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Vamos montar um amplificador baseado no TDA 2030 juntos?


Ir à solução Resolvido por Marco Aurélio Yu,

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Pessoal, esse tópico é para novatos como eu, que precisam de auxílio dos experts para fazer algo simples.

 

primeira missão: Montar um amplificador baseado no CI TDA2030.

 

Quando falo “novatos” me refiro a todos que tenham vontade de montar um amplificador fácil e não iniciaram ainda... ou se iniciaram pararam em alguma parte.vamo lá !!! Apresentem-se!!

 

Peço aos experts do fórum que se interessarem em ter paciência e nos ensinar que se apresentem também , pois sem vocês nada vai andar !

 

abraços !

 

p.s.

se por acaso em três dias ninguem se demonstrar interessado eu apago o tópico e vida segue !!!

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@Marco Aurélio Yu Eu ja montei um TDA 2050 que é pouco mais caro que o 2030 e tem mais potencia, meu conselho é consiga um transformador com center tap e parta direto pros modelos com fonte simétrica, assim da pra extirpar o capacitor eletrolítico na saída e o amplificador toca muito mais e não embola nos agudos.

 

O meu eu acabei montando com fonte simples e não gostei do som, atualmente eu parti pra um TDA7293 estéreo, o duro é o preço de uma Trafo com center tap e boa corrente, além de capacitores eletrolíticos de alto valor que estão um absurdo de caro, so montei o meu porque achei um Trafo no lixo que era "perfeito" pra esse amplificador. 

 

Um TDA 2030 com fonte simétrica chaveada de 16+16V, ligado em um alto falante triaxal de 6 de borda macia toca muito alto, cheguei a consertar pra um amigo uma caixa de guitarra da FRAM, o modelo Enjoy Fit 100w que tinha exatamente essa configuração, e dava pra tirar ate 110dB dela, isso em um amplificador de 15W de som, claro que não da pra esperar muito grave com uma potencia tão baixa...

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Eu tenho algumas perguntas para quem possa contribuir (ou para eu mesmo respondê-las, quando chegar ao meu alcance). Essas perguntas estão "engatilhadas" nas páginas 10 e 11 do datasheet, mais especificamente na leitura sequencial das tabelas 5 e 6.

 

Segue:

 

1) O que é o loop fechado para a configuração do ganho?

 

2) O que é a entrada não-inversora e por que o TDA2030 tem duas? Errata: são duas entradas, mas a outra é inversora.

 

3) O que é fazer o biasing da entrada não-inversora?

 

4) Se a frequência não for estabilizada, qual será o resultado prático (percepção) da "oscilação" nas altas frequências, distorção?

 

5) Qual é a explicação para uma tal ação estabilizante da freqüência, em um resistor (que no caso é R4)?

 

6) Para que o projetista da placa quererá cortar altas frequências?

 

7) O que é desacoplar a entrada DC?

 

8 ) "Bypass de tensão" é o mesmo que eliminação de ripple?

 

3 horas atrás, F4b10 disse:

consiga um transformador com center tap e parta direto pros modelos com fonte simétrica

 

Ele quer para uso automotivo.

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Boa! Vamos lá... a contribuição do F4b10 me lembrou de que a a gente poderia começar por definir o amplificador que sairá daqui. Certamente haverá contribuições circuitos adequados a diversas aplicações.

 

Proponho que nesse tópico realizemos na prática o que já vínhamos procurando em outros tópicos:

 

Amplificador automotivo mono, com potência aproximada entre 5w e 10w, que não seja em "bridge", ou seja, que possa ser conectado ao equalizador Tojo GR-300 e que seja simples de montar em "aranha".

 

Usando o circuito do Tony (aqui), desenhei um circuito orientado para a soldagem em "aranha". O desenho é bidimensional mas uma das vantagens da aranha é a tridimensionalidade (ou componentes em "camadas"), fator que pode ser tomado como vantagem na montagem.

 

tda2030.jpg.7d0c3d933f7d5f96eb555d3aa42affd6.jpg

 

Seria bom dar uma conferida nesse esquema, verificar se bate com o circuito original.

