Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Moderador
Postado

@WOZ Dods Eu me refiro especificamente ao fato de estarmos em um fórum. Você, como técnico, obviamente realiza a formatação da máquina dos seus clientes pois isso é mais rápido, prático e econômico para a imensa maioria dos casos (eu também faço isso). Mas em um fórum, é extremamente importante que o usuário (que muitas vezes não tem conhecimento e, novamente, não tem um estoque de peças em casa e muito menos ferramentas de diagnóstico de hardware) tenha acesso ao Sistema Operacional para realizarmos o diagnóstico, tanto sistêmico quanto de hardware. No meu tópico sobre porquê não devemos formatar o Windows para resolver um problema de telas azuis, eu cito ali alguns exemplos onde o usuário perdeu o acesso ao Sistema Operacional, exatamente por ter formatado a máquina antes de realizar a análise de logs e/ou testes de hardware. Dessa forma, o impossibilitando de realizar outros diagnósticos, o obrigando a levar o computador para uma assistência.

Lembre-se: Estamos em um fórum, auxiliando usuários a distância, e para isso, precisamos que ele tenha acesso ao Sistema Operacional para sugerirmos os procedimentos de diagnóstico. Se ele perder o acesso ao Sistema Operacional devido a uma falha de hardware, ele não terá outra escolha a não ser pagar um técnico para realizar o diagnóstico e pagará pela peça, sendo que se ele tivesse realizado a análise de logs e o teste de hardware, ele teria gasto dinheiro apenas na peça (dependendo de qual).

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Sobre a falha de hardware concordo plenamente, mas acho que tudo discutido nesse tópico específico até agora dá a entender que é o caso. Sempre convém chegar, dupla e triplamente, mas se há falhas intermitentes em uma unidade de armazenamento, ou é interface ou unidade de armazenamento, não?

1 minuto atrás, GabrielLV disse:

@WOZ Dods Eu me refiro especificamente ao fato de estarmos em um fórum. Você, como técnico, obviamente realiza a formatação da máquina dos seus clientes pois isso é mais rápido, prático e econômico para a imensa maioria dos casos (eu também faço isso). Mas em um fórum, é extremamente importante que o usuário (que muitas vezes não tem conhecimento e, novamente, não tem um estoque de peças em casa e muito menos ferramentas de diagnóstico de hardware) tenha acesso ao Sistema Operacional para realizarmos o diagnóstico, tanto sistêmico quanto de hardware. No meu tópico sobre porquê não devemos formatar o Windows para resolver um problema de telas azuis, eu cito ali alguns exemplos onde o usuário perdeu o acesso ao Sistema Operacional, exatamente por ter formatado a máquina antes de realizar a análise de logs e/ou testes de hardware. Dessa forma, o impossibilitando de realizar outros diagnósticos, o obrigando a levar o computador para uma assistência.

Cara, você e eu temos exatamente a mesma postura. Inclusive já bati de cabeça com tanta gente na época do orkut por que não concordo com soluções simples e disparatadas que são tão comuns na internet. Como já disse, concordo com você, mas nesse tópico específico ainda acho que todos os indicadores apontam para falha de hardware.

Acho que nossa maior discordância está na confiança que cada um de nós tem nos logs do windows... Eu confio meio porcento neles, pois já vi trezentos logs diferentes para o mesmo problema, todos indicando para outro, mas entendo sua perspectiva sim.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Moderador
Postado

