Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá bom dia pssoal,me ajudem por favor, fiz a instalação de uma bombinha de água em um sistema de coleta de água da chuva,deixei a bombinha funcionando, instalei a boia,porém houve milhares de mudanças no projeto, de principio iriamo utiizar um interruptor comum além da boia, mas dai depois o proprietário teve a ideia de adicionar um timer digital pois dessa forma ele poderia programar os horários de funcionamento visto que é um sistema de irrigação de jardim, ai na sexta- feira fomos e compramos o timer, porém além dele terei que instalar uma  chave seletora para alterar caso o proprietário queira deixar o sistema manual ou automático,mas enfim até ai ta tudo certo, o que complicou pra mim agora é o seguinte,eles optaram por colocar um interruptor junto com o timer pois instalei um quadrinho de sobrepor  pra alojar o sistema  e pra fazer algo mais caprixado estava pensando em utilizar uma contatora  e uma botoeira,mas agora eu faço a pergunta, onde eu ligo a botoeira na contatora ? primeira vez que estou instalando, lembrando que essa botoeira com a contatora só ira desligar a bomba e não o sistema inteiro,se alguém tiver tempo de fazer um desenho simples pra me ajudar agradeço

Modelo do contator é umCWM910E da WEG

Fotos dela abaixo.

20210616_094551.jpg

Postado

Os terminais da bobina são o A1 e A2 que ficam na parte de baixo do contator. Ligando ou desligando ela você faz o mesmo com o motor. 

Os terminais L1, L2 e L3 são a entrada de energia para o motor. Se sua rede é bifásica o terminal L3 pode ficar vazio. 

O mesmo vale para T1, T2 e T3 que são exclusivos para o motor. 

Nunca use os terminais 13 e 14 para o motor, ele é exclusivo para funções de comando, como exemplo o contato de selo. 

Como é essa botoeira? Quantos contatos elas tem? 

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado

@Renato.88Então renato, sua explicação foi magnifica,os conhecimentos técnicos eu tenho um pouco e é a unica coisa que me salva hehe, no caso da botoeira,vou precisar de uma dupla,pois a dupla tem as duas chaves com contato NA e a outra com contato NO correto ? Mas tava dando uma analisada e como vou usar essa botoeira para acionar o contator,eu especificamente preciso de um contato de selo, pois como essas botoeiras funcionam com pulso diferente de um interruptor,ela só iria acionar o contator se eu mantesse pressionado o botão correto ? E para fazer um contato de selo com ela,eu precisaria de um bloco de contato auxiliar NA estou correto?

Postado
1 hora atrás, Willian_Souza disse:

a dupla tem as duas chaves com contato NA e a outra com contato NO correto ?

Sim, botão NO para desligar e botão NA para ligar. 

Mas tava dando uma analisada e como vou usar essa botoeira para acionar o contator,eu especificamente preciso de um contato de selo, pois como essas botoeiras funcionam com pulso diferente de um interruptor,ela só iria acionar o contator se eu mantesse pressionado o botão correto ?

Tem toda razão. 

E para fazer um contato de selo com ela,eu precisaria de um bloco de contato auxiliar NA estou correto?

Sim, mas o contato NA que você precisa está ali no contator. São os terminais 13 e 14.

images?q=tbn:ANd9GcSWiciWtpFO8fBNP2GQMXM

Esse é o diagrama de comando simples pra botoeira com contato de selo. S1 desliga, S2 liga e K1 é o seu contator. 

Dispensei o diagrama principal, pois imagino que você saiba como fazer. 

Só não sei onde vai colocar a bóia e a chave de seleção, pois não entendi muito bem. 

A botoeira pode ligar a bomba com a caixa d'água cheia ou não? 

Isso muda a ligação. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

@Renato.88 Depois de uma explicação dessas,consegui basicamaente ficar mais tranquilo pra executar a tarefa,como estou recém começando na área não tinha muita familiaridade com comandos elétricos.

Mas lendo sua explicação e vendo alguns videos consegui entender, e quanto ao contato NA realmente tem na contatora e eu nem tinha percebido kkkk.

7 horas atrás, Renato.88 disse:

Só não sei onde vai colocar a bóia e a chave de seleção, pois não entendi muito bem. 

A botoeira pode ligar a bomba com a caixa d'água cheia ou não? 

