Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

PC travando e apresentando erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR


Posts recomendados

Montei um pc recentemente e estava tudo as mil maravilhas, até que o Windows me pede para fazer uma atualização de segurança até ai ok, mas por umas semanas venho percebendo mini travadas nele, que começaram a aumentar no nível de travar o pc todo e parecer o erro WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR, dando tela azul com eu simplesmente tentando abrir o Chrome, pesquisei o código e diz que e problema de hardware agr o que pode ser ???

 

minhas configs :

placa-mãe gigabyte B450H

cpu Ryzen 3600 (temperatura tá em 46 pra 50c)

memoria ram DDR4 2666 crucial ballist 8gbx2(16gb)

gpu GTX 1650 4 gb 

SSD NVMe xpg gammix s11L (nele esta meu windows) saúde ok e temperatura em 36C

SSD sata kingspec 512 (para guardar arquivos) saúde ok temperatura 40c

fonte cx 550 corsair 

gabinete corsair que vem com um fan 

3 fans 120mm da rise mode conexão molex (como exaustor)

 

menos relevantes :

mouse g pro wireless 

e teclado mecânico t dagger  

monitor Ozone 165hz

 

Como pode ser um problema de hardware, estou desconfiando que pode ser as memorias ram, ou placa-mãe ou talvez processador, caso alguém já tenho passado por isso e saiba resolver o dar uma solução peço que me ajude, não sou muito experiente, esse e o primeiro pc que monto, caso a postagem esteja no local errado peço q me transfiram, grato.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João vitor Jesus sousa

20 minutos atrás, João vitor Jesus sousa disse:

memorias ram, ou placa-mãe ou talvez processador

Não faz sentido fazer esse tipo de suposição. 

 

Em qual dos dois SSDs está seu sistema?

 

Rode o crystaldiskinfo e veja a saúde do seu SSD.

Para testar temperaturas use o HWmonitor. Para testar as memórias use o memtest86 (na inicialização do PC). 

Suas memórias estão com OC ou XMP ativado?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, WOZ Dods disse:

@João vitor Jesus sousa

Não faz sentido fazer esse tipo de suposição. 

 

Em qual dos dois SSDs está seu sistema?

 

Rode o crystaldiskinfo e veja a saúde do seu SSD.

Para testar temperaturas use o HWmonitor. Para testar as memórias use o memtest86 (na inicialização do PC). 

Suas memórias estão com OC ou XMP ativado?

Mano eu vejo você muito aqui no Clube do Hardware e por ver outros posts seus, testei o SSD NVMe no crystaldisk e no hwmonitor logo após compra-lo, esta tudo 100 saudável, meu Windows se encontra no NVMe, memorias rams sem xmp ativo ou oc, fiz os testes delas agr pelo próprio Windows não detectou nada, vou ver esse app memtest89, ainda não fui atrás de atualizar nenhum driver manualmente, tentei pelo windows mesmo vou ver tb se pode ser que algum driver esteja desatualizado.

 

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/9f8PkvM   https://uploaddeimagens.com.br/imagens/6BSQowo crystaldisk

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, João vitor Jesus sousa disse:

testei o SSD NVMe no crystaldisk e no hwmonitor logo após compra-lo,

SSDs como esse kingspec tem o hábito de falhar prematuramente. Lembrando que estar funcionando no dia que comprou e parar de funcionar depois é justamente a definição de "defeito" ou falha prematura, então teste assim mesmo. Afinal, estava funcionando corretamente antes, agora não está mais, então algo mudou.

1 hora atrás, João vitor Jesus sousa disse:

meu Windows se encontra no NVMe

QUALQUER unidade de disco que falhe no sistema pode causar problemas no funcionamento do windows e da placa-mãe. Se for uma falha lógica pode impedir inclusive que você ligue o sistema.