 

Como a gente já vinha falando, muitos dizem que a alimentação pode ser de 12v assimétricos ou 6v simétricos. Mas como disse, nem o fabricante do chip ousou testá-lo com tensão tão baixa. E pelos testes relatados no datasheet (manual) dele, com 12v a potência de saída seria insatisfatória.

 

Seguindo, assim, o que já vínhamos debatendo, creio que com capacitores, resistores e diodos adequados, seria uma boa alimentá-lo através de step up setado para 20v.

 

O datasheet do TDA2030 está aqui:

 

TDA2030V.PDF

 

Que tal?

22 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Eu tenho algumas perguntas para quem possa contribuir

 

No curso sobre amplificadores operacionais do Prof. Gabriel Vinicius, as primeiras aulas são sobre fundamentos de amplificadores em geral. Creio que a maioria das suas questões - senão todas - são abordadas nesse curso, que é gratuito e está no Youtube.

 

 

Uma sugestão: assista às aulas do GV Ensino com um lápis, uma borracha e papel do lado em mãos. ;)

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26 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

1) O que é o loop fechado para a configuração do ganho?

 

2) O que é a entrada não-inversora e por que o TDA2030 tem duas?

 

3) O que é fazer o biasing da entrada não-inversora?

 

4) Se a frequência não for estabilizada, qual será o resultado prático (percepção) da "oscilação" nas altas frequências, distorção?

 

5) Qual é a explicação para uma tal ação estabilizante da freqüência, em um resistor (que no caso é R4)?

 

6) Para que o projetista da placa quererá cortar altas frequências?

 

7) O que é desacoplar a entrada DC?

 

8 ) "Bypass de tensão" é o mesmo que eliminação de ripple?

 

 

Basicamente o TDA 2030 e outros TDA 20xx são amplificadores operacionais de potencia, se der uma pesquisada sobre circuitos amplificadores operacionais (op amp) ja da pra ter uma ideia do porque dessas entradas, ganho malha aberta/fechada (close loop/open loop) e outras características típicas desse tipo de amplificador

 

O ganho em malha fechada é uma das características típicas de um amplificador operacional e basicamente é o ganho do amplificador com a rede de realimentação formada pelos resistores R1 e R2, serve pra dar alguma estabilidade pro circuito e pra configurar o ganho pra um determinado valor, sem essa malha de realimentação o ganho seria muito alto, idealmente infinito e o amplificador saturaria sozinho sem dar som...

 

Todo amp op tem 2 entradas, a inversora inverte o sinal na saída e a não inversora não inverte, em amplificadores de potencia a entrada inversora pode ser usada também pra montar um amplificador bridge usando 2 CI,s idênticos, tipo 2 TDA2032 em bridge, 

 

A estabilização é pra que o amplificador não oscile e gere um ruído forte na saída, podendo ate queimar o CI, o resistor e o capacitor formam um filtro passa baixa, bloqueando frequências acima das frequências de audio que possam vir junto com o som, e como o amplificador é "lento" pra acompanhar e amplificar essas frequências ele pode oscilar

 

No caso do desacoplamento DC ele serve pra impedir que alguma tensão continua que venha junto com o som do aparelho conectado atrapalhe a polarização do amplificador, e na saída serve pra bloquear que a tensão de alimentação do amplificador vá direto pro alto falante e o queime.

 

 

 

 

 

@Marco Aurélio Yu Se o uso do amplificador for automotivo, tem o TDA 2003 que usa menos componentes é é feito pra operar com 12V. o ruim é que com uma potencia tão baixa, qualquer radio de carro ching ling consegue entregar mais potencia.

 

No meu caso eu fiz um projeto com 2 TDA 2050, placa caseira desenhada no eagle , mas na época por falta de uma impressora a laser, eu acabei imprimindo o desenho da placa, colando na placa virgem e usando pra fazer apenas as furacões, todo o desenho foi na caneta e a placa foi corroída no banho de percloreto...

