Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Opa, estou querendo comprar um teclado de até R$220,00. Por enquanto encontrei o dark avenger por R$185 na terabyte, encontrei um kumara switch brown RGB por R$200,00 no FB e um Motospeed ck108 Outemu Vermelho RGB por R$220,00 no Fb.

Eu vou usar o teclado pra tudo. Gostaria de saber qual o melhor teclado entre esses? Ou se vcs me recomendam um!

Postado
2 minutos atrás, Bruno1205 disse:

Opa, estou querendo comprar um teclado de até R$220,00. Por enquanto encontrei o dark avenger por R$185 na terabyte, encontrei um kumara switch brown RGB por R$200,00 no FB e um Motospeed ck108 Outemu Vermelho RGB por R$220,00 no Fb.

Eu vou usar o teclado pra tudo. Gostaria de saber qual o melhor teclado entre esses? Ou se vcs me recomendam um!

eu uso um dark avenger e posso falar dele, é um teclado bom pelo preço, mas tem que tomar cuidado que os switch podem falhar de vez em quando, por isso algumas vezes tem que ta limpando o teclado, mas fora isso é um teclado muito bom, eu recomendaria se não quer gastar um preço tão elevado.

Postado
13 minutos atrás, Bruno1205 disse:

esses três teclados são péssimos, o Switch do Dark Avenger é bem ruim, assim como o Kumara e o Motospeed que usam Outemu, um Switch que as vezes não duram um ano, e quando um teclado começa a falhar as teclas, é sinal que os Switches estão no fim de vida, por esse preço de 220 reais, não conheço um bom, somente o K120 que é um membrana, talvez o @Mikhail Kosevich Volkov possa te ajudar mais detalhadamente.

• Curtir 1
Postado
4 minutos atrás, Pepse disse:

esses três teclados são péssimos, o Switch do Dark Avenger é bem ruim, assim como o Kumara e o Motospeed que usam Outemu, um Switch que as vezes não duram um ano, e quando um teclado começa a falhar as teclas, é sinal que os Switches estão no fim de vida, por esse preço de 220 reais, não conheço um bom, somente o K120 que é um membrana, talvez o @Mikhail Kosevich Volkov possa te ajudar mais detalhadamente.

cara, eu to com meu teclado ja faz 1 ano e meio, ele ja falhou algumas vezes mas dps que usei limpa contado, ele ficou bom, e olha que ja faz uns 8 meses que ele n falha

Postado
7 minutos atrás, yurilibo disse:

cara, eu to com meu teclado ja faz 1 ano e meio, ele ja falhou algumas vezes mas dps que usei limpa contado, ele ficou bom, e olha que ja faz uns 8 meses que ele n falha

não é limpa contato que vai consertar 100% não, se ele para, é por que o Switch está tendo mal contato, o que indica desgaste e alguma hora vai ter que trocar o Switch, tanto que se você olhar os problemas dos teclados Redragon, todos eles são problema no Switch, que são, Outemu.

Postado
6 minutos atrás, Pepse disse:

não é limpa contato que vai consertar 100% não, se ele para, é por que o Switch está tendo mal contato, o que indica desgaste e alguma hora vai ter que trocar o Switch, tanto que se você olhar os problemas dos teclados Redragon, todos eles são problema no Switch, que são, Outemu.

não disse que consertou 100% mas faz bastante tempo que não deu mais problema, mas é o que dizem, quanto maior o preço, melhor a qualidade, dependendo do produto (nem todos são assim), mas acho que em questão de teclado tem alguns muito bons, eu só posso falar do dark avenger mesmo.

Postado

Tenho um Dark Avenger e acho ótimo. No início tive problema com double click e falha no registro de algumas teclas, entrei em contato com o suporte e me orientaram a passar WD 40. Faz mais de 1 ano isso e nunca mais deu problema.

27 minutos atrás, Pepse disse:

não é limpa contato que vai consertar 100% não, se ele para, é por que o Switch está tendo mal contato, o que indica desgaste e alguma hora vai ter que trocar o Switch

As vezes a falha é por uma leve camada de oxidação na folha de cobre. O limpa contato remove, mas não impede que se forme novamente (daí ter relato de gente que fica aplicando direto, por exemplo 1 vez por mês).  O WD 40 deixa uma película que impede que o metal entre em contato com a umidade do ar e oxide novamente. Vejo muita gente falando mal de Outemu, mas a maioria nunca teve, ou se teve não tentou um procedimento básico de reparo. Também adiciono que qualquer teclado mecânico (na verdade praticamente qualquer equipamento com partes móveis) requer manutenção eventual.

@Bruno1205 Eu só não pegaria esse porque é rainbow. A cor dos LEDs é fixa e, na minha opinião, bem feia. Se fosse a versão RGB por esse preço estaria bom (foi mais ou menos o que paguei no meu).