1 hora atrás, João vitor Jesus sousa disse:

memorias rams sem xmp ativo ou oc, fiz os testes delas agr pelo próprio Windows não detectou nada, vou ver esse app memtest89

Teste de memória do windows é um engodo, pois ele só dá falso negativo, até pra memória morta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 minuto atrás, WOZ Dods disse:

SSDs como esse kingspec tem o hábito de falhar prematuramente. Lembrando que estar funcionando no dia que comprou e parar de funcionar depois é justamente a definição de "defeito" ou falha prematura, então teste assim mesmo. Afinal, estava funcionando corretamente antes, agora não está mais, então algo mudou.

QUALQUER unidade de disco que falhe no sistema pode causar problemas no funcionamento do windows e da placa-mãe. Se for uma falha lógica pode impedir inclusive que você ligue o sistema.

Teste de memória do windows é um engodo, pois ele só dá falso negativo, até pra memória morta.

Mano então Crystaldisk tá mentido porque fiz  o teste agr nos dois ssds e ta falando que estão saudáveis, já as memórias estão agr em teste pelo memtest, meu kingspec tenho a mais ou menos 9 meses já o Xpg tenho a 2 meses, quando usava o kingspec como principal nunca havia ocorrido isso, acontecia algumas vezes dele não achar o windows

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

11 minutos atrás, João vitor Jesus sousa disse:

Mano então Crystaldisk tá mentido porque fiz  o teste agr nos dois ssds e ta falando que estão saudáveis

Pensei que não tinha passado, que só tinha passado tempos atrás. Se passou agora e está tudo ok, então está tudo ok.

11 minutos atrás, João vitor Jesus sousa disse:

já as memórias estão agr em teste pelo memtest

Pode deixar só 10 minutos. Se não detectar nada errado nesse tempo dificilmente detectará em quatro horas.

12 minutos atrás, João vitor Jesus sousa disse:

acontecia algumas vezes dele não achar o windows

Isso é um sintoma muito ruim, que pode ter sido agravado com a adição de outro SSD. No geral essas marcas genéricas são uma caixinha de surpresas. Se quiser certificar-se de que ele realmente não é o culpado, pode bem removê-lo e criar uma partição no novo, instalar o sistema nele e testar. Mesmo estando aparentemente saudável no crystal, vemos regularmente aqui no fórum casos de defeitos intermitentes onde não aparece problema algum num minuto, no outro o PC desliga, dá tela azul ou trava.

 

Falando nisso, seus drivers estão atualizados pelo site da fabricante? BIOS atualizada para a melhor versão da terceira geração?

1 hora atrás, João vitor Jesus sousa disse:

ainda não fui atrás de atualizar nenhum driver manualmente, tentei pelo windows mesmo vou ver tb se pode ser que algum driver esteja desatualizado.

Windows update não atualiza drivers, só coloca os drivers mais básicos e pelados necessários para o sistema funcionar mal e porcamente. Entre no site do fabricante de sua MB, baixe todos os drivers dela, instale, reinicie, rode o windows update, atualize tudo (espero que esteja com o windows 10, pois o 11 não presta ainda).

Faça as atualizações opcionais, pois são importantíssimas, reinicie, atualize novamente, veja se tem mais opcionais, repita o processo até não ter mais nenhuma, mas isso só depois de baixar seus drivers e instalar todos.

 

Se for fazer o teste de remover o kingspec que sugeri, use este guia para particionar e gerenciar seu SSD novo. No final, ele seria o correto para manter seu sistema de qualquer maneira, então esse "teste" será bem vindo. A parte sobre instalação do sistema está depois da parte sobre montagem.

https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Pensei que não tinha passado, que só tinha passado tempos atrás. Se passou agora e está tudo ok, então está tudo ok.

Pode deixar só 10 minutos. Se não detectar nada errado nesse tempo dificilmente detectará em quatro horas.

Isso é um sintoma muito ruim, que pode ter sido agravado com a adição de outro SSD. No geral essas marcas genéricas são uma caixinha de surpresas. Se quiser certificar-se de que ele realmente não é o culpado, pode bem removê-lo e criar uma partição no novo, instalar o sistema nele e testar. Mesmo estando aparentemente saudável no crystal, vemos regularmente aqui no fórum casos de defeitos intermitentes onde não aparece problema algum num minuto, no outro o PC desliga, dá tela azul ou trava.

