Ir ao conteúdo

Posts recomendados

• Membro VIP
Postado

Puts... graças a reação do amigo @Renato.88 descobri que o circuito acima tem algo pra não funcionar kk. Vou deixar ele lá só como registro de como não fazer ok?. Pra usar seu tip31c é necessário um pnp

KMeFt.png

Q1 seu tip31 e Q2 seu S8550 (pesquisei pra você kk)

• Haha 2
Postado
1 hora atrás, AlexMmf2 disse:

@.if Gente, encontrei um outro projeto ***** que funciona super bem desse canal do youtube:

Screenshot_20220106-092407.png

Sim, esse funciona.

Porém o de cima com dois transistores você consegue montar com o que já tem em casa. 

• Curtir 1
Postado

Outra ideia é limitar a dissipação do 7805 com um resistor de fio.

Aproveitando a oportunidade fazendo um parêntesis, eu tenho o hábito de deixar meu note ligado direto. Até estraguei a bateria dele, descobri que o “hábito” dele de recarregar a bateria toda vez que abaixa um pouco de 100% é extremamente tóxico para as células de lítio. Me falaram que nos notes mais novos o sistema mudou, é verdade?
Bem voltando ao assunto, nós temos vários celulares J5 da Samsung na família. Eu carrego o meu no USB do note que, como citei, fica sempre ligado.

A carga é lenta devido à limitação de corrente das portas USB. Mas eu prefiro, tenho mais chance de interromper a carga antes que ela chegue a 100%. Além disso como sou “dos antigos” tenho em mente que carga lenta é mais saudável para as baterias. Agora não sei como os celulares mais novos ou de outros modelos reagem ao fornecimento limitado de corrente, se é diferente dos J5 de 2016. Mas se não for diferente minha ideia é limitar a corrente e portanto a dissipação do 7805 colocando um resistor de fio entre a fonte e a entrada dele. Pelo que me lembro os 78xx tem uma perda de tensão de mínima de 2 volts. Então num cálculo rápido aproximado temos 12V- 2v da perda do regulador- 5v na saída = 5v de queda no resistor. Portanto para limitar a corrente a 0,5 A se usaria um resistor de 10 ohms para mais de 2,5 Watts, ou 5 ohms x 5W para 1A. Mesmo mantendo a corrente em 1,5 A por exemplo um resistor de 2 ohms por 5 W vai derrubar a tensão de 12 para 9 volts ao conectar a carga reduzindo a dissipação do 7805 de 10,5 W para 6, já vai esquentar bem menos.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
9 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Em que sentido existe um problema?

O problema de comprar um que não presta, isso não tem como saber. 

Eu mesmo já comprei um desses, o treco deu um curto que chegou a queimar o fusível do carro. 

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • 3 semanas depois...
  • Membro VIP
Postado
12 horas atrás, AlexMmf2 disse:

código do regulador e o valor do restistor R2!

Que tal 7805... o mesmo que está no título do tópico? 😁 E o resistor de 10 a 100Ohms deve te atender. Teste e nos conte ok? E de novo: não te esqueças do dissipador (não me peça pra especificar tamanho) e a isolação de pelo menos o power npn

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!