• Moderador
Postado

@Bruno1205, boa tarde!
Eu recomendo um teclado empresarial Dell KB522.
Os teclados mecânicos baratos sofrem de problemas com os switches de baixa qualidade que possuem uma loteria para controle de qualidade. Outemu, por exemplo, já foi boa, mas quando mudaram o maquinário de prensagem das folhas de contato e os moldes ficaram com tantas falhas por centena que a Redragon que é dona de parte da Gaote, que fabrica os Outemu, envia 8 switches extras com os teclados deles e colocam possibilidade de trocar sem soldas.
O mais barato que recomendo é o Gamdias Hermes E2 que utiliza switches Huano, de qualidade muitíssimo superior aos Outemu.
Quanto a juntar mais, se fores juntar mais recomendo ires direto para o CK550V2 ANSI(US), que possui teclas sobreinjetadas, switches TTC e excelente qualidade de fabricação em tudo, além da melhor iluminação do mercado, herdada da versão original.

@Shaman93, muitos falam mal de Outemu com absoluta razão. O "procedimento de reparo" com WD40 é uma gambiarra, se usares o WD40 que possui óleo à base de petróleo sem nenhuma menção de aditivos para conter a corrosão em plásticos amorfos, que não se dão bem com hidrocarbonetos, como policarbonato, ABS e PVC, eles irão ser atacados por ele. Há switches com topo transparante que usam policarbonato. É uma "solução" que a longo termo irá deteriorar o plástico de muitos switches, ainda hei de fazer um experimento mais extenso quanto a isso, quando tiver disponibilidade para encomendar switches, é algo que eu já queria fazer a muito tempo, mas com essas recomendações vindo das próprias fabricantes eu preciso conferir em mãos, pois não discriminam o uso em plástico amorfo, que teria problemas com o WD40, e cristalinos como Nylon e POM, que não teriam problemas.
Uma leve camada de oxidação não aumenta o tempo de bounce.
Vale relembrar que boas folhas de contato duram décadas. Eu já tive 2 Wyse, um de 1991 e um de 1995, ambos com ferrugem na chapa de aço, e os switches não apresentaram nenhuma falha sequer, o mercado de venda de switches Cherry MX "vintage" black e Alps nas comunidades entusiastas é prova viva que bons switches duram décadas e décadas, com boa programação de controladora sem reduzir absurdamente o debounce time, não teríamos nem de longe os problemas que temos até com teclados com bons switches como os Corsair que vira e mexe têm problema de chattering, mesmo usando switches Cherry. Um bom teclado mecânico tem tanta condição de durar décadas quanto um bom teclado de membrana, vide o IBM Model M, um teclado que usa membrana como método sensível, e martelos e molas para a acionar, sendo os dois ao mesmo tempo.
Dizer que qualquer teclado mecânico eventualmente terá problemas é fato, mas colocar dentro de tal situação qual um teclado mecânico de 200 reais dura menos de 2 anos enquanto um teclado de membrana de 50 a 100 reais facilmente passa de 10, como os K120 e os Dell RT7D50 de caixa de supermercado é fora de realidade.

@yurilibo, eu tenho um Redragon Kumara K552 de 2015 e acompanhei a Gaote/Outemu desde essa época. Posso dizer com propriedade que os processos de fabricação da linha comum deles deteriorou muito, principalmente em 2017. As revisões novas(V2, Dustproof...) visaram evitar um problema recorrente: Falhas por ingresso de poeira devido à folga nos switches.
A solução de limpa contato é um remédio a um problema que não deveria existir, e não existiria com uma qualidade de fabricação mais alta.
Podes ver, por exemplo, em minha foto, a diferença entre as folhas de contato de Outemu de 2015, em cima e de 2017, em baixo, indicando troca de ferramentaria:
IMG_20200926_085207.thumb.jpg.d2783eeeac96e123c49ba03629bc781d.jpg

• Curtir 2
  • Amei 2
Postado
1 hora atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

O "procedimento de reparo" com WD40 é uma gambiarra

Trocar o óleo do motor de um carro é gambiarra? Passar graxa na correia de uma bike é gambiarra? Lubrificar o rotor de um ventilador é gambiarra? Nada a ver isso aí. Lubrificar switch é manutenção, não gambiarra. Tem óleos específicos vendidos pra isso, mas o WD funciona tão bem quanto (e é recomendação do fabricante).

WD40 que possui óleo à base de petróleo sem nenhuma menção de aditivos para conter a corrosão em plásticos amorfos, que não se dão bem com hidrocarbonetos, como policarbonato, ABS e PVC, eles irão ser atacados por ele.

Negativo. Como disse, usei há mais de 1 ano e não tem o mínimo sinal de deterioração. Na própria ficha que você mandou tem uma sessão de "estabilidade e reatividade", que não lista nenhuma incompatibilidade com plásticos (estaria ali, obrigatoriamente, se houvesse). O próprio site do fabricante, igualmente, reforça que não há nenhuma incompatibilidade com plásticos e até recomenda pra limpar o painel do carro. Uso WD-40 há muitos anos pra várias aplicações em plástico, inclusive limpar instrumentos musicais, tirar cola e até proteger PCBs inteiras. Morei muitos anos na praia e enquanto minhas peças lambuzadas de WD duravam 10 anos, a dos meus parentes, sem proteção, já tavam detonadas de ferrugem em 2. Novamente, nunca observei o mínimo sinal de deterioração de nenhum tipo de plástico ou resina. Já ouvi por aqui que supostamente enfraqueceria a PCB, nunca vi acontecer.

