Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Erro 0x800f0831 ao atualizar Windows 10


Ir à solução Resolvido por Rio McCloud,

Posts recomendados

Olá, pessoal.

Meu PC estava com defeito na placa-mãe, então o enviei pra garantia, eles formataram, trocaram a placa e em enviaram ele de volta com uma nova.

Fiquei uns dias usando até que decidi instalar um jogo e um pop-up me foi deferido no momento de instalação, o qual dizia que um aplicativo na minha máquina precisava do .Net framework 3.5, me pedindo para instalar, e eu permiti.

image.png.fc3ed994d1441d8657938d21f3687168.png

Após alguns minutos a instalação deu erro.

image.png.cf78b2b70cad7c5cf8472d922634767a.png

Cliquei no link constado no canto inferior esquerdo da janela, mas a página para onde ele me leva não consta nenhuma solução para um problema com esse código.

Nisso, decidi verificar como estava meu sistema em atualizações e vi que faltavam atualizações cruciais para o mesmo, então resolvi atualizá-lo pelo Windows Update, mas depois de alguns minutos a seguinte mensagem me foi encaminhada no painel de atualizações:

image.png.768a9de6ab92d1efb48974a921c36a6e.png

(meu sistema está em inglês mesmo, neste sentido não há nenhum problema)

Procurei por esse erro e já tentei diversas soluções: deletar a pasta Software Distribution, usar o troubleshoot do Windows Update, usar o dism /online /cleanup-image /restorehealth,  desativar antivírus, resetar componentes do Windows Update... enfim, a única solução que parece me restar é reinstalar o sistema todo, então decidi fazer este post pra ver se vocês podem me contar alguma outra solução até eu arranjar tempo pra fazer este procedimento mais complexo.

Vale detalhar também que eu tentei baixar o instalador do .Net framework e instalar, o que, além de ter me gerado o mesmo resultado de antes, agora não me é mais permitido, visto que o executável não está fazendo mais nada, por algum motivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Rio McCloud disse:

Boa tarde! Tente executar o SFC.

Abra uma instância do Prompt de Comando como administrador e digite sfc /scannow, dando Enter.

Aguarde a finalização do comando, reinicie o computador e veja se o problema foi resolvido.

Já tentei isso também, sem sucesso 😕

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Rio McCloud disse:

Envie uma cópia do arquivo CBS.log presente no diretório C:\Windows\Logs\CBS.

Vou executar o comando novamente pra não precisar enviar um log gigante, já que eu executei isso ontem à noite. Já volto com o log

Aqui está, @Rio McCloud

CBS.log

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
9 minutos atrás, Thiago Maycon disse:

 

Esse tutorial consiste em verificar o CBS.log e verificar qual pacote está ausente. Foi o que eu tentei fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não vejo nenhum ID. Porém, pesquisei sobre esse pacote e acredito que descobri a causa do problema.

Primeiro, veja a versão do Windows 10 que você está utilizando. Aperte a combinação de teclas Windows + R, digite winver e dê Enter. Mande uma captura de tela da janela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução

Hm, não, a versão não bate com o que eu estava pensando.

Houveram duas atualizações ano passado (uma para a 1903/1909 e outra para o 2004) que causaram problemas parecidos. Mas você está usando a versão mais atual do sistema, então descarto essa possibilidade.

 

Tente realizar uma Instalação de Reparação do Windows 10, que reinstala o sistema mas mantém arquivos e programas. Baixe a Ferramenta de Criação de Mídia do Windows 10 clicando aqui. Execute o programa e, quando chegar nesta etapa, selecione a opção Atualizar este computador agora. Após o download, o assistente perguntará o que você deseja manter. Selecione a opção que mantém seus arquivos e aplicativos.

 

Lembrando: apesar dessa instalação manter seus arquivos e aplicativos, é sempre bom manter seu backup em dia. 😉

 

Sem título.png

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Rio McCloud olha o que me apareceu quando eu executei o programa:image.png.5501b7d1fc197761279e533628cd609b.pngllo

Quando eu clico em Exit ele só fecha e mais nada acontece. Muito estranho tudo isso.

8 horas atrás, GusTec disse:

@Valker Vinicius eu já tive este mesmo problema,  tentei de tudo pra resolver, tive que acabar formatando.


Tô achando que a solução vai ser essa mesmo, viu. Tava querendo evitar isso a todo custo, já que nunca havia feito isso e sei que leva tempo, mas parece que não tem jeito mesmo...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
22 minutos atrás, Valker Vinicius disse:

Quando eu clico em Exit ele só fecha e mais nada acontece. Muito estranho tudo isso.

 

Tente desta forma: ao invés de selecionar a opção Atualizar agora, selecione Criar mídia de instalação, pedindo para o assistente fazer o download da ISO do Windows 10. Após ter feito o download, monte-a dando um duplo clique e execute o setup.exe na unidade virtual, mandando a instalação manter seus arquivos e programas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
28 minutos atrás, Valker Vinicius disse:

olha o que me apareceu quando eu executei o programa:

 

Acabei de ver o problema: você baixou o software errado.

Não é o Assistente de Atualização do Windows 10, e sim a Ferramenta de Criação de Mídia, logo abaixo.

 

image.thumb.png.c40a8b30e1c5a603c77620a262c8ffc8.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
18 minutos atrás, Valker Vinicius disse:

posso fazer esse procedimento sem uma licença? Eu uso aquela versão trial da Microsoft e não tô podendo pagar uma licença agora

 

Você pode usar o Windows 10 Enterprise durante um período de teste, mas após o fim deste, continuar usando o sistema viola os Termos de Licença para Software Microsoft: https://www.microsoft.com/en-us/Useterms/Retail/Windows/10/UseTerms_Retail_Windows_10_PortugueseBrazil.htm

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!