Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Qual a diferença entre as edições Home e Pro do Windows 10?


Ir à solução Resolvido por Marcos FRM,

Posts recomendados

Olá pessoal. Uma dúvida
Em meu notebook eu tinha o Windows 10 pro (versão gratuita) que um técnico instalou pra mim

 

Eu recentemente tive que formata-lo novamente, e eu mesma fiz a instalação. Entrei no site oficial e baixei a mais atual

E então quando iniciei ele lá estava "Windows Home Single Language"

 

Achei interessante que na versão 10 pro eu não conseguia customizar meu note, pois exigia a chave de acesso. Já no Home eu consigo (mas é um benefício pequeno)

 

Qual a diferença de um pro outro ? Como eu poderia voltar a baixar e instalar o 10 pro ? Qual é melhor (ou pior) ?

Desde já agradeço :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Anastacio A versão Home provavelmente já estava licenciada para seu notebook. A versão Pro "gratuita", na verdade não estava ativada. Por isso você não conseguia customizar. 

Para usuário doméstico, a versão home é a mais indicada. 

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Isadora Anastacio Boa tarde! O Windows que o técnico instalou para você muito provavelmente era pirata. Não existe "Windows 10 Pro gratuito". O Windows 10 Pro custa R$ 1599,00 no site da Microsoft.

 

Ao reinstalar o sistema operacional diretamente do site da Microsoft, o instalador puxou a licença Home que vem incluída de fábrica no aparelho. Agora você está com o Windows 10 devidamente licenciado.

 

8 minutos atrás, Isadora Anastacio disse:

Qual a diferença de um pro outro ? Como eu poderia voltar a baixar e instalar o 10 pro ? Qual é melhor (ou pior) ?

 

A edição Home é indicada para usuários domésticos enquanto a Pro é indicada para usuários avançados e empresas. Se você não usará instâncias do Hyper-V, não fará logon em domínio nem usará a ferramenta de criptografia BitLocker, a edição Home te atenderá perfeitamente. :)

 

Eu não confiaria mais no serviço desse técnico por ele ter instalado uma versão pirata e insegura do sistema operacional sendo que seu notebook possui uma licença do Windows 10.

  • Curtir 3
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, Isadora Anastacio disse:

tinha o Windows 10 pro (versão gratuita) que um técnico instalou pra mim

Ou instalou o Trial, ou usou de meios que não devem ser citados aqui para deixar o sistema sem pedir licença.

 

É como o amigo @Rio McCloud falou, a licença do Windows 10 PRO custa R$ 1599,00 no site da própria MS.

 

Tem mais sentido usar se realmente fizer necessidade mesmo.

 

E se tiver essa necessidade, se não me engano, é para o instalador do Windows mesmo perguntar qual versão quer que instale.

 

Eu particularmente gosto do PRO, tem mais funções extras como citado acima, e mesmo eu não usando tudo, acho ainda interessante.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Math.Pi disse:

@Isadora Anastacio A versão Home provavelmente já estava licenciada para seu notebook. A versão Pro "gratuita", na verdade não estava ativada. Por isso você não conseguia customizar. 

Para usuário doméstico, a versão home é a mais indicada. 

Ceeerto... E teria como eu saber se um computador já tem uma versão licenciada antes de fazer a formatação e instalação ?

 

Pretendo fazer o mesmo no PC de um amigo, e ele tinha a mesma dúvida que eu, mas não sei se o PC dele tem uma versão licenciada ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 horas atrás, Isadora Anastacio disse:

Ceeerto... E teria como eu saber se um computador já tem uma versão licenciada antes de fazer a formatação e instalação ?

 

Pretendo fazer o mesmo no PC de um amigo, e ele tinha a mesma dúvida que eu, mas não sei se o PC dele tem uma versão licenciada ou não.

 

Se o notebook veio com Windows de fábrica da loja, sim, tem. Mas, se for um computador, apenas se for algum computador pré-montado de alguma marca (Dell, HP, Lenovo, etc.) e veio com uma licença de fábrica.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 minutos atrás, Rio McCloud disse:

 

Se o notebook veio com Windows de fábrica da loja, sim, tem. Mas, se for um computador, apenas se for algum computador pré-montado de alguma marca (Dell, HP, Lenovo, etc.) e veio com uma licença de fábrica.

Aparentemente o pc do meu amigo não tem. Se eu fizer o processo de instalação do windows o instalador vai verificar qual windows é mais apropriado pro PC dele correto ?

 

Outra pergunta. Vou instalar o sistema operacional em um SSD novo, porém, todos os arquivos do PC estão em seu HD principal. Ao fazer a instalação no SSD, como eu removo o windows do outro HD ? É mais aconcelhavel formatar o HD ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
2 horas atrás, Isadora Anastacio disse:

Se eu fizer o processo de instalação do windows o instalador vai verificar qual windows é mais apropriado pro PC dele correto ?

 

@Isadora Anastacio O instalador não escolhe o "Windows mais apropriado". Como seu notebook possui uma chave de licença incorporada no hardware do aparelho, automaticamente o instalador puxa essa licença e ativa o sistema operacional. Sem uma chave de licença, o Windows perguntará qual edição você possui uma licença para instalar, e posteriormente deve ativá-lo.

 

2 horas atrás, Isadora Anastacio disse:

Vou instalar o sistema operacional em um SSD novo, porém, todos os arquivos do PC estão em seu HD principal. Ao fazer a instalação no SSD, como eu removo o windows do outro HD ? É mais aconcelhavel formatar o HD ?

 

Formate o HD antes e instale o sistema no SSD, mantendo o HD vazio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
  • Solução
23 horas atrás, Isadora Anastacio disse:

Ceeerto... E teria como eu saber se um computador já tem uma versão licenciada antes de fazer a formatação e instalação ?

 

 

Sim. Use o ProduKey:

 

https://www.nirsoft.net/utils/product_cd_key_viewer.html

 

Caso exista chave embutida no BIOS, ele vai mostrar.

 

16 horas atrás, Isadora Anastacio disse:

Aparentemente o pc do meu amigo não tem. Se eu fizer o processo de instalação do windows o instalador vai verificar qual windows é mais apropriado pro PC dele correto ?

 

Como o @Rio McCloud disse, nesse caso, o instalador vai perguntar qual versão você quer instalar.

 

16 horas atrás, Isadora Anastacio disse:

Outra pergunta. Vou instalar o sistema operacional em um SSD novo, porém, todos os arquivos do PC estão em seu HD principal. Ao fazer a instalação no SSD, como eu removo o windows do outro HD ? É mais aconcelhavel formatar o HD ?

 

O ideal é excluir todas as partições, para remover as que não serão mais utilizadas: Partição de Sistema (bootloader em instalações BIOS/CSM), Partição de Sistema EFI (bootloader em instalações UEFI) e Partição de Recuperação (ambas). Depois, criar uma única partição ocupando todo o espaço e formatá-la. Dá para fazer, na instalação nova, pelo gerenciador de disco (botão direito no menu iniciar, "Gerenciamento de Disco"). Se precisar manter os arquivos do HDD, exclua as partições desnecessárias e, no volume maior (o C : da instalação anterior), exclua as pastas "Windows", "Arquivos de programas", etc.

 

Quando instalar o Windows no SSD, desconecte temporariamente o HDD, pois, do contrário, o instalador pode usar as partições de Sistema e EFI do HDD... daí ficará uma bagunça. Com o HDD desconectado, você terá certeza que todas as partições necessárias para o sistema iniciar estarão no SSD. Completada a instalação, conecte o HDD de volta.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!