Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte da estalo ao ligar e desligar


LucauM_

Posts recomendados

Adquiri essa semana uma fonte DeepCool DP-DQ750-M-V2L (80 plus gold full modular), instalei hoje no computador, e percebi que ao ligar o computador a fonte da um "estalo" e quando desliga o computador também, não tenho conhecimento das fontes mais atuais, antes utilizava uma vs 650 da Corsair. alguém sabe me informar se isso é normal?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Resposta

 

Sim, é completamente normal. É apenas a ação do bypass relay.

 

Explicação

 

Com a inicialização da fonte de alimentação, o hold-up capacitor carrega rapidamente. Durante este carregamento, gera-se um de surto de corrente chamado de inrush current. Este surto de corrente pode ser elevado o suficiente para quebrar componentes ou danificar a rede elétrica.

 

Para mitigar este problema, utiliza-se um negative temperature coefficient thermistor, um resistor com variação de temperatura. Este tem a finalidade de suprimir a inrush current por meio da adição de resistência, reduzindo a corrente. Além disso, também perdas após este surto, pois diferentemente de um resistor comum, sua resistência diminui com a elevação da temperatura, podendo manter-se conectado ao circuito mesmo após o surto.

 

De toda maneira, este componente continua trazendo perdas, o que reflete em menor eficiência (também podendo ocasionar em menor vida útil deste componente). Desta forma, algumas fontes de alimentação implementam este bypass relay para que o thermistor seja desconectado do circuito após a supressão da inrush current.

 

Informações além da sua dúvida

 

Outro método é a adição de um circuito de soft-start, que introduzirá atrasos ou reduzirá a taxa de carregamento a fim de amenizar a inrush current. Um power factor correction controller excepcional neste quesito é o Infineon ICE3PCS03G, capaz de suprimir consideravelmente a inrush current de uma fonte de alimentação de 750W com um capacitor de 450V e 560µF.

 

image.png.21125cd5168eee79471453be71b71121.png

 

Claro, o design excepcional da Chicony Electronics também merece o seu crédito. Embora o valor ainda seja consideravelmente alto, está muito abaixo do esperado para uma fonte de alimentação com este capacitor e sem qualquer inrush current limiter.

 

A tua fonte de alimentação (DQ-M V2L) fabricada pela Channel Well Technology (GPX), apresenta o primeiro conjunto mencionado:

 

image.thumb.png.bdd51bc0875d7c091f89080e176d03bd.png

 

Embora não esteja perfeitamente dimensionado, especialmente porque o power factor correction controller (Champion CM6500UN) não ajuda muito:

 

image.png.d1e0ec05f5c00a659136b558ada25de7.png

 

Mesmo assim, são valores pouco nocivos (especialmente se tu não ficares ligando e desligando a fonte de alimentação frequentemente).

  • Curtir 2
  • Obrigado 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LucauM_ disse:

cara excelente explicação muito obrigado, só para finalizar, esse relé é algo comum nessas fontes, ou é uma tecnologia de baixo custo que pode me dar dor de cabeça a longo prazo?

Nem toda fonte tem esse relé.. É algo que, usualmente, tá reservado nas fontes de médio e alto custo, apesar do relé em si, ser uma peça barata..

 

É mais fácil a fonte ter problemas em outros setores dela, do que no relé..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, LucauM_ disse:

@Phynsx cara excelente explicação muito obrigado, só para finalizar, esse relé é algo comum nessas fontes, ou é uma tecnologia de baixo custo que pode me dar dor de cabeça a longo prazo?

 

Normalmente é encontrado apenas em fontes de alimentação de custo elevado. Sua vida útil é comparável a do interruptor de energia, não é um componente que comumente apresente defeitos. Existem outros métodos de isolar o thermistor, mas a utilização de um relay é eficaz e tem menor custo.

  • Amei 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 11 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!