Já vi várias vezes sendo repetido, quase como mantra, que não pode usar porque vai atacar o plástico. Mas o fabricante do produto diz que pode usar, o fabricante do teclado diz que é pra usar, a experiência mostra que o uso funciona bem. Então isso aí é outra balela...

quando tiver disponibilidade para encomendar switches, é algo que eu já queria fazer a muito tempo

O experimento tá feito, aqui. Apliquei em todos os switches há um ano e meio e o plástico continua absolutamente idêntico ao dos switches guardados.

A não ser que o ataque vá começar depois de 2 anos, mas isso bem parece bem improvável...

um teclado de membrana de 50 a 100 reais facilmente passa de 10, como os K120 e os Dell RT7D50 de caixa de supermercado é fora de realidade.

"Passa de 10" com uso moderado a leve e com sorte. Com uso intenso, bem antes disso a membrana perde elasticidade e vai ficando ruim. O teclado ainda funciona, mas a digitação fica cada vez menos agradável. Minha esposa tem um G213, um teclado de membrana mais ou menos do mesmo valor e que é bem conhecido, e nós dois preferimos o Dark Avenger. Aliás, até tenho um RT7D50 guardado, tem uns 3 a 4 anos de uso e já tá todo rengo.

Postado

Olá.

O teclado Dark Avenger é uma boa opção para usos gerais, mas se você deseja um para jogos, o motospeed é recomendado.

Não se iluda com teclados com RGB, o meu queimou e pegou fogo por causa do RGB.

valeu!

Espero que tenha ajudado...

• Moderador
Postado
16 minutos atrás, Shaman93 disse:

Trocar o óleo do motor de um carro é gambiarra? Passar graxa na correia de uma bike é gambiarra? Lubrificar o rotor de um ventilador é gambiarra? Nada a ver isso aí. Lubrificar switch é manutenção, não gambiarra. Tem óleos específicos vendidos pra isso, mas o WD funciona tão bem quanto (e é recomendação do fabricante).

Isso é falsa equivalência. Um motor depende de lubrificação nas peças para funcionar, por usar peças metálicas passando entre si constantemente em velocidades muito altas. Operando a uma temperatura relativamente elevada precisa de óleo específico com aditivos e viscosidades corretas. O WD40 não é um bom lubrificante, exceto para dobradiças e fechaduras para o qual é especificado, ele é sobretudo um desengripante. De qualquer forma, eu não estava falando sobre lubrificação em geral, e a Gaote não recomenda uso de lubrificante algum nos produtos deles, então não é a fabricante do switch que recomenda essa prática. A WD40 diz para não usar o produto deles em policarbonato, isso pode ser também verificado na todos do WD40a Gaote diz conter policarbonato nos switches deles. Estava me referindo ao uso do WD40 para remover chattering, que é causado por um tempo de tremulação da folha de contato maior que o tempo determinado pela controladora como mínimo para determinar pressionamentos diferentes. O WD40 "amortece" mais a inércia da folha de contato por sua viscosidade.
Quanto à lubrificação, há graxas muito melhores para serem usadas com switches, inclusive eu já lubrifiquei 3 teclados inteiros, e há uma forma certa de o fazer para garantir a melhora na qualidade de digitação, pois lubrificação mal feita pode gerar o efeito contrário. O consenso da comunidade de entusiastas é o uso da graxa Krytox 205 usada na especificação grau 0 (205g0) para estabilizadores e miolos, e óleo 105 para as molas, inclusive recomendo a lubrificação correta caso teu teclado não seja clicky, pela forma que operam.

23 minutos atrás, Shaman93 disse:

Negativo. Como disse, usei há mais de 1 ano e não tem o mínimo sinal de deterioração. Na própria ficha que você mandou tem uma sessão de "estabilidade e reatividade", que não lista nenhuma incompatibilidade com plásticos (estaria ali, obrigatoriamente, se houvesse). O próprio site do fabricante, igualmente, reforça que não há nenhuma incompatibilidade com plásticos e até recomenda pra limpar o painel do carro. Uso WD-40 há muitos anos pra várias aplicações em plástico, inclusive limpar instrumentos musicais, tirar cola e até proteger PCBs inteiras. Morei muitos anos na praia e enquanto minhas peças lambuzadas de WD duravam 10 anos, a dos meus parentes, sem proteção, já tavam detonadas de ferrugem em 2. Novamente, nunca observei o mínimo sinal de deterioração de nenhum tipo de plástico ou resina. Já ouvi por aqui que supostamente enfraqueceria a PCB, nunca vi acontecer.