 

Falando nisso, seus drivers estão atualizados pelo site da fabricante? BIOS atualizada para a melhor versão da terceira geração?

Windows update não atualiza drivers, só coloca os drivers mais básicos e pelados necessários para o sistema funcionar mal e porcamente. Entre no site do fabricante de sua MB, baixe todos os drivers dela, instale, reinicie, rode o windows update, atualize tudo (espero que esteja com o windows 10, pois o 11 não presta ainda).

Faça as atualizações opcionais, pois são importantíssimas, reinicie, atualize novamente, veja se tem mais opcionais, repita o processo até não ter mais nenhuma, mas isso só depois de baixar seus drivers e instalar todos.

 

Se for fazer o teste de remover o kingspec que sugeri, use este guia para particionar e gerenciar seu SSD novo. No final, ele seria o correto para manter seu sistema de qualquer maneira, então esse "teste" será bem vindo. A parte sobre instalação do sistema está depois da parte sobre montagem.

https://forms.gle/xsPuJCsH2Fj6vkb16

Então guerreiro eu deixei o pc aqui fazendo o teste pelo memtest por umas 3 horas não foram encontradas falhas nas memorias rams, então já descarto a possibilidade delas serem as culpadas, mas após sair do programa e bootar o pc normalmente para liga-lo acontece o mesmo problema de antes, o pc inicia dentro dos seus 25 segundos, ao tentar abrir o chrome como sempre fiz ele crash de vez trava e não volta mais, reiniciei o pc manualmente pelo gabinete, e para minha surpresa ele da outro erro, tirei fotos para mostrar entrei na BIOS, e o SSD xpg não estava como o boot principal do windows, coloquei como principal salvei e sai, deu o mesmo problema entrei novamente e não estava como boot principal, mexi nele dnv e simplesmente foi, fiquei sem entender ***** nenhum, irei pegar ssds, memoria ram, e gpu para testar no pc do meu irmão( i5 8400) ai verei se acontece tudo igual, caso sim, verei um jeito de testar a cpu e a placa-mãe.

 

segue em anexo as imagens:

 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/fE0udoE crash após iniciar windows e tentar entrar no chrome 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/JoDbv8k como se não tivesse sistema 

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/RvYMjuw teste pelo memtest

https://uploaddeimagens.com.br/imagens/jkBaz0w teste das memorias rams

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz os testes no Pc antigo que tenho, coloquei nele os ssds, memorias ram e gpu e não foi apresentado nenhum erro, reiniciei por 3 vezes e abri o Chrome em seguida, Pc abriu super de boa, usei por mais 3 horas e não houve mais nenhuma falha. então já descarto a possibilidade de ser esses componentes de vez, agr o que me resta seria cpu, placa-mãe e fonte(que no site de erro da Microsoft tb diz ter possibilidade).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@João vitor Jesus sousa Pelo código de parada da tela azul (WHEA_UNCORRECTABLE_ERROR), pode ser que os logs nos revelem exatamente quem é o culpado. Siga os passos abaixo:

 

Para que possamos ajudá-lo a resolver o problema com telas azuis, é necessário realizar os procedimentos a seguir.

 

PASSO 1 - Perguntas

 

  • Há quanto tempo ocorre este problema?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa ou notebook vendido por uma empresa, qual a marca e o modelo dele?
  • Caso seu aparelho seja um computador de mesa, qual a marca e o modelo de sua fonte de alimentação?
  • Caso seu aparelho seja um notebook, a fonte de alimentação utilizada é a original?
  • O aparelho está ligado diretamente na tomada ou há algum dispositivo como intermediário (estabilizador de tensão, UPS/nobreak, filtro de linha, DPS etc.)?
  • Há algum periférico avulso conectado (como adaptadores Wi-Fi e/ou Bluetooth e HUBs)?
  • O problema começou após alguma queda de energia elétrica, chuva forte ou raio?
  • O problema começou após a instalação, remoção ou modificação de alguma peça do seu computador?
  • O problema começou após alguma atualização ou modificação no Windows (por exemplo, ao usar o Editor de Registro)?
  • O problema começou após a instalação, remoção, atualização ou modificação de um programa de terceiros?
  • Foi utilizado algum atualizador de drivers (como Driver Booster, DriverPack ou Driver Easy)?
  • Algum overclock foi feito no computador?

