Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Pisca-pisca com o transistor bc547b npn


Jame Kirk

Posts recomendados

1 hora atrás, Jame Kirk disse:

Gostaria de saber se o transistor bc547b npx serve para fazer pisca pisca?

Serve, mas precisa de pelo menos dois:

images?q=tbn:ANd9GcQxMqzq0DOhmQh8g-rCgyX

Ali tá BC549, mas tanto faz nesse caso é a mesma coisa. 

Sempre que um led acende, o outro apaga, algo semelhante a um pisca alerta. 

  • Curtir 3
  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa noite pessoal! 

Fiz usando 2 BC 547 seguindo esse mesmo esquema aí de cima e funcionou certinho. Só troquei os capacitores por dois de 2.2 uF porque não tinha os de 3.3uF. valeu! 

Abraços. 

16715074181837110611162201748739.jpg

Em 15/03/2021 às 22:08, Renato.88 disse:

Serve, mas precisa de pelo menos dois:

images?q=tbn:ANd9GcQxMqzq0DOhmQh8g-rCgyX

Ali tá BC549, mas tanto faz nesse caso é a mesma coisa. 

Sempre que um led acende, o outro apaga, algo semelhante a um pisca alerta. 

Cara fico pensando se esse esquema é bem parecido, se não o mesmo, de um semáforo 🤔... porém com 3 leds e 3 transístores. O de vermelho e verde com capacitores maiores e o de amarelo com valor mais baixo. Será que faz algum sentido isso? 🤔 Dúvida cruel 😂😂😂

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Reqtro

Para uma “feira de ciências” 3 estágios daria mas na realidade precisaria de 4 estágios e uma “lógica” feita talvez até com diodos que acionaria os triacs responsáveis por lâmpadas de corrente alternada ou transistores ou mosfets caso acionem os semáforos atuais que funcionam com vários Leds. Motivo: quando vemos um semáforo funcionando parecem 3 estágios, verde, amarelo, vermelho e voltando ao 1o estagio verde. Mas não esqueça que o semáforo que aponta para a rua que cruza mostra o amarelo antes de ir para o estágio vermelho (que corresponde ao verde da rua onde estamos). E neste estágio o circuito lógico faz que a luz vermelha ainda seja mostrada para nós enquanto a luz amarela já está sendo mostrado para a outra rua e vice-versa.

Agora se o sistema inclui um farol para pedestres já vai ter mais “estágios”.

 

Na realidade, há décadas grande parte dos semáforos na cidade de São Paulo (e acredito que em todas as grandes cidades) são equipamentos sofisticados conectados e controlados por uma ou mais centrais de controle de tráfego. Eu lembro que quando comecei a dirigir em 1985 notava-se por exemplo na Av. Paulista os semáforos abrindo em sequência para permitir o fluxo de veículos. Não adianta numa avenida com um fluxo gigantesco um farol abrir e o trânsito não andar por causa da fila formada pelo farol da próxima esquina que fechou. E isso é apenas UMA avenida, se começarmos a pensar num sistema com dezenas, centenas, n cruzamentos podemos perceber que controlar os semáforos numa metrópole é uma logística incrivelmente complexa e usar semáforos que funcionam digamos, de maneira independente está totalmente fora de questão.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Andreas Karl disse:

@Reqtro

Para uma “feira de ciências” 3 estágios daria mas na realidade precisaria de 4 estágios e uma “lógica” feita talvez até com diodos que acionaria os triacs responsáveis por lâmpadas de corrente alternada ou transistores ou mosfets caso acionem os semáforos atuais que funcionam com vários Leds. Motivo: quando vemos um semáforo funcionando parecem 3 estágios, verde, amarelo, vermelho e voltando ao 1o estagio verde. Mas não esqueça que o semáforo que aponta para a rua que cruza mostra o amarelo antes de ir para o estágio vermelho (que corresponde ao verde da rua onde estamos). E neste estágio o circuito lógico faz que a luz vermelha ainda seja mostrada para nós enquanto a luz amarela já está sendo mostrado para a outra rua e vice-versa.

Agora se o sistema inclui um farol para pedestres já vai ter mais “estágios”.

 

Na realidade, há décadas grande parte dos semáforos na cidade de São Paulo (e acredito que em todas as grandes cidades) são equipamentos sofisticados conectados e controlados por uma ou mais centrais de controle de tráfego. Eu lembro que quando comecei a dirigir em 1985 notava-se por exemplo na Av. Paulista os semáforos abrindo em sequência para permitir o fluxo de veículos. Não adianta numa avenida com um fluxo gigantesco um farol abrir e o trânsito não andar por causa da fila formada pelo farol da próxima esquina que fechou. E isso é apenas UMA avenida, se começarmos a pensar num sistema com dezenas, centenas, n cruzamentos podemos perceber que controlar os semáforos numa metrópole é uma logística incrivelmente complexa e usar semáforos que funcionam digamos, de maneira independente está totalmente fora de questão.

Excelente! 😁👍

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já semáforos que estão avulsos em uma única rua, antigamente funcionavam com temporizadores mecânicos e relés que eram ajustáveis. 

Os atuais usam algum comando eletrônico próprio pra isso, onde algum funcionário da prefeitura pode fazer ajuste de tempo e colocar horário pra ficar alerta depois da meia noite ou deixar o tempo mais rápido em horários de pouco movimento. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu já desconfiava. Quando eu tinha uns 12 anos de idade eu sempre reparava nos “clacks” que vinham de uma caixa de controle de uns 40 por 30 cm de um semáforo perto de casa. Na época claro que eu não entendia de eletrônica mas meu pai que, apesar de não ser da área gostava muito de eletricidade, já tinha feito experiências comigo com relês e sempre chamava minha atenção para o clack dos contatores dos elevadores. Esses controladores eletromecânicos gostavam de parar numa das fases e, uma vez passando a pé pelo perto de casa enguiçado cismei de dar uma pancada e com isso ele avançava para o próximo ciclo. Pra um garoto foi a glória brincar de “guarda” e ficar um tempão controlando o farol na pancada kkk

  • Haha 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Em 20/12/2022 às 08:51, Andreas Karl disse:

são equipamentos sofisticados conectados e controlados por uma ou mais centrais de controle de tráfego

Achei que isso era mito de filme de hacker...

mas como é feita a conexão com a central? vai via rede elétrica? linha telefone? agora fiquei curioso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Blumer Celta disse:

Achei que isso era mito de filme de hacker...

mas como é feita a conexão com a central? vai via rede elétrica? linha telefone? agora fiquei curioso.

É algo mais comum em grandes centros de capitais. 

São Paulo mesmo eu sei que tem em várias avenidas, principalmente as que tem sistema de radares nos semáforos. 

Em alguns eu já vi antenas, suponho que seja via Internet aos moldes dos celulares. 

Em outros sistemas se nota que a ligação é subterrânea, a ligação via Internet é mais fácil. 

Só não sei se usam a rede comum que todos usam, ou se tem uma linha própria só pra isso. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!