Um ano na vida de um teclado é pouquíssimo, muitos teclados passam de décadas.
O teu uso de WD40 pode não ter tido efeito nos plásticos pois eles não se encontram na lista de plásticos aos quais WD40 ataca, como por exemplo plásticos cristalinos, até a WD40 recomenda uso em certos plásticos, então esse uso não é incorreto. Novamente não condiz com a realidade colocar todo plástico em um mesmo guarda-chuva quando cada plástico tem um nome diferente justo por sua composição e estrutura química diferente.

29 minutos atrás, Shaman93 disse:

Já vi várias vezes sendo repetido, quase como mantra, que não pode usar porque vai atacar o plástico. Mas o fabricante do produto diz que pode usar, o fabricante do teclado diz que é pra usar, a experiência mostra que o uso funciona bem. Então isso aí é outra balela...

A fabricante do teclado não é a fabricante do switch, novamente, a própria fabricante do switch diz que eles contém material que a própria fabricante do WD40 diz que não 'é compatível com o WD40 multi-uso.

O experimento tá feito, aqui. Apliquei em todos os switches há um ano e meio e o plástico continua absolutamente idêntico ao dos switches guardados.

Teu experimento foi feito em ambiente controlado? Qual a quantidade de WD40 aplicado para qual massa de plástico? Houve elemento de controle? Fizeste o experimento com mesmo critério que a WD40 fez para determinar quais plásticos são afetados ou não?

"Passa de 10" com uso moderado a leve e com sorte. Com uso intenso, bem antes disso a membrana perde elasticidade e vai ficando ruim. O teclado ainda funciona, mas a digitação fica cada vez menos agradável. Minha esposa tem um G213, um teclado de membrana mais ou menos do mesmo valor e que é bem conhecido, e nós dois preferimos o Dark Avenger. Aliás, até tenho um RT7D50 guardado, tem uns 3 a 4 anos de uso e já tá todo rengo.

Eu já tive um NMB de 1993, um IBM Rapid Access Keyboard II de 2001, ambos agora em posse do @Koyuro Fox, um IBM RT3200, de 2002, o qual sofreu menos uso de todos eles e seria injusto citar quanto a durabilidade por uso, apenas por deterioração de material com os anos, pois até suas legendas estavam novas como de fábrica, nenhum deles estava "rengo". O NMB foi usado por meu tio por vários anos e não teve problemas. O RAKII demonstrou certo esticamento na membrana, mas remontado não senti muito efeito sobre a digitação nem inconsistência entre as teclas. Talvez um reaperto nos parafusos atrás seja o suficiente para resolver. Um teclado com chapa de aço atrás da membrana não terá tanta mudança sensível em termos de experiência de digitação, mesmo com vários anos de uso, quanto falas. O IBM Model M usa um tipo diferente de ativação, por buckling springs, mas continua sendo um dos senão o teclado mais aclamado de todos os tempos, já tive dois deles e o único problema é que nos modelos Lexmark ele tende a quebrar os rebites, que podem ser substituídos por parafusos para aumentar a longevidade.
A preferência entre teclados de membrana com boa qualidade e teclados mecânicos é, exatamente, uma preferência.

Multi-Use-Product-Aerosol.pdf

• Curtir 1
Postado

Isso é falsa equivalência. Um motor depende de lubrificação nas peças para funcionar

Mais ou menos, há quem compre ventilador e não lubrifique o rolamento durante toda a vida útil. Vai desgastar mais rápido e se tornar barulhento no final da vida, mas funciona.
Um switch de teclado você também pode usar como veio de fábrica (alguns vem pré-lubrificados), mas se por acaso mora numa praia de um país tropical, pode ter certeza que ele vai durar menos e funcionar pior que um switch lubrificado. Não vejo como uma única manutenção, que consiste na aplicação de um produto, seria gambiarra.

Quanto à lubrificação, há graxas muito melhores para serem usadas com switches

Então no caso se for usado um óleo gourmet daí não é gambiarra...? Aí é hobby de entusiastas? 😂

De qualquer forma, eu não estava falando sobre lubrificação em geral, e a Gaote não recomenda uso de lubrificante algum nos produtos deles, então não é a fabricante do switch que recomenda essa prática.

Um ano na vida de um teclado é pouquíssimo, muitos teclados passam de décadas.
O teu uso de WD40 pode não ter tido efeito nos plásticos pois eles não se encontram na lista de plásticos aos quais WD40 ataca

É a fabricante do teclado que usa o switch. Switch feito até com o logo dessa fabricante, aliás. Faria o mínimo sentido eles recomendarem o uso de um produto que destruiria o material? Isso tá no site oficial, pelo menos algumas centenas de pessoas já deve ter usado. Já viu alguém reclamando que o plástico dos switches estragou depois de aplicar WD? Por outro lado, já vi bastante gente que nunca usou dizendo que vai destruir. Entre anônimos 'conhecedores' da internet e uma recomendação do suporte da fabricante, segui a recomendação e até agora deu bom.