 

Os TDAs, a ponte retificadora e os capacitores foram usados novos, os resistores, diodos e dissipador foi tudo aproveitado de sucata de fonte de PC, originalmente eu ia usar um Trafo de 14V achado em sucata, mas faltou potencia e o Trafo devia estar ruim pois esquentava ate sem carga, dai eu botei uma fonte de notebook de 19V 3,5A e tudo funcionou, porém acabou encostado pois o som não me agradou, valeu mais pelo aprendizado, e horas de tutoriais no yt pra aprender a usar o eagle, na época a grana gasta nessa brincadeira dava pra ter comprado uma caixa amplificada cubo na sta Efigênia...

spacer.png

 

O capacitor precisou ser posto depois pra tirar um chiado chato, provavelmente o outro capacitor que estava na placa estava ruim, mas com as trilhas estanhadas dariam mas trabalho pra remove-lo que simplesmente soldar esse "capacitor SMD" ai...

 

 

spacer.png

 

Foto da placa, a cola quente é pra evitar que os fios arrebentem, lição aprendida com os chineses...  a cola quente é porque essa placa deveria ser escondida dentro de uma caixa de som e eu temia que o "som potente" fosse acabar quebrando alguma solda.

 

spacer.png

 

Inicialmente eu achei que o dissipador não daria conta de 2 TDA 2050, mas com boa pressão contra o dissipador os integrados ficaram apenas mornos, acredito que a potencia de saída tenha ficado entre 5W e 8W por conta da perda no capacitor de saída e da tensão relativamente baixa.

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Para estudo, eu redesenhei o esquema dado pelo datasheet:

 

IMG_20210602_231841_DRO_1.jpg.4f97e25ae567d7ee77754eedfb6a26e9.jpg

 

Dessa forma ficou mais intuitivo para o entendimento da eletrônica.

 

Seguem mais perguntas:

 

9) Por que o sinal de entrada tem de chegar no pino 1 mediante toda essa parafernália?

 

10) Como funciona a realimentação na porta inversora?

 

11) Como se dá a proteção feita por esses diodos?

 

12) Qual é o papel de R4+C7?

Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Por que o sinal de entrada tem de chegar no pino 1 mediante toda essa parafernália?

Se ligar direto o som distorce, pois o amplificador é muito sensível. 

E ainda cai na pergunta que você fez antes, temos que filtrar certas frequências para que o amplificador trabalhe só com o áudio. Se deixar livre vai captar alta frequencia vindo junto sinais de rádio que não interessam. 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

10) Como funciona a realimentação na porta inversora?

O sinal da saída é justamente o inverso desta entrada, sendo assim o sinal se anula. Porém como temos o resistor podemos controlar a quantidade de sinal a ser anulada. Esse é o famoso ganho do amplificador. 

Pense nisso como uma subtração matemática, se ligar direto o resultado é zero, mas subindo o valor do resistor podemos ter outros resultados. 

Maior resistor = maior ganho e vice versa. 

Sem resistor temos o ganho máximo, mas aí fica ruim pois o amplificador vai trabalhar sempre próximo do limite o que não é bom. 

 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

11) Como se dá a proteção feita por esses diodos?

É aquela mesma que se faz com os relés. 

As descargas de tensão provindas do alto-falante e capacitor são desviadas via positivo ou negativo dependendo do sentido da corrente. Protegendo os transistores internos do CI. 

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

12) Qual é o papel de R4+C7?

Uma carga inicial para o amplificador, necessário caso alguém ligue-o sem alto-falante. 

Sem nada na saída pode desequilibrar a saída e aquecer os transistores. 

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9 horas atrás, Renato.88 disse:

E ainda cai na pergunta que você fez antes, temos que filtrar certas frequências para que o amplificador trabalhe só com o áudio.

 

O curioso é que na ponta do que eu chamei "parafernália" está a tensão de alimentação.

 

Então eu pergunto:

 

13) Quais são as etapas da "parafernália", em significados?

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2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

 

O curioso é que na ponta do que eu chamei "parafernália" está a tensão de alimentação.

 

Então eu pergunto:

 

13) Quais são as etapas da "parafernália", em significados?

Seu esquema ali está ao contrário. 

O potenciômetro desenhado acima é nada mais que o volume, o capacitor depois dele é o desacoplamento  da entrada. 

O resto dos componentes servem apenas pra polarizar a entrada. 

Como esse ci foi projetado pra funcionar com fonte simétrica, os resistores formam um divisor de tensão entregando metade da tensão da fonte na entrada, assim é possível que se tenha metade da tensão da fonte na saída. 

