Ir ao conteúdo

Gabinete está dando choque com fonte Seasonic SII 12-520

Ir à solução Resolvido por Edvaldo J. Frederico,

Posts recomendados

Postado

Ola, recentemente comprei um fonte (seasonic sii12-520 bronze) e um gabinete (pichau dragoon), ambos chegaram, montei tudo e quando fui ligar  peguei na lateral do gabinete e tomei um choque , fiquei assustado e desliguei o pc, re-liguei e tudo ligou normalmente, porém quero saber o porque do choque  e se é prejudicial, se esses choques podem queimar algo ??

Postado

@XDRZ Sim claro, aqui em casa não tem aterramento, porém quando tinha outro pc, no caso fonte generica não dava choque, os choques apareceram depois da compra da fonte e do novo gabinete. E isso e prejudicial ? Tem risco de queimar algo, ou esse choque e somente em mim ? 

Postado

@O Lipee considerando que o pc encontra-se em residencia com patio (casa), eh possivel de maneira simples e fácil fazer o aterramento. com um fio de 5mm de espessura e comprimento apropriado (variando de acordo com a distancia do pc em relação ao terreno, basta colocar o fio que vai fazer o aterramento, conectado em uma das pontas, na parte traseira do gabinete (fixado pelo proprio parafuso externo utilizado para montar o gabinete)  e na outra extremidade do fio de aterramento, fixando a uma haste de metal de no minimo 25cm de comprimento, enterrada no solo.

todos os metais conduzem eletricidade. a haste que vai ser enterrada pode  ser de cobre, ferro (mais comuns), ou outro metal disponivel )exceto metais pesados, como chumbo por conta da contaminacao).

segue um video mostrando a fixacao do fio terra no gabinete.

Postado

Provavelmente é por falta de aterramento, se realmente for isso, o risco que tem é o mesmo de qualquer outro equipamento sem aterramneto. Uma descarga que pode acabar queimando o equipamento. Mas é algo "raro", eu mesmo, não tenho aterramento aqui em casa e nunca tive problemas com a falta do mesmo, apesar de ser importante tê-la. Quanto ao choque é só em você mesmo. 

• Membro VIP
  • Solução
Postado

@O Lipee Boa noite

Qual o padrão da tomada da sua casa que está ligado o computador?

Padrão antigo sem o furo de aterramento?

D_NQ_NP_622173-MLB28089233584_092018-O.j

Padrão antigo com aterramento?

tomada-antiga.jpg?w=640

Padrão novo com aterramento?

tomada-de-tres-pinos.jpg

Se no seu computador ele está ligado na tomada da primeira foto, provavelmente você está usando um adaptador de tomada ou um benjamin igual o da foto abaixo, ou na pior da hipóteses você cortou o pino do terra 🤦🏿‍♂️

ad653646af799519a392d4edc9ce0b16images?q=tbn:ANd9GcRqkN7u4vBlAP3FcLt0jek

Se esse for o seu caso faça a troca por um tomada no padrão novo da terceira foto, e os orifício da tomada tem polaridade!

Com auxilio de um multímetro ou chave de teste veja se a fase está a posição correta.

images?q=tbn:ANd9GcQ5TbMhlRRJOIeuWugn7bS

70691A.jpgimage.png

Se após a correção da polaridade da tomada ainda continuar dando choque então vamos ter que por um aterramento nessa tomada.

No You Tube existe diversas matérias que ensina como se faz, o trabalho é um pouco cansativo mais vale a pena.

aterramento-el%C3%A9trico.jpgsistema-aterramento-eletrico-residencial

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!