A fabricante do teclado não é a fabricante do switch, novamente, a própria fabricante do switch diz que eles contém material que a própria fabricante do WD40 diz que não 'é compatível com o WD40 multi-uso.

Isso é teoria. Na prática o PC pode estar numa composição com outros plásticos que não favoreça o ataque. Ou qualquer outra explicação, mas o fato é que a fabricante do teclado recomenda e que eu pessoalmente usei e não observei nenhum malefício.

Teu experimento foi feito em ambiente controlado? Qual a quantidade de WD40 aplicado para qual massa de plástico? Houve elemento de controle? Fizeste o experimento com mesmo critério que a WD40 fez para determinar quais plásticos são afetados ou não?

A quantidade foi alta pela minha falta de precisão, uma bela esguichada em cada switch. Provavelmente deve ter escorrido pela PCB (o que eu sei que é seguro, porque como comentei uso há muitos anos em PCBs). O controle são os switches extra que vem e estão guardados na caixa, secos. Como aqui é bem úmido, arrisco dizer que, se colocar eles, ao longo do tempo vou observar double click e falha de registro caso não lubrifique. O número amostral foi de 87 (apliquei em todas as teclas) e o número de teclas que apresenta qualquer mínimo sinal de comprometimento, enfraquecimento ou perda de função é zero. Se o produto come o plástico e depois de mais de 500 dias de contato com 87 peças não teve qualquer comprometimento aparente em uma sequer, só pode ser um milagre estatístico. Não foi usada a mesma metodologia que o fabricante do WD-40, rs. Pra te falar a verdade eu entendo pouquíssimo de teclados e não tenho muito interesse, mas sou um empirista e cético. Não é porque eu vi um 'expert' ou 'entusiasta' falando alguma coisa ou mesmo repetindo à exaustão que vou acreditar. Ainda mais se a experiência mostra o contrário. Até decidi comprar switch outemu mas ou menos por aí, via os entendidos descendo o pau na internet, mas usei na casa de um amigo e gostei bastante.

• Membro VIP
Postado

@Shaman93 Como já foi dito, a própria documentação do WD-40 mostra que ele degrada o policarbonato, mesmo plástico no qual os switches são fabricados. Não faz sentido continuar defendendo a prática mesmo estando provado nas fontes que o nosso amigo @Mikhail Kosevich Volkov mandou, que é uma má ideia. "Mais de um ano" suponho que seja menos de dois anos, no qual é um tempo muito curto para determinar que o procedimento não prejudica.
A fabricante do teclado é consumidora dos switches assim como tu és consumidor do teclado, e esta não tem a mesma propriedade para falar a respeito do uso do WD-40 que a fabricante do switch e a do próprio WD-40.

Postado
28 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

@Shaman93 Como já foi dito, a própria documentação do WD-40 mostra que ele degrada o policarbonato, mesmo plástico no qual os switches são fabricados.

Você sabe se o policarbonato é puro? Ou tem uma mistura de plásticos e aditivos? Eu não sei, mas não houve degradação alguma nos switches.

"Mais de um ano" suponho que seja menos de dois anos, no qual é um tempo muito curto para determinar que o procedimento não prejudica.

Faz 1 ano e 5 meses, desde que fiz esse tópico:

Se dentro de +1 ano continuar tudo ok, aí é tempo suficiente...?

A fabricante do teclado é consumidora dos switches assim como tu és consumidor do teclado, e esta não tem a mesma propriedade para falar a respeito do uso do WD-40 que a fabricante do switch e a do próprio WD-40.

Isso é como dizer que a empresa que monta uma máquina de lavar não pode orientar sobre a limpeza, afinal ela não produziu a bomba e a maior parte dos equipamentos internos. A montadora de um carro não pode dizer o óleo mais apropriado, afinal o motor foi terceirizado por outra companhia. Tem alguma orientação da Outemu dizendo pra NÃO usar WD...? Tem orientação de ALGUMA fabricante de switches dizendo pra não usar? Faria algum sentido uma fabricante como a Redragon, que vende literalmente milhares de teclados por mês (só a promo na Kabum que o @Bruno1205 postou já tem mais de 150 vendas), dar uma orientação de manutenção que destruiria os seus produtos...? E essa orientação já estar há pelo menos 2 anos no ar? Vamos pensar um pouquinho.

• Membro VIP
Postado
25 minutos atrás, Shaman93 disse:

Você sabe se o policarbonato é puro? Ou tem uma mistura de plásticos e aditivos? Eu não sei, mas não houve degradação alguma nos switches.

Mais uma vez, é um tempo muito curto para determinar. Pode ser também que possa ter começado a degradar internamente, de forma que não é visível sem desmontar o switch. Como também pode ser que comece a degradar caso repita o procedimento mais vezes (no qual tu provavelmente farias, pois o WD-40 com o tempo precisa ser aplicado de novo). Não vai ser aplicando uma vez que em 1 ano notará a degradação

Isso é como dizer que a empresa que monta uma máquina de lavar não pode orientar sobre a limpeza, afinal ela não produziu a bomba e a maior parte dos equipamentos internos.

