Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Multímetro corrente não identificada


MONLIGHTXL

Posts recomendados

Olá, estou com uma dúvida em relação ao meu multímetro, estou projetando um driver de motor e estava calculando a corrente que o motor estava consumindo para ver o transistor necessário, aí coloquei um peso no eixo e consequentemente a corrente aumentou, porém meu multímetro vai até 200 mA ou até 10 A, com está corrente nova não estou conseguindo ler o quanto está dando de corrente, aí gostaria que alguém me ajudasse.

 

Obs: o motor só funciona quando coloco em Max 10A.

IMG_20220108_192621.thumb.jpg.554d9a0987c24dbd928daf58700a0bc2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@MONLIGHTXL

 

Ele deve ter 2 fusíveis nele: um fusível rápido, pras escalas menores e um de efeito retardado, pra escala de 10A.. Eu tenho um Minipa antigo e ele funciona assim.. Faz o teste com ele na escala de 10A.. Se passar de 1A, deve ter torrado o fusível mesmo..

 

Diga-se, o multímetro tá em série, com o circuito, certo??

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria sim

30 minutos atrás, MONLIGHTXL disse:

Tirei o peso do eixo agr está assim

Porém so funciona em 10A, antes de eu colocar o peso no eixo funcionava normalmente em 200 mA, acho que queimei a escala de 200 mA.

 

 

IMG_20220108_201626.thumb.jpg.32ea773acafb1729a79b899e05e695e4.jpg

 

@RS Faria @RS Faria

 

coloquei como propôs e está assim

 

16416843731002831582020543821552.jpg

Coloquei desse jeito será que queimou mesmo ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Me lembro vagamente de já ter registrado algo como... A perturbadora escala de corrente não é recomendada pra etapas inciais de estudo e nem mesmo pra mediana. Nestas use resistores shunt de baixo valor e abuse da teoria da lei de ohm.

e2b8b5fe9d9c6183ed3df0817981ff0e.gif

 

Use a escala de corrente apenas em estágios avançados de conhecimento. E ao avançar ainda mais, retorne pras seguras medições com shunt. Ao atingir o limite do conhecimento da lei de ohm e tudo começar a ficar muito xato, considere medir corrente com sensor hall

 

acs758_sensor_de_corrente_100a_acs758lcb

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 minutos atrás, .if disse:

Me lembro vagamente de já ter registrado algo como... A perturbadora escala de corrente não é recomendada pra etapas inciais de estudo e nem mesmo pra mediana. Nestas use resistores shunt de baixo valor e abuse da teoria da lei de ohm.

e2b8b5fe9d9c6183ed3df0817981ff0e.gif

 

Use a escala de corrente apenas em estágios avançados de conhecimento. E ao avançar ainda mais, retorne pras seguras medições com shunt. Ao atingir o limite do conhecimento da lei de ohm e tudo começar a ficar muito xato, considere medir corrente com sensor hall

 

acs758_sensor_de_corrente_100a_acs758lcb

Obrigado pelas dicas, mas nesse caso a escala de corrente realmente queimou?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
20 horas atrás, Renato.88 disse:

Dos 200mA pra baixo, os resistores internos são de baixa potência. 

 

Alguém tem exemplos (fotos ou esquemas), estudos, projetos, desse tipo de circuito interno dos multímetros?

 

Logo imaginei: se fossem apenas resistores PTH torrados, e algum fusível, talvez valesse a pena o conserto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, alexandre.mbm disse:

Logo imaginei: se fossem apenas resistores PTH torrados, e algum fusível, talvez valesse a pena o conserto.

Nos mais antigos os resistores eram PTH, nos de agora são SMD. 

O mais difícil é encontrar esses resistores pra comprar. 

Nas lojas de eletrônica não vamos encontrar resistor de 0R99 ou de 9R pra comprar. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
19 horas atrás, Renato.88 disse:

Nas lojas de eletrônica não vamos encontrar resistor de 0R99 ou de 9R pra comprar. 

... assim sendo, um mínimo de conhecimento da teoria de associação de resistores (especialmente) em paralelo é um bom adicional em direção à solucionática alternativa.

 

Aí... é seu ou de seu clone ? 😁

(não assisti)

 

..comp...

8 horas atrás, alexandre.mbm disse:

a maior parte do problema seria precisão. Muita associação consumiria espaço.

... neste caso, o possuidor do equipamento tem a opção de não fazer e nem mesmo tentar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!