Isso muda a ligação.

Então,as 3 caixas de 1000L ficam do lado da bomba, ou melhor dizendo as caixas d'agua ficam um pouco antes da bomba,ai trouxe a alimentação e já interrompi o fase colocando a boia,porém a boia vai servir justamente como uma proteção para a bomba não ligar quando não haver água nas caixas, visto que utilizei a ligação inversa da qual utilizamos no cotidiano na caixa d'água de nossas casas, neste esquema que fiz a boia só fecha o contato quando as caixas etão cheias,ai a bomba funciona,e se caso a caixas estiverem vazias a boia para baixo estara com contato aberto,dessa forma evitando de a bomba ligar em vazio.

E quanto ao timer que o proprietário pediu para acrescentar, ele definirá o funcionamento da bomba quando não estiver ninguém em casa.quando alguém for viajar e etc, e por isso também já acrescentei uma chave seletora  para que ele altere para automático ou manual caso ele queira acionar o sistema manualmente.

E dai junto ao quadro além de todo esse sistema,pediram um interruptor para a bomba, apenas para a bomba e dai como já temos os materiais todos no depósito.vamos utilizar uma contatora com esse contato selado,isso será apenas para a bomba dai.

Postado

Então faça o seguinte:

Ligue a rede direto nos terminais principais do contator. 

A bomba também (nos terminais de saída, obviamente). 

Eu sei que a bóia suporta a corrente da bomba de boa, mas seria mais interessante ela atuando no comando. Assim a bóia tende a durar mais. 

A bóia deve ficar em série com o interruptor normalmente aberto, assim quando as caixas esvaziarem ela corta o contato de selo. 

O timer vem em seguida, se for daquele tipo que tem uma tomada complica um pouco a instalação, mas é possível fazer. 

É interessante que todos os comandos atuem somente na bobina do contator. O motor fica de fora sendo controlado por ele. 

• Curtir 1
Postado
Em 04/07/2021 às 12:52, Renato.88 disse:

Os terminais da bobina são o A1 e A2 que ficam na parte de baixo do contator. Ligando ou desligando ela você faz o mesmo com o motor. 

Os terminais L1, L2 e L3 são a entrada de energia para o motor. Se sua rede é bifásica o terminal L3 pode ficar vazio. 

O mesmo vale para T1, T2 e T3 que são exclusivos para o motor. 

Nunca use os terminais 13 e 14 para o motor, ele é exclusivo para funções de comando, como exemplo o contato de selo. 

Como é essa botoeira? Quantos contatos elas tem? 

Oi::)

Sabe de algum *.pdf com o diagrama interno dos contatores? Quais os terminais são NA, quais são NF , enfim um diagrama elétrico que explique a função de cada terminal?

OBS: Baixei o catálogo da WEG mas não vi esquema elétrico dos contatores...

Postado
1 hora atrás, Maria Cristina Oliveira disse:

Oi::)

Sabe de algum *.pdf com o diagrama interno dos contatores? Quais os terminais são NA, quais são NF , enfim um diagrama elétrico que explique a função de cada terminal?

OBS: Baixei o catálogo da WEG mas não vi esquema elétrico dos contatores...

Existem vários modelos de contatores, alguns com somente contatos NA, outros com somente contatos NF e também modelos mistos com os dois tipos de contato. 

Porém eles seguem um padrão, nos terminais dos contatores sempre temos números indicando que tipo de contato tem. 

Números 1 e 2 indicam os contatos NF e os números 3 e 4 indicam os contatos NA. 

• Curtir 1
Postado

Conheço pouco ou quase nada sobre comandos elétricos, mas...

Tem um grupo de vídeos no YouTube, que ensina muita coisa sobre esse assunto.

Pode não ser o melhor, para quem já domina, mas eu considerei muito bom.

Segue o link.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
6 horas atrás, MOR disse:

Conheço pouco ou quase nada sobre comandos elétricos, mas...

Tem um grupo de vídeos no YouTube, que ensina muita coisa sobre esse assunto.

Pode não ser o melhor, para quem já domina, mas eu considerei muito bom.

Segue o link.

Oi:

Excelente dica! Estou acompanhando as aulas e aprendendo muita coisa.

Valeu!:thumbsup:

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!