 

PASSO 2 - Coleta de logs

 

O procedimento abaixo deve ser seguido com atenção. Se ocorrer algum erro, tente novamente. Caso tenha seguido os passos corretamente, mas mesmo assim ocorrem erros, nos avise em sua resposta, anexando uma captura de tela do erro.

 

1. Baixe o arquivo ColetorLogsBSOD-CdH.7z, disponível abaixo.

ColetorLogsBSOD-CdH.7z

 

2. Extraia o arquivo usando um software descompactador de arquivos, como 7-Zip ou WinRAR.

 

3. Aparecerá uma pasta chamada ColetorLogsBSOD-CdH. Entre nela, clique com o botão direito do mouse sobre o arquivo iniciar.bat e selecione "Executar como administrador". Aguarde enquanto os logs necessários são coletados. Esta etapa pode levar 10 minutos ou mais.

 

ATENÇÃO: O coletor abrirá uma janela do Prompt de Comando, não se assuste. Atente-se às mensagens exibidas por ele, pois podem conter informações importantes. Algumas etapas do coletor poderão abrir janelas e pop-ups de confirmação, é necessário clicar na opção "Aceitar" e mantê-las abertas para que não ocorram erros.

 

4. Se tudo correr bem, será criado um arquivo chamado LogsColetados.7z na Área de Trabalho. Insira-o como anexo na sua resposta.

 

5. Por último, baixe o Speecy clicando aqui. Instale-o, abra-o e efetue uma captura de tela apenas da tela inicial do aplicativo. Insira ela como anexo na sua resposta, junto com os logs.

 

Aguardamos sua resposta.

 

Atenciosamente,

Equipe Clube do Hardware.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 23/12/2021 às 15:47, João vitor Jesus sousa disse:

e o SSD xpg não estava como o boot principal do windows, coloquei como principal salvei e sai, deu o mesmo problema entrei novamente e não estava como boot principal, mexi nele dnv e simplesmente foi, fiquei sem entender ***** nenhum, irei pegar ssds, memoria ram, e gpu para testar no pc do meu irmão( i5 8400) ai verei se acontece tudo igual, caso sim, verei um jeito de testar a cpu e a placa-mãe.

Se você tiver instalado o sistema no SSD com outra unidade de disco que tinha o windows, não tem como iniciar por ele por que a nova instalação do windows aproveitou a partição de boot do disco antigo. Sempre que for instalar o windows tem que desconectar as unidades que tinham o windows antes ou excluir a partição de boot delas para só então instalar o sistema em outra. Esse é um erro extremamente comum por sinal.

 

Eu partiria para a reinstalação do seu sistema. O tempo que você gastou tentando diagnosticar era suficiente para fazer isso só umas 10x. Quando o problema é interno do próprio windows, configuração errada ocasionada por programas ou contaminação, mesmo que você consiga resolver ainda vai ficar estranho e uma instalação limpa fica perfeita.

 

Se já tiver tentado reinstalar o windows, usando imagem oficial da microsoft baixada pela ferramenta oficial dela, instalado seus drivers corretamente e não instalado nenhuma extensão ou programa maliciosos no processo para justificar seu problema, então resta apenas seguir no diagnóstico de hardware.

Em 24/12/2021 às 08:30, João vitor Jesus sousa disse:

agr o que me resta seria cpu, placa-mãe e fonte(que no site de erro da Microsoft tb diz ter possibilidade).

Nesse caso realmente não deve ser o sistema. CPU e MB podem ser ainda. Fonte causar falha no chrome acho muito improvável, para não dizer impossível. 

