Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

7805 passa menos de 3v recebendo 24VDc e 5V corretamente recebendo 12VDc


Posts recomendados

Boa Tarde

Fiz hoje a montagem de um circuito, e me deparei com uma situação que achei no mínimo curiosa.
O Circuito que pretendia fazer, receberia 24V AC de um transformador, passaria numa ponte retificadora (eu usei uma RS207)(no multímetro, a saída da ponte fica em 33V DC). Esses 33V DC iriam para um 7805.
Depois disso ele ligaria o micro controlador, um display e alguns botões por resistores. O 7805 está com um dissipador médio.

Ao testar, o display ficava meio aceso, e notei que ao desligar o luz, parecia que o controlador funcionava. Testei no multimetro, a tensão de saída do 7805 ficava entre 2.9 e 3. Quando desligava aluz, ela subia até os 5.


Desliguei o transformador, peguei uma fonte 12V DC e liguei os fios dela nas saídas da ponte retificadora. Funcionou.

Pelo que entendi o 7805 não está tendo a capacidade de dissipar os 33V (embora o datasheet diz que tenha) e entra em modo de proteção. Acho que teria que fazer alguma redução anterior (talvez colocar um 7812 no meio).
Vou fazer um teste tirando o 7805 da pcb e colocando ele externo num dissipador bem grande, mas como o problema ocorre instantaneamente ao ligar, creio que não terá mudanças.

Penso como uma segunda possibilidade, mas menos provável, que a ponte retificadora não tenha a devida capacidade. Mas acho que se fosse esse o caso, a medida dela no multímetro seria menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

(no multímetro, a saída da ponte fica em 33V DC). Esses 33V DC iriam para um 7805.

Se o multímetro estiver em Vcc e mostram 33Vcc, lembre-se que ele mede o valor médio.

O valor de pico pode estar ultrapassando o valor Máximo Absoluto, que nem deve ser aplicado na entrada, pois a vida útil do 7805 cai bastante.

Qual é o consumo de corrente que está passando pelo 7805 ?

Qual é o valor do capacitor eletrolítico depois dos retificadores?

MOR_AL

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


 

44 minutos atrás, MOR disse:

Qual é o valor do capacitor eletrolítico depois dos retificadores?

Estou sem programa pra desenhar, e nesse caso, se fizesse no paint ficaria aquele negócio, eu e deus entendemos.

Mas a montagem está assim:
Transformador 220V ac para 24V ac  -> Ponte Retificadora RS207 -> Capacitor de 1000 uF -> 7805 -> Capacitor de 0.1uF

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sabemos, o 7805 tem máxima tensão de entrada de 35V.

Entendo que o trafo de 24VAC joga 33VCC.

Esses componentes de hoje parecem ser fracos mesmo, já me aconteceu o mesmo com os lm317 (já até comentei em outro tópico). 

 

E sem carga somente com o multímetro, consegue medir 5V ou a tensão também cai? 

 

Se não tiver jeito, um trafo de 12+12V lhe cai bem. Terá 12V pro 7805 e 24V pra alimentar o resto do seu projeto. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não gostaria de trocar o trafo.

Entre as soluções que pensei, creio que um LM2596 seria a melhor. Só fico em dúvida se ele sozinho reduz a 5V (aí eu usaria um fixo de 5V), ou se entrego algo perto de 10V nele, como entrada do 7805, algo que  enxergo como mais vantagem, já que entregaria algo linear ao MC.


 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

Só fico em dúvida se ele sozinho reduz a 5V

Sim, reduz. 

1 hora atrás, Thiago Miotto disse:

ou se entrego algo perto de 10V nele, como entrada do 7805, algo que  enxergo como mais vantagem, já que entregaria algo linear ao MC.

Eu gosto dessa ideia, tem mc que se atrapalha um pouco com fonte chaveada. 

Outra solução barata é montar um divisor de tensão com transistor entre meio a esse 7805 e a sua fonte. 

images?q=tbn:ANd9GcRJiDuWwLOYjUn4RNsAL1O

Não precisa ser um 2N3055, e no lugar do zener dá pra colocar um resistor. 