Essa comparação não faz o menor sentido, a fabricante da máquina de lavar projetou a máquina para trabalhar da forma que determinou que deve trabalhar, então neste caso ela tem propriedade para falar como as roupas devem ser lavadas na mesma. Porém vale lembrar que a fabricante das máquinas de lavar orientam colocar sabão em pó na "gavetinha", no qual é extremamente comum que isso prejudique o circuito eletrônico da máquina de lavar, e todos os técnicos deste ramo confirmam. Portanto usando teu argumento, podemos provar que só porque a fabricante de um teclado ou máquina de lavar recomenda algo, não quer dizer que seja algo benéfico. Até mesmo porque fabricantes querem mais que teu produto estrague para que tu compres um novo.

montadora de um carro não pode dizer o óleo mais apropriado, afinal o motor foi terceirizado por outra companhia.

Mais uma vez é uma comparação que não faz sentido, freqüentemente a empresa projeta o motor para o carro em questão, mesmo que tenha terceirizado a fabricação. Mas caso houvesse uma divergência de opiniões nesse assunto, a fabricante do motor teria mais propriedade do que a montadora do carro para recomendar o óleo correto.

NÃO usar WD...? Faria algum sentido uma fabricante como a Redragon, que vende literalmente milhares de teclados por mês, dar uma orientação de manutenção que destruiria os seus produtos...?

Sentido não faz, porém é comum não só com teclados, mas também com máquinas de lavar como citamos, e diversos outros produtos.

• Moderador
Postado
1 hora atrás, Shaman93 disse:

Mais ou menos, há quem compre ventilador e não lubrifique o rolamento durante toda a vida útil. Vai desgastar mais rápido e se tornar barulhento no final da vida, mas funciona.
Um switch de teclado você também pode usar como veio de fábrica (alguns vem pré-lubrificados), mas se por acaso mora numa praia de um país tropical, pode ter certeza que ele vai durar menos e funcionar pior que um switch lubrificado. Não vejo como uma única manutenção, que consiste na aplicação de um produto, seria gambiarra.
É a fabricante do teclado que usa o switch. Switch feito até com o logo dessa fabricante, aliás. Faria o mínimo sentido eles recomendarem o uso de um produto que destruiria o material? Isso tá no site oficial, pelo menos algumas centenas de pessoas já deve ter usado. Já viu alguém reclamando que o plástico dos switches estragou depois de aplicar WD? Por outro lado, já vi bastante gente que nunca usou dizendo que vai destruir. Entre anônimos 'conhecedores' da internet e uma recomendação do suporte da fabricante, segui a recomendação e até agora deu bom.

A WD40 é uma empresa que produz um produto e o testa para garantir o bom uso, sem problemas, do WD40 muilti-uso e outros produtos deles, não creio que uma empresa com nome tão grande deva ser reduzida a "anônimos conhecedores da internet", visto que é deles que procede a informação que não se dá bem com PC, nem plásticos transparentes, e a Gaote, fabricante dos Outemu diz que usa PC na composição de seus switches.
Eu não vejo como lubrificar a folha de contato onde deve ter condutividade boa para firmar a conexão elétrica, seja beneficial, até porque a maioria esmagadora, senão todas, usa revestimento em ouro nos contatos. Podes ver isso até nos contatos dos Outemu que mandei foto em um dos posts acima. A lubrificação em switches é feita para melhorar a experiência de digitação, e isso vem desde os Alps que eram pré-lubrificados, a maneira que a folha de contato é interceptada pelo miolo não carece de lubrificante para manter bom funcionamento por longo tempo, pois o miolo simplesmente está se "afastando" da folha de contato, e é no estágio em que o miolo abandona contato físico com a folha de contato em que ocorre chattering, em que a folha de contato e a energia cinética dela e outros fatores é seu próprio "sistema fechado", não dependendo de lubrificante ou do miolo.

Então no caso se for usado um óleo gourmet daí não é gambiarra...? Aí é hobby de entusiastas? 😂

Graxas e lubrificantes têm composições, especificações e características físicas diferentes, assim como óleo de motor de carro citado por ti mesmo, e há forma certa de ser aplicado, não simplesmente borrifando dentro de todo o interior. Qualquer lubrificante deve ser aplicado de forma correta para o mecanismo em uso.

Sim, qualquer empresa, inclusive a Eastern Times, dona da Redragon, pode pedir para estampar seu nome em um produto, contanto que pague o molde ou etiqueta, e algum outro valor acordado entre ela e a fabricante.
É um caso sério que algo que vá contra a fabricante de ambos os produtos envolvidos nessa recomendação no sítio da Redragon, mas ninguém conhece melhor seu produto que quem o fabrica, a Eastern Times fabrica placas de circuito impresso e chassi do teclado mas não componentes.

