Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

.... no caso usando algum setor da chave h h

.... foi quando coloquei o + do circuito em teste ( foto ) no fio negativo que esta no jack feme  e o negativo do circuito em teste ( foto ) no + do fio jack feme acendeu direto ( sem a fonte ) kkkkkk roubando da bateria.

foto.jpeg

Postado

@orieva eu ampliei a sua foto e parece que o Led esta invertido:

image.png.ddc4969467f6b421484c4907a04df164.png

O resistor está estranho, da pra ver dois anéis, um aparenta ser preto e o outro marrom, tem certeza que esta entre os valores que o  @Renato.88passou, entre 220 e 680 ohms? Bom, meu desenho é baseado exatamente no que o Renato disse, tanto que nem coloquei valor do resistor, concordo com os valores que ele passou. Eu só acrescentei um diodo pra caso o Led acenda com a fonte desligada, ele não vai deixar a corrente da bateria chegar no led. Agora depende da sua fonte, você vai ter que medir quantos volts ela dá. Se for 6 volts ou mais pode ser um diodo comum como o Renato te passou, 1N4001 até 1N4007, se for 5 volts tem que ser um especial tipo schottky, Tem vários códigos mas o mais comum é o 1N3819.

• 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...
Postado

O emissor do BC548 vai direto ao terra. A carga tem que estar em série com o resistor de 0,27R e o resistor ao terra também. Entre a carga e o resistor é que se tira uma amostra via resistor de 1K para a base do BC548.

• Membro VIP
Postado
8 horas atrás, Rafael.R disse:

resistor de 0,27R

No caso o led vai apagar só com menos de 2A. É isso mesmo que quer pra bateria do garoto?

• Membro VIP
Postado
12 horas atrás, orieva disse:

tentei desenhar da minha maneira

Não julgo aqui se a sua eletrônica está correta. Apenas quero lhe deixar uma dica: use um software específico, pois será mais econômico com o passar do tempo.

Experimente o Fritzing!

Postado
4 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Experimente o Fritzing!

Um pequeno parênteses sobre o Fritzing.

Segundo o site, eles se dizem um iniciativa de código aberto de hardware. Mas seu site a princípio impõe uma doação para baixar ele  (We are asking you to pay 8€).

Tem 2 formas de baixar ele gratuitamente:

Baixar de algum site de terceiro: Tipo esse, com uma versão mais antiga:  https://www.filecroco.com/download-fritzing/download/

Se inscrever no site deles, aí na parte de download vai aparecer a opção "já doei". Clique ali e ficará disponível o download.

Obs a moderação: Não considero isto como pirataria, já que entendo que o software é de licença livre, mas caso considerem, peça que apaguem minha msg.

Sobre o uso dele, uma coisa que acho bem legal é que existe a opção de montagem em protoboard e c/ fios, que ajuda muito quem está iniciando, como aparenta ser o autor do post.

• Obrigado 1
Postado
48 minutos atrás, Thiago Miotto disse:

Segundo o site, eles se dizem um iniciativa de código aberto de hardware. Mas seu site a princípio impõe uma doação para baixar ele  (We are asking you to pay 8€).

Se é código aberto, eles tem de disponibilizar para download gratuitamente, mesmo que meio escondido no site. Antes era assim, só se mudou alguma coisa na licença de código aberto ....

Mas de qualquer maneira eles tem de disponibilizar o código fonte, então você pode baixar e compilar voce mesmo :

https://siytek.com/build-fritzing/

Paulo

• Obrigado 1
Postado

obrigado @Rafael.R vou tentar corregi o desenho. mais você não comentou sobre o catodo do led. 

outra coisa que não tem nada a ver com esse circuito que estou tentando fazer. mais tem haver com led de tres pernas no circuito. gostaria de saber como testar com o próprio led no circuito ligado e se da para testar com o de duas pernas e como fazer os dois testes? na placa tem aquele desenho das duas setas para baixo, logo abaixo das tres pinagem onde fica o led de tres pernas.    

