador... nunca li isso em nenhum manual, e eu leio manuais...rs vou até reler o da teve

"lei" quis dizer leio

Postado
agora, Sandro3636 disse:

Não cara , esse "técnico" tá falando muita m@#4$ , se quer garantir que seu equipamento não queime , coisa e tal , compre um bom filtro de linha , ele se caso haver um pico de energia , algo assim , o varistor dentro dele , se não me engano é esse o nome , queima para a energia não passar para o aparelho que estiver ligado no filtro de linha , assim , o aparelho estará protegido. 

Postado
agora, Sandro3636 disse:

@Gustavo Muccelin Moreira tb acho que tem que ser um filtro de linha bom, mas esse filtro bom deve estar ligado no aterramento da casa né... se não, nem o varistor vai resistir...

Pelo que eu sei , é só deixar ele na ligado na tomada , e os aparelhos ligado nele , se algo ocorrer de picos de energia , ou coisa e tal , o dispositivo dentro do filtro de linha , queima , fazendo com que essa energia "errada" não passe para seus aparelhos conectados a ele. 

Postado

@G7 log Cara, foi o que pensei, tem um motor na máquina de lavar, e isso vai destruir o estabilizador e a máquina... há pelos principios eltromagnéticos grandes alterações que podem destruir as joças dos relês no estabilizador ne´...

@Gustavo Muccelin Moreira Foi o que sempre pensei.,,, mas vendo uns vídeos especializados e acho que até um vídeo do Gabriel Torres, deve haver o aterramento no pino do meio da tomada... 

Postado
2 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Foi o que sempre pensei.,,, mas vendo uns vídeos especializados e acho que até um vídeo do Gabriel Torres, deve haver o aterramento no pino do meio da tomada... 

Ai eu já não sei... 

Postado
47 minutos atrás, Sandro3636 disse:

Disse que preciso usar na geladeira e também na máquina de lavar. 

Esse cara fez curso para ser técnico em uma creche? Porque em uma escola técnica não foi

• Haha 4
Postado

Pelo mesmo motivo dos demais colegas neste fórum, eu não gosto de estabilizador, e aqui mesmo você encontra muitas explicações do porquê não usar.

Mas quebrar esse paradigma do estabilizador é muito difícil, existe sim, muitos técnicos formados que falam isso.

Quando me formei na área técnica de TI na década de 90, era isso que se ensinava. Não sei atualmente o que se ensina nos cursos, mas tem bastante técnico que ainda defende o paradigma de que estabilizador é bom.

Vamos ouvir isso ainda por muito tempo.

• Obrigado 1
Postado

Não vi comentário da sua rede.
Caso ela seja 110 e no multímetro esteja saindo direto uns 90ou
Caso ela seja 220 e no multímetro esteja saindo menos de 200
SOMENTE NESSES CASOS, em equipamentos pesados, sem muita eletrônica, a energia tão fraca pode fazer o motor simplesmente não partir.

Na minha casa de praia no ano novo, a geladeira para de funcionar. Eu coloco um estabilizador que faz subir os 190 que sai da tomada em 210, 215 ela volta a usar.

Para computador, JAMAIS USE.
ara qualquer equipamento com fonte chaveada, NÃO USE.

• Obrigado 1
Postado
1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Para computador, JAMAIS USE.
ara qualquer equipamento com fonte chaveada, NÃO USE.

Tenho um estabilizador há mais de 10 anos, funcionando 24h por dia. Tem a minha TV (de 48 polegadas?) com tela a led e um receptor de TV por assinatura pendurados nele. 

Aqui em casa vive faltando energia elétrica. No verão então, basta chover ou ventar um pouco mais forte, que a energia vai embora. Pior é quando a energia tenta religar por duas ou três vezes.

Não posso condenar todos os estabilizadores. Muitos possuem um bom projeto e parece que eu dei sorte com o meu.

MOR_AL

Postado
19 minutos atrás, MOR disse:

Não posso condenar todos os estabilizadores. Muitos possuem um bom projeto e parece que eu dei sorte com o meu.

Não mesmo, existem raras exceções. 

Sobre usar ou não existem casos e casos...

Onde tem muita oscilação de energia e quedas o uso de um estabilizador acaba sendo menos prejudicial do que deixar sem dependendo do tipo de aparelho. 

Porém claro não é todos os aparelhos que precisam dele, os com fontes chaveadas automáticas tem uma faixa muito grande de tensão aceita na entrada e acabam corrigindo o erro de tensão de maneira mais rápida e eficaz do que qualquer estabilizador tornando-o totalmente inútil. 

2 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Na minha casa de praia no ano novo, a geladeira para de funcionar. Eu coloco um estabilizador que faz subir os 190 que sai da tomada em 210, 215 ela volta a usar.

Nesse caso até faz sentido, mas vale lembrar que o estabilizador precisa ter uma boa potência, bem maior do que a da geladeira. 

Também vale lembrar que isso é mais um quebra galho, pois como já foi dito os picos de partida da geladeira acabam fazendo os relés durarem bem menos. 

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

Esses aparelhos esquentam a toa mesmo, pois ficam ligados direto e geralmente os materiais usados são baratos de qualidade mediana. 

Os meus aqui esquentam também, porém nunca vi a rede oscilar é sempre os mesmos 117V quando coloco o multímetro. 

3 horas atrás, Sandro3636 disse:

vi uns vídeos que dentro de alguns filtros de linha tem apenas dois fios e um fusível bagabundo....

Isso é o que mais tem... 

Geralmente é só um fusível e dois capacitores de valor baixo. 

Capacitor sem uma bobina bem calculada não filtra nada, como dizem acaba sendo um engodo. 

O varistor é importante pra queimar o fusível na hora certa, protegendo além da rede elétrica o equipamento também. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
46 minutos atrás, Renato.88 disse:

Os meus aqui esquentam também, porém nunca vi a rede oscilar é sempre os mesmos 117V quando coloco o multímetro. 

Mas morar no meio do mato.... eu nunca testei a oscilação aqui... mas o cara insiste que é falta de estabilizador... Renato, o aparelho tem uma fonte de saida de 12 v... e acho que isso já controla a oscilação... ah o mais importante a teve nova minha de led... tem fonte interna né? Ela é super moderna, ele o técnico garantiu que no manual tem lá dizendo pra usar estabilizador mas ainda não procurei rs e o medo de perder a teve?!

3 horas atrás, Thiago Miotto disse:

É um relógio de luz só pra casa ou são várias casas no mesmo relógio e sua tensão cai? Acho que pode ser meu caso mas nunca medi no voltímetro... nem sei como medir direto... eu só medi meus aparelhos eletrônicos até hj kkkk

@MOR poxa logo você dizendo isso! Aí você me deixa com mais dúvidas hahH digo isso pois acho que moramos no mato ou seja rede parecida kkk e outra igual ai, se piscar três vezes a luz acaba de vez hahahah só pra saber, qual a marca do seu?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...