Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Essas temperaturas são normais ou precisam de atenção? Acer nitro5


Posts recomendados

@Eduardo Essas temperaturas foram de testes com o notebook em cima de uma base ventilada (Husky Gaming Ice)

@Eduardo Eu vi que no vídeo que me indicou aparece esse produto (Cooler Usb Portátil Exaustor Retirar Ar Quente Notebook) que no meu caso não serviria pois não tenho USBs disponíveis e a saída de ar do meu notebook que serve nesse exaustor é a da GPU que está toda hora fica mais fria que o processador mas agradeço mesmo assim a sua ajuda :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então está dentro, não se preocupe.

 

Quando houver necessidade e você achar que precise manutenção, porque todos os notebooks um dia fica assim
image.thumb.png.defae6991cc7c66406c8b0ec74037f82.png

Faça e coloque uma pasta térmica de procedência que vai melhorar ainda mais as temperaturas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 as temperaturas mostradas aí estão totalmente normais pra um notebook (que pode chegar aos 80~90°C, dependendo do modelo e configuração).

 

Recomendo não ficar vendo esses programas sensoriais apenas por ver, a não ser que realmente seu equipamento apresente problemas ou sintomas relacionados a temperatura ou perda de desempenho do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Daniel Silva5 Não, não é normal e não é ideal. Recomendo que use um notepal (base de resfriamento) para melhorar essas temperaturas. Todo fabricante estipula a temperatura máxima que o componente pode chegar, mas isso não quer dizer que é saudável operar em altas temperaturas só por que não excederam esse limite. Acima de 60° você sempre está perdendo vida útil do seu equipamento.

 

E outra coisa, em desktop 80° é temperatura de thermal throttling, perda de desempenho por aquecimento. Se você está beirando essa temperatura também estará perdendo desempenho, pois em notes o thermal throttling costuma começar bem abaixo. 

Se o notepal não resolver seu problema, pode ser a hora de desmontar o note (a menos que ele seja novo) e limpar o cooler.

 

Marcas de notepal de qualidade que indico são as mesmas de coolers: Cooler Master, DeepCool, AeroCool, Thermaltake, Corsair, BE QUIET!, Noctua, Arctic, Lian Li, NZXT e Scythe.

Provavelmente você vai encontrar só das quatro primeiras, mas se encontrar de qualquer uma das outras (se é que existe) também vale. O que recomendei mais no passado a clientes pelo custo/benefício é Deepcool N1, mas parece que está em falta agora. Tem vários na faixa de 100 reais. Observe se precisa de mais portas USB do que seu note oferece, pois pagando um pouco a mais você pode pegar modelos com HUB USB embutido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Esses testes foram feitos usando um notepal (Husky Gaming Ice), o problema é que consigo manter menos de 60 graus apenas em jogos mais leves, no caso do Apex como é um jogo pesado só consegui essas temperaturas (OBS: uso no modo equilibrado e com 99% de potência máxima do processador) e obrigado pela sua ajuda!

 

@RS Faria Estava jogando o mesmo jogo e percebi que o hotspot chegou a 80 graus segue o print das temperaturas máximas no HWMonitor:

Você acha que elas podem diminuir a vida útil do meu equipamento? E obrigado pela sua ajuda!

image.png.1df1396054e87421907cd37a1bb54721.png 👈 temperaturas máximas da CPU

☝️ hotspot da GPU

 

Meu notebook tem um i7 9750h e uma RTX 2060

@AmonAmarth Entendi, essas temperaturas seriam para todo o conjunto ou para o hotspot? E obrigado pela ajuda :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela experiência que eu tive com relação a alguns modelos da linha Acer que eu já peguei para formatar e fazer a limpeza (nas linhas Nitro e Predator), essas temperaturas são comuns (pra GPU, até 70°C ainda considero bom). Acima de 80°C constantemente já seria algo a se preocupar, mas o HotSpot é simplesmente o ponto mais quente que a placa atingiu.

