Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Senhores,

há alguns anos atrás estava na moda ter um "backlight" atrás da TV: o Sistema era simples: lampadas LED, Fluorescentes ou fitas LED instaladas na parte de trás da televisão para que fossem ligadas juntos com a TV para melhorar a percepção das cores escuras na tela. Era um Ambilight da phillips na verão de pobre :D

Estava querendo colocar um destes atrás de minha TV e que ligasse quando a TV ligasse, e pensei em um Sensor de Corrente, que percebesse a TV ligada e acendesse uma tomada de saida do Sensor automaticamente, como é feito por exemplo com Telas de projeção retrateis com seus respectivos projetores.

Pesquisei e um esquema destes pronto é muito caro (quase 1400 reais). Tem  aluma coisa pronta no mercado em versão mais humilde?

Obrigado

Postado

Nunca usei mas já vi uns sensores de corrente baseados no chip acs172 que detecta corrente através do efeito Hall, e que o pessoal usa junto com Arduino mas que pode ser adaptado para seu projeto.

Custam mais ou menos uns 20, 30 mangos...

Teria que dar uma estudada no consumo da TV. É que esse sensor apresenta, na saída, 66mV/A.

Bem calibradinho, talvez não precise nem de comparador: passou de determinada tensão na saída, o circuito faz um transistor conduzir e acionar um relé que, por sua vez, leva a tensão da fonte dos leds para os leds. Aliás a mesma fonte que, com um LM7805, alimenta também o sensor. Mas se precisar de comparador, tem o LM358 que tem a vantagem de servir de um lado como amplificador da tensão de saída e do outro, comparador.

Chutando alto dá para fazer bem bacana com uns 50 reais...

Não conheço nem essas lojas nem o sensor, só como ilustração olha sensores desses aqui e aqui.

• Curtir 2
  • Membro VIP
Postado

Caro amigo @rmlazzari58 ... não compensa tal investimento em $ e em neurônio. Vale mais acoplar uma fita led branco na usb da tv. Pra reduzir o consumo caso a tv não dê conta de ligar os leds, basta colocar um resistor em série. Vai reduzir o brilho, claro, mas de repente dá pra sobreviver.

Alternativamente um simples transistor pode chavear a corrente de um carregador externo para a fita a partir do 5v que sai da usb assim que liga. Você é phd nisso 😁

shopping?q=tbn:ANd9GcQdlNDSul4keG-XSvUsv

• Curtir 1
Postado

Boa, @.if! Tendo uma USB na TV ali, à toa, vamos botá-la para trabalhar, rs...

Um relé, um diodo, um resistor e um transistor, que o terminal USB serve até de mouse quebrado.

Uns rabiscos, será que é isso mesmo?

fWzt661.jpeg

Só precisaria verificar se quando puser a TV em stand-by, a USB realmente fica desligada.

Ops, já ia esquecendo: esse relézinho aí, de pernas para o ar, tem que ter bobina para 5v. E só como precaução, acho que é bom verificar se o pino "normalmente aberto" é de fato o que indiquei ou se é o outro...

• Membro VIP
Postado

9.9! @rmlazzari58 . Pra tirarmos um 10 que tal se colocasse um transistor mais potente tipo bc639 acionando diretamente os leds? Imagine-os (e desenhe 😁) no lugar da bobina do relé. Não precisa do diodo reverso ok?

0.1 é meu hein! 🙃

• Haha 1
Postado

Xi... sem relé, @.if, tirei zero. Não consegui imaginar um jeito de excitar a base do 639 com o gnd do coletor do 548. Talvez um coletor positivo, como dos pnp (558). Mas aí só os feras como você (rs...) em pull-up, pull-down...

Já usando o relé, como nos rabiscos ali, não precisa se preocupar com com conversão, @Avanrj. A energia da USB é que vai acionar o relé. E o relé, ligado daquele jeito, isola a energia da USB da energia da fonte da fita de leds.

Falando de outra forma, o transistor é um interruptor que aciona o relé. E o relé, um outro interruptor que aciona a fita de leds.

Nesse caso, como resultado final, (sugestão) você poderia montar aquele circuito sem placa nem nada, soldando os terminais dos componentes entre si, formando o que o pessoal chama de "aranha". Dessa "aranha" sairia um cabo de mouse reaproveitado que tem uma tomada USB na ponta para conectar na TV, e os fios que vão para a fita de leds.

Essa "aranha" poderia ficar coberta de cola quente e fixada na caixa da fonte para os leds... ela poderia ficar fixada com essa mesma cola ou mesmo com algum tipo de fita, com lacres, como você quiser.

Talvez dê para a energia da USB acionar o relé diretamente, sem precisar do transistor, usando assim só o relé e o diodo. Mas não conheço o que há por trás da USB o suficiente para recomendar isso. Vai que a frequência da USB seja maior do que a que o diodo pode filtrar... sei lá.

E tudo isso, caros, considerando que há uma USB sem uso na TV, e que essa USB realmente fique desenergizada quando se desliga a TV, pondo-a em stand-by. Digo isso porque tenho aqui um conversor para TV que mesmo em stand-by continua fornecendo 5v na USB. Só interrompe a USB tirado da tomada. O ideal seria ter essa USB do jeito que a gente precisa... Se não tiver, o esquema usando o ACS172 que falei lá em cima complica um pouco mas mesmo um leigo pode fazer...

Mas eu esperaria o que o mestre .If tem a dizer, Avanrj...

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

... Você precisa comer feijão 😁

npn-switch-led.png

1 hora atrás, rmlazzari58 disse:

tirei zero. Não consegui imaginar um jeito de excitar a base do 639

Hoje rio até de fratura exposta.. volto pro trabalho só no ano que vem!

31 minutos atrás, alexandre.mbm disse:

rindo lá e cá...

🤪

Postado
2 horas atrás, .if disse:

Você precisa comer feijão

Acho que quem tem que comer feijão é a USB da TV, hein?

Se for fita como as que tenho aqui, os leds só começam a acender lá pelos 7v, 7,5v...

• Haha 1
  • mês depois...
Postado

Acabei reduzindo todo o projeto:

a Porta USB liga com a TV

eu tinha guardado uma luminária destas. Embora fraca, melhorou a percepção assistindo a TV com as luzes apagadas.

spacer.png

Jà vi uns modelos destes com mais LEDs, o que pode ser a proxima solução.

Postado
7 horas atrás, Avanrj disse:

a Porta USB liga com a TV

Em 30/12/2021 às 18:00, rmlazzari58 disse:

Se for fita como as que tenho aqui, os leds só começam a acender lá pelos 7v, 7,5v...

Já responderam, mas eu ia de relé 5V e fonte barata de 12V mesmo, sem nada de transistor. 

• Obrigado 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!