 

Estou me perguntando algo novo aqui. Quando você instalou o sistema nesse SSD, você instalou só para ele (com ele instalado na sua máquina) ou trouxe de outro sistema?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se você tiver instalado o sistema no SSD com outra unidade de disco que tinha o windows, não tem como iniciar por ele por que a nova instalação do windows aproveitou a partição de boot do disco antigo. Sempre que for instalar o windows tem que desconectar as unidades que tinham o windows antes ou excluir a partição de boot delas para só então instalar o sistema em outra. Esse é um erro extremamente comum por sinal.

 

Eu partiria para a reinstalação do seu sistema. O tempo que você gastou tentando diagnosticar era suficiente para fazer isso só umas 10x. Quando o problema é interno do próprio windows, configuração errada ocasionada por programas ou contaminação, mesmo que você consiga resolver ainda vai ficar estranho e uma instalação limpa fica perfeita.

 

Se já tiver tentado reinstalar o windows, usando imagem oficial da microsoft baixada pela ferramenta oficial dela, instalado seus drivers corretamente e não instalado nenhuma extensão ou programa maliciosos no processo para justificar seu problema, então resta apenas seguir no diagnóstico de hardware.

Nesse caso realmente não deve ser o sistema. CPU e MB podem ser ainda. Fonte causar falha no chrome acho muito improvável, para não dizer impossível. 

 

Estou me perguntando algo novo aqui. Quando você instalou o sistema nesse SSD, você instalou só para ele (com ele instalado na sua máquina) ou trouxe de outro sistema?

Só um SSD tem o Windows, eu especifiquei isso desde o inicio, comprei lacrado, pelo log de erro do Windows me leva a acreditar que e hardware não software, então porque iria formatar um pc recém formato ? pela nova mudança na rede de luz me levou a pensar que minha fonte não esteja alimentando meus componentes corretamente, e volto a dizer que no site do Windows e citado que a fonte pode ser uma parte do problema, mas em fim agradeço pela ajuda mas irei seguir com o que o outro rapaz me indicou, verificar os logs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@João vitor Jesus sousa Sua fonte é de uma linha e um modelo amplamente reconhecidos como bons. Pessoalmente, larguei de indicar a Corsair desde o fiasco de 2020, onde várias fontes da linha CX e alguns exemplares de outras linhas explodiram, várias vezes, com seus usuários. Pra mim a qualidade da Corsair tem decaído depois da linha cinza rapidamente. Os projetos podem permanecer os mesmos, mas a queda na qualidade dos fornecedores e, consequentemente, dos componentes, me faz não indicar mais essa marca ampla e abertamente. 

Seja como for, informática não é algo tão exato quanto pessoas comumente presumem. Você tem milhares, talvez milhões, de componentes integrados em um sistema, muitas vezes de modelos e com projetos nunca ou raramente antes experimentados em conjunto. Todas as fabricantes e inclusive a Microsoft lutam para manter essa bagunça minimamente funcional, e vemos corpo mole de ambas as partes quase sempre. Convém ao usuário, na maioria das situações, diagnosticar e acionar garantia, ou trocar componentes, quando conflitos ocorrem. Não estou sendo advogado do diabo aqui, isso é fato desde que PCs existem, inclusive para a Apple, a lindinha da mamãe quando se trata de compatibilidade. Seja como for, diagnóstico é base para resolver seu problema e você precisa limpar a cabeça e ser metódico se quiser que o problema vá embora rápido. Toda vez que somos tendenciosos no ramo de Hardware, pecamos, e eu com minha tendência a condenar marcas sobre funcionalidade sou bem culpado disso admitidamente. 

Vamos lá. Faça seu diagnóstico sobre sua bancada. Use outro disco de sistema com o que ele estava instalado desconectado da MB. Acredite, um disco falhando vai interferir na funcionalidade do sistema inteiro. Teste uma memória por vez. Resete sua BIOS entre testes, de preferência pelo jumper CLR_CMOS já que muita gente é ansiosa demais, ou desligada demais, para usar o truque de remover a bateria corretamente. Reassente suas memórias e seu processador. Atualize sua BIOS. Faça o teste de bancada. Isso tudo é diagnóstico básico e se você tiver acesso a componentes extras (em especial MB e fonte) poderá fazer o diagnóstico bem mais rápido e definitivo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!