Postado
Em 14/01/2022 às 06:00, .if disse:

No caso o led vai apagar só com menos de 2A. É isso mesmo que quer pra bateria do garoto?

Não, não é essa a intenção. O circuito que eu indiquei foi apenas uma ideia para quem não tinha ideia alguma. Carece de ajuste. 

29 minutos atrás, orieva disse:

obrigado @Rafael.R vou tentar corregi o desenho. mais você não comentou sobre o catodo do led. 

outra coisa que não tem nada a ver com esse circuito que estou tentando fazer. mais tem haver com led de tres pernas no circuito. gostaria de saber como testar com o próprio led no circuito ligado e se da para testar com o de duas pernas e como fazer os dois testes? na placa tem aquele desenho das duas setas para baixo, logo abaixo das tres pinagem onde fica o led de tres pernas.    

O anodo do LED vai para o resistor, o catodo vai para o BC548. 

Postado

obrigado Rafael. 

Sobre a duvida de testar um led de duas pernas ou tres nas soldas (sem o led na placa) apenas encostando as pernas do led nas soldas (pinagem) da placa o simbolo é esse  (desenho) com as duas setas.

CIRCUITO LEDS.png

• 2 semanas depois...
Postado

já que ninguém respondeu, vou reformular a pergunta;

se no circuito tiver um led com três pernas e eu retirar o led então ficar três "furos" no circuito certo? (referente ao desenho acima) 

como eu faço o teste ( quente ) no circuito com o multímetro analógico nesse ( três pontos )?  e o que dar para saber nesse teste? 

Postado
1 hora atrás, orieva disse:

já que ninguém respondeu, vou reformular a pergunta;

se no circuito tiver um led com três pernas e eu retirar o led então ficar três "furos" no circuito certo? (referente ao desenho acima) 

como eu faço o teste ( quente ) no circuito com o multímetro analógico nesse ( três pontos )?  e o que dar para saber nesse teste? 

Se não me falha a memória, os LEDs de 3 terminais, existem os LEDs em que o terminal do centro é o Catodo, e existe o LED em que o terminal do meio é o Anodo de ambos. A partir do momento que você descobrir qual tipo de led é o seu, o teste é um simples teste de diodo. 

• Membro VIP
Postado
10 horas atrás, orieva disse:

o teste ( quente ) no circuito com o multímetro analógico nesse ( três pontos )?  e o que dar para saber nesse teste? 

Medirás tensões... mas apenas se o circuito estiver as a aplicar. Obs: multímetro analógico de ponteiro não se dá bem com tensão negativa. Também se for de 1 pilha só pode não se dar bem com teste de acendimento de led (fora do circuito).

Postado

@.if você foi o que entendeu o que eu gostaria de saber fazer.

o meu mult. é analógico e eu uso na energia ( fonte 9v)  e (fonte 5v) o que eu gostaria de saber como testar. ex. ( tem tres soldas onde ficaria os terminais  (sem o led)  como testar com as ponteiras o circuito "quente"?

• Membro VIP
Postado

Publique fotos..

Na escala de tensão de valor próxima da fonte do equipamento que está a medir, coloque a ponteira negativa (preta) onde é o catodo do led (geralmente é o do meio) e a vermelha no onde é o catodo. Deve dar um valor qualquer de tensão caso o circuito estiver mandando o led acender.

0eab0991b2d8081f1b819fdbbedbc0961d4aad46

7963_1.png

• Membro VIP
Postado
17 horas atrás, .if disse:

7963_1.png

Aquilo ali do lado do resistor é outro LED, no caso um SMD? Pra quê?!

Será um lance com o comum?

Por que o módulo tem três cabeças de saída, estando duas vazias?

Postado
1 hora atrás, alexandre.mbm disse:

Aquilo ali do lado do resistor é outro LED, no caso um SMD? Pra quê?!

Será um lance com o comum?

Por que o módulo tem três cabeças de saída, estando duas vazias?

Pra saber o porquê daquele LED SMD, precisa saber de onde veio aquelas placa de circuito. Mas tranquilamente aquele LED não tem relação com a dúvida inicial do post. 

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!