Dois de 1k ali derruba a tensão pra 17V, talvez seu 7805 já funcione com essa tensão 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esses 78xx não conseguem dissipar muito mais que 1W( aqueles grandes) então para 33V você só poderia usar 35mA (36mA se der sorte) mesmo com dissipador do 78xx...

verifique o consumo do seu circuito e, se for o caso, tente um divisor de tensão na saída do trafo antes da ponte retificadora. vai dissipar energia em forma de calor igual no regulador e vai diminuir sua tensão. calcule o resistor "série carga" com base no consumo do seu circuito (com uma folguinha de segurança) e o "paralelo carga" com base no anterior.

depois calcule a corrente total nestes resistores para ver se será uma solução viável, afinal, dependendo da corrente da carga, será uma potência considerável à ser dissipada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Outra solução barata é montar um divisor de tensão com transistor entre meio a esse 7805 e a sua fonte. 

Eu estava pesquisando sobre fonte sem trafo e pelo que estava entendendo a recomendação dela de forma viável acho que segue uma ideia parecida com esta.
A Vantagem 
 

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Não precisa ser um 2N3055, e no lugar do zener dá pra colocar um resistor. 

Dois de 1k ali derruba a tensão pra 17V, talvez seu 7805 já funcione com essa tensão 

Deixa eu ver se entendi, a sugestão seria eu fazer isso:
image.png.3c88fb9ebb49a3407131fbd5ee74240f.png

Uma dúvida, achei estranho o capacitor maior na saída.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

esse circuito vai derrubar para 22V e não 17, pois o resistor na vertical ligado à entrada, em paralelo com o horizontal, baixa a resistência  da parte alta para 500ohms.

se em vez dali você colcoar ele em paralelo com o de baixo (tambem vertical) chega nos 11V que ta na beirolinha do "bom"

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 minutos atrás, .if disse:

Deixe só o R horizontal. Seu valor depende da Imáx do circuito 5V.

 

9 horas atrás, Renato.88 disse:

Não precisa ser um 2N3055,

Acho que entendi errado. Precisa de um transistor ali. Mas não precisa ser necessariamente o mencionado no desenho. Aí conforme o transistor e os resistores eu trabalho para fazer chegar algo na faixa de 10V ao 7805.

Mas a ideia é essa:image.png.6b7ded3054f9ea557ff90d017dad79f6.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na minha ideia é pra manter o transistor, eu disse que não precisa ser o 2N3055. Mas vai precisar de outro, um TIP41, talvez. 

 

Só com resistor também da certo, mas o transistor é um pouco melhor pra dissipar o calor. Tem como por no dissipador pelo menos. 

2 horas atrás, Eder Neumann disse:

esses 78xx não conseguem dissipar muito mais que 1W( aqueles grandes) então para 33V você só poderia usar 35mA (36mA se der sorte) mesmo com dissipador do 78xx

Não é tão pouquinho assim, já tirei mais deles. 

Tá certo que 33V é complicado, mas se tira bem mais que 1W.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

sei não - I 🤔

11 minutos atrás, Renato.88 disse:

já tirei mais deles. 

Neste século?

 

sei não - II 🤔

10 minutos atrás, Renato.88 disse:

33V é complicado, mas se tira bem mais que 1W.

Qual país de origem?

😁

image.pngMeu voto continua indo pra resistor de fio meio que calculado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, .if disse:

Neste século?

Sim. 

30 minutos atrás, .if disse:

Qual país de origem?

Malásia, Japão... 

China eu tenho certeza que não era.

 

Mas eu tirei mais de 1W, só não era com os 33V. 

Uso com no máximo 24V, e claro tinha um dissipador decente. 

 

33 minutos atrás, .if disse:

Meu voto continua indo pra resistor de fio meio que calculado

Eu hein... 

O único resistor que eu gosto que esquenta é o do meu chuveiro... :lol:

  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Melhor esquentar uma resistência do que um semicondutor qualquer de origem duvidosa... Apesar que um resistor de fio pode ser mais caro do que 1 tip + dissipador .. ou não 🤔

36 minutos atrás, Renato.88 disse:

resistor que eu gosto que esquenta

Ah sim... esqueceste de tuas origens... época das válvulas: o menor resistor era de 5W kk

  • Haha 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha aí, meu tópico quase virando página.

Resistor de fio seria isso? https://www.eletropecas.com/Produto/resistor-de-fio-5w-1-0015

 

5 horas atrás, .if disse:

Qual país de origem?

 

4 horas atrás, Renato.88 disse:

Malásia, Japão... 

China eu tenho certeza que não era.

O problema é em pequenas quantidades comprar, sabendo que virá desses locais, s/ pagar um rim.
 

