Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ping alto durante a noite e a tarde (net virtua)


Posts recomendados

Boa dia todos que estão lendo, bom eu assino a NET VIRTUA com um pacote de 240MB. Fazem uns 2 meses que eu noto que a partir das 18 da noite o PING fica muito alto, moro em Fortaleza-CE e sou acostumado a jogar com 60/55 de ping e quando bate as 18:00/19:00 PM o ping sobe pra 150 e fica impossível de jogar jogos como valorant, lol, cs e qualquer outro tipo, e só volta lá pras 00:00, resumindo a internet so presta no começo da tarde e de manhã. Fiz um tracert no servidor do valorant de manhã e o ping ficou normal (segue o anexo). Pedi para um amigo que também assina NET VIRTUA fazer o tracert, fiz isso para ver se o problema era da operadora em geral ou somente da rotaMEU TRACERT PELA MANHÃMEU TRACERT, segue a comparação entre meu teste (COM MAIS PING) e o dele (COM MENOS PING), fizemos o teste no mesmo horário e percebi que o ping dele, apesar de ser da mesma operadora que a minha, estar menor que o meu. Não faço ideia de qual seja problema ainda, mas no meu teste ao passar pelo servidor da embratel o ping fica mt elevado. Quem tiver conhecimento sobre e poder me ajudar ficarei muito agradecido.TRACERT DO  MEU AMIGO

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@9z Felipe Chagas Isso tem muita cara de ser gargalo. Eles vendem plano pra diversos usuários da região usando o mesmo tronco ou a mesma fibra, em horários de maior fluxo (Justamente entre 18 e 00) a largura de banda é compartilhada, logo quanto mais informação trafegando, maior o tempo que ela leva pra chegar ao destino (Maior latência). Pra navegação essa diferença não é sentida, mas pra jogos online sim.
Se for esse o caso infelizmente não tem muito o que fazer, o problema não parece ser com a rota, mas sim com a disponibilidade de banda da operadora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, 9z Felipe Chagas disse:

 

@NIGHT FALL e não tem nada q eles possam fazer? tipo colocar mais de uma estação pra fibra? pelo menos pra minha casa?

 

Ter o que fazer sempre tem, a questão é se é viável pra empresa. Passar todo um conjunto de fibra vai exigir investimento de centenas de reais (Talvez até milhares), fazer isso pra apenas um usuário não costuma ser muito a cara das operadoras.
O que te recomendo a fazer é entrar em contato com eles e passar o seu relato, explicando o problema da latência, diga que você é streamer e que a latência alta te impede de fazer suas lives, gerando travamentos e lags constantes, talvez usando isso como argumento eles tentem direcionar o seu link pra uma rota menos "congestionada" ou tomar alguma outra medida.

Se for apenas uma questão de rota é bem fácil de resolver, basta que eles tenham um pouquinho de boa vontade (A não ser claro que a rota seja única entre a sua região e backbone deles).

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@9z Felipe Chagas Depende da operadora porque ela q vai ter fornecer o endereço IPv4 fixo pra você colocar no seu roteador e não passar pela CGNAT,  a outra alternativa é você solicitar para te colocarem em um ambiente de CGNAT melhor (com menos usuários compartilhando o mesmo IP).

A solução definitiva pra esse tipo de problema é o IPv6 porque ele não passa no CGNAT só q os jogos por enquanto ainda usam o IPv4 que passa (menos o IPv4 fixo).

Habilite o IPv6 no seu roteador para as aplicações que você usa e que já usam o IPv6 não precisarem usar o IPv4 e assim diminui a carga na CGNAT.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tarde

 

Antes da NET se juntar com a Claro, nunca tive problema com nem um das duas empresas, depois que juntou desandou tudo.

Larguei a internet da NET por causa de instabilidade e redução na velocidade contratada.

Você ligava lá e fazia sempre a mesma história de desligar na tomada, resetar e ficava bom por um ou duas horas e depois ficava ruim.

E se tivesse algum problema fisico, você tem que pagar 90 reais para resolver o problema, um palhaçada que nunca teve.

Além de pagar um aburdo do serviço, ainda tem que pagar mais ainda para deixar funcionando.

Eu pagava 80 reais pelo plano de 120Mb de downloads (10Mb de uploud) e chegava 10Mb, as vezes 20Mb você ligava lá e eles falavam que estava tudo normal, e no facebook no próprio pagina deles tinha mais gente reclamando.

E uma coisa que tinha morrido em um serviço de internet fixa é limite de downloads, desanimador isso.

Na frente de casa jogaram um pampfleto de uma outra internet que é um plano de 300Mb de downloads e 150Mb de uploud por 89 reais por 6 meses e depois vai para 109 reais, não pensei duas vezes e mandei instalar.

Liguei na net pra cancelar a internet e eles falaram que eu tinha um plano fidelidade com eles 🤬 por uns 6 meses, para não ficar pagando por algo que não ia usar lembrei que na academia que vou o dono tinha net e cancelou por conta da pandemia.

Então emprestei o modem da net em troca da mensalidade.

Mas voltando ao problema do nosso colega, isso é malandragem da net, antigamente nunca tive problema nem um com a net de lentidão ou ping alto.

Liga lá e reclama com eles.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, 9z Felipe Chagas disse:

@NIGHT FALL obrigado amigo, falarei com eles sobre isso. existe alguma maneira de avaliar seu perfil? me tirou várias dúvidas

 

Basta ir no comentário que lhe ajudou e clicar em "Marcar como Solução", você também pode curtir os comentários que lhe foram úteis, isso qualifica positivamente o usuário que fez o comentário.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/03/2021 às 22:58, gabrielsants disse:

@9z Felipe Chagas .