@WOZ Dods Na minha experiência, por diversas vezes os logs do Windows já auxiliaram a descobrir o culpado e a resolver o problema. Eu trabalho como analista de Suporte Técnico, eu já vi casos onde o Wi-Fi estava o tempo todo desconectando sozinho, e o Windows estava emitindo este aviso:

image.png

image.png

"Erro de hardware corrigido". Sendo que esse erro aparecia diversas vezes, mostrando que ele não foi corrigido de fato. Um analista realizou a restauração do Sistema utilizando uma ferramenta integrada do notebook (OS Recovery), o problema persistiu e os logs emitiam os mesmo avisos. Outro analista foi lá e realizou a formatação limpa da máquina via ferramenta da Microsoft, apagando tudo e reinstalando do zero. O problema persistiu e o Windows emitia os mesmos logs. O cliente ligou para o suporte de novo e caiu comigo, eu fui lá e abri um chamado para trocar a placa de rede. Problema resolvido. E teria sido resolvido desde o início se os relatórios de erros do Windows não tivessem sidos ignorados. E, infelizmente, não foi apenas uma vez que eu vi isso acontecer. Foram no mínimo umas 5.

Por fim, entendo perfeitamente a desconfiança para com os logs do Windows, afinal o mesmo se aplica as ferramentas do próprio Windows: Eu deixei de confiar em várias devido a ineficiência delas (por exemplo o Diagnóstico de Memória e o Histórico de Confiabilidade), mas em várias e várias outras ocasiões as outras ferramentas não só se fizeram necessárias como ajudaram a descobrir o problema que outras pessoas não estavam descobrindo, e se fazem ainda mais necessárias quando se trata de um auxilio via fórum, pois não sabemos se o usuário que estamos auxiliando é um usuário avançado que possui conhecimento o bastante para se virar em situações imprevistas, ou se é um usuário leigo que, muitas vezes, o máximo que sabe é realizar uma formatação.

Por fim, a conversa se desvencilhou do assunto principal. Obrigado pelo debate mas acho melhor pararmos por aqui para não nos estendermos mais do que o necessário 😀

• Curtir 3
Postado
4 minutos atrás, GabrielLV disse:

Diagnóstico de Memória e o Histórico de Confiabilidade

Rs... já peguei tanta memória morta que passou no teste do windows... Perdi as contas.

5 minutos atrás, GabrielLV disse:

Por fim, a conversa se desvencilhou do assunto principal. Obrigado pelo debate mas acho melhor pararmos por aqui para não nos estendermos mais do que o necessário 😀

Yup.

• Curtir 2
  • Amei 1
Postado

Pessoal, seguinte, esse forum ajuda muito, a discussão de vocês independente de off topic ou não traz muito conhecimento, adoro isso.

Mas trago novidades:

Não tenho como ter certeza absoluta se o problema foi resolvido ou não, mas já estou desde sexta a noite sem novas telas azuis.

Na sexta a noite eu fiz uma limpeza, tanto no SSD quanto nas memórias com borracha branca e alcool isopropilico, bem como nas entradas m2 e de memória com o alcool isopropilico, não sei se isso é redundância ou não, se é bem certo ou não, mas isso já havia antes resolvido o problema desse SSD que a 1 ano e pouco atrás apresentou esse mesmo problema e deixei ele de lado, até com esse processo ele voltar a vida e durar mais até agora quando voltei a usar ele a um ano atrás, porém claro que pode ter sido apenas uma coincidência visto que não fui muito além naquela época, apenas descartei ele e meses dps fiz uma limpeza e coloquei ele de volta, ou seja, ele podia ta funcionando e eu n averiguado 100%, mas ele já apresentava os bad blocks que mencionei antes naquela epoca

então imagino que a real solução aqui foi na verdade o procedimento que o @GabrielLV falou para fazer, de usar o:

Chkdsk /b 

como eu disse, fiz a limpeza na sexta a noite e ficou sem dá tela azul, desliguei o computador e pela manhã do sábado usei esse comando e até agora está funcionando normal, então imagino que esse tenha sido a real solução, não sei se voltará a dá tela azul, mas por ter passado 2 dias (ontem e hoje) com o pc ligado o dia inteiro, jogando, fazendo tudo e não apresentado novas telas azuis imagino que o problema tenha sido solucionado, n sei quando tempo o tópico ficará aberto ainda, mas se ficar e as telas azuis voltarem dentro desses próximos dias eu volto a falar.