 

5 horas atrás, .if disse:

Meu voto continua indo pra resistor de fio meio que calculado

 

6 horas atrás, .if disse:

Errou mas bateu na trave. Deixe só o R horizontal.

image.png.00b6e14df53a1209ba20b3807c22406e.pngA sugestão de usar um resistor p/ a tensão diminuir seria essa? Usando um resistor de qualidade, c/ potencia e resistividade adequadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 horas atrás, .if disse:

eu voto continua indo pra resistor de fio meio que calculado

Eu teria que consumir 23V no resistor. O Cálculo seria o mesmo usado para resistores de led?
Seria R = (33V - 10V)/ 0,5A (chute total, creio ser menos)
R = 23/0,5=46 Ohm (50 Ohm)

Sendo que a resistência desse seria:
P=V²/R=33²/50=99/50=2W

Então eu precisaria de um resistor de fio de  2W e 50 ohm?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

O Cálculo seria o mesmo usado para resistores de led?

Sim. 

9 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Então eu precisaria de um resistor de fio de  2W e 50 ohm?

Não. 

Se colocar 2W torra com o tempo, é bom colocar acima. Eu colocaria um de 5W.

 

Um motivo pra eu não concordar com esse circuito, é que a tensão na entrada do 7805 fica variando conforme a carga, visto que o resistor funciona em fator da corrente que passa por ele. 

Aquele com o transistor, apesar de ser meia boca também varia, mas muito pouco. 

 

Se sua carga for sempre a mesma sem variação de corrente, pode ir firme no resistor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se colocar 2W torra com o tempo, é bom colocar acima. Eu colocaria um de 5W.

Show de   bola. Esqueci  de  escrever o "pelo menos"

 

 

56 minutos atrás, Renato.88 disse:

Se sua carga for sempre a mesma sem variação de corrente, pode ir firme no resistor


Dúvida 1:o  acionamento  do gate no mosfet gera muito carga?

Se não me falha a  memória, o circuito que passaria pelo resistor ou transistor possui os seguintes componentes:


Ligados direto: 1 atmega328, 2 74hc595

coisas que se "ligam e desligam": 2 leds, 6  acionamentos de gate de mosfet, 2 moc3061. 2 Transistores para acender os Leds.

 

O  1 display Lcd (16x02) é externo, mas quando plugar vai ficar ligado direto.  Mas entendo que vai ser um salto e para.

Tem um teclado de resistores (aquele que se põe os 5V, com resistores diferentes por teclas e se faz  a leitura analógica,  creio que a passagem dos 5V pelo resistor gere alguma diferença de consumo no  aperto, mas não creio ser muito grande.
 

 

datasheet do  mosfet - https://www.st.com/resource/en/datasheet/vnp20n07.pdf
datasheet do moc3061- https://br.mouser.com/datasheet/2/308/fairchild semiconductor_moc3061m-1191638.pdf

 

Dúvida 2: os motores que usarão os 33vdc serão ligados antes do resistor. O acionamento deles pode provocar essa alteração da tensão recebida pelo 7805. Ou como pensei acima, considero só o que for ligado depois do resistor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

o  acionamento  do gate no mosfet gera muito carga? 

Praticamente nenhuma. 

 

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

Ligados direto: 1 atmega328, 2 74hc595

coisas que se "ligam e desligam": 2 leds, 6  acionamentos de gate de mosfet, 2 moc3061. 2 Transistores para acender os Leds.

 

O  1 display Lcd (16x02) é externo, mas quando plugar vai ficar ligado direto.  Mas entendo que vai ser um salto e para.

Tem um teclado de resistores (aquele que se põe os 5V, com resistores diferentes por teclas e se faz  a leitura analógica,  creio que a passagem dos 5V pelo resistor gere alguma diferença de consumo no  aperto, mas não creio ser muito grande

Essas coisas consomem pouco, quando ligam ou desligam não vão fazer diferença. 

 

4 horas atrás, Thiago Miotto disse:

os motores que usarão os 33vdc serão ligados antes do resistor. O acionamento deles pode provocar essa alteração da tensão recebida pelo 7805. Ou como pensei acima, considero só o que for ligado depois do resistor.

Quando os tais motores estiverem funcionando vão derrubar a tensão na entrada do 7805, vai ficar mais confortável para ele e o tal resistor. 

Por outro lado tem os velhos picos de corrente que podem atrapalhar a eletrônica. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!