 

Não sei se o projeto de resfriamento desses modelos da Acer é mal planejado (apesar de parecer bem feito visualmente), tendo em vista que o processador (i7 9a geração) é um forno, e o chip gráfico da 2060 não é dos mais frios, ou se a pasta térmica utilizada seja nível Implastec da vida, mas até o momento, não peguei nenhum que fosse tão mais "frio" que esse.

 

Já aproveitando, em qual superfície você costuma utilizar o notebook (na mesa, cama, etc...)? Utiliza algum suporte com ventilação?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Daniel Silva5 disse:

e com 99% de potência máxima do processador

posso tentar diminuir esse valor para obter temperaturas menores

 

Outra coisa que gostaria de mostrar é isso:image.png.1bd81871efce3a79307727c5af06daf7.png

 

Passivo: diminuir o processador antes de aumentar a velocidade do ventilador

Ativo: aumentar a velocidade do ventilador antes de diminuir o processador

 

Qual dessas duas seria melhor para resfriamento?

5 minutos atrás, AmonAmarth disse:

Já aproveitando, em qual superfície você costuma utilizar o notebook (na mesa, cama, etc...)? Utiliza algum suporte com ventilação?

Utilizo em cima da mesa com um suporte de notebook (Husky Gaming Ice)

Qual seria o hotspot limite e qual seria o ideal para a vida útil do equipamento?

 

 

Aqui está o print que tirei ontem completo do HWMonitor jogando o Apex

515220519_TemperaturaApex.png.d356cbe740da3e22a2f0c14a0548c90b.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Falando em base para notebook, me lembro da base adaptada que eu fiz, liguei 2 fans de 120mm por baixo da base jogando ar no notebook e liguei elas em uma fonte pra ligar direto na tomada, rapaz, aquilo ventila viu, se quiser até provavelmente da pra fazer algo ai.

 

E sei lá, tanto tempo mexendo com informática tenho a seguinte opinião,
notebook = trabalho 
Jogos - Computador

 

A Indústria ai quer empurrar pra dentro do note configurações pesadas, uns concorda, outros não, eu não concordo, não é pra isso.

 

Suas temperaturas não estão fora não, é usar e quando for limpar, limpar e colocar uma senhora pasta térmica de qualidade, e se quiser montar uma base refrigerada como eu citei, que quando eu tinha notebook usava, posso mandar fotos.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

2 horas atrás, RS Faria disse:

Esse é, literalmente, o ponto mais quente no die da GPU.. 79ºC

A minha GPU atingiu 68 graus de máxima e 80 graus de hotspot, já a CPU atingiu 73 graus de máxima. Qual seria o limite ideal para manter as peças (CPU, GPU, HotSpot da GPU, etc) sem prejudicar a vida útil ou causar problemas?

 

Mais uma vez muito obrigado pela ajuda e me desculpe o número de perguntas, não tenho muito conhecimento em relação a temperaturas

@Eduardo Eu até vi uns caras fazendo o mesmo no youtube rsrs, no meu caso já uso uma base ventilada mas valeu pela dica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Esses testes foram feitos usando um notepal (Husky Gaming Ice), o problema é que consigo manter menos de 60 graus apenas em jogos mais leves, no caso do Apex como é um jogo pesado só consegui essas temperaturas (OBS: uso no modo equilibrado e com 99% de potência máxima do processador) e obrigado pela sua ajuda!

Tente limitar o framerate e desativar recursos desnecessários como tesselation.

@Daniel Silva5 No geral, como os colegas comentaram, são sim temperaturas relativamente normais, mas não adequadas para alguém que deseja preservar seu equipamento e fazer com que ele dure o máximo possível. Faça os ajustes que mencionei, limite o framerate para o quanto você efetivamente precisa (seja pelo jogo ou pelo aplicativo da NVIDIA), e use o seu notepal, sempre. Notebooks comumente falham antes da marca de 3 anos, especialmente os "gamers". Agora que já investiu uma pequena fortuna nesse brinquedo, preserve-o o máximo que puder.

