Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Pessoal, comprei uma tira de leds do tipo "Luz de Fada" que funciona com 3 pilhas AA, desse tipo aqui:

2069094428_fairylight.jpg.0dd0b53808f278f18a546f1cdaf42d3c.jpg

Nesse tipo os leds são ficam ligados direto ou desligados direto.

Para poupar pilha, estou pensando em usar bateria recarregável 18650 e um step up;

Bem... gostaria de montar um circuito para que os leds alternem automaticamente entre acesos e apagados só que de forma lenta. Comecei a pesquisar na Internet e encontrei duas pessoas usando o mesmo circuito mas achei bem esquisito.

Um dos circuitos encontrei aqui e é assim:

1679690483_piscalento.jpg.89a1fd729020118d17b7cfa6185c357e.jpg

Esse foi montado trocando o R de 20kohm por um potenciômetro, para variar a frequência da piscada, e o autor postou um vídeo aqui.

O outro, que encontrei aqui, bem parecido com o primeiro (só que com o desenho mais fácil de entender), está assim:

1266792999_fadingled.jpg.d6eeb1fb17f2d5979fe90eda7f154882.jpg

Será que não está esquisito colocar o pino 3 (saída) junto com o 6 (limiar)? E a carga no emissor do transistor?

Como a tensão mínima do 555 comum, BJT, é exatamente 4,5v, estou pensando em usar um 555 CMOS. A diferença fundamental é que o CMOS entrega na saída um máximo de 50mA, e essa saída vai ter que cutucar a base de um transistor que não pode ser pequeno. Como a tal "Luz de Fada" toma, a 4,5v, algo perto dos 600mA, estou pensando em usar um BD135 (Ic=1,5A) ou um TIP122 (Ic=5A). O que vocês acham?

Se esse esquema do 555 não estiver absurdo, será que daria para dar uma ajuda quanto ao transistor?

Grato!

P.S.: Se alguém conhecer algum jeito que não esses aí de fazer o efeito pisca lento ou mesmo algum outro efeito bacana para Natal, ficaria bem agradecido!

• Curtir 1
Postado
2 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Será que não está esquisito colocar o pino 3 (saída) junto com o 6 (limiar)?

Não é esquisito, tem isso no datasheet do 555. O objetivo é fazer um oscilador com duty cycle de 50% já que pelo pino 3 o caminho da ida é o mesmo da volta para o capacitor. 

Porém para o seu uso tem que dar uma melhorada na coisa. 

Quando não quero interferir no pino 3 porque ele está sendo usado no oscilador, uso o pino 7 como saída. 

Ele é um npn de coletor aberto, dá pra colocar um pnp de potência ali e acender seus leds de boa. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, rmlazzari58 disse:

para que os leds alternem automaticamente entre acesos e apagados só que de forma lenta

eis uma boa motivação pra usar seu recém adquirido arduino 😁. Tem uma função mastigada analogwrite() ou do gênero que controla o pwm num pino. Basta-lhe um npn

• Amei 1
  • Membro VIP
Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

tá de onda...

De forma alguma querido... a intenção é extremamente nobre e dica extremamente útil em váaaarios aspectos da existência profissional ou não do velho amiguinho autor. Uma provável culminância futura pode ser algo como ... um mc - não necessariamente o da famĺia arduína claro - é mais barato e versátil do que um 555

Eis uma boa motivação para dares uma lustrada na tua recém adquirida espada de thundera

• Haha 1
  • Membro VIP
Postado
5 horas atrás, .if disse:

Eis uma boa motivação para dares uma lustrada na tua recém adquirida Espada de Thundera.

A interpretação dessas palavras está fora do meu alcance, e São Google não me atendeu, fez mistério.

1 hora atrás, .if disse:

Qual é a tool chain para isso?

Update

O hardware de desenvolvimento é como um Arduino com soquete DIP e chama-se Launchpad MSP430.

pinagem-MSP430-launchpad.thumb.jpg.63ca74bb731011ae8e1ac63197e900d9.jpg

Usando a Energia IDE é possível programá-lo com a mesma facilidade com que se faz um sketch de arduino.

Programa.png.aad64b385aa9fe8359904b344a05ee2a.png

Quem for usar C puro pode lançar mão do CCS ou do IAR. Outros preferem a Eclipse IDE, ou mesmo o terminal do Linux. Inclusive há um projeto Python para escrita de firmware em ASM.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Google não me atendeu, fez mistério

De fato a espada de thundera (clique) era conhecida como espada justiceira

pink-olho-de-tandera-1-638.jpg?cb=139628

foi o que me veio a memória e posso ter equivocado nos termos  kk... mas permanece a mensagem da 'visão além do alcance' direcionado ao tópico como mensagem algo como conhecimentos pessoais empíricos fornecendo opções adicionais não raramente desconhecidas pelo autor e também à eletrônica em geral.

Legal... nem sabia que existia isso...

http://engenharias.net.br/kit-de-desenvolvimento-msp430/

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

tempo para compartilhar links.

