Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom dia, boa tarde ou boa noite.

Hoje devido a problemas com o Manjaro KDE, resolvi voltar para o Debian, criei o Pen-Drive pelo Balena Etcher e até aí tudo estava ok, porém quando vou na opção "Graphical Expert Install"

Isso acontece.

image.thumb.png.43a2802b8330e41e4ca78eb9acd3f11a.png

Isso na opção do Pen-Drive puro, agora no UEFI OS

image.thumb.png.d501fb2726143f0f53cb35e297c5cf0a.png

A minha suspeita é o excesso de partições no meu SSD, devo ter 8 partições aqui, isso procede?

Postado

Não sei qual é o seu problema nem como resolver, mas posso garantir que 8 partições está bem longe de ser considerado um excesso.

Se você ainda usa MBR, pode ter 4 partições primárias, mas também pode ter 3 primárias e uma secundária, e esta secundária pode conter muitas. Nem sei quantas são, mas são muito mais que 8. Se você usa GPT, acho que tem um limite de 128 partições.

Eu quase sempre tive problemas com instalações com pendrives. Sugiro queimar um CD, costuma funcionar redondo.

• Membro VIP
Postado

Chuto que algo falhou na criação do pendrive e o kernel não está "recebendo" um initramfs. Tem um Windows aí? Teste com o Rufus, que é referência no assunto.

Postado

@Pepse Quando eu tentei instalar o linux no meu pentium dual core, sabe o que aconteceu? A placa de vídeo, apareceu uma imagem borrada na tela, depois que eu tirei a placa de vídeo sumiu... Isso borrado na sua tela, eu acho que tem haver com vídeo. Tente ver essa possibilidade. 

Postado
agora, ETC9007 disse:

@Pepse Quando eu tentei instalar o linux no meu pentium dual core, sabe o que aconteceu? A placa de vídeo, apareceu uma imagem borrada na tela, depois que eu tirei a placa de vídeo sumiu... Isso borrado na sua tela, eu acho que tem haver com vídeo. Tente ver essa possibilidade. 

Não acho, uso o vídeo integrado do meu processador, e consigo jogar normalmente, mas não descarto a possibilidade de ser a memória, irei fazer um MemTest86 mais tarde para ver isso, falando com amigos meus pode ser Driver incompatível ou algo assim, mas eles mesmos falaram que não faz sentido, já que com outras ISOs do Debian deu a mesma coisa, e outros sistemas Linux como o Manjaro KDE estavam quebrados, então não vejo mais o que pode ser, minhas suspeitas são memória ou SSD, mas suspeito principalmente da memória, mesmo não parecendo.

Postado
3 horas atrás, Marcos FRM disse:

Chuto que algo falhou na criação do pendrive e o kernel não está "recebendo" um initramfs. Tem um Windows aí? Teste com o Rufus, que é referência no assunto.

Sim, utilizo o Windows, tentei com o BalenaEtcher e Ventoy, não deu certo, agora vou tentar no Rufus, se não der certo, deve ser as memórias.

Postado

Use um CD de boot de Linux qualquer para dar boot na máquina. De preferência um CD Live. Se funcionar, sua memória está boa.

Eu aposto que o problema está na instalação por pendrive. Aposto que uma instalação por CD funciona.

Postado
4 minutos atrás, Joao531 disse:

@Pepse Certo. Eu acredito que ISO de Debian está corrompido, por isso ao tentar instalar dá Kernel Panic. Baixe o ISO novo de Debian na internet, grave-o no pendrive e tente novamente.

Já tentei com 3 ISOs do Debian.

Postado

@Pepse Você tentou com mais de um pendrive? Às vezes é ele que tá com problema.

Postado

Está verificando o checksum da ISO após o download e o checksum do pendrive depois do 'dd'?

Postado
22 minutos atrás, Joao531 disse:

Alguns deram certo?

Não, todos o mesmo resultado.

15 minutos atrás, acvale disse:

@Pepse Você tentou com mais de um pendrive? Às vezes é ele que tá com problema.

Sim, tentei com mais um que tinha aqui, não deu certo também.

2 minutos atrás, Lucsp disse:

Está verificando o checksum da ISO após o download e o checksum do pendrive depois do 'dd'?

Não... pra falar a verdade não sei como fazer isso.

Postado

Onde você pega a imagem ISO, deve ter os checksums em algum lugar. Provavelmente, em arquivo à parte. Baixe esse arquivo.

Abra o arquivo de checksums e veja qual é o checksum da imagem que você baixou.

Calcule o checksum da ISO:

$ md5sum imagem.iso
ou
$ sha512sum imagem.iso

O md5sum é mais antigo e considerado obsoleto para questões de segurança, mas, para conferir uma ISO, serve. O sha512 é considerado mais seguro, mas desnecessário neste caso. Mas também pode usar se quiser.

Se o resultado do comando for igual ao hash do arquivo de checksums correspondente à imagemm que você baixou, está tudo OK.

Exemplos:

$ md5sum imagem.iso
6c993c8a4d97e84609903e616444506f  imagem.iso

$ sha512sum imagem.iso
6f57a69d11c9009813b0e620f9ee8e973f172bc3d61115222bc5a19495355eaa553d7bbe446daa4c4f030961808ee859ae39d07a265b1725e189e2aafde83a8c  imagem.iso

Grave a ISO no pendrive. (Ainda acho que seria melhor gravar um CD/DVD...)

Com a ISO gravada e montada, aplique este comando:

$ cmp /dev/cdrom /caminho/completo/da/imagem.iso

Se não acusar nada, é porque a imagem foi bem gravada e deveria funcionar. (Ainda acho que seria melhor gravar um CD/DVD...)

Se acusar alguma coisa, pode ser problema ou não. Depende do que for relatado.

Postado

O meu chute é que isso aí é problema com o Driver da AMD. Se você tiver a ISO antiga do Debian da vez que você tinha instalado ele antes do Manjaro, vale a pena tentar, já que ela deve ter um driver de vídeo mais antigo. Outra coisa que você pode tentar é utilizar alguma distro que ofereça drivers proprietários na instalação (creio que o Debian apenas disponibilize a versão open source dos drivers na instalação), pois se o problema for com os drivers, é difícil que os drivers open source e os proprietários estejam com o mesmo problema.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!