3 horas atrás, Eduardo disse:

Falando em base para notebook, me lembro da base adaptada que eu fiz, liguei 2 fans de 120mm por baixo da base jogando ar no notebook e liguei elas em uma fonte pra ligar direto na tomada, rapaz, aquilo ventila viu, se quiser até provavelmente da pra fazer algo ai.

 

E sei lá, tanto tempo mexendo com informática tenho a seguinte opinião,
notebook = trabalho 
Jogos - Computador

 

A Indústria ai quer empurrar pra dentro do note configurações pesadas, uns concorda, outros não, eu não concordo, não é pra isso.

 

Suas temperaturas não estão fora não, é usar e quando for limpar, limpar e colocar uma senhora pasta térmica de qualidade, e se quiser montar uma base refrigerada como eu citei, que quando eu tinha notebook usava, posso mandar fotos.
 

Concordo com boa parte disso. No geral notes gamer são pouco duráveis e são voltados para um mercado que quer sacrificar dinheiro para se divertir. Seja como for, dá para fazer durar mais só cuidando das temperaturas (fora evitar quedas e abusos, claro). 

O mero volume de notes gamer que chegam nas minhas mãos com GPU torrada, BGA danificado (seja onde for) ou até subcomponentes danificados (capacitores, transistores e afins) é enorme. Com isso eu costumo convencer todos os meus clientes a investirem justamente em um desktop para jogos e um note para trabalho/estudo se eles realmente desejam fazer seu dinheiro valer.

4 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

posso tentar diminuir esse valor para obter temperaturas menores

 

Outra coisa que gostaria de mostrar é isso:image.png.1bd81871efce3a79307727c5af06daf7.png

 

Passivo: diminuir o processador antes de aumentar a velocidade do ventilador

Ativo: aumentar a velocidade do ventilador antes de diminuir o processador

O único objetivo dessa configuração é aumentar a vida útil da bateria, se se dane a vida útil do notebook. Sempre coloco ambos como ativo. Lembrando, sempre use seu notebook no modo "equilibrado", pois isso dá a ele uma trégua quando o sistema não precisa de máxima performance, aumentando sua vida útil de maneira geral.

4 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Utilizo em cima da mesa com um suporte de notebook (Husky Gaming Ice)

Qual seria o hotspot limite e qual seria o ideal para a vida útil do equipamento?

O "hot spot" é o sensor mais quente em um circuito ou chip. Não é um local específico e pré-determinado, pois cada fabricante faz de um jeito e raramente divulgam seus projetos e nuances. Seja como for, ele significa o nível de stress que seu equipamento está sofrendo no seu pior ponto, e nunca vou considerar isso como algo dispensável ou indigno de preocupação. Não sei o nível de qualidade que seu notepal tem, mas é fácil saber só desligando ele ou tirando o notebook de cima dele. A diferença normal entre o uso de um notepal e a falta do mesmo é de 3° a 10°, dependendo do tipo de carga de trabalho. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

entendi, vou tentar manter as temperaturas sempre abaixo dos 70 graus e o hotspot até 75, assim você acha que eu consigo fazer ele "durar mais"?

Não tanto quanto se estivesse abaixo de 60°, mas com certeza mais do que acima. 

5 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

@WOZ Dods

Esse teste foi feito do modo "equilíbrio (otimização acer)",  você acha que tem alguma diferença para o modo "equilíbrio"?

image.png.1de0341df30e4a2ebb58307b677a34ea.png

Se sim qual seria o melhor?

Geralmente as fabricantes de Notebooks adicionam alguns protocolos que ajudam muito na durabilidade da bateria. Só recomendo que entre nesse modo de operação, nas configurações avançadas, e configure o protocolo de atuação das ventoinhas para sempre ativo, independentemente se está na bateria ou tomada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Não tanto quanto se estivesse abaixo de 60°, mas com certeza mais do que acima.