Os capacitores ali só estão filtrando a tensão DC do divisor evitando zumbidos caso o amplificador seja alimentado com tensão da rede. 

 

Nas respostas acima, fiquei meio confuso com o esquema. Porém as respostas dadas lá cabem a outros tipos de amplificador. 

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1 hora atrás, Renato.88 disse:

Seu esquema ali está ao contrário. 

 

Não está. O potenciômetro recebe Vi (sinal de entrada).

 

+Vs (alimentação) está no lado inicial do diagrama, caminhando ao pino 1, e também está diretamente no pino 5.

 

O desenho original no datasheet:

 

tda2030-esq.gif.b13e4682a6b1ea8a3d3e57d85c8f9e9d.gif

 

Eu obedeci os pontos pretos indicando as ligações.

 

1 hora atrás, Renato.88 disse:

Como esse ci foi projetado pra funcionar com fonte simétrica, os resistores formam um divisor de tensão entregando metade da tensão da fonte na entrada, assim é possível que se tenha metade da tensão da fonte na saída.

 

O pino 5 recebe +Vs cru. O desenhista do diagrama original achou bonitinho fazer um "círculo quadrado", espiral.

 

Na verdade eu enxergo uma possível explicação técnica para essa opção "estética" dele: talvez tenha querido deixar clara a relação que existe entre as flutuações na entrada e as flutuações na corrente puxada da fonte de  alimentação (refletida em quedas de tensão, amplitude). A tal "parafernália" deve estar fazendo algum tratamento com os altos e baixos, um "ajuste" para a resposta, de um lado para o outro.

 

PS.:

 

Seguindo essa linha de especulação de meu último parágrafo, o tal +Vs cru na verdade seria a tensão da fonte não-ideal recebendo as interferências da carga. Essas interferências por certo estão sendo levadas (e tratadas) para alguma participação na entrada do(s) instante(s) seguinte(s)...

Postado

Tanto no esquema do @rmlazzari58 e @alexandre.mbm como será ligado o

potenciômetro de 3 pinos? Ele vai receber o sinal de entrada do pré , e conecta antes do c3 de 1uf ?

 

Nas fotos , com um pedaço de plástico, daqueles que a gente compra em casa de material para construção, que faz emendas de canaletas plásticas passa fios, fiz o "casulo" onde pretendo montar o amplificador.

 

Já inseri dois pedaços de fios de cobre (na verdade usei barra para solda com oxiacetileno que tenho aqui jogado...elas serão as duas "vias principais" pra conexão dos componentes.

 

Acho que ainda ficou grande, mas é preferível assim do que faltar espaço para algum componente.

 

O dissipador sera fixado numa placa de alumínio fina maior, e depois no fundo do KP-500... e por fora ainda vou colocar um dissipador de alumínio.

 

prototipo 2030a.jpg

prototipo3.jpg

prototipo2.jpg

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2 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Bora amanha conferir tudo

 

Marco Aurélio, eu estou refazendo o esquema de ligações porque o de lá de cima está errado.

 

Se você puder esperar 2 minutos eu trago e certo. Por agora vou te pedir que me desculpe o erro acima...

 

Uns instante, por favor...

Postado

@rmlazzari58 tranquilo. Quebrou uma perninha do tda.... amanhã vou ter que trocar. Aliás vou até a Santa Efigênia comprar mais componentes e quem sabe mais duas plaquinhas também .Nao sei se vende em loja física ou somente pela Internet... vou fechar o kp500 com as plaquinhas prontas e montar com calma o projeto de 20v.  Tô esperando chegar uma estação de solda que meu filho me deu rsrsrs.... 

 

Consegui outro toca-fitas para fazer o mesmo rsrsrs....

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Pronto, eis o esquema acertado. Desculpe, de novo, o erro lá em cima. Tomara que os terminais ainda dêem no tamanho.

 

tda2030.thumb.jpg.7f8590bc63f844e6a74bc8b61c360875.jpg

 

Coloquei o potenciômetro visto de duas perspectivas: de frente e de baixo.

 

Bem... eu havia sugerido

Em 02/06/2021 às 19:32, rmlazzari58 disse:

Seria bom dar uma conferida nesse esquema, verificar se bate com o circuito original.