Isso é teoria. Na prática o PC pode estar numa composição com outros plásticos que não favoreça o ataque. Ou qualquer outra explicação, mas o fato é que a fabricante do teclado recomenda e que eu pessoalmente usei e não observei nenhum malefício.

A informação  de incompatibilidade é baseada nos sítios das fabricantes.
A parte de baixo do switch é fabricada em Nylon e PA, a superior em Policarbonato e o miolo em POM, isso é padrão entre diversas fabricantes de switches com topo transparente.
Para ser transparente a mistura deve ser mono-fase, e para isso precisa de pontos de fusão iguais dos materiais. PC misturado com ABS ou Nylon (como o topo dos Gateron ks3x47 que comprei para meu teclado) perde sua translucidez por não atenderem esse requisito, então PC só se mistura com corante, e o corante não afeta o quanto o WD40 o atacaria.

A quantidade foi alta pela minha falta de precisão, uma bela esguichada em cada switch. Provavelmente deve ter escorrido pela PCB (o que eu sei que é seguro, porque como comentei uso há muitos anos em PCBs). O controle são os switches extra que vem e estão guardados na caixa, secos. Como aqui é bem úmido, arrisco dizer que, se colocar eles, ao longo do tempo vou observar double click e falha de registro caso não lubrifique. O número amostral foi de 87 (apliquei em todas as teclas) e o número de teclas que apresenta qualquer mínimo sinal de comprometimento, enfraquecimento ou perda de função é zero. Se o produto come o plástico e depois de mais de 500 dias contato não teve qualquer comprometimento, só pode ser um milagre estatístico. Não foi usada a mesma metodologia que o fabricante do WD-40, rs. Pra te falar a verdade eu entendo pouquíssimo de teclados e não tenho muito interesse, mas sou um empirista e cético. Não é porque eu vi um 'expert' ou 'entusiasta' falando alguma coisa ou mesmo repetindo à exaustão que vou acreditar. Ainda mais se a experiência mostra o contrário.

Eu honestamente gostei desse trecho por ser bem estruturado. 
A Redragon Brasil existe bem recentemente, em 2016. No tempo desde os primeiros K552, Vara e USAS, que não tinham problemas com chattering, e o segundo semestre de 2017, em que esses problemas começaram a ser mais frequentes por barateamento na fabricação, ainda não tinham preocupação com esse tipo de procedimento.
Essa solução é muito recente para firmar que é algo que realmente não será danoso para os switches com topo transparente. No caso de teclados com switches feitos apenas com nylon seria apenas prejudicial para qualidade de digitação, mas não haveria problema de corrosão ou degradação química e nesse caso eu só vejo problema em lubrificar o switch de maneira incorreta com um lubrificante inadequado.

Postado
57 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

Mais uma vez, é um tempo muito curto para determinar. Pode ser também que possa ter começado a degradar internamente, de forma que não é visível sem desmontar o switch. Como também pode ser que comece a degradar caso repita o procedimento mais vezes (no qual tu provavelmente farias, pois o WD-40 com o tempo precisa ser aplicado de novo). Não vai ser aplicando uma vez que em 1 ano notará a degradação

Olha, é possível. Mas dado o tanto que melhorou (que é basicamente 100%) e a aparente inofensividade me deixam disposto a aplicar de novo quando precisar. Se em qualquer momento der ruim, vou atualizar o tópico

57 minutos atrás, Ferox Lupinhabilis disse:

Porém vale lembrar que a fabricante das máquinas de lavar orientam colocar sabão em pó na "gavetinha", no qual é extremamente comum que isso prejudique o circuito eletrônico da máquina de lavar, e todos os técnicos deste ramo confirmam.

Justo. Quando apliquei a lógica foi "a fabricante está orientando, se der ruim aciono a garantia e eles que se virem". Mas agora já passou tanto tempo sem exigir reaplicação, melhorou completamente e não teve efeito negativo aparente algum, então sinto confiança de aplicar de novo. Pra um teclado de menos de 200, se durar 3, 4 anos funcionando sempre bem já estou bem satisfeito. E, na pior das hipóteses, por R$ 80 troco todos os switches.

15 minutos atrás, Mikhail Kosevich Volkov disse:

visto que é deles que procede a informação que não se dá bem com PC

Negativo...
(Agora que percebi que PC é pra policarbonato. É que por aqui tem uns que defendem que também não pode usar no PC-computador)
image.thumb.png.12624e2f2155258112c5d75f7be128e9.png

Eu não vejo como lubrificar a folha de contato onde deve ter condutividade boa para firmar a conexão elétrica, seja beneficial

O WD 40 não isola eletricamente. O uso original dele até é, se não me engano, pra proteger contatos elétricos.

Para ser transparente a mistura deve ser mono-fase, e para isso precisa de pontos de fusão iguais dos materiais. PC misturado com ABS ou Nylon (como o topo dos Gateron ks3x47 que comprei para meu teclado) perde sua translucidez por não atenderem esse requisito, então PC só se mistura com corante, e o corante não afeta o quanto o WD40 o atacaria.