A solução definitiva pra esse tipo de problema é o IPv6 porque ele não passa no CGNAT só q os jogos por enquanto ainda usam o IPv4 que passa (menos o IPv4 fixo).

 

Todos os jogos usam somente o IPv4 mesmo? Nenum jogo usa ipv6 ou até existe e são raros? Interessante isso. Porque será? Não sabia disso e pensava se windows funcionasse com IPV6, qualquer programa rodaria com IPv6. Então o programa ou jogo tem se programado para funcionar com IPv6? Caso não então ele funciona só com ipv4? Dai então os provedores que ja tem ipv6  e entregam esse tipo de conexão para o cliente são obirgados a manter o ipv4? Então o ipv4 vai coexistir por muito tempo com IPV6?

@gabrielsants

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@9z Felipe ChagasNão fez diferença ativar o IPv6 porque os jogos Online são por enquanto no IPv4. Se o ping alto for causado pelo CGNAT do provedor, o IPv6 não deveria sofrer com isso.

Faça os teste de ping no IPv6 no mesmo período que tiver dando ping alto e vê se dá ping alto nele também (digita o site no tracert não o número IP)

O bom de você ativar IPv6 é que diminui a carga no CGNAT, se o teu provedor ativar o IPv6 pra todos os usuários ficaria menos pior o ping no IPv4 pois reduz o número de aplicações no CGNAT usando o mesmo IP público. Ex: alguns usuários que tiver usando o IPv6 no YouTube não vai passar pelo CGNAT atrapalhando quem joga, Entendeu?

A solução pra quem joga por enquanto é o IPv4 fixo.

@BF3DONORDESTE Os jogos Online são por IPv4 infelizmente. Os jogos precisam ser reprogramados para rodar com o IPv6 porque é outro sistema de pacotes na rede.

A maioria das aplicações e sites já suportam o IPv6, o problema é o jogos que estão muito atrasados.

Aparentemente não é possível no mesmo jogo ter pessoas com o IPv4 e outras com o IPv6 porque os protocolos não se comunicam entre si com facilidade, as empresas de jogos estão esperando o IPv6 ser a maioria dos usuários (a nível mundial) para então ativarem o IPv6, e isso vai impossibilitar quem usa só o IPv4.

 

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@9z Felipe Chagas É muito provável porque os IPv4 acabaram e os provedores usam CGNAT pra compensar e a Net é umas da que mais faz isso, e você sofre com ping no horário onde tem mais pessoas em CGNAT. O problema de ping com CGNAT começa quando o provedor coloca muitas pessoas (mais do que deveria) compartilhando o mesmo IPv4 ou o provedor dá pouca manutenção.

O provedor pode te colocar em um ambiente menos congestionado pra melhorar ou você pode pedir um IP fixo pra fugir do CGNAT.

Liga na Net é pergunta se você tá em um ambiente de IP compartilhado, se sim, aproveita pra pedir o IPv4 fixo (vão te comprar por isso).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, gabrielsants disse:

@9z Felipe Chagas É muito provável porque os IPv4 acabaram e os provedores usam CGNAT pra compensar e a Net é umas da que mais faz isso, e você sofre com ping no horário onde tem mais pessoas em CGNAT. O problema de ping com CGNAT começa quando o provedor coloca muitas pessoas (mais do que deveria) compartilhando o mesmo IPv4 ou o provedor dá pouca manutenção.

O provedor pode te colocar em um ambiente menos congestionado pra melhorar ou você pode pedir um IP fixo pra fugir do CGNAT.

Liga na Net é pergunta se você tá em um ambiente de IP compartilhado, se sim, aproveita pra pedir o IPv4 fixo (vão te comprar por isso).

estou passando por essa situação atualmente, momentos o ping e jilter sobe e download cai bastante, será que o ip fixo resolve todos esses problemas, minha net é por fibra de uma provedora local. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@9z Felipe Chagas Quantos menos endereços reserva o provedor tiver mais caro vai te cobrar. Alguns provedores não tem mais nem pra vender. Só ligando lá pra ter certeza do valor.

@Mikael Mendes pode ser um roteador com problema no seu trajeto ou configurado errado,  esses são os menos prováveis. O mais provável é ser um compartilhamento de endereço com gargalo.

 

Eu aconselho pedirem um IPv4 fixo por um mês pra testar, os provedores vão cobrar por isso então vcs podem reduzir os megas pra não ficar caro. Pra quem joga online vale mais a pena uma internet estável que uma muitos megas e instável.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@gabrielsants no caso ele disse que só podia fazer ip fixo com contrato anual por conta que teria refazer todo o contrato e etc. Isso é verdade? Eu de fato queria testar apenas um mês mas foi isso que ele disse, e ainda falou que nem compensava porque a rede cgnat tava boa e etc. Desculpas de sempre. E de fato pega bem quando não é muita gente usando e nem é problema de banda até porque são poucos clientes aqui com no plano máximo de 15 megas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/03/2021 às 20:16, gabrielsants disse:

@9z Felipe Chagas Provavelmente você tá em um ambiente de rede do tipo CGNAT. Aumenta o número de usuários na CGNAT, aumentando do número de regras e consequente aumenta o ping. Se for esse o caso você pode solicitar um IP fixo pra resolver.

Mas esse aumento de ping so em horário de pico né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!