de toda forma podemos ver que sim, o SSD era e ainda é o problema, o comando funcionar acho que demonstra isso, ou talvez a limpeza no mesmo que é sempre bom fazer né apesar de que serviu talvez mais pra confundir a real solução kkkkk. comprarei outro SSD futuramente, pois esse pelo visto, já está condenado, creio também que a interface, a entrada m2, não está problemática, pois se tivesse acho que os erros teriam persistidos e o comando não haveria surtido efeito, me confirmem por favor isso.

no mais obrigado a todos que aqui ajudaram @GabrielLV @WOZ Dods@rodrigo.dcvieira. vocês são incríveis DEMAIS, nunca havia publicado nada aqui antes e saber que as pessoas aqui são tão receptivas assim e dispostas a ajudar é um sentimento muito bom, OBRIGADO!

• Curtir 2
  • Amei 2
  • Moderador
Postado
13 minutos atrás, Artur633 disse:

o comando funcionar acho que demonstra isso, ou talvez a limpeza no mesmo que é sempre bom fazer né

Se os problemas não voltarem a ocorrer (vamos esperar que não voltem), se foi a limpeza que resolveu ou o comando, nunca saberemos hehe. Mas independente disso, o problema ter sido resolvido é ótimo 😁

12 minutos atrás, Artur633 disse:

n sei quando tempo o tópico ficará aberto ainda, mas se ficar e as telas azuis voltarem dentro desses próximos dias eu volto a falar.

O tópico irá permanecer em aberto. Não fechamos nenhum tópico por aqui hehe

13 minutos atrás, Artur633 disse:

no mais obrigado a todos que aqui ajudaram @GabrielLV @WOZ Dods@rodrigo.dcvieira. vocês são incríveis DEMAIS, nunca havia publicado nada aqui antes e saber que as pessoas aqui são tão receptivas assim e dispostas a ajudar é um sentimento muito bom, OBRIGADO!

Disponha! Não hesite em retornar ao Clube do Hardware se tiver qualquer dúvida ou precisar de auxilio com qualquer problema 😁

• Curtir 1
  • Obrigado 2
  • 2 semanas depois...
Postado

Ola pessoal, estou de volta, infelizmente, hoje dia 2/01, a tela azul voltou, após esse tanto de dias, 2 semanas eu acho sem erros, dessa vez o SSD deixou de ser reconhecido, ele deu tela azul e ao reiniciar ficou pedindo para selecionar alguma opção de boot, e na BIOS não tinha mais o SSD como opção de boot, tirei ele, limpei, coloquei novamente, ele foi reconhecido porém passou alguns segundos e desligou com o mesmo erro, não estava mais sendo reconhecido novamente, então é claro agora imagino, que de fato o SSD morreu certo? a única duvida é se o SSD é 100% o culpado ou a entrada M2 pode ter algo haver, há como saber isso? ou com tudo visto há como se ter a certeza que é apenas o SSD de fato?

• Curtir 1
Postado

@Artur633 Se você tivesse duas M.2 poderia testar, mas já lhe aviso que isso seria bem incomum. SSDs tem vida útil limitada. Geralmente você consegue extrair pelo menos uns 5 anos deles, mas não é sempre o caso. Excesso de leitura/escrita ou de falta de otimização de sistema geralmente reduzem sua vida útil substancialmente, mas o seu caso parece diferente. Se tiver comprado ele da china, esse pode ser o problema. Lá alguns vendem SSDs como 100% saudáveis, mas na verdade eles foram adulterados (algo bem fácil de fazer com o equipamento certo). Se você tiver comprado aqui no Brasil com NF, lembre-se de conferir se a garantia do fabricante ainda é válida (consulte o termo de garantia no site).

Seja como for, sugiro que não adquira outro de 120 GBs, pois esses comumente falham mais cedo mesmo. Hoje recomendo um de 256 GBs exclusivamente para o sistema, se possível nem mantendo jogos ou arquivos do usuário junto, para obter o máximo de vida útil.

