Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quebra Cabeças Resistivo - Dicas?


MOR_AL
Ir à solução Resolvido por Renato.88,

Posts recomendados

Bom-dia!

Estou fazendo um aquecedor para minha máquina de termo-vácuo-formação, ou modelagem de filme plástico com o auxílio de deformação do filme plástico por calor e por vácuo sobre uma forma.

Comprei 6 resistências, cada uma pode dissipar 150W, mas medi e estão dissipando 225W cada.

Também estou fazendo um dimer com boa parte do circuito retirado de um dimer, que o Sérgio Lembo postou.

Acho que a potência máxima é muito grande para aquecer a folha plástica, por isso decidi poder reduzir também as ligações das resistências.

Quero poder alterar o circuito dos resistores de todos os 6 em paralelos para 3 paralelos de 2 resistores em série.

A figura mostra as duas configurações.

A dúvida é como poder alterar o primeiro circuito para o segundo (e vice-versa), com o menor número de alterações?

MOR_AL

09_Aquecedor_1000W_3.thumb.jpg.616b70397142c5ec83886b17bd830707.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
24 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Qual é a tensão de entrada?

...

Respondendo pelo Moris, isso não vem ao caso amigo Chandão...🙂

 

Desafio curioso. Confesso que fiquei pensando nele por minutos a fio. 1/2 que resolvi mentalmente com uma chave multipolar (clique) e duas posições ... óbvio d+ eu sei.  Algo como

D_NQ_NP_912014-MLB28553539335_112018-O.w

Essencialmente você interrompe uma conexão e a conecta do outro lado

 

O que (pra variar) me fez lembrar dos bons tempos - neurônios fartos ... certa feita tive que trocar a chave de seta de nosso jeep 73 e claro não havia mais a original. Pra adaptar umaoutra, tive que 1º entender a ligação que era bem complexa pois a luz de freio é a mesma da de seta. A chave fazia uma jogada muito lôca pra atender a situação.

Outra foi quando liguei aquela chave de partida de motor estrela triângulo num motor de picadeira. Trifásica mas lhe pode servir de norte pro seu sistema bifásico. O mesmo principio da hh 127 em paralelo / 220 em série

 

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
15 minutos atrás, .if disse:

isso não vem ao caso amigo Chandão...

 

Sua chave real terá uma current rating.

 

38 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Em que circunstâncias você quer fazer a permuta?

 

Outros arranjos também podem interessar? Por que?

 

IMG_20210506_121220_DRO.thumb.jpg.93d3e5104c58b3829731a879991b9d46.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Qual é a tensão de entrada?

127Vca

Em que circunstâncias você quer fazer a permuta?

Ao meu desejo.

Outros arranjos também podem interessar? Por que?

Não, porque já calculei as potências envolvidas e estou satisfeito com as que cheguei.

 

4 horas atrás, .if disse:

Respondendo pelo Moris, isso não vem ao caso amigo Chandão...🙂

Como se trata de aquecimento, e com as potências informadas supõe-se que sejam 127Vca ou 220Vca. Nestes dois casos não importa qual seja. Caso você possua alguma outra opção, informe para nós. Talvez possa ser útil.

Desafio curioso. Confesso que fiquei pensando nele por minutos a fio. 1/2 que resolvi mentalmente com uma chave multipolar (clique) e duas posições ... óbvio d+ eu sei.  Algo como

D_NQ_NP_912014-MLB28553539335_112018-O.w

Essencialmente você interrompe uma conexão e a conecta do outro lado

Essa chave parece ser meio que complexa.

O que (pra variar) me fez lembrar dos bons tempos - neurônios fartos ... certa feita tive que trocar a chave de seta de nosso jeep 73 e claro não havia mais a original. Pra adaptar umaoutra, tive que 1º entender a ligação que era bem complexa pois a luz de freio é a mesma da de seta. A chave fazia uma jogada muito lôca pra atender a situação.

Outra foi quando liguei aquela chave de partida de motor estrela triângulo num motor de picadeira. Trifásica mas lhe pode servir de norte pro seu sistema bifásico. O mesmo principio da hh 127 em paralelo / 220 em série

 

 

Você matou a charada!

Eu havia pensado em duas chaves do tipo tri-way, pois acho que a corrente seria demasiado para as chaves HH, que possuo. O contato mal deve aguentar 1A

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Sendo todas resistências iguais, elas podem funcionar na série-paralelo desta maneira:

imagem006.GIF.5fcca487b307b4df749f5561d9c1ae69.GIF

 

Assim fica fácil colocar de volta todas em paralelo usando uma chave HH simples de 6 terminais:

imagem007.GIF.792304e8fdaa344a057270712fde4f37.GIFimagem009.GIF.83a032bb3a8444efab0f79b748d0b30a.GIF

 

Depois que postei o tópico fiquei pensando e cheguei a uma solução idêntica a sua, mas com duas chaves tri-way. Mas não quis postar pois tem sempre uma ideia melhor aparecendo. 

Tenho um barra de contatos que acredito, aguenta mais de 20A. É outra opção até mais interessante, porque não preciso sair de casa para comprar e não envolve maior gasto de dim-dim.

Valeu pelas dicas.

MOR_AL

 

10_Barra de contatos.JPG

11_Aquecedor_Solução.jpg

4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

Sua chave real terá uma current rating.

 

 

IMG_20210506_121220_DRO.thumb.jpg.93d3e5104c58b3829731a879991b9d46.jpg

É isso aí. Repare que as 6 conexões podem ser feitas com apenas duas.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 minutos atrás, MOR disse:

Essa chave parece ser meio que complexa.

Chandão matou legal. Renatão a pau 😁. Apesar do desconforto da chave de fenda, risco de choque e afins, sua barra dá certinho. 😁

 

23 minutos atrás, MOR disse:

alguma outra opção, informe para nós. Talvez possa ser útil.

Não entendi...  ou acho que entendi e xapralá

  • Curtir 1
  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, .if disse:

Chandão matou legal. Renatão a pau 😁. Apesar do desconforto da chave de fenda, risco de choque e afins, sua barra dá certinho. 😁

 

Não entendi...  ou acho que entendi e xapralá

Não há segundas intensões!

Sempre pode-se aprender um pouco mais.

Aliás, foi com o comportamento investigador, como o do @alexandre.mbm, que aprendi muita coisa. Ele está no caminho certo.

... Dando uma de @.if ...

Eu (eu) criei agora, hehehe!

"Deve-se ser humilde para ouvir e sábio para escutar". (Não que eu seja um ou outro, mas achei bacana).  😃😃😃😃😃

MOR_AL

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!