Fiz um novo teste no modo "equilíbrio (otimização Acer)" colocando o o desempenho máximo do processador em 65% e a política de resfriamento no modo "Ativo" tanto na bateria quanto ligado à tomada, o limite de FPS coloquei em 144 para todos os programas mas no caso do Apex limitei a 80. Os resultados foram esses:

image.png.761f641dd6ea397d1071bee6b46b0ffc.png

Isso foi o máximo que consegui reduzir de potência do processador, pois se passar disso começo a perder muito desempenho

 

Em seu conhecimento, são temperaturas boas e que não diminuirão a vida útil de meu equipamento?

Outra pergunta seria "qual é o HotSpot da GPU ideal para não perder vida útil do meu notebook"

 

Obrigado pelo seu tempo :)

3 horas atrás, WOZ Dods disse:

Geralmente as fabricantes de Notebooks adicionam alguns protocolos que ajudam muito na durabilidade da bateria. Só recomendo que entre nesse modo de operação, nas configurações avançadas, e configure o protocolo de atuação das ventoinhas para sempre ativo, independentemente se está na bateria ou tomada.

Pelo que percebi em testes o modo "equilíbrio otimização Acer" apresenta temperaturas menores

OBS: eu coloquei tanto na tomada quanto na bateria em (Ativo) e setei 65% de potência máxima do processador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu sei que o notebook pelo que eu vi é 144hz, mas se você tá com medo da temperatura e vai ficar com receio de jogar os jogos, depende onde você mora ainda, não é calor ainda, imagina no calor.

 

Eu faria o seguinte, limita fps pra sei lá, 75Fps pra todos os jogos e vai baixar a temperatura, e você vai poder usar na frequência maxima do seu processador não tendo que ficar baixando a frequência. É o que eu faria, ou como o Woz comentou, 60Hhz, em desktops da uma diferença absurda, não sei em notebooks, veja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Daniel Silva5 disse:

Fiz esse teste e na sala de espera do jogo bateu 80 graus aí nem entrei na partida kk

Mesmo com limitação de frames? Que isso... Está com tesselation (DX 11) ligado? Anti aliasing? Testou colocar o jogo no mínimo e ir aumentando as configurações até chegar num nível visual bom? Configurar pelo geforce experience geralmente vai deixar tudo no máximo que a GPU aguenta sem dar throttling ou às vezes até com throttling, pois o programa é bem burrinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods

image.png.00c8c09a4e5554819a38ceecc2f1f2a8.png

Essas são as temperaturas no Forza Horizon 4, estão boas? (jogo no ultra e limitado a 60 fps no painel NVIDIA e processador a 99%)

 

 

11 horas atrás, WOZ Dods disse:

Configurar pelo geforce experience geralmente vai deixar tudo no máximo que a GPU aguenta sem dar throttling ou às vezes até com throttling

image.png.a2538822e8606c789a9cdd2e290cc198.png

Limito os frames nas configurações avanças e depois volto para essa tela e restauro deixando como está na foto (e o jogo sempre obedece o limite estabelecido)

 

E obrigado mais uma vez pela sua atenção e ajuda!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligue a resolução adaptiva pelo menos a uns 20% e veja como fica.

Esse jogo parece ser bem pesado para estar com tudo no baixo e ainda sim taxando tanto a CPU. Não conheço o jogo pessoalmente, então não sei o que mais poderia ser feito para amenizar esse impacto. Não vi nenhuma configuração para a física do jogo ou densidade de folhagem e outros detalhes, isso seria importante de alterar. Observar se os cálculos físicos estão sendo feitos pela GPU ou pela CPU também ajudaria.

Forza horizon está ótimo. Não precisa mexer mais nele. Como seria de se esperar, ele parece ser bem mais brando no uso de CPU.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!