Lembre-se de que ainda pode fazer backup do conteúdo dele. Se ele ainda é eventualmente reconhecido pela BIOS, cabe tentar usar o Windows 7 portátil pelo Hiren's BCD para tentar copiar os arquivos.

Se seu gabinete estiver anormalmente empoeirado cabe limpar seu slot M.2 antes de instalar outro SSD e certificar-se de que a instalação foi bem feita. Quando remover esse danificado confira os contatos para ver se não há alguma marca. Fora mau contato não consigo imaginar muita coisa que o slot poderia fazer... A temperatura de operação em períodos quentes pode ser problema também, sendo que a faixa ideal de operação é na casa de 40°. Se seu gabinete não for bem ventilado, talvez seja a hora de rever isso.

• Curtir 1
Postado

@WOZ Dods Infelizmente só tenho uma entrada M2, não há muito como eu testar, eu comprei um novo da WD de 250gb, vou tentar manter só o sistema nele, arrisquei comprar logo, logo mais chega e espero ficar tudo certo.

A entrada M2 está limpa pois limpei recentemente, temperatura não passava dos 40, e n tem como eu recuperar nada dele pois a BIOS realmente n reconhece mas ele, já desisti de tentar algo com ele.

daqui a alguns dias quando eu receber e testar eu falo se resolveu tudo certinho, se não resolver ai imagino que de fato seria a entrada m2 e só comprando outra placa-mãe, mas não será o caso imagino.

Postado
2 horas atrás, Artur633 disse:

@WOZ Dods Infelizmente só tenho uma entrada M2, não há muito como eu testar, eu comprei um novo da WD de 250gb, vou tentar manter só o sistema nele, arrisquei comprar logo, logo mais chega e espero ficar tudo certo.

Pegou SN550? Tem tido ótimas promoções dessa linha.

A entrada M2 está limpa pois limpei recentemente, temperatura não passava dos 40, e n tem como eu recuperar nada dele pois a BIOS realmente n reconhece mas ele, já desisti de tentar algo com ele.

Pena...

daqui a alguns dias quando eu receber e testar eu falo se resolveu tudo certinho, se não resolver ai imagino que de fato seria a entrada m2 e só comprando outra placa-mãe, mas não será o caso imagino.

Acho muito improvável. Seja como for, atualize sua BIOS, evite configurar coisas nela sem saber o efeito exato (o que tiver ouvido na internet pode sempre ser maléfico), apenas deixe o sistema de armazenamento como AHCI, configure XMP das memórias se for o caso.

Quando for instalar o sistema leia esse tópico: 

Postado
Em 03/01/2022 às 13:07, WOZ Dods disse:

Pegou SN550? Tem tido ótimas promoções dessa linha.

sim, eu peguei um sn550 da wd de 250gb

esse aqui: https://www.terabyteshop.com.br/produto/13101/SSD-wd-blue-sn550-250gb-m2-2280-leitura-2400mbs-e-gravação-950mbs-wds250g2b0c?gclid=Cj0KCQiAw9qOBhC-ARIsAG-rdn723QzFtzZrJIFwYKG8q4vP3pXZcNcUc14oKN8f3qdXD9BnQdnFvI0aAh1NEALw_wcB

porém na kabum, tava mais barato.

Em 03/01/2022 às 13:07, WOZ Dods disse:

Acho muito improvável. Seja como for, atualize sua BIOS, evite configurar coisas nela sem saber o efeito exato (o que tiver ouvido na internet pode sempre ser maléfico), apenas deixe o sistema de armazenamento como AHCI, configure XMP das memórias se for o caso.

Quando for instalar o sistema leia esse tópico: 

eu atualizei a BIOS quando estava tentando resolver os problemas com o SSD antigo, ta tudo atualizadinho, vou esperar chegar e acho que vai dá tudo certo. de toda forma, obrigado pelas dicas!

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...