😁

57 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

me parece fora do alcance...

Quanto à simbologia de Thundera, continuo na mesma. E não é por falta de texto. Deixa pra lá!

de fato você não está sozinho e tem mais coisa 'fora de alcance' do que pensas já que possuis um já tradicional bloqueio a mensagens subliminares ... de novo: você faz parte da maioria. Afinal és menor de idade.

Já eu e Paulão não raramente nos sintonizamos

35 minutos atrás, aphawk disse:

tem uma letrinha trocada ... o correto é ESPADA DE THANDERA

o google me sugere thundera mesmo ... de thundercats. Ha certa confusão com 'Tandera' foi um abrasileiramento vocal da época. 😁

• Membro VIP
Postado

@.if, mesmo sendo "fácil", arduino-like, há de se computar o custo de aquisição da plataforma e a curva de aprendizado.

Essa Digikey me parece fora do alcance...

Quanto à simbologia de Thundera, continuo na mesma. E não é por falta de texto. Deixa pra lá!

14 minutos atrás, .if disse:

Legal... nem sabia que existia isso...

Sem essas facilidades o custo total ficaria alto, quase o dos PICs. Estes somente são mais "baratos" para quem já está dentro.

Postado
11 horas atrás, .if disse:

eis uma boa motivação pra usar seu recém adquirido arduino 😁. Tem uma função mastigada analogwrite() ou do gênero que controla o pwm num pino. Basta-lhe um npn

Já até previ o programa, inclusive com mais de um efeito: a cada clique, o programa sai do loop de um efeito e pula para o próximo, hehe... Esse arduino é quase um C! Mas tô aguardando no Sábado vem a câmera, fazer o .mpg que você pediu prá a questão dos leds do arduino...

(Na verdade fiz uns progressos, tô te contando lá no tópico dos microcontroladores.)

Como é para o Natal, agora, dessa vez ainda vou tentar no analógico.

13 horas atrás, Renato.88 disse:

Porém para o seu uso tem que dar uma melhorada na coisa.

Montei aquele circuito na protoboard, @Renato, e a princípio não funcionou. Talvez por ser 555 cmos (tlc555), só funcionou depois de levar o pino 5 ao terra via 100nF. Ou tinha algum mau contato (protoboard é fogo)...

Bem, está funcionando. Como você disse, no final conectar o pino 3 ao 6 via 20k deu certo. Com 220uF, o ciclo está mais ou menos uns 9s (4,5s aceso, 4,5s apagado). E tô usando um só led (+ um bc548 da forma certa, carga no coletor), no pino 3 via R150. Quando a piscada estiver ok, aí vou te pedir ajuda para o BD135 (ou TIP122, o que você recomendar) e no pino 7.

E o problema da piscada: o led está o padrão, acende ou apaga direto. Não aumenta o briho aos poucos na acendida e nem diminui aos poucos na apagada. (Ou seja, aquele vídeo de Internet que eu trouxe lá em cima acho que é meio... fajutinho, será que não? Ainda mais com o led no emissor do transistor...)

Pensei em por um capacitor na base do transistor, o que faria a apagada do led ser gradual. Mas ainda ficaria faltando a acendida ser gradual...

• Membro VIP
Postado
3 horas atrás, rmlazzari58 disse:

Pensei em por um capacitor na base do transistor, o que faria a apagada do led ser gradual.

pra poucos leds este modo analógico meio que dá. Apesar de não esquentar muito, deve se optar por por um dissipador.  Pra vários há a já dita alternativa pwm. É quase simples: imagine a tensão em forma de carga e descarga (onda triangular) do seu capacitor na base modulando um circuito pwm que controla os leds.

a apagada do led ser gradual

a acendida ser gradual...

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
Em 11/11/2021 às 15:46, .if disse:

alternativa pwm

Dessa vez vai ser sem gradações, caro @.if, porque a dona do pisca deu um ultimato: quer montar o enfeite "djá!" Então vai ser 7555 astável comum com IRFZ44N - que é o que tenho aqui - na saída, um pot para variar o ciclo e uma chave simples: ligado o tempo todo OU piscando. Alimentação: pequena fonte daquelas que liga na parede e que fornece 5v@1A.

Mas só para constar, pelo que vi, como você disse, via pwm parece tranquilo. Só achei um pouco desperdiçante deixar um Arduino lá dentro para sempre, mesmo um Arduino Nano. Outro mc que dá para usar mas que me pareceu caro prá deixar lá dentro é o ATTiny85. Mas não deixa de ser solução tranquila, também. Já, como disse nosso amigo @Renato.88, um pic12f, para colocar lá dentro e esquecer, parece a melhor solução.

OFF TOPIC de alerta aos incautos como eu:

E também como comentário... pô! como a pessoa é capaz de fazer um troço que é para ficar ligado direto, por dias, como enfeite de natal, e que exaure 3 pilhas em quatro ou cinco horas? Tá bom que a fileira de leds custa 10 reau e uma fonte 5v/1A, uns 20. Mas o vendedor deveria alertar, será que não?