Então você afirma que não tem nenhuma mistura ou aditivo que manteria o material transparente e impediria o ataque pelo WD? Aí eu já não sei dizer.

Essa solução é muito recente para firmar que é algo que realmente não será danoso para os switches com topo transparente.

Veremos, se realmente houver qualquer incompatibilidade a tendência é que o número de reclamações chegue às centenas ou milhares com o passar dos anos.

• Curtir 1
  • Moderador
Postado

9 minutos atrás, Shaman93 disse:

Olha, é possível. Mas dado o tanto que melhorou (que é basicamente 100%) e a aparente inofensividade me deixam disposto a aplicar de novo quando precisar. Se em qualquer momento de ruim, vou atualizar o tópico

Justo. Quando apliquei a lógica foi "a fabricante está orientando, se der ruim aciono a garantia e eles que se virem". Mas agora já passou tanto tempo sem exigir reaplicação, melhorou completamente e não teve efeito negativo aparente algum, então sinto confiança de aplicar de novo. Pra um teclado de menos de 200, se durar 3, 4 anos funcionando sempre bem já estou bem satisfeito. E, na pior das hipóteses, por R$ 80 troco todos os switches.

Recomendo usar Akko CS quando der problema, eles encaixam nos bocais de troca rápida da Outemu. A placa de circuito impresso da Eastern Times não é ruim, é uma das poucas que vi com cobertura de resina acima da máscara de solda, acho que vale a pena investires em switches melhores e que são mais agradáveis de digitar. Respeito tua opinião quanto ao preço, mas se fossem usados switches melhores, como nos Gamdias Hermes E2, e o debounce time fosse programado mais alto, poderia durar mais de uma década.

11 minutos atrás, Shaman93 disse:

O WD 40 não isola eletricamente. O uso original dele até é, se não me engano, pra proteger contatos elétricos.

O tipo de contato que ele foca em proteger "raspa" o WD40 para ter contato direto metal a metal, mas em switches mecânicos convencionais de teclados eles simplesmente se batem, então não é o mesmo. Ele protege o contato formando filme em volta da área de contato direto, evitando que o ar do ambiente entre em contato.

16 minutos atrás, Shaman93 disse:

Então você afirma que não tem nenhuma mistura ou aditivo que manteria o material transparente e impediria o ataque pelo WD? Aí eu já não sei dizer.

A única informação que encontrei sobre alguma mistura que mantenha transparência é esta, mas é uma pesquisa muito recente, vai levar tempo para desenvolver algo viável industrialmente por causa da degradação do policarbonato no processo e as fabricantes costumam optar por soluções tradicionais, por questões de fornecedores e etc...
Nunca consegui encontrar outra mistura com policarbonato que fosse transparente, por mais que procurasse.

20 minutos atrás, Shaman93 disse:

Veremos, se realmente houver qualquer incompatibilidade a tendência é que o número de reclamações chegue às centenas ou milhares com o passar dos anos.

Eu imagino que a recomendação da Redragon venha justo de experiência de uso nos teclados anteriores à década passada, dos quais nenhum que eu me lembre usava PC transparente em sua construção, visto que nunca foi preocupação colocar iluminação antes, nos níveis que é hoje.
Teclados como os do mercado atual começaram a aparecer em torno de 2013, com o switch com suporte a LEDs de 4 pinos da Kailh e os Cherry MX RGB que usavam LEDs SMT e topo de policarbonato, mas demorou para a difusão pelos LEDs SMT serem mais fáceis de queimar, piores em luminosidade e difíceis de repor, ainda que mais fáceis de usar na fabricação, então a presença desse material ainda é algo relativamente recente no meio, considerando que a patente da linha Cherry MX é de 1984.
Incompatibilidade há, o que não sabemos ainda é quão grande o impacto realmente será até que comecem a surgir com maior frequência os resultados de danos ocorridos por conta dessa recomendação, ou não.
De qualquer modo, é complicado continuar recomendando algo que vem de recomendação recente e que não condiz com os produtos envolvidos.

• Curtir 1
  • Coordenador
Postado

Pessoal, preciso pedir para retomarem o assunto original do tópico (recomendação de teclado). A discussão atual acabou desviando do objetivo inicial. ;)

@Bruno1205 Pessoalmente, eu não compraria o teclado indicado (Dark Avenger). Primeiramente, porque é Rainbow, e não RGB. Ou seja, essa iluminação colorida é fixa e em algum momento irá cansar sua visão e você mal conseguirá olhar para o teclado. Além disso, porque ele é equipado com switches atuais da Outemu. A Redragon elaborou o sistema de troca sem soldas e envia switches extras com esse tipo de produto já prevendo a maior possibilidade de falhas. Acredito que a diferença de preço para um teclado com switches mais confiáveis, como Kailh ou Cherry, é pequena.

Ou seja, eu aguardaria mais um pouco até poder investir valor ligeiramente maior. O custo-benefício será bem melhor.

• Curtir 4
  • Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!