 

mas como você pode notar, por alguma razão os "mestres" não devem ter visto, estão desprezando minha participação... bem, de fato ninguém tem obrigação de nada aqui, colabora quem quer e pode, já que parece que a única intenção é colaborar, que não há segundas intenções (comerciais, por exemplo). Mas tenho dificuldade tanto em crer que deixariam você se prejudicar, @Marco Aurélio Yu, ainda que para me prejudicar, quanto em que apenas não viram meu post. Situação delicada...

 

Solicito atenção do coordenador @BCPpara o ocorrido nesse tópico e fico à disposição para demonstrar outras ocorrências similares em outros tópicos já há algum tempo. Grato.

 

---

Em tempo: achei legal a ideia de um "casulo" para montagens em aranha. Varal de cima (+), varal de baixo (-) e os componentes ali, dependurados, rs... Boa!

Postado

@rmlazzari58 cáro amigo. Mantenhamos  nosso aprendizado com nossos erros e ajudemos aqueles que eventualmente precisarem. Com pouco tempo de fórum eu tenho percebido que o nível realmente é muito elevado... nossos projetos mequetrefes não despertam muito interesse eheheheh.... a não ser para desfiarem um monte de tecniques que nós, meros mortais, não temos capacidade de entender. Mas garanto que meu amp vai funcionar eheheheh! 

Amanha compro um arsenal de placas, componentes e tudo mais... se tiveres uma listinha pode passar que eu compro e mando pra você pelo correio .

Alias vou passar naquele lugar onde tem toca fitas sem frente ....quero mais é derreter bastante solda e postar aqui.

 

ah" uma das coisas que percebi é que a lista de matérias do toni tem algum componente diferente, não me recordo qual agora. 

Mas se você revisar, eu amanha já compro tudo certinho

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1 minuto atrás, Marco Aurélio Yu disse:

mando pra você pelo correio

Prá mim?! Quêisso, caro... eu é que estou te devendo desde o primeiro capacitor.

 

A retribuição que obtenho é saber que o KP-500 está funcionando direitinho e mais - não se esqueça - com bluetooth, Tojo e tudo.

 

Aguardemos os próximos "capítulos".

Postado

@rmlazzari58 boa. você sabe alguma loja física na santa efigenia que vende as plaquinhas com o tda e também componentes avulsos? 

 

Tenho tô 3  experiências em mente : a primeira é pegar plaquinhas boas, trocar os capacitores e ligar nos Step up e ver o que vai estourar rsrsrs...

segunda e botar as plaquinhas sem step up

terceira e a que será a definitiva no médio prazo é botar as aranhas com step up.

 

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26 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Mas se você revisar, eu amanha já compro tudo certinho

Do esquema do Toni, pelo que consegui perceber, só muda o capacitor de saída, para 2.200uF, e aquele, de 2uF para 2,2uF. Ali não faz muita diferença. Talvez 2,2 e 2.200 sejam mais fáceis de encontrar do que 2 e 2000. Desde que a tensão deles seja maior e que eles sejam de tamanho adequado (agora você já tem noção de tamanho), tudo bem.

 

  

15 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

boa. você sabe alguma loja física na santa efigenia que vende as plaquinhas com o tda e também componentes avulsos?

 

 

Com os TDA já soldados, não. Tenta na Mult, Timbiras... o número é só peguntar estando por lá.

 

Agora os TDA soltos... pode ter na própria Mult, na Dabi, mesma rua... os mais antigos e éticos não relutam em informar quem pode ter, se eles não tiverem, é só perguntar. (Os mais novos vão tentar vender qualquer coisa, sirva a você ou não. Tempos difíceis, esses...)

 

A propósito essa rua, Timbiras, ainda está conseguindo se livrar do comércio pelo comércio, só para ganhar dinheiro. Na Gal. Osório tem alguma coisa, geralmente pequenas portas empoeiradas; e usados, como você lembrou, a Rua dos Andradas tem bastante coisa.

 

Na frente da Mult, na Timbiras, tem um loja que vende "baciada". Não lembro o nome mas você vai ver, parece feira livre. Tem inclusive peças antigas... é bom dar uma sapiada. Ali o preço depende da habilidade do freguês em pechinchar...