• Curtir 1
Postado
45 minutos atrás, rmlazzari58 disse:

um pic12f, para colocar lá dentro e esquecer, parece a melhor solução

Tinha um tempo que cheguei a pagar 4 reais num PIC12F629, comprei vários. 

Tem algumas montagens que eu fiz e "esqueci" alguns deles lá dentro. 

O mesmo aconteceu com o PIC16F628, ele tem 18 pinos. Tem algumas montagens com ele também. 

Nesses casos eles fazem funções que CIs comuns não fazem. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Imagino. Mas você se refere a que?

Alguns circuitos com displays numéricos por exemplo, um CI desses substitui uma meia dúzia daqueles contadores/decodificadores binários. 

Em outras situações uso pra fazer a leitura de controles remotos já prontos seja de infravermelho ou RF, nesse caso não existe nenhum circuito integrado dedicado a isso, até mesmo os fabricantes desses aparelhos usam micro controladores. 

Até existem alguns, mas são CIs muito antigos que não "conversam" com os atuais. 

• Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado
4 minutos atrás, Renato.88 disse:

Em outras situações uso pra fazer a leitura de controles remotos já prontos, seja de infravermelho ou RF.

Dos pulsos, o serviço de um analisador lógico?

6 minutos atrás, Renato.88 disse:

Nesse caso não existe nenhum circuito integrado dedicado a isso. Até mesmo os fabricantes desses aparelhos usam micro controladores.

[Aliás,] existem alguns, mas são CIs muito antigos que não "conversam" com os atuais. 

Por exemplo?

Postado
26 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Dos pulsos, o serviço de um analisador lógico?

Os controles remotos desses aparelhos que a gente compra emitem números binários diferentes dependendo do botão que é apertado. 

Dentro do pic podemos salvar um algoritmo pra entender somente os botões que queremos e acionar dispositivos independentes com eles. 

Veja um exemplo de um circuito que fiz:

Tenho uma TV de tubo com controle remoto que ainda funciona muito bem, porém como sabemos esses aparelhos ficaram "meio inúteis" devido as novas frequências impostas pela TV digital. 

Então coloquei nela um conversor que ganhei, mas este não tem mais o controle remoto (o antigo dono perdeu). 

Para não ter que levantar pra mudar de canal fiz o seguinte:

Dentro do conversor coloquei um PIC12F629 e um CD4066. 

Liguei um dos pinos do pic no sensor de IR e o programei pra receber os sinais do controle original da TV (inclusive usei aqueles botões adicionais pra VCR/DVD que vinham nos controles, visto que eles não influenciam na TV). 

O 4066 aciona os respectivos botões de canal no painel do receptor através do pic. 

Imagens da gambiarra no link:

http://imgur.com/a/NnmzpdT

26 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

Por exemplo?

CIs retirados de aparelhos de sucata, ainda funcionam e são fáceis de usar. Visto que podemos encontrar seus esquemas com facilidade, porém usam padrões de comunicação diferentes dos usados hoje. 

• Obrigado 1
Postado
2 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

@Renato.88 , vou entender assim: conhecendo o datasheet do CI transmissor, você nem usa analisador lógico, e parte direto para a programação da decodificação numérica.

Sim, é bem por aí mesmo. 

Só que atualmente parte dos códigos estão espalhados aí pela Internet, basta copiar e mudar o que interessa. 

Por exemplo: A maioria dos fabricantes usa o padrão criado pela empresa NEC (os primeiros CIs para controles remotos vieram deles). 

Aí tem variantes desse código, como por exemplo o usado pela Toshiba ou Samsung (mudam poucos parâmetros). 

Já a Sony tem seu próprio código, é bem diferente do NEC. 

Com essa parte do código podemos prosseguir com a programação e decidir o que o pic fará com as saídas, podemos temporizar, enviar um pulso ou deixar de modo flip-flop. 

• Membro VIP
Postado
15 horas atrás, rmlazzari58 disse:

555 astável comum com IRFZ44N - que é o que tenho aqui - na saída, um pot para variar o ciclo e uma chave simples: ligado o tempo todo OU piscando. Alimentação: pequena fonte daquelas que liga na parede e que fornece 5v@1A

tmj 🙂

off

Depois que barateou, certa feita comprei alguns  da china deste controle remoto que aprende. No início era caro, depois nem tanto mas com a subida do dólar ferrou... fazer um com mc de fato fica menos caro mas na minha atual conjuntura mental ainda penso que val mais comprar um que aprende. Também tenho um daquele que controla pelo celular...

Image_022_300x300.png?v=1585950727

13 horas atrás, Renato.88 disse:

um conversor que ganhei, mas este não tem mais o controle remoto

Aquele controle universal não controlava ele? Mesmo se sim, valeu pela adrenalina do seu projeto 😁

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...