 

Bom, vou indo, caro.

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8 horas atrás, Marco Aurélio Yu disse:

meros mortais, não temos capacidade de entender.

Eventualmente iniciantes por serem menos experientes, e por isso mesmo menos formais e engessados, enxergam o que os mais experientes se recusam sequer a cogitar, e não é incomum que os experts tendam a sabotar, consciente ou inconscientemente, a solução ousada. Perde  saber, a humanidade, a colaboração... a verdade. Ganha a mentira. Talvez "meros mortais" sejam, de fato, os que melhor entendem. ;)

 

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Em 04/06/2021 às 20:00, Marco Aurélio Yu disse:

[o potenciômetro] vai receber o sinal de entrada do pré, e conecta antes do c3 de 1uf?

 

No datasheet da ST é C1. Fiz o redesenho espelhado nele. O esquema que desenhei é exatamente o mesmo do datasheet.

 

As tabelas de parametrização (instrução) no datasheet trabalham com esse BOM.

Postado
Em 05/06/2021 às 00:12, rmlazzari58 disse:

Coloquei o potenciômetro visto de duas perspectivas: de frente e de baixo.

 

BOA NOITE, o potenciômetro que você desenhou já prevê duas placas mono, correto? pois se for instalar apenas em uma plaquinha, utiliza-se umpotenciometro de 3 terminais... ou estou errado?

 

Acabei comprando uma protoboard também, 😀, mas , devido correria na oficina do meu filho ainda não sentei para iniciar a montagem.

 

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Postado
18 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

BOA NOITE, o potenciômetro que você desenhou já prevê duas placas mono, correto? pois se for instalar apenas em uma plaquinha, utiliza-se umpotenciometro de 3 terminais... ou estou errado?

Está certo. O potenciômetro é o do volume do KP-500. Visto de frente só aparecem 3 terminais, certo? Mas visto de baixo são 6 terminais: 3 na "camada" da frente e 3 na "camada" de trás. Aí só precisa "alinhar" os canais do pré e do amp. Esse "alinhamento" acontece no potenciômetro. Se você colocar o canal direito do pré na "camada" da frente, colocaria nessa mesma "camada" o canal direito do amp. E vice versa.

 

Se não me engano você tirou o potenciômetro original, é isso? Se for, não tem problema: nos outros potenciômetros (graves e agudos), se não foram mexidos, a ordem deve estar mantida, ou seja, ou o canal esquerdo está na camada da frente - e o direito na de trás - ou o contrário.

 

Acho que a maioria não liga mas uma vez uma pessoa me falou: "Epa! Que isso? Desde quando os violinos ficam do lado direito do maestro, hein? Ou será que sou eu é que tô de costas para o palco?", é mole?

 

Desde então decorei: a primeira vez que o cara arrasta a pilha de moedas na mesa, no comecinho da música "Money", do Pink Floyd, ele puxa essa pilha para a direita, rs...

 

(Menos vetusto, dá prá usar o teste com computador, a maioria tem uma vozinha feminina que diz "front left", "front right" nas propriedades de áudio.)

40 minutos atrás, Marco Aurélio Yu disse:

Acabei comprando uma protoboard também, 😀, mas , devido correria na oficina do meu filho ainda não sentei para iniciar a montagem.

👍

Postado

@alexandre.mbm Ele tem uma oficina mecânica de veículos. E estou auxiliando-o na administração. Infelizmente com essa pandemia cada hora aparece um desafio diferente e as ausências de funcionários é frequente, e aí o Pai entra rsrs.

2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Se não me engano você tirou o potenciômetro original, é isso? Se for, não tem problema: nos outros potenciômetros (graves e agudos), se não foram mexidos, a ordem deve estar mantida, ou seja, ou o canal esquerdo está na camada da frente - e o direito na de trás - ou o contrário.

Não tirei. Eu substitui o potenciometro de agudos . Como coloquei um com o diâmetro um pouco maior, não soldei na placa mas sim fiz conexões com fios. Ficou bom e funcionando bem. 

Portanto o potenciometro que falamos , se é que será necessário, 🤔🤔 .. ?? é um pequeno (micro) , que ao menos nas plaquinhas xingling servem para " ajustar" o volume que entra no amplificador ...

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